Vários detalhes são importantes na hora de montar o seu marketplace. Um aspecto imprescindível é a boa escolha da plataforma que vai mantê-lo no ar. Neste conteúdo falaremos sobre Marketplace WordPress e Marketplace Magento, que são usadas para operacionalizar esse tipo de negócio, mas que nem sempre são as mais recomendadas.
Traremos mais detalhes sobre estas duas plataformas, seus prós e contras, como trabalhar com cada plataforma, além de uma análise sobre que tipo de plataforma você poderia utilizar com melhor desempenho para colocar a sua ideia no ar. Está interessado neste assunto? Acompanhe conosco!
A importância de contratar uma boa plataforma para o marketplace
A escolha da plataforma é um dos principais fatores de sucesso de um marketplace. Ainda que os produtos sejam bons e que a sua gestão de estoque seja bem feita, sem uma boa plataforma não será possível realizar negócios lucrativos. Ocorrerão diversos problemas que farão com que tanto quem compra, como quem vende, não tenham o sucesso desejado.
No curto prazo, estes problemas representam pausas na operação, dor de cabeça e possivelmente a necessidade de ressarcir pagamentos de clientes. No longo prazo, as lacunas farão com que o seu e-commerce perca receita e, sem a resolução dos problemas, até mesmo venha a fechar as portas.
É importante priorizar a escolha da plataforma. Dedicar tempo e recursos generosos para esta parte do negócio. Até mesmo porque a concorrência também representa um forte risco que precisa ser levado em consideração.
Inclusive, existem plataformas pagas no mercado que atendem às necessidades de um marketplace de forma simples, rápida, acessível e sem depender de programadores!
Como criar um Marketplace WordPress
Você pode optar pelo WordPress como a plataforma para o seu marketplace. Embora não seja a opção ideal, o WordPress tem diversos recursos e um custo relativamente baixo para quem está começando com um novo negócio digital. Veja como dar os primeiros passos na criação da plataforma utilizando o marketplace WordPress:
O WordPress é uma plataforma modular. Isto significa que existem várias “roupas” que ele pode utilizar para operar diferentes finalidades – uma delas é funcionar como marketplace. Estas roupas que mencionamos são os plugins. Um dos plugins mais utilizados no WordPress é o WooCommerce. Ele é bem avaliado e gratuito. Você entenderá mais sobre ele no próximo tópico.
Contudo, o WooCommerce é um pacote de plugins voltados para e-commerce, como um todo. Para operar um marketplace especificamente uma opção bacana é o WC Marketplace – um plugin que faz parte do pacote, também gratuito. O diferencial deste plugin é que, quando aplicado ao WordPress, permite a criação de diversas contas de usuários diferentes, logo possibilitando que a plataforma opere como marketplace.
Como funciona o Marketplace WordPress
O WordPress é uma plataforma de publicação de sites e blogs. Dentro do WordPress, há o WooCommerce, que é um espaço focado em vendas online. Dessa forma, para ter um marketplace na plataforma é preciso instalar plugins, como o WC Vendors. Ele permite observar vendas realizadas e também os relatórios de comissão, incluindo os pagamentos feitos e pendentes.
No entanto, uma desvantagem da ferramenta é que o repasse automático das comissões só pode ser feito via PayPal. Ele não oferece uma boa experiência, pois o usuário precisa sair do site para finalizar a compra. Também é preciso ter uma conta no Paypal, diminuindo a taxa de conversão das vendas.
Além disso, caso o lojista opte por outro gateway de pagamento (como o Pagseguro, por exemplo), o processo de repasse dos valores precisa ser feito manualmente, sem o split de pagamento.
No Marketplace WordPress o layout já vem bem definido. Cada lojista tem seu espaço para colocar informações. Por exemplo, imagens, valores dos produtos e dados sobre a empresa.
Dica: saiba tudo sobre gateways de pagamento neste webinar gratuito!
Recursos do Marketplace WordPress
O Marketplace WordPress possui recursos bastante interessantes para empreendedores que ainda estão em estágio inicial. Apesar de ser uma ferramenta mais simples, o Marketplace WordPress ainda oferece bons recursos – alguns deles pagos.
O Marketplace WordPress permite, com limitações, a conexão com gateways de pagamento e a integração com serviços de cálculo de frete – incluindo os Correios. Ele também fornece um dashboard interativo tanto para o operador do marketplace, como para cada um dos vendedores a fim de ver dados de vendas, comissões, custos e outros.
Para quem ele é indicado?
Utilizar a plataforma do WordPress para operar um marketplace é uma opção razoável para empreendimentos que ainda estejam em um estágio bem inicial. Ou seja, com pouco volume de vendas e que ainda estejam validando seu modelo de negócio. Apesar de oferecer diversos recursos, estas plataformas não oferecem toda a robustez e a segurança que um negócio precisa.
Vantagens e desvantagens do Marketplace WordPress
As vantagens do marketplace WordPress são, principalmente, o preço e a simplicidade de operação. Logo, elas servem como boas ferramentas para servir como protótipos e versões iniciais de testagem de produtos.
Por outro lado, a desvantagens são as limitações de desempenho do marketplace WordPress, especialmente de seus plugins gratuitos que não são capazes de suportar operação para marketplaces cuja escala está em crescimento. E não falamos apenas de desempenho, mas também de segurança: em um pico de acessos, como a plataforma reagiria à proteção dos dados de cada cliente e dos vendedores?
Desempenho
Como se pode esperar, o desempenho de uma plataforma gratuita não é o melhor possível. Há muitos recursos que são utilizados de maneira reduzida, induzindo você a contratar os pacotes pagos da ferramenta. E, se for necessário pagar para operar o seu marketplace, certamente o WordPress não é a melhor opção.
Além do desempenho reduzido, o proprietário de marketplace contará com opções pouco customizáveis, o que fará com que o seu site tenha uma aparência e um desempenho muito similar aos demais usuários da mesma plataforma.
Como criar um marketplace Magento
A plataforma Magento, por sua vez, é uma plataforma open source pertencente à Adobe. Como uma plataforma open source, diferentemente do WordPress, o usuário pode acessar e modificar o código de programação do software, o que gera mais opções de customização e de solidificação do seu marketplace.
Basta acessar o site da plataforma e escolher a melhor forma de começar o seu novo negócio digital. Veja no tópico a seguir algumas formas pelas quais você pode colocar o seu marketplace para funcionar.
Dica: acesse já o checklist sobre como criar um marketplace de sucesso!
Como funciona o Marketplace Magento
Já o Magento é uma plataforma de comércio eletrônico. Existem três formas principais de criar o seu marketplace com essa ferramenta. A primeira é por meio do plugin Marketplace Magento, que transforma qualquer site já existente na plataforma em um “shopping online”.
Dessa forma, você tem as ferramentas básicas de um marketplace e deve aprovar os vendedores e lojistas que se cadastrarem. Nessa opção, os vendedores podem ver a lista de pedidos. Já o administrador pode escolher categorias para o marketplace, gerenciar avisos e ver os pedidos dos vendedores e pagamentos.
O segundo modo para criar um marketplace Magento é por meio do módulo Super Simple Multi Vendor Marketplace Free. Nessa opção, os vendedores têm mais liberdade de gerenciamento dos seus próprios produtos. Eles também recebem notificações sempre que há movimentações relacionadas às suas contas.
Mas, mesmo com essa autonomia para os lojistas, o empreendedor que administra o marketplace continua tendo acesso a todos os produtos e todas as contas. Nesse modelo, é preciso configurar sistema, permissões e funções no Magento. É uma opção bastante fácil, porém simples, com poucos recursos.
A terceira forma de criar um marketplace Magento é através do módulo Medma Marketplace. Essa opção é mais completa, e inclui um sistema de comentários e feedback, mostrando também os produtos mais vendidos por cada perfil de vendedor.
Principais recursos do Marketplace Magento
O Magento promete oferecer uma experiência mais completa para proprietários de marketplace, vendedores e clientes. Contudo, esta plataforma se propõe a entregar alguns recursos adicionais que não podem ser acessados a partir da plataforma WordPress, que mencionamos anteriormente.
Em linhas gerais, o Magento conta com recursos muito similares ao WordPress no que diz respeito à operação de um marketplace. Entretanto, ele também pode ser sincronizado e integrado a diversas outras soluções do pacote Adobe, o que pode tornar a experiência de anunciar e vender produtos e serviços um pouco mais completa.
Além disso, outro recurso muito interessante do Magento é contar com uma inteligência artificial que realiza diversas análises de mercado, de anúncios e de segmento, para entender as melhores maneiras de se vender por meio da plataforma. Além disso, o Magento conta também com API’s que permitem a integração com diversos sistemas de gestão, de ERP e de CRM de maneira nativa.
Para quem ele é indicado?
Como pudemos perceber, o Magento é um pouco mais sofisticado do que o WordPress no que diz respeito à operação de um e-commerce ou de um marketplace. Porém, uma consequência disso é que a operação desta plataforma é um pouco mais complexa.
Por isso, podemos indicar o magento para empreendedores que ainda estão com o seu negócio em estágio inicial, mas que possuem conhecimento em informática e programação. Assim, será possível aproveitar melhor os recursos adicionais dos quais esta plataforma dispõe.
Enquanto o WordPress é mais intuitivo e padronizado, o Magento é mais maleável e customizável. Entretanto, é importante que alguém na equipe tenha conhecimentos em programação.
Vantagens e desvantagens do Marketplace Magento
Assim como o WordPress, uma das vantagens do Magento é a possibilidade de operá-lo a baixos custos. Portanto, é uma opção para marketplaces que ainda estão incipientes no mercado. Além disso, como dissemos, entre as plataformas open source, o Magento se apresenta como a mais completa.
O Magento também é indicado para quem já tem conhecimento em programação e informática, pois tem certa complexidade.
Mas, assim como o WordPress, estas ferramentas não devem ser utilizadas para marketplaces que desejam ter um negócio robusto, que apresentem crescimento e escala.
Desempenho
No que diz respeito ao desempenho, o marketplace Magento oferece resultados melhores do que o WooCommerce, porém, exigindo maior cuidado e dedicação de força de trabalho de membros da equipe. Por isso, mesmo com suas características adicionais que fazem dela uma plataforma mais completa, o custo disso é maior para o pessoal do marketplace.
Entretanto, em marketplaces que estão consolidando a sua marca e estão prontos para assumir um domínio e uma plataforma própria, o Magento é uma boa opção que auxilia na operação do negócio enquanto ele ainda não cresce, mas que está em ritmo de crescimento intenso.
Comparação entre Magento e WooCommerce
Comparando estas duas opções, podemos chegar a alguns veredictos.
O primeiro é de que o WooCommerce, do WordPress, é mais intuitivo, fácil de usar e de aplicação simplificada para proprietários, vendedores e compradores. Contudo, a escolha por um público leigo limita as possibilidades de customização e de integração do sistema com outros softwares. O Magento, por sua vez, é mais customizável no Back-End, mas não conta com tantos clientes como o WordPress.
Um fato é que nenhuma das duas plataformas está realmente pronta para sustentar um marketplace que já esteja no momento de escala. Suas operações são mais simplificadas e voltadas a pequenos blogs ou até mesmo pessoas físicas.
Porém, você precisa saber que estas não são as únicas opções para lançar o seu marketplace. Existem outras alternativas muito mais simples, rápidas e profissionais.
Marketplace WordPress ou Marketplace Magento, vale a pena?
Tanto o Marketplace WordPress quanto o Magento são plataformas de construção de sites que são bastante populares. Isso é, em alguns casos, muito atrativo e até mesmo vantajoso. Principalmente para quem quer criar seu primeiro site, desenvolver um blog, ou criar um e-commerce.
O WordPress, por exemplo, é uma plataforma fácil de operar. Para ter um site simples, não é preciso nem mesmo compreender a programação. O sistema oferece templates prontos e plugins que disponibilizam diferentes funções.
Além da interface intuitiva, essas duas tecnologias open source (de código aberto) são baratas, contendo várias funcionalidades gratuitas. Mas, apesar de serem alternativas bastante atrativas, elas não são a melhor escolha para a criação de marketplaces.
Isso porque tais plataformas não são focadas neste tipo de desenvolvimento. Além disso, o projeto de um marketplace não é tão simples quanto a criação de um blog ou e-commerce convencional. É preciso levar em conta vários detalhes e mecanismos, que envolvem split de pagamento (com gateways de pagamento que operem no Brasil), pagamento em garantia, segurança, suporte para um grande número de acessos, funcionalidades complexas, etc.
Diante disso, a escolha mais segura é contratar uma plataforma especializada em criar marketplaces. Por exemplo, o Ideia no Ar, que permite lançar seu marketplace de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Por que usar uma Plataforma especialista em Marketplace?
Um marketplace é um projeto com um grau de complexidade maior do que se comparado a um site ou loja virtual convencional. Afinal, é um desenvolvimento bastante robusto, com várias etapas e processos.
Isto é, esse tipo de negócio é como um shopping virtual e envolve várias partes interessadas, desde clientes até lojistas, e além da tecnologia, envolve conhecimento sobre marketing, vendas, e a operação de um marketplace. Por isso, criar o marketplace sozinho com uma tecnologia gratuita como WordPress ou Magento pode ser arriscado.
Outro fator importante é o tempo de desenvolvimento do projeto. Para criar a plataforma sozinho com uma tecnologia de código aberto, você pode levar bastante tempo até compreender todas as configurações e códigos. Isso sem contar o período de testes, a correção de bugs, etc. Esse tempo do empreendedor poderia ser investido em áreas mais estratégicas e menos operacionais. A prospecção de parcerias e testes dos canais de marketing, são alguns exemplos.
Por outro lado, ao contratar uma empresa especializada na construção de marketplaces, você economiza tempo e consegue investir melhor no seu negócio. Você pode focar em aspectos mais relevantes e já conquistar clientes e dealers com maior agilidade.
Além disso, o grau de personalização de uma plataforma especialista em marketplaces é muito maior. Assim você pode ter um marketplace que atenda perfeitamente às suas necessidades e não fique limitado aos templates e funções do Marketplace Magento ou Marketplace WordPress. Outro benefício é o tempo mais rápido de implantação.
No caso do Ideia no Ar, também oferecemos, além da tecnologia, um programa completo de lançamento, com apoio desde a criação do seu plano de negócios e estratégias de marketing digital. Além disso, você pode contar com o suporte e receber atualizações frequentes da plataforma, que é uma vantagem em relação às plataformas de código aberto.
Conclusão
WordPress e Magento são duas plataformas úteis para quem não conta com tanto conhecimento técnico em tecnologia, mas ainda gostaria de colocar um e-commerce no para operar. Contudo, advertimos: eles têm limitações que irão restringir o crescimento do seu negócio. Prefira uma plataforma especializada em marketplaces, feita para escalar, tal como a Ideia no Ar!
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