O marketing possui diversas características e aspectos que são levados em conta durante o planejamento, a execução e a verificação de seus resultados. Os chamados 4 Ps do marketing são alguns dos aspectos mais importantes para a sua estratégia, em especial em um negócio digital como um e-commerce ou marketplace.
Neste texto iremos falar sobre os 4 Ps do marketing: preço, produto, praça e promoção. Explicaremos a importância de cada um e como a sua empresa pode ter muito sucesso trabalhando todos estes fatores de maneira estratégica. Por isso, acompanhe conosco!
O que são os 4 Ps do marketing?
4 Ps do marketing é um jargão do universo do marketing digital em que tratamos de 4 fatores fundamentais para ter boas vendas e que, coincidentemente, são palavras que começam com a letra P. Foi uma forma simplificada que os especialistas na área encontraram para chamar a atenção sobre estes conceitos centrais para o marketing, facilitando o aprendizado e o planejamento estratégico deles em conjunto.
Quais são os 4Ps do marketing?
Mas quais, afinal de contas, são os 4 Ps do marketing? Estamos falando de preço, produto, praça e promoção. Ou seja: quatro pilares que são a alma de qualquer negócio. Vamos conhecer mais a fundo cada um:
Preço
O preço é o valor final pelo qual você oferece seus produtos e serviços aos clientes. Ele é variável e é o único dos Ps que serve de fonte de receita para a sua empresa. Normalmente, preços são estabelecidos a partir de uma componente de custo para a empresa acrescido de uma margem de lucro.
Contudo, o cálculo da precificação também podem variar de acordo com necessidades especiais da empresa (uma queima de estoque, por exemplo, tem a função de minimizar prejuízos). Também pode posicionar a empresa diante da concorrência e/ou se apresentar como algo atrativo para o cliente – ou também a percepção de valor que o preço carrega consigo (exemplo: produtos de luxo).
Dentre as diversas variáveis incluídas neste P estão:
- Listas e cálculos de formação de preço;
- Modelo de receita;
- Descontos;
- Variações por região;
- Formas e condições de pagamento;
- Entre outras.
Produto
O P de produto se refere efetivamente às mercadorias e serviços que a marca comercializa. Ou seja, tudo o que diz respeito ao que é vendido ao cliente, incluindo o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que ele oferece aos clientes. O P de produto também está diretamente relacionado à demanda que cada mercadoria possui, o que interfere diretamente na sua estratégia de vendas.
Além, é claro, de características físicas das mercadorias: embalagem, cores, tamanhos, formas, etc. Se falamos de serviços, também estamos tratando das condições e características nas quais os serviços são realizados.
Praça
O P da praça se refere ao local em que os produtos e serviços serão oferecidos. Veja, esse conceito foi desenvolvido para negócios presenciais. Como poderia ser aplicado ao universo dos e-commerces e marketplaces? Ora, basta adaptarmos o “local” para o espaço digital em que as mercadorias são ofertadas: a plataforma.
Ela precisa ser visualmente agradável, contar com recursos úteis ao comprador, ser fácil de usar, oferecer segurança de dados, ter agilidade e evitar ao máximo possível a ocorrência de bugs.
Além disso, praça não se refere apenas ao local das vendas, em si, mas em toda a estrutura de logística e distribuição emprega no transporte e na entrega das mercadorias vendidas.
Dica: saiba como criar seu próprio marketplace e aumentar seu faturamento! Acesse o checklist gratuito!
Promoção
Quando tratamos do P de promoção, estamos nos referindo a todos os esforços que a marca faz para conseguir vender seus produtos e sempre ter resultados melhores. Ou seja, estamos tratando de como a empresa oferece seus produtos.
O escopo deste P também inclui todas as estratégias de divulgação que o e-commerce ou marketplace emprega para chegar a mais clientes, bem como fidelizar os compradores que já integram a base. Pode, inclusive, incluir campanhas de branding que têm como finalidade mostrar aos clientes que a sua marca existe.
Quais aspectos influenciam o mix de marketing?
Diversos aspectos podem influenciar o mix de marketing (pilares do marketing que unem os 4 Ps, mas que também podem incluir outros fatores. Explicaremos melhor nos itens finais deste conteúdo).
Internos
Via de regra, a definição das estratégias relacionadas aos 4 Ps são desafios totalmente internos, sem interferência externa. Mas mesmo dentro da empresa alguns aspectos podem interferir positivamente ou negativamente na forma como cada P é trabalhado. Alguns dos aspectos são:
- Orçamento: quanto mais orçamento, maiores as chances de realizar um trabalho consolidado nos pilares de marketing. Limitações de orçamento também podem representar uma limitação de resultados;
- Aptidões da equipe: a forma de trabalhar os 4 Ps do mix de marketing irão variar de acordo com as aptidões e limitações dos membros da equipe, em especial os membros cuja função é tática ou estratégica;
- Seleção estratégica de tecnologias: para ter bons resultados com os 4 Ps do marketing, é fundamental escolher as tecnologias corretas. Isso vai desde bons computadores a até mesmo uma plataforma de marketplace que atenda às suas necessidades;
- Boa gestão: sem uma gestão eficiente será muito difícil ter bons pilares de marketing em seu negócio digital. Boa gestão e planejamento serão dois fatores fundamentais internos para o êxito dos seus 4 Ps.
Externos
Fatores externos ao controle da empresa também podem ter interferência direta sobre como o seu marketplace irá trabalhar os 4 Ps do marketing. Veja os principais:
- Concorrência: sem dúvida alguma, ela é a principal interferência externa. Além de servir de referência, a concorrência também se apresenta na maioria das vezes como a principal ameaça ao sucesso do seu empreendimento;
- Oscilações da economia: a macroeconomia também interfere nos seus 4 Ps porque ela modifica o poder de compra e os hábitos de consumo do público. Assim, é preciso se adaptar para manter o máximo lucro possível sempre;
- Sazonalidade: este é um fator externo, mas o mais previsível. Para quem vende, sempre há momentos de mais ou menos vendas, e é possível se programar para as diferentes condições do mercado;
- Imprevistos e crises: diversos acontecimentos externos inesperados podem interferir nos 4 Ps do seu negócio. Pense na pandemia, por exemplo. Para muitos empreendedores, ela representou uma crise. Mas muitos setores também cresceram com base nas necessidades do público diante deste cenário.
Importância dos 4 Ps do marketing
Os 4 Ps do marketing são importantes basicamente por serem os pilares principais de qualquer estratégia de vendas. Como as vendas são responsáveis pela sobrevivência e pelo crescimento do negócio, os 4 Ps se mostram fundamentais. Dar atenção mais a um e negligenciar outro pode ser algo catastrófico para os seus resultados.
Como aplicar os 4 Ps do marketing?
Um ponto importante aqui: apesar de estarmos analisando os 4 Ps separadamente, é importante ressaltar que eles são totalmente interdependentes dentro de uma estratégia de marketing. Por isso, nos itens a seguir, estaremos considerando os 4 Ps de maneira conjunta. Veja só:
1 Conheça seu público
O primeiro passo para qualquer planejamento saudável de marketing é conhecer bem o seu público. É preciso entender a quem os produtos de sua empresa serão mais úteis, bem como compreender quais tipos de clientes estão mais propensos a comprar do seu negócio. Crie uma persona: o seu cliente ideal fictício. Ou seja, o cliente que irá comprar mais vezes e com um alto ticket médio, baseando nele suas estratégias.
2 Pesquise o mercado
Para conhecer o seu público, muitas vezes será necessário realizar uma pesquisa de mercado. Mas a pesquisa de mercado não é útil apenas para conhecer ao público. Pesquisas de mercado também são interessantes para se ter um panorama da concorrência, bem como ter insights mais precisos da viabilidade ou não do seu modelo de negócio.
3 Defina objetivos e metas
Um bom planejamento dos 4 Ps exige que a empresa saiba bem onde quer chegar. Para isso existem os objetivos e metas. Defina pontos de sucesso para cada um dos 4 Ps, estabelecendo também prazos tangíveis para cada um deles.
Uma dica aqui é usar a metodologia Smart para criar suas metas. Metas Smart possuem as seguintes características:
- S – Específico
- M – Mensurável
- A – Atingível
- R – Relevante
- T – Temporal.
Dica: faça seu planejamento estratégico de forma simples e rápida com este kit gratuito!
4 Tenha uma estratégia competitiva
Como dissemos anteriormente, a concorrência pode ser o principal obstáculo que a sua empresa irá enfrentar ao longo de sua trajetória. Por isso, é importante trabalhar os 4 Ps do seu marketing tendo em vista também as ações da concorrência. É preciso ter uma estratégia competitiva.
Isso pode ser aplicado nas políticas de preços, nas condições de pagamento, nas características do seu mix de produtos, nas ações publicitárias, entre outros.
5 Defina seu posicionamento
O posicionamento de uma marca pode ser tão importante quanto seu preço ou os produtos que vende. Afinal, a maioria dos clientes está mais propícia a fazer negócios com marcas às quais se identificam pessoalmente – isso é visto como um elemento de geração de valor.
Por isso, posicione a sua marca de maneira coerente, de acordo com os interesses do seu público e com a proposta de valor que o seu negócio busca oferecer. Isso ajuda a também segmentar o seu público, evitando a concorrência.
6 Elabore o mix de marketing
Definidos os pilares principais das vendas da sua empresa, crie o seu mix de marketing. Ou seja, comece a trabalhar com as diferentes estratégias que a sua empresa empregará simultaneamente para tentar atingir os clientes com sucesso. Algumas estratégias que podem ser aplicadas com sucesso são:
- E-mail marketing;
- SEO;
- Redes Sociais;
- Marketing de Conteúdo;
- Inbound;
- Outbound;
- Marketing de relacionamento;
- Marketing de indicação;
- Marketing social;
- Estratégias tradicionais offline;
- Entre outras.
7 Faça um plano de marketing
Com tudo definido, elabore o seu plano de marketing. Crie um documento consolidando todas as suas escolhas, faça um brainstorm com sua equipe e comece a colocar o planejamento em prática. Lembre-se de monitorar os resultados e realizar alterações estratégicas sempre que necessário.
Exemplos de sucesso do mix de marketing
Diversas empresas têm trabalhado com muito sucesso os 4 Ps do marketing. Veja alguns dos principais exemplos:
Amazon
A Amazon tem uma estratégia de 4 Ps bem sucedida em todos os pilares. Os preços são acessíveis. A estrutura logística é imensa e eficiente. A plataforma é simples de usar e fácil de comprar. As promoções, em especial a conta Prime, é um sucesso de público e fidelidade para os diversos produtos e serviços Amazon.
Em suma, é uma estratégia vencedora que tem sido copiada pela concorrência.
Apple
A Apple se concentra principalmente no Produto e na Praça. Os produtos Apple são sinônimo de qualidade e excelência. As lojas da Apple são exclusivas e oferecem uma experiência única.
O preço não é um grande forte da Apple, haja vista que seus produtos são caros. Contudo, essa é uma forma pela qual a empresa afirma, implicitamente: “não somos baratos porque somos melhores que todos os outros. Ao adquirir nossos produtos, você passa a integrar um rol exclusivo de clientes”. Esta mesma mensagem também potencializa o P de promoção da marca.
Spotify
O Spotify é hoje a principal plataforma de streaming do mundo. Sua estratégia é principalmente baseada em preço e produto: a assinatura é acessível e pode ser compartilhada. O banco de músicas contém milhões de canções e podcasts.
Contudo, a praça também tem a atenção da marca, uma vez que ela tem um trabalho intensivo de bastidores para ter contratos com artistas e gravadoras, além de ter uma plataforma (software) bastante eficiente. Quanto à promoção, o Spotify também anuncia em diversos meios físicos e digitais.
Havaianas
As Havaianas são um case de sucesso tipicamente brasileiro. Com um preço acessível e um produto que oferece um ótimo custo-benefício, as Havaianas começaram a se promover a partir de sua identificação popular com os brasileiros e sua cultura. Mais recentemente, com as lojas e quiosques da marca, as Havaianas também passaram a se preocupar mais com a praça de vendas.
Coca Cola
Com cerca de 200 anos de existência, a Coca Cola já empregou diversas estratégias de marketing e de vendas ao longo de sua história. Mas mesmo em tempos digitais e de redes sociais, a marca continua inovando e tendo sucesso. Como preço e produto, a Coca ainda é acessível e mantém uma linha extremamente popular de refrigerantes e outras bebidas. Quanto à praça, a rede de logística da companhia é mundial.
O que tem chamado a atenção são as promoções da marca. Não apenas como forma de difundir seus produtos, a Coca tem tido posicionamentos fortes e feito campanhas que geram interação entre as pessoas. Isso mantém a marca em evidência de uma forma positiva.
A evolução do mix de marketing
Os 4 Ps do marketing são um conceito já relativamente antigo. Por isso, outros especialistas da área estão trabalhando em mais formas de desenvolver este mix para algo mais sofisticado, que atenda de maneira mais completa às necessidades das empresas.
8 Ps do marketing
Os 8 Ps do marketing, além de contar com os já tradicionais 4 Ps (preço, praça, produto e promoção – o mix de marketing), também adicionam mais quatro pilares importantes a esta equação, voltadas ao gerenciamento:
- Pessoas: a equipe de colaboradores da empresa;
- Processos: o cotidiano operacional;
- Programas: tecnologias utilizadas para vendas;
- Performance: indicadores e métricas de sucesso.
4 Cs do marketing
Os 4 Cs do marketing, diferentemente dos Ps, buscam trazer a equação a partir da perspectiva do consumidor. Assim, ela busca entender por que uma pessoa compra ou deixa de comprar determinado produto ou serviço. É a partir dos 4 Cs que o cliente cria a sua percepção de valor:
- Consciência (desejos e necessidades do comprador);
- Custo;
- Conveniência;
- Comunicação
SAVE
O Save tem funções e características parecidas com os 4 Ps. A diferença aqui é que esta metodologia é voltada para empresas B2B, ou seja, e-commerces e marketplaces que vendem para outros empreendimentos.
- Solução (no lugar de Produto);
- Acesso (no lugar de Praça);
- Valor (no lugar de Preço);
- Educação (no lugar de Promoção).
Conclusão
Os 4 Ps do marketing estão presentes em seu negócio, ainda que você não os perceba diretamente. Por isso, é muito importante trabalhar esses pilares de maneira consciente, entendendo os potenciais e as limitações de cada um deles de acordo com as circunstâncias da sua empresa. Assim, você potencializa lucros e fica mais resistente às ameaças da concorrência e de outros fatores inesperados.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!