Introdução
Hoje no mercado do e-commerce, o Via Varejo marketplace é um dos principais players. Ela concentra empresas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Mas o que a história dessa empresa pode deixar de lições para o seu negócio digital também crescer?
Neste conteúdo nós iremos entender melhor a história e os diferenciais do grupo Via Varejo marketplace. O que fez deles uma das empresas mais relevantes do setor. Vem com a gente!
O que é o Via Varejo Marketplace?
Muita gente nem sequer ouviu falar sobre a marca Via Varejo.Mas isso acontece porque a Via é uma marca que fica muito mais no backstage das empresas que compõem o seu guarda-chuva.
Mas sempre que você ver uma loja física ou virtual das Casas Bahia, do Ponto Frio (agora só Ponto) ou do Extra, imagine que você está vendo uma loja da Via Varejo marketplace. Estas empresas se associaram para formar uma holding que se tornou uma das maiores empresas do setor no mercado brasileiro.
Estas empresas, além de possuírem estoque e logística próprios, também operam no modelo de negócio de marketplace. Isso permite a vendedores de todo o país oferecerem seus produtos nos sites que compõem a gigante do varejo.
Como funciona o Via Varejo?
Assim como boa parte dos marketplaces, o Via Varejo permite aos vendedores oferecerem seus produtos na forma de lojas parceiras. Isso mediante o pagamento de uma comissão por venda (a empresa não faz cobrança de taxa fixa por venda, como acontece com alguns dos outros marketplaces).
A comissão praticada pela Via Varejo marketplace hoje gira em torno de 14% a 18% do valor da venda. E olha que bacana: até o fim de maio, a Via Varejo fez uma promoção que isentou a cobrança de comissão dos novos vendedores. Ou seja, aqueles que se cadastraram na plataforma de 1º de janeiro até 31 de maio.
Foi uma das maiores ações já realizadas no setor de marketplace para atrair novos vendedores. Os resultados foram bastante positivos para a marca, que hoje já conta com mais de 20 mil vendedores cadastrados.
Uma das principais vantagens para quem se torna vendedor da Via Varejo marketplace está no fato de que o mesmo produto é anunciado em três portais diferentes. Isso amplia consideravelmente a capacidade de venda das mercadorias, que ganham muito mais visibilidade.
História e evolução do Via Varejo
A história da Via Varejo, na verdade, é uma história bastante recente. A empresa nasceu em 2010. As Casas Bahia, que pertenciam à Família Klein, se associaram ao Ponto Frio e ao Extra, empresas que pertenciam ao Grupo Pão de Açúcar. Estava formada então uma empresa com mais de 40 mil funcionários.
Hoje, a Via Varejo possui mais de mil lojas espalhadas por quase todos os estados brasileiros. Entretanto, a empresa também tem operações muito sólidas e estruturadas de marketplace digital. São mais de 3 milhões de transações por ano pela internet.
Inclusive, uma das grandes vantagens da Via Varejo é a sua rede de logística física presente em todo o Brasil. Esta estrutura permite que tanto as vendas físicas, as vendas próprias feitas pela internet e as vendas do marketplace aconteçam de uma forma mais segura, rápida e com menores custos para a companhia.
A empresa abriu IPO de suas ações na B3 Bovespa no ano de 2013. Desde então tem obtido um faturamento médio anual superior aos R$ 30 bilhões, com lucros que giram em torno dos R$ 10 bilhões ao ano.
Diferenciais e por que a Via Varejo é inovadora
A Via Varejo tem algumas estratégias muito interessantes de venda que têm assegurado a ela um papel de relevância no e-commerce. Uma delas, já mencionada, é a possibilidade de o vendedor ter o seu produto anunciado em três sites de uma só vez. Inclusive, quando o vendedor abre o seu dashboard no site das Casas Bahia, do Ponto ou do Extra, ele usa o mesmo sistema.
Embora os funcionários físicos das lojas em si não sejam os mesmos, a Via Varejo constantemente realiza permutas entre suas empresas-filhas para beneficiar a holding como um todo. Especialmente dentro do sofisticado supply chain que a empresa montou desde 2021 em todo o Brasil.
Ele permite, por exemplo, que você faça uma compra no marketplace e retire a mercadoria em qualquer uma das mil lojas fisicamente, agilizando a entrega.
Quem olha para as lojas e para o site da Via Varejo pode ficar com a sensação de que é uma empresa bastante convencional. Mas muito dos bons resultados do case Via Varejo se devem à inovação que a empresa realiza e que acabam não se tornando conhecidos do público.
A Via Varejo possui um braço de inovação aberta que investe milhões de reais em startups todos os anos. A empresa lança desafios relacionados às dores que ela deseja resolver, enquanto empresas inovadoras se propõem a, de fato, atender esta demanda. A empresa acaba por investir pesado em novos negócios.
Algumas destas dores estão relacionadas com os seguintes temas:
- Finanças;
- Relacionamento com clientes;
- Estratégias de venda presenciais e digitais;
- Desafios logísticos;
- Tecnologia digital e Inteligência Artificial;
- Entre outros.
Via Varejo e a estratégia escalável de marketplace
A Via Varejo não nasceu como marketplace, mas logo ela percebeu que esta tecnologia tinha muito a oferecer. As empresas de seu guarda-chuva, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra eram muito bem sucedidas, porém elas apresentavam um certo limite de crescimento devido à concorrência e as próprias características do negócio.
Ao criar marketplaces para suas marcas, a Via Varejo expandiu os seus horizontes de crescimento. Ela potencializa o ganho de lucros sem praticamente qualquer adição em custos operacionais. Isso porque quem administra o marketplace são os mesmos funcionários que já faziam a gestão do e-commerce próprio.
Ou seja, com apenas um pequeno investimento em pessoal e infraestrutura, a Via Varejo marketplace obteve muito mais oportunidades de negócio, uma vez que o estoque, os funcionários e a gestão de vendas também foi terceirizada para os vendedores credenciados. Em contrapartida, os lucros da empresa cresceram muito com as comissões dos vendedores.
Estes resultados podem ser encontrados nos relatórios trimestrais divulgados pela Via Varejo, uma vez que ela é uma empresa listada na Bolsa.
Por que criar um marketplace?
Sabia que você também pode criar um marketplace? Venha entender quais as suas principais vantagens:
- Independência financeira: Escolha seu nicho, pratique suas precificação e crie suas próprias estratégias de venda e crescimento;
- Escalabilidade com agilidade: O faturamento pode se multiplicar multiplicado por 10, enquanto os custos operacionais se multiplicam por 2.
- Mercado em expansão: Ainda há muito espaço para investir em marketplaces. Em 2020, cerca de 78% de toda a receita do e-commerce veio deste modelo.
- Crescente confiança dos clientes: Cada vez mais pessoas procuram marketplaces para adquirir produtos e serviços. Diferentes grupos de clientes antes tradicionais também passaram a acreditar nas empresas deste ramo.
- Pouca demanda de pessoal: Seu marketplace inicial pode ter apenas você como dono e funcionário e mesmo assim dar lucro!
- Mais facilidade tecnológica: Não é preciso contratar programadores, afinal, existem plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar.
Dica: saiba tudo sobre meios de pagamento e tributação para marketplaces neste ebook gratuito!
Como criar um marketplace de sucesso
Agora que você já está convencido da relevância deste modelo de negócio, como colocá-lo em prática?
Definir o nicho de mercado
A etapa inicial se trata de entender que tipos de produtos e serviços podem ser mais interessantes para o seu negócio. Nichos de mercado podem ser interessantes por diversos fatores: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas
Já teve contato com o conceito de persona? Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que aconteceram na empresa. Por isso, a definição precisa ser estrategicamente planejada.
Escolha o modelo de negócios
Marketplaces podem ter diferentes formatos de faturamento. Você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel. É importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões? Cobrança de mensalidades? Um formato híbrido?
Escolha uma plataforma
Lembre-se sempre que existe uma plataforma especializada para a operação de Marketplaces. Ao escolher uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver o seu sistema – além disso, você economiza no orçamento. Estamos falando do Ideia no Ar!
Atraia oferta e demanda simultaneamente
Neste modelo é necessário prospectar compradores e vendedores para o marketplace. Coloque as ações de marketing em ação e prove a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos em diferentes momentos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Conclusão
A Via Varejo nos mostra como a integração entre físico e digital, negócios próprios e marketplaces podem ser extremamente benéficos para o crescimento de uma empresa. Por que não seguir estes insights e integrar um marketplace com o seu negócio físico, se houver? Pode ser uma ótima escolha.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.