O business model canvas de um marketplace é uma ferramenta muito útil de planejamento e de visualização de um negócio a ser lançado.
E, como a maior parte das startups de sucesso são marketplaces (ou possuem algum componente de marketplace), o Ideia no Ar criou um Canvas específico para esse modelo de negócios, chamado Marketplace Canvas.
Essa nova ferramenta sintetiza os principais aspectos de um modelo de negócios de Marketplace, que tem características específicas que precisam ficar claras para você, e para as pessoas da sua equipe.
Então, se você estiver criando o seu próprio Marketplace, independente do mercado, sugiro que preencha o Marketplace Canvas do seu negócio. Isso vai te ajudar a ter mais clareza das suas hipóteses e testá-las o quanto antes.
Neste conteúdo explicaremos o passo a passo para você fazer isso. Vamos lá?
O que é Marketplace Canvas?
Basta pensarmos em um Business Model Canvas, porém, adaptado ao universo do marketplace. Nele, o(a) empreendedor(a) organiza diversos aspectos que se relacionam ao dia a dia e ao modelo de negócio a ser posto em prática.
Trata-se de somente uma página dividida em diferentes elementos. Então, a vantagem é o formato bem visual que o canvas marketplace possui. Assim, fica mais fácil fazer o planejamento detalhado de cada aspecto do seu empreendimento.
Veja os pontos que são abordados dentro de um canvas marketplace:
1. Proposta de valor;
2. Nicho de mercado;
3. Persona dos vendedores;
4. Persona dos compradores;
5. Tarefas da plataforma;
6. Modelo de receita;
7. Retorno esperado.
Se formos comparar o nosso modelo com um business model canvas mais genérico, será possível perceber algumas diferenças. Por exemplo: um BMC convencional teria um tópico para parceiros e canais de distribuição. Mas no nosso caso, os parceiros são os sellers e os canais de distribuição podem ser diluídos nas tarefas da plataforma.
Por isso, são adaptações que tornam a definição do modelo de negócio de marketplace mais sucinta e assertiva para você que deseja lançar um shopping virtual.
Diferenças entre Marketplace Canvas e business plan
A principal diferença entre o canvas e um business plan é o formato pelo qual ambas as ferramentas são apresentadas. O canvas é como uma tabela de elementos dispostos de maneira mais visual. Um business plan, por sua vez, é um documento escrito – tal como um dossiê.
No geral, um business plan é um documento mais aprofundado e detalhado. Eles atendem a funções diferentes e isso justifica as divergências. O business plan costuma ser aplicado em momentos mais posteriores do negócio, em que a ideação já foi concluída.
O canvas tem a função de ser claro, sucinto e permitir que você lance o seu negócio de forma rápida. Afinal, no mercado de hoje é essencial criar um negócio com agilidade, testá-lo no mercado e coletar aprendizados. Este é o chamado mindset de startup: errar rápido e aprender rápido.
Dito isso, podemos afirmar que tanto o marketplace canvas como o business plan podem ser usados de maneira combinada, cada um para a sua função estratégica.
Principais vantagens do marketplace canvas
O marketplace canvas possui algumas vantagens em seu uso que podem ser muito interessantes para o crescimento e a concepção de um novo shopping online. Confira:
- Agilidade: como dissemos, um marketplace canvas permite visualizar todo o panorama da empresa em poucos minutos. Não é um processo tão demorado quanto o desenvolvimento de um plano de negócios, por exemplo.
- Facilidade de transmissão: um marketplace canvas é simples e fácil de expressar. Logo, falar sobre o modelo de negócio com o time inteiro torna-se mais claro, assertivo e permite um melhor aproveitamento das ideias de todos;
- Demonstração visual: ao ser disposto como uma tabela, dividida em tópicos distribuídos em grupos, o marketplace canvas se apresenta como uma alternativa mais gráfica de descrição do negócio. Essa visão pode gerar insights muito úteis, além de facilitar grifos e marcações.
- Fácil de fazer, fácil de pôr à prova: fazer um marketplace canvas, pelo menos em estágio inicial, não é nada difícil. E o seu conteúdo pode ser facilmente também testado, seja na teoria, seja na prática com a prototipagem.
- Baixo custo: via de regra, não são necessários saberes ou habilidades especiais para fazer um marketplace canvas. Logo, o seu custo pode ser quase nulo.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Elementos do Marketplace Canvas
Agora que você já sabe o que é um Marketplace Canvas, vamos te explicar cada um dos elementos que compõem essa ferramenta:
1. Proposta de valor
A proposta de valor é a descrição simples e clara de quais benefícios você está entregando para seus clientes, e de qual problema você está resolvendo.
Aqui a pergunta- chave é: quais são os benefícios da sua solução e porque os clientes devem usar a sua plataforma?
2. Nicho de mercado
O nicho de mercado é o segmento específico no qual você irá focar durante o início do seu negócio.
Por isso, nesse momento do Marketplace Canvas, você deve se fazer a seguinte pergunta-chave: qual nicho específico de mercado você vai atender e porquê?
3. Persona dos vendedores
O terceiro ponto do Marketplace Canvas diz respeito à sua persona ou perfil de vendedor específico. É preciso pensar em detalhes sobre as características e os comportamentos dos profissionais que irão oferecer produtos ou serviços na sua plataforma.
Dica: baixe gratuitamente o modelo de criação de personas do Ideia no Ar.
Nesse caso, algumas perguntas-chave são: qual é o perfil específico do seu vendedor ou prestador de serviço ideal? Quais são as características e comportamentos que definem tal perfil? Em quais canais você irá encontrar esse tipo de vendedor?
4. Persona dos compradores
O quarto aspecto é o perfil de cliente específico. Ou seja, os usuários finais que consomem o produto ou serviço oferecido pelos seus vendedores.
Por isso, pergunte-se: qual é o perfil específico do seu comprador ideal? Quais são as características e comportamentos que definem tal perfil? Em quais canais você irá encontrar esse tipo de comprador?
5. Tarefas da plataforma
Nesse momento, é preciso pensar sobre as principais funcionalidades e tarefas que a sua plataforma deve realizar para resolver a dor ou o desejo dos seus vendedores e compradores. Você pode citar apenas as três características mais relevantes.
Para isso, realize as seguintes perguntas-chave: quais são as principais tarefas que a plataforma deve realizar para atender a proposta de valor? O comprador poderá comprar online o produto/serviço do vendedor, ou será apenas um pedido de orçamento/negociação? O vendedor pode cadastrar seus produtos ou portfólio de serviços?
6. Modelo de receita
Nesse momento, é preciso pensar sobre as principais funcionalidades e tarefas que a sua plataforma deve realizar para resolver a dor ou o desejo dos seus vendedores e compradores. Você pode citar apenas as três características mais relevantes.
Para isso, realize as seguintes perguntas-chave: quais são as principais tarefas que a plataforma deve realizar para atender a proposta de valor? O comprador poderá comprar online o produto/serviço do vendedor, ou será apenas um pedido de orçamento/negociação? O vendedor pode cadastrar seus produtos ou portfólio de serviços?
7. Retorno esperado
Neste aspecto do Marketplace Canvas, o foco é o retorno (monetário ou não) que você e a sua equipe esperam ao empreender o marketplace. Também vale pensar em quanto tempo vocês pretendem obter esse retorno.
Aqui, há algumas perguntas relevantes: o quê você espera gerar de retorno com o seu negócio e em quanto tempo? Quanto espera investir nesse tempo? Tente ser específico com relação aos resultados (dinheiro, usuários, viver do negócio, break-even, captar investimento) e ao tempo para acontecer (6 meses, 1 ano, 3 anos, etc.).
Exemplo de como preencher o marketplace canvas
Para ficar ainda mais fácil de preencher o seu Marketplace Canvas, preparamos um exemplo de negócio fictício: uma espécie de Airbnb de espaços para festas. Na plataforma, os clientes finais podem encontrar e alugar locais, como chácaras e salões de festas em geral.
Proposta de Valor:
Facilidade de encontrar e comparar as melhores opções de locais próximos e baratos para a realização de festas.
Nicho de Mercado:
Festas infantis, pois é um segmento de mercado específico dentro de eventos, que vem crescendo nos últimos anos (30%), com um mercado estimado de R$16 bilhões.
Persona dos vendedores:
- Proprietários de casas com salões de festa (ou edículas), que podem ser disponibilizadas para festas de aniversário;
- Proprietários de apartamentos com salões de festas ociosos;
- Proprietários de chácaras que possuem área com churrasqueira para eventos e confraternizações.
Persona dos compradores:
Pais que buscam um local com custo mais acessível para locação, com objetivo de realizar a festa de aniversário dos seus filhos.
Tarefas da Plataforma:
- Permitir o cadastro dos proprietários e seus espaços ociosos para locação;
- Busca facilitada dos espaços, conforme o dia disponível para locação, preço e região;
- Contratação do espaço pela plataforma no dia desejado, com pagamento online.
Modelo de Receita:
- Comissão sobre a transação de pagamento online. Inicialmente, cobrança de 25% de comissão;
- Mensalidade cobrada de proprietários com mais do que um espaço ocioso para locação, no valor de R$100/mês que oferece: cadastro de espaços ilimitados e comissão menor, de apenas 20% sobre a locação.
Retorno Esperado:
- Em até 1 ano, comprovar o mercado e iniciar a monetização da plataforma, com expectativa de pagar os custos de operação (break-even);
- Aprender sobre o processo de empreender em uma startup, permitindo criar novos negócios posteriormente após esse primeiro.
Como escolher a melhor plataforma de marketplace?
Agora que você já sabe que tem à disposição um modelo de canvas específico para marketplace, também há uma plataforma específica para colocar o seu novo negócio digital no ar.
O Ideia no Ar pode permitir a você e sua equipe colocar o canvas marketplace em prática mais rapidamente, com menores custos, resultados mais assertivos e grande capacidade de customização para fazer o seu negócio atender totalmente às demandas do mercado.
Conclusão
Neste conteúdo você teve a oportunidade de conhecer um canvas específico para marketplace e o seu potencial para impulsionar o negócio. Agora que já sabemos das características deste instrumento, certamente se torna muito mais prático aplicá-lo à sua realidade. Esperamos que tenha sucesso na empreitada!
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.