Introdução
Você sabe o que é mindset? O significado desse termo é “modelo mental”. De forma prática, o seu mindset determina como você reage diante dos desafios e decisões de ter seu próprio negócio. E, se você quer empreender com sucesso, precisa saber como desenvolver um Mindset de Crescimento.
O que é Mindset?
O termo mindset significa “configuração da mente” ou “modelo mental”. A ideia foi apresentada em um livro publicado por Carol Dweck, pesquisadora da Universidade de Stanford.
O mindset envolve as crenças, a forma de pensar e as disposições morais de uma pessoa. Ou seja, trata-se da visão de mundo de um indivíduo. Essa noção mostra o poder da mentalidade sob os resultados.
No mundo do empreendedorismo, aprender sobre tal conceito é muito importante. E, mais do que isso, para ter seu próprio negócio, é fundamental desenvolver um mindset de crescimento. Essa característica afeta a maneira de gerir e tomar as decisões em um negócio.
Ao contrário do que muitos pensam, quem empreende não é naturalmente talentoso ou tem uma qualidade desde que nasceu. As pessoas com um mindset de crescimento têm vontade de aprender e evoluir. E é por isso que elas aumentam suas chances de sucesso em qualquer projeto.
Além disso, para ter sucesso no empreendedorismo, é necessário que a sua equipe e os seus sócios também desenvolvam um mindset adequado.
Agora que você já sabe o que é mindset, vamos te explicar quais são os dois tipos existentes, e qual deles vai te tornar um(a) empreendedor(a) melhor.
Mindset Fixo: a mentalidade dos derrotados
Ter um mindset fixo é a pior coisa para quem quer empreender. A pessoa que mantém essa mentalidade acredita que a inteligência e as habilidades são inatas, ou seja, nascem com o indivíduo.
Assim, alguém com uma configuração mental fixa pensa que só as pessoas naturalmente talentosas alcançam sucesso. Por exemplo, elas acham que para empreender é necessário uma espécie de dom.
Dessa forma, quem está com um mindset fixo acha que o esforço e o aprendizado não podem gerar mudanças significativas. Por isso, geralmente eles tentam ser perfeccionistas e evitam qualquer desafio pelo medo de falhar. E, quando surge algum obstáculo, a pessoa já pensa em desistir e não tenta aprender com a situação.
Por exemplo, ao lançar um marketplace, há empreendedores que não abrem o negócio, pois ficam presos a detalhes. Por exemplo, um elemento do layout ou alguma funcionalidade específica. Mas, não adianta querer que tudo saia perfeito. A chave é colocar a mão na massa, receber feedback dos clientes e aprender na prática.
Como você já percebeu, essa atitude não é apropriada para quem quer ter um negócio, principalmente um negócio digital. Afinal, para isso, é preciso estudar áreas com as quais o empreendedor pode ter pouca ou nenhuma familiaridade. Também é essencial estar em constante evolução e nunca parar de buscar novos conhecimentos.
Mindset de Crescimento: a mentalidade dos vencedores
O mindset de crescimento é o mais recomendado para qualquer empreendedor(a). Essas pessoas acreditam no desenvolvimento da inteligência e de diferentes habilidades. Assim, elas sempre se esforçam para conhecer novas áreas e se aperfeiçoar.
Outra característica do mindset de crescimento é ter a mente aberta para os desafios. Tais indivíduos encaram as falhas como parte do processo e como uma ótima forma de aprendizado.
Nesse sentido, esse tipo de mindset consiste em dar mais valor à execução do que as ideias. Então, é preciso não ter medo de colocar a mão na massa e testar hipóteses. É a boa e velha ideia do: “antes feito do que perfeito”.
Por esses motivos, a mentalidade de crescimento é indispensável para aumentar as chances de sucesso de um negócio. Resumindo, quem tem um mindset fixo se preocupa com o julgamento alheio. Já as pessoas que desenvolvem um mindset de crescimento se concentram em testar, errar e aprender.
Exemplos de Empreendedores com Mindset de Crescimento
Por trás do sucesso de muitas startups, há empreendedores com mindset de crescimento. Isso porque o próprio conceito dessas empresas está relacionado à evolução contínua.
O Airbnb é um bom exemplo disso. A primeira landing page da empresa era bastante simples, pois foi produzida com custos reduzidos e baixa habilidade em programação. A solução não era a melhor possível, mas era aquela que podia ser feita de acordo com os recursos disponíveis.
Apesar disso, a ação já foi suficiente para validar a ideia, aprender com o mercado e dar o próximo passo. Com iniciativas simples, a empresa alcançou um bom volume de crescimento, para então captar mais investimento e expandir.
O mesmo aconteceu com marketplaces como Uber, Mercado Livre e Amazon. Por exemplo, a primeira versão do site da Amazon foi criada apenas pelo dono e um programador. Todas essas empresas começaram de forma simples e enxuta, e depois evoluíram seu modelo de negócios.
Esses são casos de empreendedores para se inspirar, pois tiveram uma postura de crescimento. E, alguns elementos foram determinantes para o sucesso: a coragem de testar, falhar, vender e evoluir com o tempo.
Como aplicar um Mindset de Crescimento?
No empreendedorismo, a melhor maneira de aplicar um mindset de crescimento é: colocar suas ideias em prática.
Por exemplo, vamos supor que você lance um negócio digital e esteja pensando na sua marca. Em vez de querer criar a logomarca perfeita, foque no que é possível fazer com seus recursos. Inicialmente você pode, por exemplo, contratar um freelancer. Ou, ainda, você mesmo pode criar sua logomarca, com plataformas disponíveis na internet.
Claro que é necessário fazer algo bem feito, mas você não deve ser perfeccionista nesse primeiro momento. Isto é, teste seu negócio e veja se realmente há demanda no nicho de mercado escolhido. Após isso, você pode pensar em expandir e investir mais no design da marca.
Se você ainda duvida que esse método é usado por empresas de sucesso, pense na Apple. A primeira logomarca desta empresa não era muito atraente, mas isso não impediu o negócio de dar certo.
Em suma, minha dica final é não ficar preso demais a planejamentos, planilhas e plano de negócios. Em vez disso, use um Bussiness Model Canvas. Nele, é possível sintetizar em apenas uma página como irá funcionar seu empreendimento. Depois, é só partir para a ação e testar seu negócio. Lembre-se: a execução é a parte mais importante de qualquer ideia.
Conclusão
Mindset significa mentalidade e refletir sobre ele é essencial para quem quer empreender. Existem dois tipos de configurações mentais e, para seu negócio dar certo, você deve desenvolver um mindset de crescimento.
Ou seja, é preciso entender que não existe dom para o empreendedorismo, e que habilidades podem ser desenvolvidas. Além disso, é necessário deixar de lado o apego por detalhes, colocar a mão na massa e saber que todos os erros trazem grandes aprendizados.