Investimentos ajudam a potencializar o crescimento de startups e elevá-las ao novo patamar. Mas buscar investimento de família para uma startup pode ser bastante desafiador, exigindo estratégia, bom relacionamento e um sólido planejamento de negócio para que os investidores sintam firmeza na sua ideia de negócio.
Neste texto vamos falar tudo sobre investimentos para startups, principalmente em relação ao investimento FFF (family, friends and fools), que geralmente é um modelo bastante procurado por startups em fase inicial.
Como se preparar para buscar investimento para startup?
Antes que você reflita sobre a preparação para receber investimentos, é preciso pensar sobre o lado do investidor: este agente está aplicando dinheiro em sua empresa com a esperança de lucrar. Por outro lado, ele está ciente que existem diversos riscos. Logo, o investidor espera o máximo de clareza, transparência e estratégia possíveis.
Embora em um nível um pouco mais informal, seus amigos, colegas e familiares (FFF) também precisam ter uma visão clara dos resultados da sua empresa, para que se sintam atraídos a investir.
Dito isso, voltamos à sua abordagem enquanto empresário: é importante passar confiança, estratégia e o principal: explicar com profundidade como será utilizado cada centavo do investimento, além do cálculo da rentabilidade da empresa, caso o investimento seja bem sucedido.
Por isso, é muito importante conhecer a situação atual da sua startup a fundo, além de ter uma boa noção do que ela pode fazer ou representar no futuro. Veja alguns pontos importantes:
- Tenha, pelo menos, uma ideia consolidada de negócio;
- Se possível, já tenha um Mínimo Produto Viável (MVP) construído;
- Entenda qual é o seu nicho de mercado;
- Delimite persona, público-alvo e como você agrega valor;
- Conheça o tamanho do seu mercado;
- Defina seus potenciais e as ameaças da concorrência;
- Entenda qual problema sua ideia resolve;
- Compreenda seus diferenciais em relação à concorrência;
- Tenha em mãos todos os documentos sobre a empresa para realização de valuation;
- Entre outros.
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O que é investimento de família e amigos (FFF)?
Muito se fala sobre o investimento anjo para startups. Mas, saiba que existem outras formas de captar investimento. Além disso, pouco se fala sobre “os verdadeiros anjos”: aqueles que acreditam no negócio quando ninguém vê potencial ou quando ainda não há faturamento relevante.
Sabe quem são essas pessoas? Normalmente são a sua família, amigos ou investidores não-profissionais. Estes últimos são profissionais com experiência no segmento de mercado, mas que não investem como anjos profissionalmente. Essa categoria de investimento é conhecida como FFF’s (family, friends and fools).
O investimento de família, amigos e colegas em startups é uma prática mais comum do que se pensa. Um exemplo é o Facebook. Os pais de Mark Zuckerberg compraram servidores em 2004, quando nenhum investidor profissional estava colocando dinheiro no empreendimento.
Resumindo, se você está dando os primeiros passos da sua startup, pode ser que não consiga investimento profissional neste momento. Por isso, uma alternativa pode ser o investimento de família e amigos (FFF).
Tipos de investimento para startup
Além do investimento de família e amigos, existem outras modalidades que podem ser interessantes, dependendo do estágio de desenvolvimento da sua startup. Confira as principais:
Bootstrapping
Este é o tipo de investimento só para quem tem mais recursos sobrando: é o famoso “tirar do bolso”. O empreendedor faz rodadas de custeio ao seu negócio utilizando seus próprios recursos. Este é um tipo de investimento que é muito comum para empreendedores que já venderam startups antes (e estão com o dinheiro na conta) ou para pessoas que já possuem capital.
Neste sentido, é comum que o empreendedor faça mais de uma rodada de investimentos próprios, especialmente se ele quiser custear um crescimento ainda mais acentuado para a startup. Por isso, vale investir com cuidado.
Family, friends and fools (FFF)
Como mencionamos anteriormente, o FFF é o tipo de investimento que vêm das pessoas que você confia. Amigos, familiares e entusiastas do seu negócio, Naturalmente, nem todo mundo tem uma família rica e mesmo aqueles que podem investir nem sempre dispõem de grandes quantidades de dinheiro. Assim, o seu negócio pode conseguir apenas um fôlego inicial para obter o MVP ou as primeiras versões iniciais.
Ainda assim, este tipo de investimento foi fundamental para diversas empresas que só conseguiram se tornar realidade a partir do investimento de família e amigos. Uma dica: mesmo que o investimento tenha vindo de conhecidos, convém registrar tudo em contrato para assegurar a lisura dos seus negócios.
Investimento-semente (Seed)
O investimento seed (semente) é um tipo de investimento dedicado a startups em estágio inicial. Em muitos casos, ele é dedicado aos períodos de ideação, definição e validação do modelo de negócio.
Contudo, se a startup já tiver recebido algum investimento bootstrap ou de familiares e amigos, o investimento pode ser utilizado para concluir a validação do product market fit ou até mesmo para possibilitar a tração dos negócios da startup. Investimentos geralmente vêm de hubs de inovação ou de fundos de investimento.
Investidor-anjo
Investimentos anjo tem como característica ser feitos por um investidor único. O investidor pode ser pessoa física ou jurídica, mas normalmente é apenas um agente. Este tipo de investimento não acontece com grande volume no Brasil por características de legislação e por riscos típicos do mercado brasileiro. Mas existem hubs, desafios e espaços para conectar startups a investidores anjo.
Outra característica importante do investimento anjo é que a figura do investidor, além de servir como uma fonte de investimento, normalmente também opera como um mentor do negócio. Ele presta mentorias e orientações, tendo ou não parte do capital acionário da empresa.
Incubadoras
Incubadoras são instituições responsáveis por incentivar o ecossistema competitivo das startups. As incubadoras podem pertencer a instituições públicas, privadas ou serem promovidas por entidades da sociedade civil organizada.
Dentre as atividades das incubadoras, estão ações como:
- Realização de programas de incubação;
- Promoção de eventos para matchmaking e networking;
- Programas de inovação aberta entre clientes e startups;
- Eventos para startups aportarem investimentos;
- Entre outros.
Aceleradoras
Aceleradoras realizam atividades muito similares às incubadoras. Entretanto, a diferença é que a maioria dos programas de aceleração pedem como contrapartida das startups parte do equity (capital acionário).
Venture Capital
Venture Capital são fundos de capital de alto risco. Não é necessariamente uma modalidade de investimento (pois pode-se fazer investimento Seed, series A,B,C, etc), mas quase sempre investimentos de venture capital são realizados por fundos de investimento controlados por instituições financeiras.
Assim como os programas de aceleração, boa parte dos programas de venture capital exigem das startups parte do capital acionário da empresa.
Corporate Venture Capital
O Corporate Venture capital é uma modalidade de investimento bastante similar ao venture capital, porém, ao invés de serem realizadas por fundos de investimento, estes investimentos costumam ser operacionalizados por grandes corporações. As maiores empresas nacionais e internacionais têm programas de venture capital com ou sem aquisição do equity.
Nos negócios mais bem sucedidos desta modalidade, é comum que a empresa investidora adquira a maioria ou até mesmo a totalidade das ações da startup em negócios de M&A.
Venture Building
Venture Builders são empresas especializadas no desenvolvimento e no crescimento de startups. Não à toa, são companhias também chamadas de “fábricas de startups”. Este tipo de negócio realiza diversas ações para fazer a prospecção, a negociação, a aceleração e a eventual venda da startup, caso o crescimento exponencial seja bem sucedido.
Em todas estas modalidades, importante dizer, os investidores estão realizando investimentos de risco com nível moderado a alto. Eles têm sucesso se, no futuro, obtiverem dividendos da startup ou conseguirem lucro vendendo sua parcela acionária do negócio.
Como conseguir investimento de família e amigos?
Agora que você já conhece os principais tipos de investimentos, e entendeu o que é o investimento de família e amigos (FFF), vamos explicar como atrair este tipo de investidor.
1 Planeje o seu negócio
Não adianta querer captar investimento de família e conhecidos se você não tiver uma ideia bem estruturada. Por isso, antes de mais nada, planeje bem o seu empreendimento.
Uma dica é utilizar o business model canvas, que é uma ferramenta para estruturar o seu negócio de forma clara e objetiva, em apenas uma página. Assim, você consegue definir: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custos.
Dica: acesse já o modelo gratuito de Business Model Canvas do Ideia no Ar!
2 Selecione possíveis investidores
Para conseguir investimento FFF para a sua startup, é importante abordar as pessoas certas. Na prática você pode falar com toda a sua família e amigos. Porém, o ideal é começar com aquelas pessoas que têm maior potencial de investir. Por exemplo, procure conhecidos que já realizam investimentos de outros tipos, por exemplo, em ações.
Você também pode priorizar familiares que entendem de empreendedorismo ou tenham alguma posição de destaque enquanto profissional. Inclusive, elas podem agregar ao seu negócio não apenas de forma financeira, mas compartilhando o conhecimento delas com você. Esse perfil pode ser encontrado entre os seus colegas de trabalho, por exemplo.
Em último caso, se não conseguir investimento com family and friends, vá para o fools. Ou seja, investidores não profissionais, pessoas que mesmo sem conhecer a fundo sobre empreendedorismo, arriscam na intuição e dão um voto de confiança para a sua ideia.
Por exemplo, se você está abrindo uma startup no segmento de comida, pode prospectar cozinheiros profissionais da sua cidade. Como eles atuam no seu nicho de mercado, fica mais fácil mostrar o valor da startup e gerar confiança.
3 Faça um pitch
Por mais que o público seja de pessoas próximas a você, isso não significa que você não deve se preparar ou mostrar profissionalismo. Portanto, crie o pitch da sua startup, explicando qual é o problema/dor que a sua ideia de negócio resolve. Inclua também os aspectos que você decidiu na elaboração do canvas.
É importante também caprichar no uso de dados concretos, a partir de uma boa pesquisa de mercado. Entenda a perspectiva de crescimento do seu nicho de mercado, o ticket médio, e faça entrevistas com o público para entender se eles realmente comprariam o seu produto ou serviço.
Nesta etapa você também deve apresentar a proposta de investimento. Ou seja, quanto de dinheiro você precisa e quanto você está disposto a oferecer em troca para o investidor.
Conclusão
Startups dificilmente conseguem crescer sem o aporte de investimentos externos. Os empreendimentos custam caro para evoluir, precisam de pessoas e de recursos para aplicar em seus modelos de negócio. Por isso, encontrar alguém que acredite na sua ideia e consiga injetar recursos no seu empreendimento pode ser um passo crucial.
Ainda que você não tenha empresários ou investidores na família, saiba que é possível atrair recursos e receber os aportes que o seu novo negócio precisa para crescer como você deseja.
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