Introdução
Você já conhece os serviços de Relações Públicas? Estes profissionais podem fazer a gestão da imagem e do relacionamento da marca com vários públicos. No mercado de hoje, apenas oferecer produtos e serviços por um preço razoável não basta. É preciso ter visibilidade e construir uma relação positiva com diferentes grupos.
Por isso, neste texto vamos falar sobre o que é Relações Públicas. Também vamos explicar sua importância, as principais estratégias do RP para startups e como desenvolver boas Relações Públicas na sua empresa. Acompanhe conosco!
O que é Relações Públicas?
Uma empresa não é um organismo isolado do mundo. Empresas possuem valores. Têm uma imagem a zelar, uma reputação para cuidar e relações de diferentes naturezas com diversos agentes – relações financeiras, afetivas, comerciais, e outras.
A reputação de uma empresa e as suas relações com os diferentes setores do mercado podem interferir diretamente na sua capacidade de vender. Mas esse não é o único motivo pelo qual você deve se preocupar com as Relações Públicas da sua empresa, como você verá adiante.
Por que a sua empresa é relevante para o público? Você pode até ter certeza de que ela é. Mas o público pode não saber. Vale lembrar que quando falamos em público, não nos referimos apenas a clientes.
Diversos públicos interagem diretamente ou indiretamente com uma marca. Tais como:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Empresas e pessoas parceiras;
- Veículos de imprensa;
- Investidores e acionistas;
- Autoridades e entidades públicas;
- Colaboradores;
Os profissionais de Relações Públicas são os responsáveis por planejar e administrar como a empresa se manifesta diante de seus públicos. Eles estabelecem formas de transmitir narrativas, ideias e os valores que sua empresa defende.
As Relações Públicas são um ramo do universo da Comunicação Social. Hoje você irá entender porque faz muito sentido contar com os serviços de um profissional desta área para o seu negócio.
Diferença entre Relações Públicas, Marketing, Jornalismo e Publicidade
Dentro da Comunicação Social existem setores mais específicos de conhecimento, dos quais se destacam as Relações Públicas, o Jornalismo, a Publicidade e Propaganda, além do Marketing. Apesar de relacionadas, estas áreas são distintas e interdependentes.
O profissional ou a equipe de Relações Públicas é responsável por elaborar as estratégias de comunicação que tem a finalidade de construir uma relação mutuamente benéfica e construtiva com os diferentes públicos. O RP analisa as características da empresa e planeja as melhores formas de comunicar sua imagem ao público.
No Jornalismo, por sua vez, estão os serviços de imprensa: jornais impressos, rádio, TV e internet; revistas; reportagens e similares. Os jornais costumam ser independentes, mas boa parte dos veículos de imprensa realizam coberturas sobre empresas. Por isso, a imprensa também é um público possível para as Relações Públicas divulgarem suas mensagens.
O Marketing e Publicidade e Propaganda são a subárea da Comunicação Social mais voltada ao mundo das vendas. Enquanto o Marketing trabalha com formas de prospecção, conversão e fidelização de clientes em diferentes suportes, Publicidade e Propaganda trabalham com a elaboração e a transmissão de mensagens persuasivas de vendas de produtos, serviços e ideias.
Note que marqueteiros, publicitários e jornalistas têm um público mais específico, ao passo em que o profissional de RP precisa contemplar todos os públicos da organização em seu planejamento. Dadas as especificidades de cada profissão, o ideal é que estes profissionais trabalhem em sintonia.
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Importância das Relações Públicas para startups
Relações Públicas são importantes para qualquer empreendimento, independentemente de seu porte ou modelo de negócio. Nas startups, entretanto, RP tem um papel ainda mais relevante, que pode ser um diferencial de sucesso para a empresa.
Isso acontece porque a maioria das startups apresentam produtos ou serviços inovadores, modelos de negócio disruptivos ou filosofias de mercado fora do tradicional. Sendo assim, não basta vender o que a empresa produz. É preciso convencer constantemente os variados públicos sobre a relevância daquele negócio, seja do ponto de vista comercial, mas também social.
Uma startup precisa convencer clientes a comprar seus produtos e serviços. Ao mesmo tempo, precisa persuadir investidores a aplicar seu capital no crescimento da empresa. Precisa também manter bons laços com fornecedores a fim de obter os melhores preços em estoque e insumos. Mas não para por aí.
Em primeiro lugar, uma boa relação com a imprensa gera mídia espontânea para a marca e maior visibilidade. A criação de parcerias estratégicas pode reduzir custos operacionais e potencializar a rentabilidade. A comunicação interna com colaboradores promove mais motivação, acaba com ruídos e fofocas.
Como você percebeu em todos estes exemplos, as Relações Públicas atuam para construir um relacionamento positivo e criar estratégias de comunicação que sirvam aos propósitos da empresa.
Como as startups precisam de visibilidade positiva e boa reputação para crescer e vender mais, nada disso será possível sem um investimento em RP.
Isto significa que empresas mais tradicionais não precisam de Relações Públicas?
De forma alguma. Mesmo modelos mais conservadores de negócio ganham consideravelmente quando passam a trabalhar RP de maneira estratégica. Ela pode evitar desgastes, além de promover a visibilidade do empreendimento.
Estratégias de Relações Públicas para startups
O time de Relações Públicas lança mão de diversas estratégias para administrar o relacionamento da empresa com os diferentes setores do mercado. As principais delas são as seguintes:
Planejamento estratégico de comunicação
O RP da empresa realiza um diagnóstico e necessidades com base nas características da empresa, na situação do mercado e na análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). A partir deste diagnóstico, elabora um planejamento estratégico de comunicação e um plano de ação para as relações da organização com o público.
Gestão de relacionamento
Os profissionais de RP mapeiam quem são os principais públicos com os quais a organização se relaciona. Assim, é possível executar estratégias específicas de comunicação e relacionamento para cada um deles de acordo com as prioridades do negócio.
Gestão de marca ou branding
A marca, o slogan, a identidade visual e o pitch de uma empresa dizem muito sobre seus valores e modelo de negócio. O RP também atua para moldar e gerenciar o branding da organização. Tudo pensado para mantê-lo sempre em sintonia com as expectativas dos diferentes públicos e as especificidades do negócio.
Pesquisas
O seu time de RP também pode fazer diferentes tipos de pesquisa para ajudar a entender qual é o momento da organização e quais os próximos passos a seguir. A equipe realiza as pesquisas, monta relatórios e apresenta aos gestores responsáveis.
- Satisfação: pode ser aplicada em clientes ou também em colaboradores;
- Mercado: pesquisas para entender as vontades dos clientes, seu potencial de compra ou ainda para aferir as táticas utilizadas pela concorrência;
- Institucional: pesquisas como esta tem a finalidade de aferir como anda a imagem e a reputação da marca diante dos diferentes públicos.
Eventos
Eventos podem ser uma boa forma de impulsionar o relacionamento da empresa com seus públicos. O RP da sua empresa pode elaborar estes eventos, delimitando públicos, contratando empresas terceirizadas, realizando os convites, planejando as participações dos executivos da organização, etc.
Desta forma, nas startups, a realização ou a participação em eventos do mercado é fundamental para difundir a marca, expandir networking e abrir oportunidades de negócio e parcerias.
Produção de conteúdo
Produção de conteúdo institucional, notícias da empresa, novidades sobre o modelo de negócio, vídeos, documentários e galerias. O RP da sua startup também pode gerar uma infinidade de conteúdo para aumentar o engajamento do público com o empreendimento.
Gestão de crise
Crises podem acontecer com qualquer empresa, e as crises podem nascer de qualquer incidente: uma fofoca não esclarecida; um acidente de trabalho; um processo na Justiça; uma entrevista mal interpretada, etc.
Assim, diante de um cenário negativo como este, o time de RP toma ações para minimizar os danos da crise ou, se possível, solucioná-la rapidamente. O RP pode emitir comunicados; manifestar a opinião da empresa para a imprensa; esclarecer mal entendidos ou publicar as ações que serão tomadas pelo empreendimento para acabar com a situação problema.
Como desenvolver as Relações Públicas na sua startup
Vamos colocar a mão na massa: veja um passo a passo de como desenvolver as Relações Públicas na sua startup:
Defina a equipe
Quem vai trabalhar com RP na sua empresa? A startup pode contratar uma equipe própria, seja por CLT ou via contrato PJ. Ela pode ainda fazer contrato com uma agência especializada em relações públicas. Isso irá depender dos recursos e da estratégia que a empresa deseja implementar.
Diagnóstico
O time de RP fará um diagnóstico sobre a situação da empresa. Para isso, irá se basear em indicadores, pesquisas internas e externas, inteligência de mercado, análise SWOT e outros inputs.
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Mapeamento de públicos
É preciso entender quais são os públicos com os quais é estratégico que a startup mantenha relações. Embora os públicos sejam os mesmos para quase todas as empresas, cada momento e cada caso exige uma hierarquização diferente. O RP definirá isso também.
Definição das estratégias
É o momento de definir um orçamento para as RP da sua empresa. Esse orçamento deve ser calculado de acordo com as estratégias que serão utilizadas, quais canais, com que frequência e de que forma este dinheiro será investido.
Objetivos e metas
É possível estabelecer metas para as RP de sua empresa. Mas é fundamental que elas sejam concretas e mensuráveis. Alguns exemplos possíveis de metas são:
- Conseguir o equivalente a determinado valor em mídia espontânea;
- Obter pelo menos 2 aparições em grande mídia por trimestre por razões positivas;
- Implementar com sucesso determinado canal de comunicação até o mês X;
- Aumentar o retorno sobre investimento (ROI) de RP em pelo menos 20% nos próximos 3 meses;
- Melhorar a percepção do público sobre a marca nas redes sociais;
- entre outras.
Mensuração
Mensurar seus esforços é fundamental para melhorar continuamente as suas relações públicas. Nas startups existe uma filosofia de testagem constante, que serve para corrigir erros, melhorar estratégias incompletas e incrementar técnicas bem sucedidas. Você pode aplicar este mesmo mindset para RP.
Conclusão
As Relações Públicas da sua empresa são estratégicas para ela vender mais, engajar públicos e manter um bom relacionamento com diferentes agentes do mercado. Se você ainda não tem estratégias de RP na sua startup, não é tarde para começar.
O ideal é que a sua empresa conte com os serviços de profissionais formados e especializados em Relações Públicas. Mas você mesmo pode conhecer e implementar algumas destas técnicas por conta própria. Para isso, esperamos que este conteúdo tenha sido útil.
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