Responsive web design in electronic devices vector eps10

Porque validar seu MVP com Web Site Responsivo e não um Aplicativo?

Posted on Posted in Começar Uma Startup, Desenvolvimento de Startups
O futuro dos Aplicativos

A adoção de Aplicativos tem diminuído muito, apesar do mundo ser essencialmente Mobile hoje em dia. Mas isso não é contraditório?

Sim, mas eu te explico com uma única pergunta: quantos aplicativos de uso recorrente você tem instalado no seu smartphone?

Temos poucos apps instalados de uso frequente, e normalmente esses apps já ocupam por si só muito espaço na memória do dispositivo. E mesmo com o aumento de espaço nas gerações recentes de smartphones, ainda assim vivemos com pouco espaço para baixar um novo app...

Sabe aquele app que é novidade, e você baixou para testar? Você ainda está com ele instalado? Provavelmente não. E quando você precisar dele, vai rapidamente fazer download, instalar, usar e descartar novamente.

O maior exemplo desse movimento de mercado são os apps Facebook “Light” e Itaú “Light”, que são versões mais leves dos apps principais, que permitem usar os recursos essenciais dessas empresas, mas sem ocupar tanto espaço no dispositivo.

Mas agora uma última pergunta: porque começar desenvolvendo Aplicativos Nativos para Android e IOS, que custam muito mais tempo e dinheiro para desenvolver e publicar no mercado, se os seus usuários não vão manter o aplicativo instalado nos primeiros meses de lançamento da sua startup?

A principal questão é o momento certo de fazer cada coisa. Não estou dizendo que Startups Mobile First, não dão certo. Mas você não precisa desenvolver apps para validar seu negócio. Você pode desenvolver apps quando seu negócio já estiver validado, com faturamento e um mínimo de retenção dos usuários, para aí sim criar um aplicativo com o objetivo de aumentar a retenção dos seus clientes.

.

O que devo fazer para lançar o MVP da minha startup?

Para validar sua startup, recomendo que você lance um MVP em formato de Web Site Responsivo. Isso significa que será uma plataforma web, mas que se adapta à dispositivos móveis como smartphones e tablets, e inclusive, permite que o usuário adicione um atalho do seu web site na área de trabalho dele, facilitando novos acessos como se fosse um ícone de aplicativo, mas sem ocupar nenhum espaço da memória.

.

docway-webinar

.

Principalmente se a sua Startup é um modelo de Marketplace, seu usuário irá precisar de uma forma ou de outra de uma solução Web Site, para buscar rapidamente o produto/serviço que procura vindo através do Google, Redes Sociais, ou outras fontes de tráfego. E esse usuário tem pressa para consumir o seu serviço e resolver o problema dele. Então porque fazê-lo baixar um aplicativo, se ele pode buscar o produto/serviço direto em um Web Site Responsivo e usar seu Marketplace na hora?

Então de uma forma ou de outra você vai precisar de um Web Site, certo? Use um Web Site para validar sua Startup, consiga os primeiros clientes e comprove seu Product Market Fit, antes de investir pesado no desenvolvimento de um Aplicativo Android e IOS nativos, que demoram mais de 4 meses para criação, custam mais de 50 mil reais, e ainda tem alto risco de não trazer o retorno que você espera logo após o lançamento.

Começando com um Marketplace Web Site Responsivo, você investe a partir de R$600 por mês com a Plataforma de Marketplace do Ideia no Ar, lança seu negócio em 1 mês, e valida se realmente existe mercado para a sua ideia de startup, antes de investir mais desenvolvendo algo que ainda é incerto.

Ficou com alguma dúvida sobre como lançar seu Marketplace rápido e barato, com a ajuda de quem já apoiou mais de 200 startups? Entre em contato e solicite uma reunião com um dos nossos especialistas em Marketplaces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *