Você já parou para pensar qual o impacto dos serviços financeiros para marketplaces?
Entre os maiores desafios do comércio eletrônico estão: aprimorar os processos de logística, diminuir as taxas de abandono de carrinho, melhorar o relacionamento com os clientes e se destacar dos concorrentes.
Analisando mais de perto esses pontos, todos levam a uma mesma questão, que é encontrar meios de facilitar o recebimento de pagamentos em marketplaces e e-commerces e a movimentação desses valores entre os envolvidos na venda.
Por exemplo, a logística de entrega dos produtos só será melhorada se o processo de pagamento for otimizado e o seller tiver rapidamente a confirmação dessa etapa.
O mesmo princípio vale quando se busca aprimorar o relacionamento com o cliente e reduzir o número de carrinhos abandonados. Qualquer estratégia voltada para esses dois objetivos só terão efeito se o consumidor conseguir finalizar o pagamento de maneira rápida e segura.
Ou seja, os meios de pagamento, produtos e serviços financeiros oferecidos têm grande peso no sucesso das vendas online.
Na prática, de que forma os serviços financeiros para marketplaces podem resolver esse, que é um dos maiores desafios do setor? Boas plataformas de pagamento online são a solução!
Como os serviços financeiros para marketplace ajudam a resolver os desafios desse setor?
Pesquisas do MCC-ENET apontam que o comércio eletrônico no Brasil cresceu mais de 73% em 2020, e já não é segredo para ninguém que a pandemia foi a maior responsável por esse número.
Negócios que antes não atuavam no mercado digital precisaram se adequar às vendas online para continuar ativos, e os que já trabalhavam dessa forma tiveram que aprimorar os seus serviços.
Com isso, diversos desafios do e-commerce precisaram, e ainda precisam, ser superados, especialmente considerando a necessidade de as empresas encontrarem um diferencial competitivo para se destacarem do grande volume de concorrentes existentes no momento.
Assim como foi dito no início deste artigo, a maior parte desses desafios do segmento esbarram em um mesmo ponto: o pagamento da compra.
Processos demorados, complexos, ou que geram insegurança para o cliente, interferem na sua experiência de compra e podem colaborar para que esse desista da aquisição naquele momento e em compras futuras.
Para os sellers, soluções de pagamento que não são otimizadas e integradas comprometem o recebimento e o gerenciamento dos valores, refletindo no fluxo de caixa e no faturamento do negócio.
Uma boa plataforma de pagamentos online, que aprimore os serviços financeiros para marketplace, é uma das melhores opções para resolver todas essas questões.
Além de permitir uma oferta maior de meios de pagamentos aos clientes, esse tipo de solução facilita a conciliação bancária, o split de pagamento e o comissionamento de vendas.
Vantagens de uma plataforma de pagamentos online
Uma plataforma de pagamento para marketplace e/ou e-commerce gera vantagens para os três pontos envolvidos nesse mercado: quem oferece a plataforma de comércio eletrônico, os vendedores e os clientes finais.
O consumidor, por exemplo, tem acesso a checkouts mais rápidos, seguros e que podem incluir os seus meios de pagamento preferidos.
As plataformas de marketplace conseguem fazer uma gestão financeira muito mais precisa e com bem menos falhas. Neste ponto é fundamental destacar que o split de pagamento é uma das etapas mais importantes para quem fornece esse tipo de serviço.
Calcular e fazer a divisão correta dos valores entre os vendedores é primordial para que eles continuem usando a sua solução para vender pela internet.
Problemas nessa fase levam à insatisfação dos seus parceiros de negócio, contribuindo, inclusive, para que busquem outras plataformas, comprometendo o seu faturamento.
Por outro lado, a divisão de valores de vendas e de comissionamentos feitos corretamente e disponibilizados rapidamente elevam a satisfação dos vendedores e contribui para a sua fidelização.
Critérios de uma boa plataforma de pagamentos para comércio eletrônico
Mas para conquistar todas essas vantagens e realmente oferecer serviços financeiros para marketplace que ajudem a superar os grandes obstáculos do segmento, é bem importante escolher a plataforma de pagamentos certa.
Entre os critérios que você deve avaliar antes de fazer a sua escolha estão:
- considere os custos para utilizar a solução, visto que podem impactar no valor dos seus serviços e no preço final dos produtos comercializados;
- atente-se para a segurança oferecida, por exemplo, é fundamental que a plataforma conte com certificados SSL e PCI DSS;
- verifique as formas de pagamento disponibilizadas, pois quanto maior o leque de opções, menores as chances de o cliente desistir da compra;
- confira como a plataforma pode realmente melhorar a experiência do seu cliente, considerando que a ideia é mantê-lo sempre no centro da sua estratégia;
- questione a facilidade de integração com o seu sistema, bem como a possibilidade de escalabilidade conforme o seu volume de vendas aumentar;
- analise as soluções integradas, tais como sistema antifraude, possibilidade de trabalhar com antecipação de recebíveis, de gerar cobranças recorrentes etc;
- verifique como funciona o sistema de suporte da empresa e qual a disponibilidade, caso você precise de apoio após a contratação.
Por que integrar serviços financeiros para marketplace é tão importante?
Um dos motivos pelo qual é tão importante melhorar a oferta de serviços financeiros para marketplace, e tudo o que vem atrelado a essa solução, é que essa estratégia contribui para otimizar a gestão financeira dos envolvidos nas vendas.
Com esse processo realizado de maneira mais precisa e facilitada, é possível verificar quais pontos estão contribuindo para aumentar o volume de vendas, assim como identificar o que precisa ser melhorado.
Em soluções de marketplace, todo o fluxo financeiro dos vendedores é de responsabilidade da plataforma de vendas. Qualquer problema relacionado a essa gestão impacta na lucratividade do parceiro de negócio.
Isso leva a outras questões, a exemplo do comprometimento do relacionamento com esse seller, bem como na imagem do marketplace.
Além disso, é importante ressaltar que o crescimento do comércio eletrônico também está mudando a expectativa dos clientes desse setor.
Hoje, o público busca por processos de compra mais convenientes, oferta de diferentes meios de pagamento, checkout facilitado, entre outros pontos.
Por isso, o futuro do e-commerce deve incluir soluções de pagamento que atendam a essas necessidades e que, ao mesmo tempo, facilitem a atuação das empresas para suprir essa nova demanda.
A integração de plataformas de pagamentos online às soluções já utilizadas é o melhor caminho para aprimorar a oferta de serviços financeiros para marketplaces, e satisfazer de forma completa todos os envolvidos em uma venda digital.
Este artigo foi escrito por Rafael Lavezzo, Chief Revenue Officer da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.