Introdução
Vários fatores têm levado as compras online a crescer em grande escala no mercado brasileiro há pelo menos dez anos. As vendas pela internet já se consolidaram na vida e no cotidiano dos clientes. Em tempos de pandemia, elas se tornaram ainda mais importantes.
Você também pode aproveitar este crescimento para fazer bons negócios, vender mais e se consolidar no mercado. Entretanto, é preciso se planejar e seguir alguns passos estratégicos. Neste conteúdo iremos te explicar passo a passo. Acompanhe!
O que são compras online?
Como a expressão já sugere, compras online são aquisições feitas por meio da internet.
Entretanto, há diversos tipos de vendas que podem ser feitas por meio da web. Há modelos tradicionais de compras online por varejo, mas também é possível negociar por atacado, por assinatura, por orçamento e outros meios.
Por isso que hoje pode-se comprar tudo pela internet: um produto qualquer do supermercado (ou a compra inteira do mês), comida, bebidas, um automóvel ou até mesmo equipamentos industriais de alto valor.
Inclusive, você pode até mesmo comprar coisas que não existem fisicamente, como uma licença de software, títulos financeiros e outros serviços digitais.
Se você pensa em empreender nesse meio, existem alguns conhecimentos e ferramentas usadas:
- Programação e elaboração técnica da loja digital;
- Marketing e conhecimentos em vendas;
- Business Intelligence e conhecimentos de mercado;
- Administração empresarial;
- Gestão de estoque e conhecimentos sobre logística.
Mas, você não precisa dominar totalmente nenhum destes saberes ou instrumentos para começar o seu próprio negócio de compras online.
Há serviços e ferramentas que podem te ajudar a criar rapidamente um marketplace completo, funcional e lucrativo, customizado para as necessidades dos seus clientes.
Dica: descubra como criar um negócio digital do zero neste ebook gratuito.
Cenário das compras online
Quando falamos de compras digitais, estamos tratando de um mercado que está em plena expansão. Apenas em 2020, o setor apresentou crescimento de 122% em comparação com o ano anterior. Embora muito deste crescimento tenha sido impulsionado pela pandemia da Covid-19, o mercado mostra bons resultados há anos.
No período, as compras digitais foram responsáveis por movimentar mais de R$ 115 bilhões. Os dados são da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, publicados no fim de 2020 pela Folha de S. Paulo.
Os especialistas do mercado acreditam que as compras online mantenham um patamar maior do que o de tempos anteriores ao Coronavírus. Ou seja, mais do que nunca, as vendas pela internet vieram para ficar.
Especialmente no setor de Marketplace, os resultados têm sido mais otimistas do que nunca. Embora as grandes varejistas do país ainda representem a maioria do faturamento nas compras online, há diversos nichos de consumidores que podem e já têm sido explorados.
No primeiro semestre de 2020, as vendas no formato de Marketplace foram responsáveis por 78% de todo o e-commerce do país. As informações foram publicadas no relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit/Nielsen e pela Elo.
Os números da crescente expansão do e-commerce brasileiro, junto ao provável futuro pós-pandemia, dão um claro recado aos empreendedores que possuem negócios de venda por loja física: é fundamental digitalizar a sua empresa e também começar a vender pela internet!
Vantagens dos sites de compras online
Quando falamos de compras online, vale ressaltar que estes diversos modelos de negócio trazem grandes vantagens tanto para quem compra, como para quem vende:
Praticidade
Comprar pela internet é uma experiência extremamente fácil. Basta acessar o site ou o app da loja, selecionar os produtos que deseja comprar, definir uma forma de pagamento, introduzir os dados da entrega e pronto.
O cliente compra de casa ou de qualquer lugar em que estiver, desde que tenha acesso à internet. O produto chega em sua casa ou no lugar que decidir retirar. Tudo sem complicação, algo que pode ser feito em poucos minutos e meia-dúzia de cliques.
Para o vendedor, a venda também é um processo fácil. As informações da compra chegam consolidadas. Basta despachar o produto adquirido do estoque uma vez que o pagamento tenha sido confirmado.
Investimento acessível
Abrir uma loja digital ou um marketplace é mais fácil e barato do que você imagina. Sob o ponto de vista da estrutura de tecnologia, o investimento é baixo e fácil de administrar com o apoio de uma empresa parceira especializada que providencia a plataforma do seu site.
Se pensarmos em recursos humanos, você vai precisar de bem menos colaboradores para gerenciar o seu marketplace em comparação a uma loja presencial. Quando se trata de infraestrutura física, o valor dos investimentos também é muito mais acessível.
Ao gastar menos para colocar a sua ideia no ar, a sua empresa reduz custos operacionais e pode oferecer custos reduzidos ao cliente final, seja ele uma pessoa física ou outra empresa. Eficiência e compras digitais sempre andam juntas.
Escalabilidade
Quando um negócio físico cresce, toda a infraestrutura precisa crescer junto com ele: obras, pessoal, custos fixos, etc. Isso representa um grande aumento nas despesas da empresa. O mesmo não acontece da mesma forma com sites e plataformas de compras online.
Estes sistemas possuem o que nós chamamos de escalabilidade. A empresa está preparada para atender a um público muito maior com a mesma estrutura de dados e sistemas que ela já possui. Isso significa que a sua demanda se multiplica, os seus custos permanecem baixos.
Quando se trata de um Marketplace, a escalabilidade do é ainda maior. À medida que o sistema passa a contar com mais vendedores, mais produtos/serviços, mais negócios e mais operações de pagamento, a sua lucratividade cresce consideravelmente sem que o empreendedor precise comprar nenhum computador a mais.
Dica: descubra neste webinar gratuito o que é melhor: vender em marketplace ou criar um marketplace.
Trabalho remoto
Depois que o site já foi colocado em operação, a sua gestão diária é simples e permite que os empreendedores e seus colaboradores trabalhem de casa. Este é um ponto muito importante em tempos de pandemia, à medida em que ações de isolamento dificultam o trabalho presencial.
Note que se você investir na criação de um Marketplace, você irá operar a venda de terceiros, mas não terá sequer que lidar com a gestão de estoques, o que faz com que o seu trabalho seja mais voltado realmente à administração da plataforma de vendas e da experiência dos clientes.
Tipos de sites de compras online
Como dissemos no começo deste conteúdo, o universo das compras online envolve uma série de diferentes modelos de negócio. Vamos conhecer os principais tipos nos quais você pode investir hoje:
Loja virtual
A forma mais convencional de vender pela internet. Uma empresa abre uma loja virtual para atender a seus clientes diretamente. A partir deste e-commerce, o cliente tem acesso aos produtos e serviços oferecidos pelos vendedores, podendo adquiri-los e já realizar o pagamento naquele mesmo ambiente virtual.
Marketplace
Um marketplace é como uma loja virtual que reúne os produtos de diversas outras lojas virtuais. É, literalmente, um shopping virtual.
Neste ambiente digital, inúmeros vendedores anunciam os seus produtos e serviços, o que aumenta consideravelmente a exposição de cada item. Em contrapartida, o vendedor paga comissão por venda ao Marketplace e/ou taxas de manutenção, dependendo de cada empresa.
Você pode ser um vendedor no Marketplace, anunciando os produtos de sua loja a fim de aumentar a visibilidade e conquistar mais vendas. Existem inúmeros marketplaces aos quais o seu negócio pode se inscrever.
Ou, melhor ainda, você pode criar o seu próprio Marketplace, podendo reunir pessoas e empresas interessadas em vender produtos e serviços para negociar na sua plataforma.
Estabeleça condições competitivas para seus vendedores, acessíveis para os clientes e lucrativas para você. O número de negócios feitos por dia pode escalar rapidamente, sem que o seu custo operacional cresça na mesma proporção.
Dropshipping
No dropshopping, que também tem se tornado cada vez mais comum no ramo das compras online, compradores, vendedores e fornecedores possuem algumas vantagens estratégicas no processo de compra.
Acontece da seguinte forma: o revendedor negocia pela internet produtos para o cliente final que não estão fisicamente em seu estoque, mas ainda estão armazenados com o fornecedor. Com a compra consolidada, opera-se a entrega ou a retirada do produto de maneira direta, simplificando esta cadeia logística.
Perfis de clientes das compras online
Existem diferentes tipos de clientes na internet. Por exemplo, você pode vender para consumidores finais ou empresas.
Confira abaixo os principais perfis de cliente das compras online:
B2B – Business to Business: neste tipo de negócio, empresas vendem para empresas. Isso inclui atacado, venda de matéria-prima, produtos de transformação, serviços terceirizados, entre outros.
C2C – Consumer to consumer: negociação digital entre pessoas físicas. Podem vender de tudo, produtos novos ou usados, bem como serviços.
B2C – Business to Consumer: empresas cujo cliente são consumidores finais. Envolve principalmente varejistas e clientes de serviços para pessoa física.
Como criar um site de compras online?
Agora que já entendemos os formatos e características dos principais sites para compras online, como afinal criar um para você?
Pesquise e defina um nicho de mercado
Definir o nicho de mercado é uma etapa fundamental. Só faz sentido investir em vendas se você sabe quem irá comprar e o que será negociado. Pesquisas de mercado, relatórios, notícias e estatísticas podem te ajudar a compreender os nichos que hoje podem trazer maior rentabilidade.
Escolha o modelo de negócios
De acordo com o nicho que você julgou ter mais potencial para os seus negócios, escolha entre o seu modelo de site de compras digitais. Você prefere uma loja virtual, um marketplace ou operar no formato dropshipping? Avalie riscos, oportunidades, forças e fraquezas de cada modelo de acordo com a sua realidade.
Crie a estratégia de marketing
Definidos os clientes, os produtos/serviços e o modelo de negócio da empresa, já é possível elaborar uma estratégia de marketing para o seu site de compras online. Naturalmente, a estratégia se modifica de acordo com o modelo.
Por exemplo, se você vai operar uma loja digital, o foco está em atrair clientes em potencial por meio do marketing digital e/ou tradicional. Se você vai para o Marketplace, será necessário definir uma estratégia para captar tanto clientes finais, como vendedores para anunciar em sua plataforma.
Escolha uma plataforma
A sua empresa não precisa criar um site do zero para operar de maneira lucrativa. Você pode contratar uma plataforma pronta e customizá-la para o seu negócio, seja ele uma loja digital, um marketplace ou um dropshipping.
Se você optou pelo Marketplace, a melhor plataforma disponível é a Ideia no Ar. Com ela, você pode criar rapidamente um marketplace de produtos e serviços por transação, ou oferecer serviços por orçamento ou por aluguel.
Conclusão
O mercado das compras digitais está para quem já era lojista, mas também para quem nunca fez parte do mercado de vendas. Contudo, para entrar nele com bons resultados, ter planejamento e usar as ferramentas corretas é indispensável.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.