Uncategorized

5 dicas do Vale do Silício para inovar seus produtos

san-francisco-2030794_1920

Como o ecossistema mais inovador do mundo consegue se manter sempre mais criativo?

Vale do Silício, o berço das empresas de tecnologia do mundo, o ambiente que toda StartUp respeita e tenta extrair as mais valiosas lições, e como tem lições! Mas como eles fazem para estarem sempre inovando? Quando todos acham que não tem mais como sair algo novo, eis que surge.

Hoje vamos apresentar 5 dicas diretamente do Vale, para você dar aquele passo adiante e inovar ainda mais o seu produto.

 

  • Esteja aberto à opiniões

Esteja aberto para ouvir se alguém tem algo a dizer sobre o seu produto, analise o feedback e tente trazer uma nova solução. Interagir com as pessoas é uma forma de captar mais informações e ter novas ideias. Olhar de novos ângulos, aceitar questionamentos e se questionar podem trazer grandes inovações ao seu produto. Quando menos se espera é quando surgem as melhores ideias e qualquer ambiente pode se tornar inspirador se você estiver com a cabeça aberta.

como-tirar-suas-ideias-do-papel

  • Saiba como investir

Um grande passo para ser inovador não é o “quanto” você gasta e sim “como” é gasto. Saber gerir os seus investimentos para executar a sua estratégia é uma forma de se distinguir de ser apenas uma empresa ou ser uma empresa inovadora. A equação é simples, saber como investir para gerar uma economia e com essa renda é possível ampliar para novos patamares.

 

  • Colaboração

Não construa uma muralha para os seus concorrentes, tenham eles como aliados. Crie um laço e os tenha como referência para pensar em novas soluções e até mesmo aprender com o erro uns dos outros. Ter os concorrentes por perto é uma ótima forma de ganhar mais representatividade e, com isso, todos tendem a crescer.

 

  • Mantenha o foco nos usuários

A inovação parte do princípio de solucionar algum problema. Seja um caçador de problemas, seja o advogado do diabo e questione ao máximo os caminhos traçados. Encontre possíveis consumidores e peça para eles testarem, afinal são eles que te levarão ao sucesso. Encontre possíveis necessidades, entenda qual é o problema que precisa ser resolvido e construa um produto para suprir essa necessidade.

 

  • Erre e aprenda com eles

“É errando que se aprende”, não existe frase mais clichê, mas ao mesmo tempo é a mais pura verdade. A cada erro deve surgir uma nova visão, com uma nova solução para os erros cometidos anteriormente. Já é cultural no Vale do Silício empreendedores que possuem 2, 3 ou mais empresas que quebraram e isso tem um significado de maturidade e coragem aos olhos dos investidores. Mostra que você ousou ao inovar e agora que aprendeu com o erro, sabe o que pode ou não ser feito.

 

Evernote, um case de inovação e simplicidade

O Evernote foi fundado por Phil Libin, com objetivo de se tornar o cérebro eletrônico das pessoas, para que você registre em um sistema, tudo que você não tem capacidade física de se lembrar. Há tempos que muitas empresas vêm tentando resolver o problema da memória humana, e quem diria que o simples Evernote solucionaria isso. Hoje a empresa é considerada uma das empresas web 2.0 de maior admiração e destaque.

A principal preocupação deles é criar um produto exemplar, para isso eles consultam os clientes frequentemente para entender exatamente o que eles querem, gostam e deixam de gostar. O resultado é que as pessoas acabam se apaixonando pelo Evernote, eventualmente, muitas vezes sem nem precisar, os clientes migram para a versão premium.

O segredo focar na qualidade e inovação do seu produto e claro, no motor do sucesso, a felicidade dos seus clientes.

 

Essas são apenas algumas das dicas que considero importantes e que podem te ajudar a inovar ainda mais em seu produto. Coloque-as em prática e exercite a sua criatividade. Analise periodicamente o seu produto, realize brainstormings com a sua equipe quando achar que não há mais nada para ir adiante e claro, se mantenha sempre atualizado sobre o meio o qual você está investindo.

Ficou motivado com essas dicas, mas ainda não sabe por onde começar? Baixe o nosso e-book “Como tirar suas ideias do papel” e comece já! Aproveite que o ano está só começando 😉

 

Outros artigos para você:

Deixe seu comentário