Introdução
2021 é o primeiro ano no qual estamos vivenciando pelo menos o começo do chamado “novo normal”. Um ano em que temos a esperança de que a pandemia da Covid-19 vai se tornar coisa do passado. Você tem a chance de empreender com muito sucesso neste ano e nós queremos te ajudar. Venha conhecer os negócios promissores 2021!
Os negócios promissores 2021 são a grande oportunidade para você empreender com mais sucesso, ganhar dinheiro e ainda oferecer serviços que o público adora ou precisa muito. Nós, da Ideia no Ar, pensamos muito e chegamos com alguns modelos de negócio que prometem ser um verdadeiro sucesso neste ano. Acompanhe conosco!
Cenário dos negócios na pandemia
A pandemia ainda castiga o nosso país e a nossa economia. Nos meses de março e abril de 2021 batemos recordes sucessivos de mortes pela covid-19. Entretanto, podemos dizer que há alguns motivos para ter esperança de melhora. Em especial, a vacinação que já tem sido realizada na população mais velha, bem como em outros grupos prioritários.
Por outro lado, a pandemia reforçou muito os negócios digitais em diversos modelos de empreendimento. Antes mesmo que a gente traga alguns indicadores para mostrar isso, vamos te convidar a refletir conosco: a sua vida ficou mais digital a partir de 2020?
Provavelmente sim: você e a maioria das pessoas trocou algumas atividades presenciais pelo online.
Isso representou grandes oportunidades para diversos tipos de negócios que já tinham a internet como seu suporte nativo. Os marketplaces, por exemplo, cresceram 56% em 2020 comparados ao ano anterior, segundo a pesquisa feita pela Ebit/Nielsen. O setor do delivery, que já vinha aquecido antes da pandemia, cresceu 27% no mesmo período.
As pessoas deram um jeito de trabalhar. Muitas empresas fecharam as portas. Muitas outras quase foram à falência. Milhões de brasileiros perderam o emprego. Diante disso, a necessidade e a criatividade entraram em ação, criando negócios lucrativos 2021. Neste ano a economia tem apresentado uma tímida recuperação, que deve ficar mais perceptível à medida que nossa gente é vacinada.
Mudança de mentalidade e do mercado com a pandemia: é preciso se digitalizar
Porém, vamos supor um cenário de negócios pós-pandemia. Será que os negócios digitais que nasceram ou que cresceram durante a crise sanitária vão deixar de existir e se enfraquecer com o retorno de mais atividades presenciais? Bem, não é isso o que pensam especialistas do mercado e os números também apontam uma consolidação dos negócios digitais 2021.
Para além de seus danos, a pandemia ajudou a educar o mercado e alterar a mentalidade dos empreendedores. Muita gente que passava longe dos computadores antes de 2020 passou a empreender e a consumir utilizando celulares e tablets. O mercado se acostumou e se moldou às novas necessidades do público.
Iniciativas de economia colaborativa, que já apresentavam crescimento em 2019 e em anos anteriores, mostraram grande força e resiliência para crescer mesmo durante os piores momentos da crise causada pela covid-19. O recado para os empreendedores era mais do que claro: eles precisavam se digitalizar.
E eles vêm com tudo para 2021, mais digitais do que nunca. Hoje, você pode pagar com um PIX em quase qualquer empreendimento do país, mesmo que seja apenas a padaria da esquina. Inclusive, o seu supermercado hoje também pode ser totalmente digital, com pedidos feitos pelo aplicativo que chegam rapidamente.
Além disso, com mais gente em casa, se multiplicaram pelo mercado restaurantes que atendiam apenas por delivery. Mas, na verdade, a empresa é a casa de uma família que estava conquistando a sua renda mensal por meio de um negócio familiar. Muitos destes pequenos e despretensiosos empreendimentos cresceram e se mostraram extremamente lucrativos.
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Os empreendedores digitais
E estes são apenas um dos muitos exemplos possíveis de negócios digitais que se multiplicaram durante a pandemia e hoje prometem crescer ainda mais. Mas quem aí não conhece pelo menos um amigo que:
- Virou criador de conteúdo/influencer/tik tok;
- Abriu um marketplace ou uma lojinha digital;
- Começou a trabalhar como motorista de aplicativo;
- Passou a cozinhar deliciosos pratos para vender no delivery;
- Se tornou freelancer em algum trabalho home office;
- Desenvolveu algum tipo de negócio digital que dá pra fazer em casa.
Temos quase certeza que você conheceu pelo menos uma pessoa que fez uma coisa dessas. E se não conhece, provavelmente essa pessoa era você.
Mudança de mentalidade dos consumidores
E não foi só a mentalidade dos empreendedores que mudou. A cabeça dos clientes também passou a encarar de outra forma os processos de decisão de compra, se tornando muito mais exigentes com o mercado.
Por isso, os negócios promissores 2021 vão precisar atender com empatia e todos os cuidados com a saúde de seus clientes. A experiência da pandemia mostrou que as empresas com a maior responsabilidade social com relação à doença quase sempre também eram as mais procuradas pelos clientes.
Além disso, os consumidores passaram a valorizar muito o seu conforto e a sua praticidade. Por isso, hoje não basta que a sua empresa ofereça delivery. O ideal é que ela permita pagamento remoto e evite ao máximo possível o contato físico entre entregador e cliente. Especialmente em casos nos quais os consumidores fazem parte do grupo de risco da covid-19.
Inclusive, até mesmo as pessoas mais velhas passaram a consumir pela internet como nunca fizeram antes. Como um grupo de pessoas que precisa se cuidar mais, elas passaram a realizar mais pedidos de compras, serviços e outros procedimentos, tudo pelo celular – ou com o apoio de uma pessoa de confiança.
Algumas empresas tentaram fingir que a pandemia não existe e mantiveram o seu modelo de negócio praticamente intacto. Na maioria das vezes, isso não deu certo. Com as novas demandas do público e a reinvenção dos empreendimentos digitais, os negócios da internet tem tudo para crescer a uma taxa inédita.
Negócios promissores 2021
Marketplace
Nós já trouxemos alguns dados específicos sobre os marketplaces e seu crescimento exponencial. Mas a verdade é que este é um modelo de negócios que se adaptou muito ao novo mercado em que vivemos.
Hoje, por exemplo, você mesmo pode abrir um marketplace. E você pode fazer isso sem gastar com estrutura ou grandes investimentos em tecnologia. As soluções estão ao alcance das mãos. A plataforma do Ideia no Ar permite que você abra um marketplace rapidamente.
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Alimentação/delivery
Seja para refeições rápidas do cotidiano ou para aquele jantar especial de sábado à noite (em casa ou por videochamada), os marketplaces de delivery “nadam de braçadas” durante a pandemia.
Tem dois casos em especial que são conhecidos por todos: o iFood e o Uber Eats. Mas você sabia que existe uma plataforma similar que se especializou em pequenas e médias cidades do interior? É o Delivery Much, presente de norte a sul do país, mas fugindo das capitais.
Outro grande case de sucesso não é para comer, mas para beber. O marketplace Zé Delivery entrega bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de outras conveniências, em diversas cidades do país. O app já foi baixado por mais de 3 milhões de usuários.
Setor de beleza
Mesmo com uma menor frequência de saídas de casa, as pessoas não pararam de cuidar de seus corpos e de sua aparência. Aqui também existem serviços digitais para atender a esta demanda.
Se os clientes não podem ir até os salões de beleza, então os profissionais vão até os clientes. Alguns aplicativos especializados ajudaram a criar uma ponte entre contratantes e prestadores de serviços de cabeleireiro, manicure, massagens e até mesmo procedimentos de saúde como fisioterapia, yoga e outros.
Mercado pet
Na maioria das localidades do Brasil, pet shops, agropecuárias e clínicas veterinárias foram declarados como serviços essenciais e não tiveram de fechar suas portas por muito tempo. Entretanto, essas empresas também foram obrigadas a criar presença digital e aprimorar seus serviços de delivery e atendimento a domicílio.
Com as pessoas por mais tempo em casa, cresceu o número de pets adotados para fazer companhia. Logo, também subiu a demanda por produtos e serviços do setor.
Infoprodutos
Textos, vídeos, séries, podcasts, correção de trabalhos acadêmicos, entre outros. Profissionais com expertise usaram a internet para encontrar pessoas interessadas em adquirir produtos nascidos da informação.
Plataformas especializadas ajudaram a aproximar estes prestadores de serviços aos seus clientes, e durante a pandemia o crescimento deste setor foi exponencial.
EAD
A educação a distância é uma das principais marcas registradas do período pandêmico. Iniciativas tradicionais de EAD, como as universidades privadas, tiveram um crescimento considerável mesmo em um mau ano para a economia: 7,2% em 2020.
Mas não é apenas a educação formal que cresceu: plataformas como Udemy, Coursera e Rock University, com conteúdos livres e profissionalizantes, também se consolidaram neste mercado. Iniciativas gratuitas, como o Sebrae e outros órgãos públicos também fizeram a diferença.
Consultorias
Os especialistas também foram trabalhar de casa. E tornaram seus serviços mais acessíveis. Alguns ramos em especial tiveram grande aumento de oferta de serviços em consultoria, como por exemplo:
- Financeiro/investimentos;
- Apostas esportivas;
- Consultoria de carreira;
- Marketing digital;
- Consultoria empresarial;
- Entre outros.
Dropshipping
O dropshipping é um modelo de vendas nos quais o seu negócio vende produtos que ainda estão no estoque do fornecedor. Funciona bem para empresas digitais porque você não vai precisar investir em gestão de estoque, apenas em estratégias de venda. Além disso, permite trabalhar de casa.
Passos para criar um negócio digital
Não existe uma fórmula de ouro, mas via de regra, você precisa:
- Encontrar um nicho de mercado: use dados para entender onde você pode empreender com demanda de consumo e boas chances de lucro;
- Contratar as soluções corretas: seja uma plataforma, um app ou um SaaS. Use a que mais se adequa às suas necessidades; Invista também em equipamentos, se necessário;
- Planejamento estratégico/marketing: tudo o que diz respeito à gestão do seu negócio – do dinheiro às redes sociais;
- Muito trabalho: mão na massa! Dedique-se, afinal, você é seu próprio chefe;
- Monitoramento de métricas: fique de olho nos indicadores do seu negócio para entender onde está acertando e onde está errando;
- Expansão: os negócios estão indo bem? Que tal contratar, investir e crescer mais?
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