Começar Uma StartupDesenvolvimento de Startups

Porque desenvolver um produto do zero é seu pior erro no início da Startup

freelancer
Porque desenvolver um produto do zero é seu pior erro no início da Startup?

Você sabe quanto custa uma plataforma desenvolvida do zero? Se você contratar uma empresa realmente profissional, com experiência e qualidade comprovadas, o investimento é superior à 30 mil reais. E se você quiser além de um website, também um aplicativo para Android e IOS, esse investimento é superior à 50 mil reais.

.

Clientes compram valor

Aí eu te pergunto: porque gastar todo esse dinheiro para construir um produto que você nem sabe se vai dar certo? Por mais que você tenha feito algumas pesquisas ou testado a ideia com possíveis clientes, você só vai saber se um negócio vai dar certo a partir do momento que colocar ele no ar, e as pessoas pagarem pelo seu produto/serviço, porque antes disso, é tudo especulação.

Beleza. Mas você vai me dizer: "Meu produto é diferente, tem uma ótima experiência de usuário, ótimo design, e uma funcionalidade matadora que passamos meses planejando. Tenho certeza que as pessoas vão usar."

Aaaah, posso te garantir que não é o seu produto que vai fazer seu negócio virar. As pessoas não compram produtos, características, nem funcionalidades. Elas compram valor, benefícios, algo que realmente resolve a dor/necessidade que elas têm naquele momento, e muitas vezes, compram independente do preço que essa proposta de valor custa. O exemplo mais claro é Apple x Samsung. Acho que você entendeu né?

.

business model sem enrolação

.

Então vou contratar um Freelancer

Contratar um Freelancer para a sua Startup é o segundo maior erro, depois de contratar uma empresa e gastar todo seu dinheiro.

Te faço apenas uma pergunta: você entende de desenvolvimento para gerenciar um Freelancer?

Se você não é um desenvolvedor, ou ter tido experiência gerenciando equipes de desenvolvimento anteriormente, você vai perder tempo e dinheiro investindo em um freelancer para sua Startup. Porque apesar de custar diretamente mais barato, indiretamente vai sair ainda mais caro, pelos motivos abaixo:

- Freelancers não sabem se comunicar: eles vão entender o seu projeto, começar a programar, e se algo estiver dando errado, se ele perder o prazo, ou se tiver dúvidas sobre como fazer determinada funcionalidade, você não ficará sabendo durante o projeto, e sim, depois de cobrar diversas vezes, ligar, e bater na porta da casa do Freelancer.

- Freelancers não entregam no prazo: em geral eles trabalham em um emprego e desenvolvem seu projeto à noite, ou trabalham Full Time como freelancer, e tem muitos projetos ao mesmo tempo, e por isso, furam facilmente as estimativas de prazo e não te contam sobre isso.

- Freelancers entregam com bugs: se uma empresa profissional já entrega um produto com muitos bugs, imagine um Freelancer, que normalmente não faz testes antes de te entregar, e você não entende de sistemas para saber se tudo realmente está funcionando, e só vai descobrir quando os clientes finais reclamarem, e nesse momento o freelancer da sua Startup já terá sumido.

OBSERVAÇÃO: esses casos acima são a maioria dos Freelancers, mas não quero ser injusto. Existem muitos Freelancers e Desenvolvedores em geral, que são realmente profissionais, entregam no prazo, com qualidade e se comunicam muito bem. Mas é fato que são raros.

.

E um sócio desenvolvedor para a minha startup?

Esse é o tipo de caso mais convidativo para você empreendedor. Porque analisando friamente, você não gasta nada para desenvolver o seu produto, pois quem vai passar horas e horas, e madrugadas programando o produto perfeito que você planejou, será seu sócio desenvolvedor.

Enquanto isso, você cai na falácia que está apenas esperando o produto ficar pronto para começar a vender, pois sem o produto perfeito, não tem como conquistar clientes e conseguir receita para o seu negócio, certo?

ERRADO!!! Seu maior erro é pensar que precisa de um produto perfeito e desenvolvido do zero, durante meses e meses, para você começar a vender. E mais errado ainda é pensar que o seu sócio desenvolvedor irá se manter no seu negócio, enquanto ele trabalha de verdade e você faz planilha, estimativa, gráficos, joga conversa fora com parceiros e etc, ou seja, NÃO FAZ NADA, pois você não está vendendo seu produto e falando com clientes, que é trabalho de verdade.

Depois você perde o sócio desenvolvedor, vai atrás de outro, oferece mais uma vez um Vesting, perde mais tempo, e no final das contas, mais e mais sócios desenvolvedores vão sendo recrutados, mas todos vão saindo.

Como evitar isso? Trabalhe duro de verdade, venda sua proposta de valor, mesmo sem ter um MVP Funcional, e faça seu negócio acontecer mesmo sem desenvolvedor na equipe. Isso é empreender: usar os recursos que você tem disponível para entregar valor para seus clientes.


.

.

como ganhar dinheiro na internet

Plataforma Pronta Customizável

Mas como você pode validar seu produto investindo pouco e sem ter dor de cabeça com programadores?

A melhor solução é usar plataformas prontas e customizáveis, que tem baixo custo e já permitem validar sua ideia rapidamente.

Plataformas de Landing Page, como Unbounce e KlickPages, ou Plataformas de Ecommerce como Loja Integrada e Xtech, ou usando WordPress tanto para Landing Page quanto para Blog, e até mesmo Ecommerce se você souber configurar os plugins certos.

Esse tipo de estratégia tem algumas peculariedades:

1. Você terá que trabalhar de verdade: vai sofrer um pouco na pele o trabalho de um programador, quando estiver buscando aprender e configurar essas plataformas.

2. Exige tempo: apesar de ser possível fazer em algumas horas, você sempre quer deixar perfeito, então levará alguns dias de trabalho.

3. Limitações da Plataforma: Não será possível fazer todas aquelas funcionalidades extraordinárias que você tinha planejado minuciosamente. Mas no fim das contas você irá perceber que não precisa de funcionalidades específicas para validar seu negócio, pois o importante é o valor que você entrega para os clientes.

Depois dessa experiência você terá no mínimo passado por uma pequena prova do que é ser Empreendedor, porque se você não consegue superar um desafio de usar uma plataforma pronta para rodar seu MVP, posso te garantir que existem desafios muito maiores na sua Startup, que você não vai dar conta, se não está disposto a experimentar, errar e aprender.

.

Nós podemos te ajudar!

Agora, se o seu modelo de negócios for um Marketplace (saiba o que é um Marketplace aqui), tenho uma boa notícia pra você:

O Ideia no Ar oferece uma Plataforma Pronta de Marketplace Customizável, com investimento acessível, lançada em pouco tempo, que permite validar seu modelo de negócios logo no primeiro mês de operação. Você escolhe qual é o seu Modelo de Receita (Comissão ou Mensalidade) e já começa a faturar o quanto antes, para comprovar se existe um mercado interessado em consumir sua solução.

E além da Plataforma Customizável específica para Startups, prestamos Assessorias de Negócios que contam com o nosso know-how lançando mais de 200 negócios digitais.

.

Abrir seu negócio digital ou continuar no emprego normal

.

Conclusão

Se mesmo você sabendo tudo isso que eu te contei, ainda desperdiçar dinheiro em um produto perfeito sem ainda ter validado seu mercado... Bem, vou ficar triste por um momento, mas esperançoso que você irá fazer certo depois de ter quebrado a cara, pois é só quando vemos por nós mesmos que não funciona, que aprendemos. Quando alguém fala, temos geralmente hábito de ignorar...

Mas brincadeiras à parte: trabalhe duro e faça seu negócio acontecer, independente de plataforma, pois o seu cliente é REI, e na fase inicial, ele não se importa com design e experiência, e sim em resolver o problema/necessidade que possui. Teste cedo, refine mais tarde.

Outros artigos para você:

Deixe seu comentário