Introdução
A B2W Marketplace digital é uma gigante do comércio eletrônico no Brasil. A empresa nasceu da fusão de empresas que já eram grandes players do e-commerce e pioneiras do setor. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história B2W.
Neste texto vamos falar sobre a trajetória, o funcionamento, as características e os números da B2W. Quer saber mais sobre esta grande empresa? Acompanhe conosco!
O que é o B2W Marketplace?
Apesar de ser uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil, B2W não é um nome muito conhecido pelo público em geral. Isso acontece porque a empresa na verdade é uma holding que contém outras gigantes do varejo digital: Americanas, Submarino e Shoptime. Essas marcas são bem mais conhecidas. Especialmente as Lojas Americanas, que eram a maior empresa da fusão, ocorrida em 2006.
Apesar de estar sob o controle da B2W, as Americanas, o Shoptime e o Submarino continuam operando de maneira autônoma entre si. Entretanto, as empresas cooperam umas com as outras de diversas maneiras. Uma dessas cooperações é a base de vendedores do marketplace, que é compartilhada entre os três sites.
Por isso, quando um vendedor tem o interesse de negociar suas mercadorias em uma das empresas do portfólio da B2W, ele se cadastra em uma plataforma centralizada. Após finalizar seu cadastro, os produtos ficam disponíveis nas três lojas digitais.
Como funciona o B2W Marketplace?
B2W marketplace possui um funcionamento muito simples. A empresa é um marketplace híbrido, ou seja: ela possui uma estrutura própria de vendas e estoque, mas também negocia mercadorias de vendedores credenciados, que podem estar em qualquer lugar do Brasil.
Qualquer pessoa pode vender seus produtos pelas lojas do B2W Marketplace, mediante o pagamento de comissão + taxa fixa. Em 2021, a política de comissões da B2W eram as seguintes: comissão de 14% a 18% + uma taxa fixa de R$ 5 por venda.
Para compras acima de R$ 100, expedidas do sul e do sudeste, os vendedores também conseguem utilizar frete grátis. Mas, para isso, precisam fazer a expedição por meio da B2S Fulfillment, o operador logístico da marca.
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História e evolução do B2W Marketplace
A B2W foi uma das primeiras empresas do e-commerce brasileiro que nasceu da fusão de outros empreendimentos que já eram digitais. Embora as Lojas Americanas fossem um relevante player do varejo físico, Submarino e Shoptime sempre foram empresas nativas do comércio digital.
A empresa nasceu em 2006. O controle acionário da empresa pertence às Americanas, enquanto 40% das ações são negociadas na Bolsa de Valores sob o ticker BTOW3. Estima-se que o valor de mercado da empresa hoje já tenha superado os R$ 55 bilhões, considerando os ativos de todo o seu portfólio.
Desde que nasceu, a B2W realizou relevantes aquisições de outras empresas para aprimorar a sua operação. Entretanto, nenhuma destas empresas são muito conhecidas do público. Em sua maioria, são operadores logísticos e companhias de tecnologia utilizadas para dar melhor infraestrutura de vendas à marca.
Hoje, o grupo B2W tem mais de 1300 lojas físicas (majoritariamente Americanas), 8 mil funcionários próprios e mais de 10 mil vendedores credenciados. Apesar de ser uma grande empresa, a B2W Marketplace já registrou períodos de crescimento e também de prejuízo. Entretanto, com o boom das vendas digitais de 2020, a empresa surfou na onda e estabilizou seus ganhos.
Por que a B2W Marketplace é inovadora?
O case B2W marketplace é uma das empresas brasileiras que operam um modelo omnichannel. Ou seja, um modelo no qual os clientes possuem uma integração total entre diversos canais de venda, e isso torna as negociações muito mais assertivas tanto para quem vende, como para quem compra.
Por exemplo: um cliente pode comprar um produto oferecido por um vendedor do marketplace pela internet. Em poucos dias, o cliente pode retirar o seu produto em uma das Lojas Americanas presentes em todo o Brasil. Ou, se preferir, pode receber o produto em casa, por meio do operador logístico próprio.
A empresa é inovadora justamente por ter sido a pioneira na fusão de negócios digitais, considerando que a fusão foi realizada em 2006. Nesta época, a penetração da internet no Brasil ainda era bastante restrita e o e-commerce estava limitado a poucos milhões de usuários.
Entretanto, com a popularização da internet e a estruturação da empresa, o B2W marketplace pode ampliar suas operações, abrir um marketplace e vender de forma muito mais consistente.
A empresa também foi uma das pioneiras a operar o modelo de marketplace em grande escala no Brasil. Após alguns anos operando com vendas totalmente próprias, a B2W abriu sua estrutura para os vendedores credenciados. Em diversos momentos, a companhia realizou promoções bastante agressivas, como descontos nas comissões e nas taxas de frente.
B2W Marketplace e a estratégia escalável
A B2W, diferentemente do Mercado Livre e da OLX, não nasceu como um Marketplace. Mas então por que a empresa decidiu começar a operar neste modelo? A resposta é bastante simples: porque é lucrativo. Mas não apenas lucro. A estratégia do marketplace também é escalável.
Escalabilidade é a habilidade de um negócio em crescer em faturamento sem que os custos de operação cresçam na mesma taxa. E isso acontece muito com o modelo de marketplace. Tanto é que todas as gigantes do varejo digital já se renderam ao modelo e com a B2W não foi diferente.
A B2W, a exemplo de outros grandes players do setor, percebeu que os modelos de venda do Mercado Livre, da OLX e do eBay eram bastante simples de operar e poderiam render grandes lucros. Logo, após algum planejamento interno e investimentos modestos (pelo menos a nível de B2W), a empresa abriu o marketplace para vendedores credenciados.
Desde então, os resultados financeiros da empresa têm sido muito mais interessantes. Note que as comissões cobradas pela empresa de seus vendedores não são exatamente baratas. Mas, mesmo assim, ainda vale a pena tanto para quem vende, como para quem compra, fazer negócio com a B2W.
Com uma ampla rede de milhões de clientes ativos, os vendedores têm muito mais oportunidades de fazer negócio. Enquanto isso, a B2W lucra apenas por mediar o negócio e não precisa gastar internamente.
Vantagens de um marketplace
Este modelo dá vantagens para quem compra, para quem vende e para quem opera um marketplace.
Para quem compra, as principais vantagens do marketplace são a grande variedade de produtos, o preço acessível, a facilidade de negociação e a possibilidade de encontrar diversos nichos de negócio.
Para quem vende, a vantagem é o alto volume de clientes concentrados em um só site, as facilidades de gestão de pagamentos e de vendas, a padronização técnica para operar em um e-commerce e a clareza nas relações de negócio. Porém, as comissões cobradas limitam o seu faturamento e a sua escalabilidade
Já para quem opera, as vantagens estão no baixo custo operacional, nas grandes possibilidades de investimento, no momento extremamente favorável, na escalabilidade do negócio e na enorme variedade de nichos que se pode apostar. Assim, você pode ser único ou pioneiro, mesmo operando um modelo já consolidado.
Por que criar um marketplace?
Para não arcar com as comissões, mas sim estar “do outro lado da mesa”, você pode abrir o seu próprio marketplace. Crie uma empresa que seja exatamente à sua cara:
- Independência empresarial e financeira: escolha seu nicho, pratique suas precificação e crie suas próprias estratégias de venda e crescimento;
- Escalabilidade do negócio: o faturamento se multiplica por 10. Os custos operacionais se multiplicam por 2.
- Mercado em franca expansão: ainda há muito espaço para investir em marketplaces. Em 2020, cerca de 78% de toda a receita do e-commerce veio deste modelo.
- Confiança crescente por parte dos clientes: cada vez mais pessoas procuram marketplaces para adquirir produtos e serviços. Diferentes grupos de clientes antes tradicionais também passaram a acreditar nas empresas deste ramo.
- Necessidade reduzida de pessoal: seu marketplace inicial pode ter apenas você como dono e funcionário e mesmo assim dar lucro!
- Facilidades tecnológicas: plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar.
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Como criar um marketplace de sucesso
Ficou interessado(a)? Confira o passo a passo para você criar o seu marketplace de sucesso.
Defina o seu nicho de mercado
A primeira etapa compreende que tipos de produtos e serviços podem ser mais interessantes para o seu negócio. Nichos de mercado podem ser interessantes por diversos fatores: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas e o ICP
Já conhece o conceito de persona? Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que aconteceram na empresa. Por isso, a definição precisa ser estrategicamente planejada.
Também existe o conceito de ICP – Perfil de Cliente Ideal. Ele se assemelha à persona, mas é mais operacional do que marketeiro. O ICP define com quais pessoas sua empresa deve fazer negócio, e não como a sua empresa deve se comunicar.
Escolha o seu modelo de negócio e de faturamento
Marketplaces podem ter diferentes formatos de faturamento. Você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel.
É importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões? Cobrança de mensalidades? Um formato híbrido? Isso é de fundamental importância porque interfere em seu faturamento e também na sua capacidade de prospectar compradores.
Escolha uma plataforma que atenda às necessidades
Lembre-se sempre que existe uma plataforma especializada para a operação de Marketplaces. Ao escolher uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver o seu sistema – além disso, você economiza no orçamento. Estamos falando do Ideia no Ar!
Atraia oferta e demanda
É preciso prospectar compradores e vendedores para o marketplace. Coloque as ações de marketing em ação e teste a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Além da atração, é fundamental manter uma boa relação tanto com vendedores, como com os compradores. Mantenha canais de comunicação para receber feedbacks e solucionar eventuais problemas de seus stakeholders.
Conclusão
A B2W tira lucros muito relevantes tanto de suas operações próprias, como de seu marketplace. O modelo também pode ser lucrativo para quem está começando e ainda tem um pequeno empreendimento. Por isso, a sua empresa pode escalar rapidamente se você tomar as decisões corretas.
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