O empreendedor tem vários desafios quando está começando sua própria startup, mas o principal deles não é a tecnologia, ou o investimento, ou então a falta de tempo ou equipe, como você deve estar pensando.
O principal desafio de um empreendedor é a execução. Saber o quê executar, porque executar naquele momento, e como executar. Além de ter a atitude de sair da zona de conforto e realmente executar, pois o empreendedor pode planejar muito bem suas ações, mas ficar apenas no papel, e não colocar a mão na massa.
Então esse artigo é para você empreendedor, que precisa entender que todo o restante pode ser resolvido, mas que o mais importante é a execução, e você precisa conhecer qual é o se papel quando está empreendendo uma startup de Marketplace. Obs: se ainda não sabe Como Funciona um Marketplace, veja aqui.
A execução em uma etapa inicial de lançamento do seu negócio, pode ser dividida em 4 tarefas principais, que vamos aprofundar ao longo desse artigo:
1. Prospectar Vendedores
2. Atrair Compradores
3. Suporte da Operação
4. Descobrir o Modelo de Monetização
Mas antes de focar na execução, você terá que resolver alguns problemas que podem estar tirando o seu sono.
Antes da Execução
Resolva os problemas que você provavelmente tem (ou que terá na fase de planejamento da ideia), com a ajuda das dicas que compartilho abaixo:
1. Não tenho dinheiro para começar: Antes de afirmar que não temos dinheiro, precisamos saber quanto custa validar uma startup. Pois no início você ainda não irá precisar de milhões para fazer seu negócio acontecer. Descubra quanto custa nesse artigo aqui.
2. Mesmo gastando pouco, preciso de ajuda no investimento inicial: Ok, já que você não economizou o suficiente e ainda assim quer começar seu negócio agora, você ainda pode contar com o investimento de família, amigos ou investidores não profissionais.
3. Não sei programar e contratar empresas de software é muito caro: Nós sabemos que a maior parte dos empreendedores não sabe programar e mesmo que buscassem aprender, iriam demorar muito tempo para lançar um negócio que o momento de acontecer é agora. E empresas de software vão querer te vender um produto ideal que ainda não é o momento só para te cobrar caro. Por isso o Ideia no Ar criou uma Plataforma de Marketplace que cabe no seu bolso e você não depende de programadores para começar sua startup em pouco tempo.
4. Mas não tenho tempo: Bem, o mínimo que você precisa para começar é se dedicando de 1 à 2 horas por dia, mas se mesmo assim não tem esse tempo, é por falta de organização da sua agenda. Descubra como ser mais produtivo e organizar melhor a sua agenda para empreender seu negócio.
5. Tenho um sócio que não faz nada: Então livre-se dele. É melhor começar sozinho do que com alguém te atrapalhando. E se você não sabe como escolher um sócio ainda, veja esse guia com várias dicas.
Pronto, agora você não tem mais nenhum problema te impedindo de focar somente na execução da sua startup.
Prospectar Vendedores
A primeira atividade essencial para fazer seu marketplace acontecer de verdade, é construir uma boa oferta, ou seja, ter o quê vender/anunciar aos seus compradores.
Por isso, foque seu esforço inicial em mapear os vendedores que potencialmente vão se interessar em estar no seu Marketplace, e faça contatos pró-ativos com eles, até conseguir marcar uma reunião e apresentar a sua ideia. Inclusive você pode fazer isso sem ter a sua plataforma no ar ainda.
Nesses contatos você irá descobrir qual o perfil de vendedor que se interessa mais pelo seu negócio, quais os argumentos e benefícios da sua proposta de valor que melhor convencem, e também irá testar quais os melhores canais para você chegar até o seu vendedor.
Consiga pelo menos de 5 à 10 vendedores para compor a sua oferta inicial do seu Marketplace.
Atrair Compradores
Depois que você tiver os primeiros vendedores, sugiro que coloque sua plataforma de marketplace no ar, pois irá precisar anunciar os produtos/serviços/perfil do vendedor, para conquistar os primeiros clientes.
Feito isso, seu principal trabalho será o de testar estratégias de aquisição de clientes, para atrair compradores realmente interessados em usar o seu marketplace. Você pode ver várias dicas de como fazer essas estratégias no artigo Como Criar um Marketplace de Sucesso e em Como Atrair Oferta e Demanda para o seu Marketplace.
Mas já adiantando, não pense nos canais convencionais de aquisição, como Google Adwords e Facebook Ads. Seja criativo e teste outras formas de atrair clientes, que principalmente não dependem de investimento pago, e sim do seu esforço e capacidade de execução. Ainda mais se a sua estratégia do marketplace é começar local, em apenas uma região da sua cidade. Você não precisa investir em marketing digital ainda para divulgar para um público tão restrito.
Pense por exemplo em usar seu networking, participar de feiras, realizar eventos, divulgação com folders, parcerias para indicação de clientes, sorteios, influenciadores, enfim. Você pode até mesmo testar um Marketing pago, porém, desde que seja bem direcionado ao seu público-alvo, apenas na sua cidade, e apenas com caráter de teste, sem gastar muito dinheiro em algo que você ainda não tem certeza que vai dar resultado para o seu negócio.
O importante nesse início é testar estratégias, medir o resultado de cada ação, otimizar aquilo que está dando certo, e descartar o que não estiver funcionando.
Suporte da Operação
Quando você tiver os primeiros compradores na sua plataforma de marketplace, terá os primeiros problemas de operação, pois podem surgir diversas situações que você não tinha previsto, e irá descobrir apenas na operação do negócio.
Além disso, você terá vendedores que não entregam o produto/serviço com a qualidade esperada, terá clientes que não entendem a sua proposta de valor e reclamam após a compra, terá vendedores que não preenchem as informações corretamente, enfim.
Por isso que um dos principais trabalhos do empreendedor é prestar suporte na operação do Marketplace, estando próximo dos seus vendedores, ensinando eles a venderem mais e melhor, e próximo dos seus compradores, ajudando eles a entender cada vez mais a sua plataforma, e ouvindo os feedbacks para que você possa ajustar.
Não pense que você terá uma plataforma perfeita desde o primeiro dia. Você terá que ouvir e observar muito os seus compradores e vendedores até descobrir um modelo de negócios que realmente funciona e agrega valor para o seu nicho de mercado, antes de investir pesado em marketing para escalar o negócio.
Outro ponto é que apesar da plataforma automatizar a conexão entre vendedor e comprador, você não está livre de fazer trabalhos manuais para entrar em contato com os clientes e validar se o seu negócio realmente está resolvendo a dor do seu mercado.
Descobrir o Modelo de Monetização
Agora que você está fazendo as primeiras conexões entre compradores e vendedores, seu trabalho é validar se a hipótese que planejou para monetizar a plataforma, realmente se confirma.
Digo isso porque você pode ter pensado em cobrar uma comissão na transação, porém descobre depois que a porcentagem que você imaginou cobrar é muito baixa e dependeria de um volume muito grande de transações para chegar no ponto de equilíbrio do negócio. Então talvez você não tenha escolhido o melhor tipo de Marketplace ou de modelo de receita e terá que fazer ajustes no seu modelo de negócios.
Você pode ter imaginado cobrar por publicidade, mas durante a execução, viu que dependeria de um grande volume de tráfego para ter uma receita relevante vindo de publicidade, e para isso, precisaria investir alguns milhares de reais em marketing que você ainda não tem de capital próprio.
Tudo isso será seu trabalho como empreendedor, descobrir o melhor modelo de monetização para o seu mercado, testando diversas formas de cobrar seus clientes ou vendedores, até tornar o negócio viável financeiramente, e aí sim, captar investimento para escalar, caso necessário.
Conclusão
Espero que com todas essas dicas você tenha percebido que a execução do negócio é a parte principal que determina o sucesso da sua startup.
Não adianta você pensar que a sua ideia é boa, que ninguém fez ainda no mercado, ou que você irá lançar o seu negócio e vai dar certo do dia para a noite. Você terá que trabalhar duro, e por isso, por mais que você possa conciliar com o seu trabalho ou outras atividades que você tenha, mesmo assim terá que dedicar um mínimo de tempo todos os dias para esse negócio dar certo, até que possa ficar em tempo integral quando tiver o suficiente para pagar as contas do seu negócio, e o seu pró-labore também.
Saiba que as tarefas principais que você como empreendedor do seu marketplace terá, são: prospectar vendedores, atrair compradores, prestar suporte na operação, e descobrir o modelo de monetização.
Executando todas essas tarefas com excelência, o restante será consequência de um bom trabalho como empreendedor.
E caso esteja precisando de ajuda para empreender o seu próprio marketplace, conte com o Ideia no Ar. Você pode marcar uma consultoria gratuita com nossos especialistas em negócios escaláveis a qualquer momento.