Exemplos de marketplace
Você sabia que as startups mais famosas e valiosas são exemplos de marketplace? Ou, então, elas têm alguma característica de marketplace no seu modelo de negócio?
Para ficar mais claro, as maiores empresas de tecnologia do mercado mundial são: Amazon, Apple, Tencent, Alibaba, Facebook, Uber, eBay e Airbnb.
O ponto comum entre todas elas é o ecossistema criado em torno dos seus negócios. Assim, tais empresas conectam oferta e demanda de forma colaborativa. Ou seja, elas reúnem pequenos vendedores e prestadores de serviços.
Isso é o que transformou essas marcas em organizações exponenciais, usando a economia compartilhada. Ainda, por meio da inovação disruptiva, elas criaram novos mercados e oportunidades para empresas e pessoas.
É por isso que, neste artigo, vamos te mostrar os principais exemplos de marketplace para você se inspirar.
Uber: Marketplace de Serviços
Um dos primeiros exemplos de marketplace é o Uber. Provavelmente, você já deve ter até utilizado esta plataforma.
O Uber é um dos maiores marketplaces de serviços do mundo. Ela ajuda a transportar passageiros de um ponto a outro, por meio de motoristas particulares.
A empresa começou como uma pequena startup em São Francisco, Califórnia. A hipótese era que os táxis estavam ofertando um serviço ruim e caro. Dessa forma, os usuários tinham demanda por uma nova experiência de transporte. A hipótese foi confirmada, os fundadores convenceram alguns investidores, e hoje a Uber é uma empresa bilionária.
Basicamente, de um lado pessoas físicas comuns, com um carro em boas condições, se cadastram para ofertar seu serviço. Elas passam por um credenciamento da Uber e, se são aceitas, começam a receber solicitações de corridas. Por outro lado, os passageiros solicitam uma corrida de forma simples e com pagamento online.
Pela intermediação de negócios prestada pela Uber ela fica com uma comissão de 25%. Para isso, é usado um split de pagamento. Essa ferramenta retém a comissão da empresa, e repassa o resto do valor ao motorista.
Esse mesmo modelo está sendo replicado em outros nichos de mercado, como delivery de comida, pelo Uber Eats, iFood e Rappi. Essa tendência ficou conhecida como “uberização”. Nela, de um lado há pessoas ofertando serviços. E, do outro, clientes interessados em contratar serviços com a facilidade e segurança que um marketplace oferece.
Amazon: Marketplace de Produtos Físicos
Outro exemplo de marketplace é a Amazon. Se você já buscou um livro para comprar na internet, provavelmente já acessou o site da marca. Hoje, além disso, a empresa oferece vários produtos. Por exemplo, servidores em nuvem (Amazon Web Services) e streaming de filmes (Amazon Prime Video).
Em 1994, foi lançado o primeiro site da Amazon, com uma versão muito simples e nada amigável. Mas, rapidamente esse marketplace ganhou mercado, graças à estratégia de nicho e à ótima execução do seu fundador, Jeff Bezos.
A visão era tornar a Amazon uma referência na venda de livros, CDs e DVDs, que até então praticamente não eram vendidos pela internet. Assim, a empresa começou como um e-commerce, vendendo seu próprio estoque. Mais tarde, ela percebeu a oportunidade e se tornou um Marketplace de Produtos.
Um dos diferenciais da plataforma foi destacar as avaliações de consumidores de modo bem completo. E, também engajar seus clientes, sugerindo por e-mail os produtos conforme sua preferência.
Quer conhecer mais exemplos de marketplace? Assista o vídeo abaixo.
Airbnb: Marketplace de Aluguel
O Airbnb é mais um exemplo de sucesso de marketplace. Originalmente, o site se chamava Air Bed and Breakfast, que significa “Colchão de Ar e Café da Manhã”. Ele começou com poucos recursos, e muita dificuldade para convencer investidores a apostarem no modelo de negócios.
Porém, mesmo assim, os fundadores não desistiram do projeto. Diante isso, eles buscaram outras formas de financiar o negócio. Por exemplo, uma das ações foi vender 800 caixas de uma edição especial de cereais. As caixas tinham imagens dos rostos dos candidatos à presidência, Obama e McCain. A ideia gerou U$30.000 de faturamento para investir no Marketplace de Aluguel.
Basicamente, o Airbnb aproveitou a economia compartilhada. Assim, foi possível fornecer hospedagem em quartos ociosos de forma profissional, para quem procura uma opção mais barata do que um hotel.
Hoje, o Airbnb é o principal Marketplace de Aluguel do mundo, sendo maior do que as grandes empresas de hotelaria juntas. O mais inovador é que a marca não tem sequer um hotel ou hospedagem própria.
Isto é, são pessoas físicas comuns que se tornam anfitriões e disponibilizam seus quartos e casas para receber outras pessoas. Já o Airbnb fica com uma comissão, por fornecer a plataforma e a segurança para a relação entre as partes.
Resumindo, os empreendedores transformaram uma prática informal em algo organizado e seguro. Essa foi a chave para tornar o negócio exponencial.
Doctoralia e SuperProf: Marketplace de Agendamento
Além dos exemplos de marketplace acima, existem aqueles focados no agendamento de serviços. Isso é muito comum no caso de profissionais da saúde, como médicos, dentistas e psicólogos. E, também acontece com professores particulares, por exemplo.
Pensando nesses nichos de mercado,existem Marketplaces de Agendamento de Serviços, que divulgam os perfis e intermediam contratações entre clientes e profissionais.
O Doctoralia é um dos exemplos de marketplace mais conhecidos desse tipo. A plataforma auxilia a divulgação de médicos. Nela, é possível exibir os perfis, as qualificações e a agenda para os pacientes.
Esse marketplace já conta com mais de 500 mil profissionais cadastrados e continua expandindo. Porém, a plataforma não intermedia o pagamento online, sendo apenas uma vitrine dos profissionais.
Isso porque muitas vezes o pagamento da consulta é feito através de planos de saúde. Dessa forma, o Doctoralia cobra uma mensalidade dos prestadores de serviços, em troca de um marketing efetivo e da atração de clientes.
Outro exemplo de Marketplace de Agendamento é o SuperProf, que conecta professores particulares com alunos. A demanda por esses profissionais, principalmente para aulas online, têm aumentado. Por isso, o SuperProf amplia cada vez mais a sua base de clientes, e transforma a educação em várias partes do mundo.
Apple Store: Marketplace de Produtos Digitais
Por fim, o último dos exemplos de marketplace é a Apple. Apesar de ser famosa pela venda de smartphones, ela tem uma outra unidade de negócio muito lucrativa.
A empresa inovou na criação do primeiro smartphone touchscreen. E, ainda, criou um ecossistema em volta do IOS (o sistema operacional do iPhone). Essa foi uma interessante jogada para garantir a liderança da marca. Dessa forma, é possível que desenvolvedores criem e disponibilizem aplicativos na plataforma Apple Store.
Ou seja, qualquer desenvolvedor com habilidade de programar para IOS tem a oportunidade de comercializar seu aplicativo para uma grande rede de usuários. Praticamente, a Apple usou uma das principais características de uma Organização Exponencial, que é construir uma comunidade de pessoas interessadas em oferecer o seu serviço para potenciais clientes.
Dessa maneira, em vez da Apple contratar e manter uma equipe de desenvolvimento própria, ela conta com milhares de desenvolvedores disponíveis. Além disso, nesse Marketplace de Produtos Digitais, a empresa cobra uma taxa de cadastro dos desenvolvedores, e uma comissão sobre as vendas que acontecem dentro dos apps.
Conclusão sobre Exemplos de Marketplace
Muitas vezes não nos damos conta dos marketplaces que já existem, e que usamos todos os dias. Porém, neste artigo você descobriu que são vários os exemplos de grandes marketplaces de sucesso.
Você tem uma ideia de marketplace? Agende já uma reunião com nossos especialistas e receba uma análise gratuita da viabilidade do seu negócio.