O que é Marketplace?

O que é um marketplace?

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Entenda o que é um Marketplace e por que você deveria ficar de olho nesse modelo de negócio.

Um marketplace é, basicamente, um shopping virtual. Uma loja online com ofertas de vários vendedores diferentes onde os clientes podem escolher de quem comprar. É muito semelhante a o que acontece offline nos shoppings.

O marketplace geralmente possui dois níveis de acesso: um para os vendedores, que oferecem produtos ou serviço e outro acesso para os clientes, que podem comprar essas ofertas.

Um marketplace geralmente trabalha com uma categoria específica de produtos, ou seja, um mesmo tipo de produto ou serviço. Existem no mercado os mais variados tipos e segmentos de marketplace. Vestuário, imóveis, carros e serviços de manutenção estão entre os marketplaces que encontramos atualmente na internet.

Para ilustrar melhor, seguem alguns exemplos de marketplace para você entender e se inspirar:

Ebebê

O Ebebê é um marketplace especializado em roupas e produtos infantis novos ou usados. Ele resolve o problema de vestuário para crianças nos primeiros anos de vida. Nessa idade elas utilizam a roupa por pouco tempo, ficando novas e sem uso. Pensando nisso, o Ebebê conecta pessoas que querem vender as suas roupas de bebê usadas com famílias que querem comprar por um preço mais acessível. Acesse: http://www.ebebe.net.br/

Convida Kids

O Convida Kids é um Marketplace que conecta clientes as melhores empresas do mercado de eventos infantis! Os compradores que estão em busca de fornecedores para festas conseguem encontrar no Convida Kids tudo que é necessário para organizar o evento Ideal. http://convidakids.com.br/

Alugalogo

Parecido com o caso do Ebebê, mas em um nicho diferente, o Alugalogo percebeu que fazer uma reforma ou construir algo faz com que você compre ferramentas e materiais que você utiliza poucas. Resolvendo esse problema o Alugalogo é um marketplace que conecta pessoas que tem materiais, máquinas e ferramentas de construção para alugar ou vender com pessoas que precisam. Lembra daquela vez que você precisou de uma parafusadeira? Então, no Alugalogo você encontra ela e aluga para usar só quando precisar! http://www.alugalogo.com.br/

Como é o trabalho de um administrador de Marketplace?

A função principal de um administrador de Marketplace é conseguir fornecedores e clientes para a sua plataforma. Ele deve encontrar bons fornecedores na sua área de atuação e convida-los para oferecer seus produtos na sua loja online. Quando o marketplace possuir um número mínimo de ofertas (esse número depende do seu segmento, nós aconselhamos no minimo 10 fornecedores para começar) ai sim, o administrador deve investir em marketing digital para atrair clientes para realizar suas compras dentro do seu marketplace. Por exemplo, se você administra um Marketplace de Crossfit, o seu trabalho é conseguir novos alunos para as acadêmias. 

E-commerce versus Marketplace para os clientes

Para o cliente, existe pouca diferença no ato de realizar uma compra por um ecommerce ou por um marketplace. Visualmente as duas plataformas são bem parecidas, a forma de realizar as compras também. Você possivelmente já deve ter realizado uma compra em um marketplace e nem percebeu!

A diferença é perceptível para o cliente, pelo maior número de ofertas que um marketplace pode ter. Por ter vários fornecedores, os cliente tem uma gama muito maior de opções de produtos, serviços e valores. Isso agrega um valor muito maior ao negócio.

Do ponto de vista do administrador, as vantagens são ainda maiores, em um ecommerce normal você precisa gerir estoque, no caso da venda de produtos. No markeplace isso não é necessário, toda a logística de estoque e entrega para o cliente fica por conta do fornecedor, o administrador só é responsável por ter na sua loja os melhores fornecedores.

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O Administrador de marketplace não tem gasto com armazenamento do produto, entrega e desenvolvimento. Só se preocupa com os custos de manter a loja online, captar e gerenciar os fornecedores e investimentos em marketing para atrair clientes.

Como começar um marketplace?

Bom, se você chegou até aqui e ficou interessado em começar um marketplace, existem alguns passos que você deve seguir para ter sucesso nesse mercado, nós listamos algumas dicas que tem funcionado nos marketplaces que nós já lançamos.

Também gravamos alguns vídeos com empreendedores nossos, você pode assistir um sobre marketplace de carros usados aqui: http://conteudo.ideianoar.com.br/inscrever-webinar-marketplace

1. Escolha bem a sua área de atuação.

Escolha uma área que realmente tenha demanda pelos consumidores. Não adianta você começar um negócio em que o número de clientes é muito baixo. Utilize ferramentas como o Google Trends e Google Adwords para analisar o volume de buscas na internet. Isso de ajuda a medir o número aproximado de pessoas interessadas no seu mercado e que estão pesquisando isso na internet.

Como isso te ajuda? Sabendo o número de buscas você consegue estimar quantos clientes aproximadamente você pode ter na sua loja.

2. Escolha uma plataforma para “hospedar” a sua loja.

O mercado de marketplaces ainda está no seu início, principalmente no Brasil. Desenvolver uma ferramenta própria é inviável pelo custo e o tempo de desenvolvimento. O que fazer então? Procure por fornecedores de Marketplace que já vendam a plataforma pronta, onde você só precise customizar e adicionar fornecedores. O Ideia no Ar tem uma plataforma ideal para esse tipo de negócios, você pode conferir detalhes e solicitar uma demonstração clicando aqui.

3. Procure por fornecedores.

Não importa se o seu marketplace é de produtos ou serviços, você deve ter um número mínimo de “lojistas” para começar a procurar por clientes. Como você faz isso? Falando com eles! Procure por fornecedores dentro do seu mercado e explique a sua ideia, pode ser que no início eles tenham alguma resistência em pagar algum valor sem ter retorno imediato, para esses casos você pode oferecer um mês de teste sem custo, ou monetize apenas com as vendas que realizar pela plataforma. Alguns vendedores não terão nenhuma loja online, venda esse benefício para ele. Seja um canal de vendas digitais.

Qual é o número ideal? Como eu já mencionei no início do texto, esse número de fornecedores depende muito da sua área de atuação, mas nós aconselhamos que o número mínimo para começar a operação seja de 10 fornecedores.

4. Consiga muitos clientes para os seus vendedores.

Assim como em um shopping, depois de conseguir os lojistas é a hora de atrair clientes. Nesse momento todos os seus esforços devem ser direcionados a trazer muitos clientes para o seu site. Ou seja, seu foco deve ser o marketing digital, ai vale tudo! Investir em campanhas patrocinadas, divulgar em páginas e grupos em redes sociais, parcerias com sites e blogs de amigos, etc.

Meu conselho, aprenda sobre SEO e melhore o ranqueamento do seu site no Google. Lembra que no início desse texto eu sugeri pesquisar o volume de busca do seu negócio na internet? Você deve direcionar esse volume de busca para o seu site! Mas isso é assunto para outro post.

Bom, esperto ter tirado as suas dúvidas sobre marketplace! Se ficou interessado nesse negócio e quer começar o seu Shopping Online entre em contato com a gente, nós temos mais de 200 negócios apoiados, saberemos como ajudar você a ter sucesso na internet. http://conteudo.ideianoar.com.br/assessoria-gratuita

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