Com o sucesso da internet, muitas empresas querem saber como conquistar público online. Mas, para conseguir clientes nesse ambiente não basta criar um site ou um perfil nas redes sociais. É preciso realizar o processo de atrair, converter, vender e encantar o seu cliente. Isso pode ser feito por meio de estratégias simples e eficazes de Marketing Digital e Inbound Sales.
Quer saber como aplicar tudo isso de maneira prática? Nesse texto vamos te explicar os primeiros passos para fazer Marketing Digital e Inbound Sales e conseguir clientes na internet. Você vai entender os requisitos básicos, as ferramentas necessárias, quais estratégias utilizar e como realizar a análise dos seus resultados. Vamos falar sobre:
- O que é Marketing Digital e como usá-lo para conseguir clientes.
- O que é o método Inbound Sales e qual a sua utilidade nas vendas.
- Requisitos e ferramentas para fazer Marketing Digital.
- Como fazer Marketing de Conteúdo.
- Como fazer SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).
- Métricas para analisar os resultados digitais.
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O que é Marketing Digital?
O Marketing é uma peça-chave para conseguir clientes. Porém, com a popularização da internet, desenvolveu-se uma estratégia ainda mais poderosa para atrair consumidores: o Marketing Digital.
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, o conceito significa a ciência de criar valor para um público-alvo e gerar lucro. Já o Marketing Digital é uma extensão do próprio Marketing. A partir dele, os canais online são utilizados para falar com o público e promover serviços e produtos estrategicamente. Blogs, motores de busca, mídias sociais e emails são exemplos de meios que podem ser usados com esse objetivo.
A vantagem do Marketing online é capacidade de comunicar a mensagem adequada e no momento certo para o público-alvo do seu negócio. Assim, é possível estreitar o relacionamento com a audiência, fortalecer a identidade da marca e ampliar as vendas da empresa. E não é para menos: o número de usuários da internet gira em torno de 3,4 bilhões e o brasileiro passa cerca de 5h por dia conectado à rede. Você consegue imaginar o enorme potencial de aquisição de clientes que esses números significam, não é mesmo? (Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). Além disso, o Marketing Digital possui sistemas de acompanhamento de resultados mais precisos do que qualquer mídia offline.
Em resumo, para conseguir clientes é preciso oferecer soluções que atendam às suas necessidades. E, mais do que isso, é necessário comunicar de forma eficaz para que esse público seja atraído por você. Uma das melhores maneiras de conquistar esses consumidores é por meio do Inbound Sales, método que norteia as práticas de Marketing Digital.
O que é Inbound Sales?
Antes de entender o que é Inbound Sales é preciso falar de uma estratégia praticamente oposta: o Outbound Sales. Você já se deparou com uma infinidade de propagandas inoportunas ao acessar um site? Ou teve que parar de assistir ao seu programa de TV favorito para que um anúncio fosse exibido? Essas interrupções são características da tática Outbound. Tais ações – muitas vezes inconvenientes – tem como finalidade colocar uma mensagem diante da maior quantidade de pessoas, quer elas desejem ou não.
Em contrapartida, o Inbound Sales baseia-se em chamar a atenção das pessoas ao invés de interrompê-las. Assim, o interesse dos clientes é atraído de modo orgânico e sútil. Isso ocorre, por exemplo, quando alguém realiza uma pesquisa no Google e a sua empresa aparece nos principais resultados. Ou, quando alguém busca solucionar um problema e se depara com conteúdo de qualidade no seu blog organizacional. O método Inbound significa, basicamente, fazer com que os clientes procurem a sua marca e não o contrário.
O grande sucesso dessa metodologia de vendas reside no seu processo, que se dá em 4 fases:
- Atrair: a primeira fase do processo é atrair visitantes qualificados (possíveis clientes) para os canais online da sua empresa. Isso pode ser feito com marketing de conteúdo, posts em um blog, gestão de social media ou ferramentas de SEO (Search Engine Optimization).
- Converter: aqui, o objetivo é converter visitantes em leads. Um lead nada mais é do que um cliente potencial, alguém que realmente tem interesse em comprar aquilo que a sua marca oferece. A conversão é feita, por exemplo, através de formulários. Neles, o interessado deixa alguma informação para contato (email) em troca do recebimento de material relevante gratuito, como um ebook.
- Vender: nesse estágio o lead já está interessado no produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Portanto, basta mostrar que a sua marca é realmente a melhor solução para ele. Nessa fase a venda é fechada e os leads se tornam clientes. Esse processo geralmente envolve o envio de emails personalizados ou um atendimento mais direcionado via redes sociais.
- Encantar: O relacionamento da sua empresa com o cliente já foi criado, mas ele precisa ser mantido. Manter a relação com o consumidor pelas mídias digitais é fundamental para fidelizá-lo e garantir novas vendas.
Em resumo, com o Inbound Marketing a sua marca é encontrada por pessoas realmente interessadas nela. Então, você consegue nutrir esses potenciais clientes com informações relevantes até que eles estejam prontos para fechar a compra e se fidelizarem à sua empresa.
O que preciso para começar a fazer Marketing Digital?
O Marketing Digital é uma estratégia que está ao alcance de qualquer negócio. O primeiro passo é contratar uma equipe especializada ou aprofundar seus conhecimentos sobre as técnicas dessa área. Também é fundamental realizar um planejamento detalhado, buscando definir metas e entender qual é o seu público-alvo. Depois, basta aplicar as ações de Marketing online com o uso de ferramentas simples e efetivas, como o Google Analytics. Essa plataforma revela a quantidade de acessos ao seu site, além da origem do tráfego (redes sociais, mídia paga, etc.). Por meio dela ainda é possível identificar dados como idade, gênero, localização, sistema operacional, navegador, resolução de tela, e tipo de dispositivo usado pela sua audiência. O Google Analytics também fornece informações sobre os plug-ins sociais de seu site, como número visualizações, cliques e compartilhamentos nas redes.
O Mailchimp também é um recurso que você pode utilizar para começar a fazer Marketing de Conteúdo. Ele apresenta uma interface bastante intuitiva, que facilita o envio de emails marketing com templates personalizados e segmentação de assinantes. O Mailchimp também possui a função de integração com outros aplicativos. Por exemplo, é possível associar a conta à sua loja online. Assim, a cada nova compra feita, o email do cliente é adicionado à lista de destinatários.
Outra ferramenta útil para conseguir clientes é o Hootsuite, que possibilita o gerenciamento de todas as redes sociais da sua empresa em um só painel. Além disso, a plataforma permite o agendamento de posts e o acompanhamento de palavras-chave para a sua empresa atrair mais visitantes.
O RD Station, recurso completo para realizar automação de marketing, é mais uma possibilidade interessante. Tal ferramenta oferece análise de SEO, criação de formulários para gerar leads e relatórios do desempenho da sua marca no ambiente online.
Como conseguir clientes com Marketing de Conteúdo?
Diariamente, várias pessoas acessam a internet em busca de dicas, vídeos, tutoriais, livros… Ou seja, em busca de conteúdo. Portanto, oferecer conteúdo relevante nas mídias digitais é o primeiro passo para conquistar clientes online. Essa estratégia é conhecida Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital.
Atualmente não basta que a sua organização emita apenas mensagens relacionadas apenas aos seus produtos e serviços. É preciso entregar conteúdo útil para as pessoas: ensinar algo, esclarecer uma dúvida, solucionar um problema. A venda acaba sendo uma consequência desse processo de Inbound Sales. Isso ocorre porque, através do acesso ao conteúdo valioso produzido por uma empresa, o público desenvolve uma imagem positiva acerca dela. Depois disso, a conversão do visitante em lead e aquisição de novos clientes são praticamente garantidos.
Existem diversas maneiras de aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo. Algumas delas são:
- Blog: o blog é uma das plataformas mais adequadas para fornecer conteúdo de qualidade e conseguir clientes. Vídeos explicativos, cursos, dicas relacionadas ao seu nicho de mercado são exemplos de artifícios que podem ser explorados.
- Redes sociais: as redes sociais são fundamentais para gerar conteúdo que divulgue a sua marca, engaje o público, gere visitas para o seu blog e atraia clientes. Além disso, elas são um ótimo meio para veicular anúncios da sua marca. Você pode saber mais sobre como fazer isso no nosso webinar sobre FaceAds.
- Email marketing: o email marketing é o meio perfeito para manter contato com as pessoas que já demonstraram interesse pelos seus produtos. A vantagem desse canal é o alto nível de personalização que ele permite.
Como conseguir clientes com SEM (Search Engine Marketing)?
Ser encontrado nos sites de busca é fundamental para conseguir clientes online, certo? O SEM é uma importante estratégia do Marketing Digital para destacar o seu negócio nesses sites, como o Google ou Bing. Quando alguém realiza uma pesquisa em tais mecanismos, são exibidos dois tipos de resultados: resultados orgânicos e links patrocinados.
Ou seja, o SEM se divide duas categorias. Primeiro, para que a página da sua empresa esteja entre os principais resultados orgânicos do Google, é preciso estar atento ao SEO ou Search Engine Optimization. Essa técnica visa a otimização das palavras-chave, do conteúdo, dos links, da usabilidade, e dos fatores On Page e Off Page do seu site. Tudo isso influencia o rankeamento do link da sua marca nos resultados dos mecanismos de busca.
– SEO On Page
Os fatores On Page são todos aqueles que estão dentro da própria página de uma empresa. Por exemplo, os títulos e subtítulos devem ser claros, ter asa palavras-chave e possuir uma ordem hierárquica. Cada aba deve apresentar uma meta-descrição, que é um resumo do conteúdo com até 160 caracteres. As URLs amigáveis são outro aspecto essencial para a otimização de um site. Tudo isso, além de melhorar a experiência do cliente, é lido pelos robôs do Google, ajudando a colocar sua marca entre os primeiros resultados de pesquisa.
– SEO Off Page
Elementos externos ao seu site também intervêm no rankeamento dele: trata-se do chamado SEO Off Page. Um exemplo disso é a quantidade de links que apontam para a sua página na internet. Quanto mais links da sua marca estiverem presentes em outros sites, posts nas redes sociais, comentários e blogs, melhor. É por isso que fornecer conteúdo de qualidade é tão crucial, já que é somente com material relevante que as pessoas vão compartilhar o seu site e fazer você conseguir mais clientes.
Em relação às técnicas de SEM, o maior benefício para conseguir clientes se dá diante da alta capacidade de segmentação do público. Isso ocorre porque é o próprio usuário quem define de maneira específica o que está procurando digitar palavras no site de busca.
Como analisar os resultados do Marketing Digital?
Depois de aplicar toda uma estratégia de Marketing Digital, você vai querer saber quais foram os resultados obtidos a partir dela, correto? Afinal, a falta de acompanhamento ocasiona dúvidas sobre quais táticas são mais vantajosas e em quais delas se deve investir mais. Por isso, um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar com alta precisão a eficácia das ações online feitas pela sua empresa.
A partir da coleta e análise de dados sobre as suas atividades de Marketing nas mídias digitais, são geradas informações cruciais para a tomada de decisão futura. Por exemplo, é possível planejar o tipo de conteúdo que você deve produzir para o seu blog ou redes sociais. Assim, tomar decisões com base em dados precisos e atualizados contribui para que o seu público-alvo seja atingido de forma muito mais positiva, ágil e barata.
Para isso, é fundamental levar em conta muito mais do que apenas a quantidade de curtidas na sua página do Facebook ou o número de acessos ao seu site. Os KPIs ou indicadores-chave de performance são métricas que podem te ajudar nesse processo de análise das suas ações de Marketing Digital.
Um exemplo de KPI é o ROI (retorno sobre investimento). Ele permite observar se as suas campanhas de Marketing estão gerando lucro ou não. Basta somar todos os investimentos em Marketing em certo período e comparar com o retorno obtido. É importante considerar não só os clientes conquistados, mas também outros resultados positivos. Os leads gerados e a diminuição do tempo para o fechamento das vendas são alguns elementos a serem avaliados.
A taxa de conversão é outra métrica relevante para analisar os resultados digitais do seu negócio. Esse indicador consiste em analisar quantos dos seus visitantes são convertidos em leads e quantos dos leads se tornam seus clientes.
Além disso, também é importante mensurar quanto tempo os usu
ários passam no seu blog e qual perfil de audiência está sendo mais impactado com as mensagens da sua marca. Nesse sentido, o Google Analytics é uma ferramenta completa que pode te ajudar muito – e o melhor: é gratuita. Essa plataforma contempla indicadores de conversão, tempo de permanência na página, origem do tráfego, taxa de rejeição, entre outros.
Conclusão
Para conseguir clientes online é essencial utilizar o Marketing Digital e o método Inbound Sales. Ou seja, você deve atrair visitantes qualificados, convertê-los em leads, torná-los clientes e fidelizá-los à sua marca. Para isso, é possível aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo, SEM e SEO. Além disso, um dos requisitos para para fazer Marketing Digital é realizar um planejamento detalhado. Ainda, você pode especializar-se no uso de ferramentas como o Google Analytics, o Mailchimp e o Hootsuite. Finalmente, é indispensável mensurar os resultados digitais obtidos com o Marketing Digital da sua empresa. Tal análise pode ser feita pelo uso de métricas como o ROI e a taxa de conversão.
Resumindo, o Marketing Digital é a chave para conseguir clientes. Isso se dá porque tal estratégia permite atrair aqueles que estão realmente interessados nos seus produtos e serviços. E o melhor de tudo é que você pode fazer isso utilizando técnicas e ferramentas simples, baratas e extremamente eficazes, que se adaptam à qualquer negócio.