Introdução
As estratégias de comunicação e marketing evoluíram muito ao longo do tempo. Hoje, não faz mais sentidomais tanto sentido simplesmente expor as qualidades do seu produto ou serviço, é necessário envolver o público de forma genuína, por meio do storytelling, por exemplo.
Neste artigo, vamos te mostrar o que é storytelling, quais são as suas vantagens e como você pode aplicar essa estratégia ao seu marketplace.
O que é storytelling
O storytelling nada mais é do que contar histórias. O objetivo é conquistar o engajamento do público por meio da conexão com uma narrativa ou personagens. Afinal, o cérebro humano grava histórias de forma muito mais fácil do que dados. Trata-se de aliar o aspecto emocional ao racional na hora de se comunicar com seus públicos.
Essa estratégia pode ser muito relevante em um negócio digital ou marketplace. E, aplicá-la não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pense só, em vez de somente apresentar números, seus vendedores podem contar relatos de clientes, que demonstrem o impacto positivo do seu produto.
Na seção “quem somos” do seu site, não adianta apenas dizer que sua empresa é referência no mercado. É muito mais vantajoso contar a história do negócio, divulgar o seu propósito e os aprendizados obtidos.
Estes são apenas alguns exemplos de aplicação do storytelling em um empreendimento online. Eles mostram que, mais do que adquirir bens, os consumidores atuais buscam experiências, valores e propósito.
Vantagens do storytelling
Você já entendeu o que é storytelling e o quanto ele é importante para uma empresa. Mas, quais são as vantagens práticas dessa estratégia? Veja só:
Conexão com o público
Utilizar o storytelling ajuda a trazer uma conexão melhor com o cotidiano do seu cliente. Histórias bem contadas apelam tanto para os elementos racionais quanto para os emocionais de uma compra.
Portanto, a estratégia gera uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes. Isso porque você não estará oferecendo apenas um produto, mas expondo seus valores e criando um engajamento do público com a sua empresa.
Fidelização de clientes
Além disso, a melhor parte é que a partir dessa conexão, um bom storytelling pode contribuir para fidelizar os seus clientes. Isto é, o valor agregado do seu negócio permite que os consumidores continuem o ciclo de compra.
E, caso você ainda não saiba, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo, conforme Philip Kotler, que é considerado o “pai do marketing”. Então, contar histórias pode diminuir seus custos e melhorar a rentabilidade.
Fortalecimento da marca
Outro benefício do storytelling é o fortalecimento da marca. Com essa estratégia, é possível construir um posicionamento memorável. Assim, a sua empresa será lembrada e irá se destacar entre as concorrentes.
Isso é fundamental, principalmente no meio online, onde a concorrência muitas vezes é acirrada, já que há diversas opções para os consumidores escolherem.
Mais uma vez, vale lembrar, não adianta o seu produto ou serviço ser de alta qualidade se você não comunicar isso de forma atraente para o público. Tal estratégia está bastante relacionada ao branding, isto é, a gestão da sua marca.
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Exemplos de storytelling
Separamos alguns exemplos de storytelling de empresas inovadoras para você se inspirar:
O Google aplica o storytelling em diversas das suas campanhas. Em uma das suas ações de grande sucesso, a marca divulgou um vídeo contando a história de dois amigos de infância que se reencontraram após muitos anos sem se ver, com o auxílio de pesquisas na ferramenta. A narrativa insere a marca de forma natural e com certeza gera emoção e engajamento com quem assiste.
Airbnb
O Airbnb é o maior marketplace de aluguel do mundo e conta com uma estratégia de storytelling muito bem trabalhada. A marca tem um propósito claro e realiza diversos posts contando a vida dos anfitriões e viajantes que utilizam a plataforma. A empresa também arrecada doações para agências de apoio a refugiados, o que reforça seus valores sólidos.
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Spotify
O Spotify é um SaaS que também possui uma boa estratégia de storytelling. O aplicativo coleta dados sobre o consumo de música dos usuários. E, tais dados são utilizados para criar campanhas direcionadas para cada perfil de público, de acordo com a sua região, artista mais ouvido no período, etc.
Como aplicar o storytelling ao seu marketplace?
Existem alguns passos importantes que vão ajudar você que empreende a aplicar o storytelling ao seu negócio digital.
1. Defina a sua persona
Um passo muito importante para realizar um bom storytelling é conhecer bem o seu público. Afinal, você precisa entender para quem irá contar histórias. Para isso, uma boa dica é utilizar um modelo de personas.
A definição da persona ajuda a entender qual é o comportamento do seu cliente ideal, o que ele espera ou deseja, qual é o perfil dele, além de seus objetivos e desafios. Tudo isso é essencial para você descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com esse público.
2. Construa a identidade da marca
Além de compreender seu público, também é preciso definir a identidade da sua empresa. Ou seja, construir a missão, a visão, os valores, o propósito, a linguagem, o tom de voz, etc.
Pense no seu negócio como se ele fosse uma pessoa, com características próprias. Todos esses elementos são fundamentais, pois vão ajudar você a delimitar as melhores estratégias de comunicação de acordo com o que a sua empresa é.
3. Estabeleça objetivos e metas
Ao criar uma narrativa, é importante lembrar que ela deve ter um objetivo definido. Tal objetivo não necessariamente precisa ser vender o seu produto. Ele pode ser criar familiaridade com a marca, gerar alcance, estabelecer um vínculo ou até mesmo educar o mercado. Mas, sempre vale lembrar que as suas narrativas precisam ter uma estratégia clara.
4. Aplique a estratégia
Por fim, é hora de colocar a mão na massa e criar histórias que cativem os clientes. Você pode fazer isso em diversos canais de comunicação diferentes, e até em áreas distintas da sua empresa.
As histórias podem ser cases de sucesso apresentados pelo seu time de vendas aos clientes. Ou, vídeos institucionais contando a evolução do seu empreendimento. Também é possível aplicar o storytelling em campanhas nas redes sociais, posts no blog, e-mail marketing, no seu site, ou até mesmo nas páginas de produtos do seu marketplace. Isso porque os consumidores não buscam apenas bens, mas sim soluções para seus problemas.
Para te ajudar a criar histórias de impacto, você pode utilizar algumas perguntas para se guiar:
- Quem é o personagem principal da história?
- Qual é o problema ou desafio dele(a)?
- Como ele soluciona o problema? Nesse momento, provavelmente entra o seu produto ou serviço.
- Qual foi a evolução do personagem, ou seja, o seu antes e depois?
Conclusão
O storytelling é uma estratégia muito valiosa para gerar conexão com o público em qualquer negócio digital, como os marketplaces. Porém, é preciso sempre ter uma mensagem clara e entender qual é o perfil de cliente com o qual você está se comunicando. Dessa forma, esse tipo de ação pode gerar consumidores mais fiéis e um faturamento maior para o seu empreendimento.
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