Introdução
O Mercado Livre é uma das empresas digitais que mais cresceu no Brasil nos últimos 10 anos. Mas o que este marketplace B2B, B2C e C2C fez para para conseguir tanto êxito em tão pouco tempo? Alguns dos passos seguidos pela empresa também podem ser replicados pelo seu negócio. Neste texto vamos falar sobre a história Mercado Livre, seus principais diferenciais, destaques e também a trajetória de seu fundador. Quer conhecer? Acompanhe conosco!
O que é o Mercado Livre?
Mercado Livre é uma plataforma de marketplace bastante acessível e muito utilizada no Brasil e em outros países da América Latina, presente em 19 países. Este formato do Mercado Livre é inspirado no eBay, dos Estados Unidos. Porém foi adaptado à realidade e aos consumidores brasileiros.
Uma das principais características do Mercado Livre é o fato de que ele opera em três modelos diferentes na mesma plataforma. Afinal, ele intermedia negócios em B2B, B2C e C2C.
Ou seja, no Mercado Livre, empresas negociam com empresas; empresas negociam com consumidores e consumidores também vendem para consumidores. Falaremos como o Mercado Livre funciona em itens seguintes.
A empresa tem uma trajetória de sucesso que nasceu da versatilidade do modelo Marketplace, de escolhas estratégicas dos empreendedores e de um mercado que passou a confiar mais nas vendas online e comprar da internet em maior volume.
Conheça o empreendedor Marcos Galperin
Marcos Galperin é um empresário argentino nascido em 1971. Ele é um dos fundadores do Mercado Livre e hoje atua como CEO da empresa. Ele ajudou a fundar o Mercado Livre no ano de 1999, enquanto estudava MBA em negócios na Universidade de Stanford.
Na época, Galperin se reuniu a alguns de seus colegas de classe e outros profissionais para elaborar o plano de negócios do Mercado Livre e colocar seu formato em prática. Assim, a empresa começou a operar na Argentina em 1999 e, ainda no mesmo ano, já recebeu aportes de investimentos de bancos como JP Morgan e Goldman Sachs.
Desde que foi fundado o Mercado Livre, a história da empresa e de seu fundador se confundem, pois andam de mãos dadas. Apesar de Galperin começar o Mercado Livre na Argentina, ele logo articulou a empresa para operar no Brasil, no Uruguai, no Chile, no Paraguai e em outros países da América Latina.
Hoje, estima-se que a fortuna de Galperin ultrapasse os 2 bilhões de dólares, o que faz dele um dos 10 latino-americanos mais ricos.
Como funciona o Mercado Livre?
Conforme explicamos, o Mercado Livre é um marketplace que opera em três modelos simultaneamente. Por exemplo:
- No B2B, sorveterias podem encontrar no Mercado Livre freezers e outros maquinários para sua operação.
- Já no mercado B2C, consumidores podem comprar o novo celular da Samsung na loja oficial presente no Mercado Livre (ou de outro vendedor).
- No C2C, você pode vender qualquer bem de segunda mão, ou artesanatos e demais mercadorias que você produza.
Além disso, o Mercado Livre não oferece qualquer produto. Vendedores são responsáveis pelo anúncio, pela precificação e pelo envio. O marketplace, por sua vez, estabelece regras para os anúncios, intermediando o envio e o pagamento.
Há 3 tipos de anúncio no Mercado Livre hoje. O gratuito, no qual o vendedor anuncia de graça mas tem a pior visibilidade possível. O clássico, na qual vendedores têm maior visibilidade e pagam uma comissão de 11% mais R$ 5 por venda. Por fim, o premium, em que vendedores possuem altíssima visibilidade e pagam 16% de comissão mais R$ 5 por venda.
O envio, feito em boa parte pelos correios, também tem a intermediação do Mercado Livre, que emite a guia de despacho dos pacotes. Ainda, o pagamento, na maioria das vezes, também é feito a partir do gateway próprio de pagamentos do ML, chamado de MercadoPago.
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História Mercado Livre e evolução constante
Desde 1999, quando abriu as portas, o Mercado Livre tem se transformado de maneira contínua. Nascendo na Argentina, logo se espalhou por todo o país e, posteriormente, por todo o continente.
Então, recebendo aportes de investimento desde o começo de sua trajetória, o case Mercado Livre mostrava grande potencial de crescimento a partir do momento em que o site foi colocado no ar.
Além disso, o pioneirismo é um de seus principais méritos. Quando foi criado, poucas lojas virtuais existiam no Brasil e na América do Sul. No formato Marketplace, a empresa foi a pioneira em todo o continente.
A história da empresa ganhou um volume sem precedentes quando o Mercado Livre iniciou sua oferta pública de ações. Dessa forma, a companhia passou a oferecer seus ativos na Nasdaq, a bolsa de tecnologia dos Estados Unidos.
De lá pra cá, a empresa aprimorou todas as suas operações, do início ao fim da cadeia de suprimentos. Além da abertura do Mercado Pago, a empresa também iniciou a operação da Mercado Envios, transportadora própria que entrega os produtos comprados na empresa em tempo recorte nas principais cidades do país.
Dados do Mercado Livre
O Mercado Livre é bom porque é pioneiro e já tem mais de 20 anos aprimorando a experiência das compras digitais. A empresa já recebeu 10 prêmios iBest. Hoje, o faturamento supera 1 bilhão de reais por ano.
Nesse sentido, o case Mercado Livre tem muito a ensinar, pois mostra a história de uma empresa que introduziu o modelo de negócio do Marketplace no mercado da América do Sul. Aliás, um Marketplace genérico, onde se compra e se vende de tudo.
Assim como a Amazon e o eBay, o Mercado Livre deu alguns exemplos de investimento em logística que fazem a diferença na experiência do cliente. Além disso, a consolidação da corporação internamente também auxiliou na criação dos novos produtos, serviços e marcas que hoje o Mercado Livre administra.
Mercado Livre e a estratégia escalável de marketplace
A história do Mercado Livre mostra que este empreendimento possui um caráter totalmente escalável. Isto é, que pode crescer agressivamente sem aumentar seus custos operacionais na mesma proporção.
E foi este um dos principais fatores que chamaram a atenção dos investidores desde o início, permitindo que a empresa captasse investimentos com tanta facilidade. Afinal, os investidores de venture capital sabiam que a empresa daria retorno e que o aporte não precisaria ser tão grande.
Naturalmente, a empresa poderia ficar estagnada e se tornar obsoleta se mantivesse apenas uma operação convencional. Por isso, os executivos do Mercado Livre sempre se empenharam em inovar na gestão da empresa e nos serviços prestados. Assim, mesmo com um gasto operacional maior, a empresa se mantinha relevante.
Por que criar um marketplace?
Sabia que você também pode criar um marketplace? Venha entender quais as suas principais vantagens:
Independência financeira
Primeiramente, escolha seu nicho, pratique suas precificação e crie suas próprias estratégias de venda e crescimento.
Escalabilidade com agilidade
O faturamento pode se multiplicar multiplicado por 10, enquanto os custos operacionais se multiplicam por 2.
Mercado em expansão
Ainda há muito espaço para investir em marketplaces. Em 2020, cerca de 78% de toda a receita do e-commerce veio deste modelo.
Crescente confiança dos clientes
Cada vez mais pessoas procuram marketplaces para adquirir produtos e serviços. Diferentes grupos de clientes antes tradicionais também passaram a acreditar nas empresas deste ramo.
Pouca demanda de pessoal
Seu marketplace inicial pode ter apenas você como dono e funcionário e mesmo assim dar lucro!
Mais facilidade tecnológica
Por fim, não é preciso contratar programadores, afinal, existem plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar.
Dica: acesse já o checklist gratuito de como criar um marketplace de sucesso!
Como criar um marketplace de sucesso
Agora que você já está convencido da relevância deste modelo de negócio, como colocá-lo em prática?
Definir o nicho de mercado
A etapa inicial se trata de entender que tipos de produtos e serviços podem ser mais interessantes para o seu negócio. Nichos de mercado podem ser interessantes por diversos fatores: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas
Já teve contato com o conceito de persona? Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que aconteceram na empresa. Portanto a definição precisa ser estrategicamente planejada.
Escolha o modelo de negócios
Marketplaces podem ter diferentes formatos de faturamento. Então, você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel. É importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões? Cobrança de mensalidades? Um formato híbrido?
Escolha uma plataforma
Em seguida, lembre-se sempre que existe uma plataforma especializada para a operação de Marketplaces. Ao escolher uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver o seu sistema – além disso, você economiza no orçamento. Estamos falando do Ideia no Ar!
Atraia oferta e demanda simultaneamente
Logo depois, neste modelo é necessário prospectar compradores e vendedores para o marketplace. Coloque as ações de marketing em ação e prove a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos em diferentes momentos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Conclusão
Em conclusão, hoje o Mercado Livre goza do mesmo grau de confiabilidade que empresas como Magalu, Amazon, Casas Bahia e outros marketplaces de grande relevância em nosso mercado. Entretanto, essa credibilidade foi conquistada ao longo de 20 anos de operação escalável. Por isso, o seu marketplace pode copiar alguns destes passos e também crescer da mesma forma!
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