Quando se fala em converter clientes e conquistar sua fidelidade a internet borbulha com propostas milagrosas que, na maioria das vezes, não passam de pura invenção.
Contudo, algumas estratégias realmente funcionam e entre elas a mais importante é o Momento Zero da Verdade.
Esse momento, o qual todos deveriam estar de olho, se refere a um período que antecede até mesmo a decisão de compra do consumidor.
Ao olhar atentamente para esse momento, podemos ver que os clientes estão à nossa disposição, esperando para que possamos influenciá-los e convertê-los.
Desse modo, o ZMOT, como também é conhecido, ganha um espaço especial entre as estratégias de marketing e se torna a carta na manga que você tanto esperava.
Nós sabemos da importância do Momento Zero da Verdade e queremos que você também saiba, por isso preparamos esse texto completo onde vai aprender o que é, os quatro pilares e como colocar o ZMOT em prática na sua empresa!
Os 4 Pilares do Momento Zero da Verdade
O ZMOT não é uma prática recente, afinal ele nomeia o momento de pesquisa e exploração que antecede uma decisão de compra.
Ou seja, O momento Zero da Verdade é aquele período em que damos uma olhada na internet a fim de escolher se vamos ou não comprar algo.
Por mais que ele sempre tenha existido, o ZMOT se intensificou e se tornou mais relevante para o marketing nos últimos tempos. Isso porque, com a revolução tecnológica e a facilidade de acesso a internet, essa prática passou a ser feita com uma maior frequência.
A descoberta de sua importância se deu graças ao Google, que em pesquisa com a Shopper Sciences, entrevistou mais de 5 mil empresas com o objetivo de saber como seus consumidores agiam nesse momento.
Foi descoberto que a maioria dos compradores seguem um mesmo caminho quando estão em busca de sua escolha ideal de consumo. E a partir de tais proximidades entre as jornadas, desenvolveram 4 pilares que dão sustentação ao ZMOT.
São eles:
- Ranqueamento orgânico em mecanismos de pesquisa
- Oferecer diferenciais na hora da escolha como tabelas comparativas
- Cultivar boas avaliações e reviews online
- Oferecer cupons, descontos e ofertas
Mas antes de entrarmos em detalhes sobre cada um destes pilares, separamos um vídeo produzido pelo Google no qual explica a diferença entre esses e os demais Momentos da Verdade.
Em uma visão mais tradicional, pensava-se apenas no FMOT (First Moment of Truth ou Primeiro Momento da Verdade) e no SMOT (Second Moment of Truth ou Segundo Momento da Verdade).
Entretanto, estes momentos se voltavam a entender como influenciar o consumidor após a decisão de consumo, perdendo muitas oportunidades em não olharem para o ZMOT.
Separamos também um conteúdo completo sobre o Momento Zero da Verdade para que você possa se aprofundar nesse assunto!
Ranqueamento Orgânico em Mecanismos de Pesquisa
O primeiro pilar que compõe o ZMOT é o de ranqueamento orgânico em mecanismos de pesquisa. Afinal, como havíamos explicado, esse momento da verdade se volta para um processo de pesquisa que antecede a decisão de compra.
Logo, ao estar bem ranqueada, a sua marca consegue se fazer presente durante as buscas de seus consumidores.
Quando falamos em posicionamento orgânico, é natural que logo relacionamos essa ideia ao Google, até porque essa plataforma é a mais influente no ramo, sendo responsável por responder 90% de todas as perguntas da internet.
Desse modo, o que devemos nos focar para conseguir por tal pilar em funcionamento é pensarmos em formas de nos colocarmos bem neste mecanismo de busca específico.
Para isso, o melhor é investir em estratégias de SEO que te ajudem a otimizar seu site e fazer dele mais convidativo ao Google.
Vale ressaltar aqui que estar bem ranqueado não é simplesmente vantajoso, como um extra para o seu site, mas algo que deve ser pensado como primordial.
Isso porque, segundo a Smart Insights, apenas os primeiros posicionados do Google conseguem converter cliques.
Em dados numéricos, isso significa que o primeiro colocado detém 34% de todos os cliques, seguido pelo 2° com 17% e o terceiro com 11%.
Esses valores diminuem até serem nulos por volta do 15° link. Ou seja, se você não estiver entre os primeiros para as suas palavras-chave, isso é o mesmo que não existir para os seus clientes!
Oferecer Diferenciais na Hora da Escolha Como Tabelas Comparativas
Outro ponto muito importante do Momento Zero da Verdade é que nesse período é sua função como marca ajudar, o máximo possível, os seus clientes para que eles consigam decidir por uma compra.
Isso significa que você deve oferecer ferramentas para tal, e entre elas nada é melhor do que tabelas comparativas!
Se você não é um recém chegado ao marketing, já deve ter escutado falar por aí que oferecer muitas opções para os seus clientes pode ser uma estratégia furada.
Isso acontece porque, quando em meio a muitas possibilidades, as pessoas se sentem perdidas e não sabem qual escolher. Desse modo elas ficam amedrontadas pela possibilidade de tomar uma decisão errada e acabam por não escolher nenhuma das opções.
As tabelas comparativas são a chave para que o consumidor não fuja das suas escolhas e consiga se decidir.
Ao colocar lado a lado as vantagens e características de cada um de seus produtos ou modelos, fica fácil para a clientela escolher aquele que melhor se encaixa em suas escolhas.
Observe o site da Amazon por exemplo. Eles usam exatamente esta estratégia ao compararem os diferentes modelos de kindle disponíveis na loja.
Cultivar Boas Avaliações e Reviews Online
Esse pilar pode parecer um tanto óbvio, mas infelizmente não estamos acostumados a dar a ele a devida importância.
Pense em um movimento de compra que você mesmo faz no seu dia a dia.
É natural que antes de realizar um consumo você procure saber se a marca da qual deseja comprar é confiável e se o produto ou serviço é realmente bom.
Para isso, nada melhor do que buscar o que pessoas que já consumiram acharam afinal!
Segundo dados da Bright Local, mais de 90% dos consumidores entre 18 e 34 anos têm o costume de buscar por avaliações online antes de realizarem qualquer compra. E ainda, que 57% deles só compram caso os reviews sejam entre 4 e 5 estrelas.
Isso tudo fora o fato deles estarem dispostos a pagar até 35% mais por produtos bem avaliados online.
Saiba que esses dados não se restringem a lojas virtuais e chegam até as lojas físicas, então nunca se esqueça de buscar saber o que seus clientes andam falando de você para que possa cultivar uma boa reputação.
Oferecer Cupons, Descontos e Ofertas
Por fim, o último pilar do Momento Zero da Verdade se refere aos preços!
Não é de hoje que se sabe da relação entre oferta e procura e sobre como os preços podem ajudar ou atrapalhar a decisão de compra de um cliente.
Uma saída de mestre para evitar isso e ainda conquistar a confiança de seu público é investindo na oferta de cupons, promoções, descontos e vantagens para eles.
Sabe-se que 90% dos consumidores, de todas as idades, têm o hábito de procurar por tais vantagens online e que 80% deles afirmam fazer isso antes de realizarem qualquer compra.
Outro ponto é o fato de que eles costumam gastar 2 horas semanais nesse processo. Sabe o que isso significa? Que esse é um tempo precioso no qual você pode influenciá-los, afinal eles estão procurando por isso.
Use dos cupons como a porta de entrada para atrair e fidelizar seus clientes.
Conclusão
O Momento Zero da Verdade é uma oportunidade de ouro para quem sabe aproveitá-lo. Oferecer o que o cliente quer na hora que ele precisa é a base do marketing, então por que não fazer isso no ZMOT?
E agora que você já sabe o que é e como colocar seus pilares em prática, que tal nos dizer o que achou deste conteúdo?