Introdução
Para gerir um negócio, é fundamental tomar decisões baseadas em dados e não em achismos. Coletar as informações certas e analisá-las de maneira eficiente também é essencial. Por isso, existe a estratégia de Business Intelligence (BI).
Neste artigo, você vai descobrir o que é BI, quais são as suas vantagens e como aplicar essa ideia de forma prática no seu empreendimento. Vamos lá?
O que é Business Intelligence
O Business Intelligence, ou simplesmente BI, significa inteligência de negócios. Ele consiste na coleta, organização e análise de informações para a tomada de decisões em uma empresa.
Pode parecer óbvio, mas muitos(as) empreendedores(as) ainda decidem os rumos da sua empresa apenas no feeling. É claro que existem vários momentos onde quem empreende precisa arriscar. Inclusive, por isso é importante ter um mindset de startup. Ou seja, testar rápido, errar rápido e corrigir rápido. Afinal, algumas coisas são impossíveis de serem descobertas no planejamento e só serão validadas quando você lançar o negócio.
Apesar disso, hoje, com a internet, existe uma infinidade de dados e ferramentas que ajudam você a tomar decisões mais assertivas. Assim, o BI pode envolver todos os setores de uma empresa, como financeiro, marketing e vendas.
Por exemplo, é possível usar o Business Intelligence para:
- Analisar a concorrência;
- Identificar tendências;
- Definir as estratégias de marketing;
- Estabelecer os objetivos e metas estratégicos do negócio;
- Entender os resultados alcançados, identificando pontos de melhoria.
Vantagens do Business Intelligence
Você já sabe o que é Business Intelligence, mas quais são as vantagens práticas de aplicar o BI em um negócio? Confira os principais benefícios dessa estratégia:
Melhora a tomada de decisão
A base da inteligência de negócios é permitir decisões mais assertivas e embasadas em fatos. Em outras palavras, em vez de dar “tiros no escuro”, você consegue decidir os rumos da empresa a partir de dados concretos.
Para isso, também é muito importante ter um perfil analítico, definir métricas e KPIs de forma correta. Além disso, não se prenda às chamadas métricas de vaidade, como curtidas nas redes sociais, por exemplo.
Dessa forma, o Business Intelligence permite identificar padrões, prever comportamentos, reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso do seu negócio.
Diagnóstico interno
O BI é bastante utilizado para coletar e analisar dados relativos à concorrência, relacionando-se ao benchmarking.
Mas, essa estratégia também ajuda a conhecer melhor a sua própria empresa. Por meio do Business Intelligence, você consegue perceber os pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria na empresa.
Foco em resultado
A estratégia de Business Intelligence também pode ajudar a ter uma visão mais orientada a resultados. Afinal, os dados não mentem. Em vez de impressões sobre o seu negócio, a inteligência de mercado foca na performance.
Além disso, o BI possibilita identificar rapidamente os pontos que precisam ser aprimorados. Assim, fica mais fácil agir rápido para corrigir erros e maximizar resultados.
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Visão integrada
Outra grande vantagem do Business Intelligence é contribuir para uma visão ampla do empreendimento. Ou seja, não adianta acompanhar dados das áreas do seu negócio se eles não conversarem entre si.
Por exemplo, as suas métricas de marketing estão totalmente ligadas aos resultados da área financeira. E, o cenário do mercado se relaciona com os seus resultados internos.
Por isso, busque cruzar dados e enxergar o todo do seu negócio. Até porque uma área não funciona sem a outra.
Vale lembrar que, apesar de o BI apresentar muitas vantagens, é importante tomar alguns cuidados na coleta de dados pessoais na sua empresa. Então, fique de olho nas recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ferramentas de Business Intelligence
O Business Intelligence geralmente envolve a coleta e análise de um grande volume de dados. Por isso, existem algumas ferramentas que podem ajudar na obtenção das informações de forma simples e automatizada. Além disso, muitas delas permitem uma visualização mais intuitiva dos dados, por meio de gráficos e dashboards.
Confira algumas das principais ferramentas de BI:
Microsoft Power BI
O Microsoft Power BI é uma das ferramentas mais conhecidas da área de inteligência de negócios. Ela permite integrar uma grande quantidade de fontes de dados em um só lugar. Por exemplo, planilhas de Excel, redes sociais e aplicativos na nuvem.
Ainda, é possível criar dashboards e relatórios dinâmicos de forma simples e rápida. A atualização dos dados é feita em tempo real e facilita a visualização do usuário.
Google Data Studio
O Google Data Studio é outra solução bastante popular da área de Business Intelligence. A ferramenta permite integrações com todas as outras fontes de dados do Google, como Google Sheets, Google Ads e Google Trends.
A ferramenta também oferece a criação de dashboards personalizadas e que podem ser compartilhadas com a sua equipe. O melhor é a interface simples e intuitiva.
Project BI
Se você atua na área de gestão de projetos, o Project BI é uma das ferramentas mais adequadas. Com ela, é possível determinar quais projetos são realmente lucrativos para a empresa. Assim, fica mais fácil priorizar atividades e identificar pontos de atenção.
Como aplicar business intelligence ao seu marketplace?
Você já viu a importância do Business Intelligence para uma empresa. Agora, vamos mostrar dicas práticas para você aplicar essa estratégia ao seu negócio digital.
Tenha objetivos e metas claros
Antes de pensar em coletar um grande volume de dados, é preciso ter em mente que o mais importante é o motivo pelo qual você vai coletá-los. Ou seja, é fundamental ter objetivos e metas estratégicos bem definidos.
Além disso, é necessário definir os seus KPIs ou indicadores-chave de performance. Dessa forma, você terá mais assertividade ao analisar os dados, pois focará naquilo que realmente importa para o sucesso da sua empresa.
Colete e organize os dados
Em seguida, é hora de coletar os dados mais relevantes do seu negócio. Para te ajudar nesta etapa, o ideal é utilizar uma ferramenta que faça a coleta de forma automática. Isso irá garantir praticidade e também a confiabilidade dos dados.
Alguns exemplos de ferramentas são Google Data Studio, Microsoft Power BI e Project BI. É preciso selecionar quais fontes de dados serão integradas nessas plataformas. Pense em todas as métricas importantes para o seu negócio, que podem estar no Google Analytics, ferramentas de CRM, planilhas, etc.
Analise as informações
A etapa de análise é, sem dúvida, um dos estágios mais importantes da estratégia de Business Intelligence. Afinal, os dados sozinhos não dizem muita coisa. É preciso que você, empreendedor(a), e a sua equipe, interpretem os resultados de forma aprofundada, considerando as características do negócio.
Busque sempre identificar quais são os aspectos da empresa que estão dando resultado, e por qual motivo isso acontece. Verifique também os pontos de melhoria, lembrando-se de ter uma visão integrada entre as áreas.
Evolução contínua
Depois de analisar as informações, o trabalho está apenas começando! A partir da análise, você deve estabelecer o seu plano de ação. Ou seja, o que será feito para ajustar e otimizar os resultados.
E, lembre-se, esse processo deve ser contínuo. Analisar as métricas e tomar suas decisões com base em dados precisa ser uma constante.
Conclusão
Com o avanço da tecnologia, existem diversas fontes de dados relevantes, que podem ajudar empreendedores e empreendedoras. Nesse sentido, a estratégia de Business Intelligence é muito valiosa, pois diminui os riscos e aumenta as chances de sucesso do empreendimento em qualquer negócio digital, inclusive em marketplaces.
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