Introdução
Nem sempre é simples definir o modelo de receita ideal em um negócio. Para cada tipo de marketplace e nicho de mercado, existe um tipo de receita mais recomendado para você monetizar a sua plataforma de marketplace, e torná-la viável financeiramente.
Nesse texto, vamos te explicar melhor o que é um modelo de receita e quais são seus principais tipos. Além disso, selecionamos dicas muito úteis na hora de precificar o seu modelo de receita.
O que significa Modelo de Receita?
Antes de definirmos quais são os tipos de modelos de receita, devemos deixar claro o que é esse termo. E, também, porque ele é diferente do “modelo de negócios”, mesmo que muitas pessoas acreditem ser a mesma coisa. Apesar do modelo de receita ter forte relação com o modelo de negócio, os termos não são sinônimos.
O modelo de negócio leva em conta os aspectos gerais do seu marketplace, incluindo não só o modelo de receita, mas também o seu público-alvo, sua proposta de valor, seus parceiros, entre outros aspectos. Assim, podemos dizer que o modelo de receita é um dos fatores que define o seu modelo de negócio.
De forma geral, o modelo de receita é como o seu marketplace recebe dinheiro. Ou seja, trata-se da gestão de fluxos de receitas que a sua plataforma recebe. Além disso, é uma ferramenta que analisa e monitora todos os recursos necessários para manter cada um dos fluxos de receita funcionando da forma correta.
Agora que você já sabe o que é um modelo de receita e qual é sua importância para o modelo de negócio, é hora de conhecer seus principais tipos e identificar aquele que é ideal para o seu empreendimento.
Tipos de Modelo de Receita em um Marketplace
1. Modelo de Receita por Comissão na Transação:
Nesse modelo, o cliente realiza o pagamento para o vendedor ou prestador de serviço, por meio da plataforma. Uma parte do lucro é direcionada ao administrador(a) do marketplace, na forma de comissão.
O valor dessa comissão varia de acordo com cada negócio. Mas, geralmente marketplaces de produto tendem a lucrar de 10% a 20% do valor pago pelo cliente. Já os de serviço, ficam com uma comissão de 15% a 25%.
O Uber é um dos exemplos de marketplace que usa esse sistema, sendo baseado no split de pagamento. Nele, ao receber pelo valor da corrida, o aplicativo já paga o percentual do motorista e do marketplace separadamente. Outros marketplaces que usam a comissão na transação são o Mercado Livre e a Amazon.
A comissão por transação é ideal para negócios em que se busca uma operação mais simples e direta entre as partes. Ainda, é recomendada quando a transação da receita é realizada inteiramente online. Por exemplo, no caso do Uber, mesmo quando o cliente paga em dinheiro, o aplicativo calcula o valor da corrida e o registra. Então, o app cobra do motorista em uma próxima corrida paga com cartão.
Dessa forma, tal tipo de monetização pode ser vantajoso para marketplaces com um funcionamento semelhante. Isso porque ele tem um funcionamento simples e dinâmico, que é favorável para todas as partes do negócio.
2. Modelo de Receita por Mensalidade cobrada dos Vendedores:
Aqui o vendedor paga uma assinatura, normalmente mensal, para anunciar seus produtos ou serviços no seu marketplace. É uma opção rentável e recorrente, usada quando o pagamento do cliente final deve necessariamente ocorrer por fora da plataforma.
Geralmente, isso ocorre quando o serviço exige uma visita técnica para definir o orçamento. Ou quando o valor e as condições de pagamento são muito altas e diferenciadas para acontecerem online.
Para ficar mais claro, um exemplo de marketplace que cobra mensalidade aos prestadores de serviço é o Doctoralia. Essa é uma plataforma digital em que médicos e pacientes podem estreitar as relações. Os médicos que se cadastram na plataforma pagam um valor mensal, o que se torna viável devido à visibilidade que o marketplace garante aos profissionais.
Dessa forma, a cobrança de mensalidade é vantajosa para marketplaces em que além da oferta de seus serviços e produtos, os sellers terão vantagens de marketing. Alguns exemplos são a inserção de banners na página inicial, email marketing e destaque nas redes sociais. Afinal, são estratégias que, assim como as do Doctoralia, dão visibilidade aos prestadores de serviço do seu negócio, tornando vantajoso a eles o pagamento da mensalidade.
3. Modelo de Receita pela Venda de Leads:
Nesse tipo de modelo, um vendedor ou prestador de serviços compra um pacote de créditos no marketplace. Esse pacote equivale à quantidade de leads (contato com potenciais clientes) que esse vendedor deseja obter.
Depois de usar os créditos,os contatos do potencial cliente (nome, telefone, email, etc.) são liberados para o vendedor. Assim, ele pode abordar o cliente, sugerir um orçamento e possivelmente fechar negócio.
Um exemplo desse tipo de modelo é o marketplace Getninjas, uma plataforma na qual os prestadores de serviços pagam por leads para ofertar diversos tipos de serviço. Esse modelo pode ser realizado tanto pela venda avulsa de leads quanto por meio de assinaturas. Nesse último caso, o prestador de serviços compra um pacote de créditos de forma recorrente, pagando geralmente uma mensalidade.
4. Modelo de Receita por Comissão e Mensalidade:
Há também a possibilidade de se combinar o modelo de comissão com o de mensalidade. Porém, para isso, é importante lembrar que tanto a comissão quanto a mensalidade cobrada por seu marketplace deverá ser menor do que se apenas um dos modelos fosse aplicado. Só dessa forma o valor cobrado poderá ser justo para os vendedores e prestadores de serviço.
Aliar esses dois modelos de receita é vantajoso simplesmente pelo fato de que você, operador do marketplace, poderá ter uma previsão mensal de lucro por meio da cobrança de assinaturas.
Ao mesmo tempo, isso pode ser lucrativo para os seus sellers, que terão parte do capital descontado diretamente do serviço ou produto que venderem. Ainda, eles irão pagar uma comissão mais acessível. Além é claro, dos benefícios de marketing que você pode oferecer para os seus assinantes.
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Como Definir a Precificação no seu Modelo de Receita
Agora você já sabe identificar o modelo de receita mais lucrativo para o seu negócio. Mas e quanto aos preços? Como definir o valor cobrado pelo seu marketplace?
Primeiro, vale lembrar que sua plataforma deve ser um negócio escalável. Isto é, viável a médio e longo prazo. Por isso, nem sempre estabelecer valores com base no preço marginal (custo do seu negócio) é o melhor caminho a ser seguido. Seja qual for o seu modelo de receita, o ideal é sempre precificá-lo de acordo com o valor que seu marketplace gera aos clientes.
No caso de receitas pelo modelo de comissão, é importante que o preço cobrado esteja de acordo com o faturamento médio que você gera por transação para o vendedor. Por exemplo, se a transação fica na média de R$10.000, cobrar uma comissão de 20% será inviável. Porém, se o ticket médio é de R$100, uma comissão de 20% se encaixa perfeitamente. Com isso, a porcentagem cobrada varia de acordo com o ticket médio e características do nicho de mercado.
Já no caso de receitas por mensalidade, é comum que o preço seja um pouco mais alto. Até porque os sellers do seu negócio, além de ofertarem seus serviços e produtos, terão vantagens de marketing. O mesmo se aplica para o modelo de venda de leads, no qual a precificação deve ter como base o valor do faturamento que o marketplace gera ao prestador de serviço ou vendedor.
Os valores cobrados são subjetivos e existem diversas estratégias. Porém, se você seguir essas dicas será possível definir preços ideais para cada um dos modelos de receita. Assim, os valores do seu negócio serão competitivos no mercado e, ao mesmo tempo, lucrativos a longo prazo.
Conclusão
Ser escalável e lucrativo são dois fatores fundamentais para o sucesso de qualquer marketplace. Por isso, é essencial que você saiba escolher e gerenciar de forma adequada o modelo de receita do seu negócio. Com essas dicas, será mais fácil entender qual forma de obter receita é mais adequada para o seu marketplace, tornando possível o destaque do seu empreendimento no mercado.
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