Introdução
O cenário do e-commerce no Brasil é super animador. Tanto players pequenos como grandes estão tendo resultados cada vez mais expressivos. Exemplos de e-commerce de sucesso não param de surgir, seja em empresas totalmente nacionais ou empreendimentos estrangeiros que também vendem aqui.
Neste texto, vamos contar sobre alguns destes exemplos de e-commerce para que você possa se inspirar. Você certamente já conhece a maioria destas empresas. E agora vai saber mais ainda. Confira!
Marketplace: a evolução do e-commerce
Hoje, o marketplace é o principal modelo de negócio responsável pelo crescimento do e-commerce. Em 2020, este tipo de venda foi responsável por 78% de todo o faturamento do comércio eletrônico. Não à toa, hoje os maiores players do e-commerce nacional e internacional também operam no modelo de marketplace.
Entretanto, apesar de manterem suas lojas virtuais tradicionais, a tendência é que estas empresas invistam cada vez mais na estrutura operacional do marketplace. Isto acontece porque este modelo é uma evolução do e-commerce. Praticamente
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Exemplos de e-commerce no mundo
Nesse tópico, nós vamos dar alguns exemplos de e-commerce com atuação mundial! Como estes negócios também operam no Brasil, você provavelmente deve conhecê-los. Olha só:
Amazon
Não há como não começar por um dos maiores e-commerces do mundo. Hoje a Amazon é um exemplo de e-commerce bem sucedido com um faturamento anual superior a 108 bilhões de dólares/ano. A Amazon opera tanto no modelo marketplace, como no modelo de loja virtual convencional.
Além disso, está presente em centenas de países. A empresa também tem outros empreendimentos, como o Amazon Web Services, o Kindle e as plataformas de streaming.
Shopee
A Shopee é um empreendimento mais jovem, mas que está caindo nas graças do público consumidor. Sediada na China, a empresa se destaca pelos seus preços baixos, sua variedade de produtos e a qualidade do atendimento. Mesmo com pedidos internacionais, as entregas não costumam levar mais do que 30 dias.
Hoje, a Shopee também tem um marketplace no Brasil. Milhares de vendedores locais já anunciam seus produtos na empresa. A Shopee pertence a um conglomerado de empresas chamado YetSea, também dona do jogo Free Fire.
AliExpress e grupo Alibaba
O grupo chinês fundado pelo empreendedor Jack Ma é hoje um dos principais players mundiais do e-commerce. A principal empresa do grupo é o marketplace AliExpress, uma plataforma com milhões de vendedores e bilhões de compradores. O faturamento anual do grupo AliBaba supera os 1,1 trilhões de reais!
Contudo, todo esse faturamento astronômico não vem apenas do e-commerce. Hoje o grupo também possui uma subsidiária para serviços de internet, além de também contar com uma instituição financeira.
Ebay
O marketplace Ebay tem um formato bastante semelhante ao Mercado Livre, aqui no Brasil. O e-commerce americano nasceu já nasceu totalmente digital e totalmente C2C. Ou seja, uma plataforma em que consumidores vendem para consumidores, sejam produtos e serviços, seja mercadorias de segunda mão.
Com o tempo, pequenos negócios e também grandes redes também passaram a anunciar na empresa. Nas finanças, entretanto, a empresa não anda tão bem das pernas. O Ebay tem um faturamento anual que gira em torno dos 10 bilhões de dólares. Bastante dinheiro, mas pouco comparado a outros players.
Walmart
O Walmart é uma rede americana de varejo que possui uma operação muito relevante no exterior. Fora do Brasil, eles operam tanto no sistema marketplace, como no e-commerce tradicional. Aqui, recentemente, a empresa enxugou suas operações. Fechou algumas lojas e ficou apenas com a rede Big de supermercados – que possui uma loja virtual tradicional.
Hoje, o faturamento anual da rede, mundialmente, gira em torno dos R$ 430 milhões de dólares. A empresa tem operação digital e uma rede com mais de 11 mil lojas em todo o mundo.
Carrefour
O Carrefour nasceu como uma rede de supermercados francesa. Hoje, tornou- se um gigante do e-commerce que comercializa tanto na loja virtual, como no Marketplace. Aqui no Brasil, há lojas do Carrefour nas principais cidades. Mas qualquer pessoa pode comprar ou vender pelo marketplace, de qualquer lugar.
Atualmente, o Carrefour tem um faturamento de mais de 87 bilhões de euros e está presente em 30 países.
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Exemplos de e-commerce no Brasil
Agora que você já conhece os principais players internacionais, vamos saber mais sobre os exemplos de e-commerce brasileiros.
Mercado Livre
Apesar de ter nascido na Argentina, o Mercado Livre foi aberto no mesmo ano no Brasil. As estimativas da empresa é de que ela possua mais de 211 milhões de usuários, além de 10 milhões de vendedores. A exemplo do Ebay, o Mercado Livre nasceu como um marketplace totalmente C2C e depois incorporou empresas.
Primeiramente, o faturamento da plataforma ultrapassa os R$ 844 milhões. Assim, o Mercado Livre é uma empresa listada na Nasdaq, uma das bolsas de Nova Iorque.
Americanas
Apesar de se chamar Americanas, a empresa é 100% brasileira. As lojas Americanas hoje integram o grupo B2W, uma das maiores redes de varejo nacional. Anualmente, o marketplace fatura cerca de 14 bilhões de reais.
Ou seja, em modelo híbrido, a empresa tem um omnichannel com loja virtual, marketplace e mais de 1300 lojas presenciais em todo o país.
B2W Digital
O grupo B2W Digital é a empresa que controla as Americanas, o Submarino e o Shoptime. Apesar de ser desconhecida do grande público, é um dos principais grupos varejistas do Brasil. Sua atuação é voltada principalmente ao marketplace destas três marcas. O faturamento anual do grupo gira em torno dos R$ 17 bilhões.
Casas Bahia
Da mesma forma, as Casas Bahia são a principal empresa que integra o grupo Via Varejo. A empresa, que é baseada em um varejo tradicional, é um exemplo de marketplace integrado às suas companhias irmãs. Com mais de 1000 lojas em todo o país, as Casas Bahia também apostam no modelo omnichannel.
Via Varejo
A empresa “mãe” das Casas Bahia, do Ponto Frio e do Extra. Isto é, a Via Varejo integra e administra o marketplace das três marcas. Somando as lojas das três redes, o grupo chega a quase 2 mil lojas presenciais. Com grande atuação na internet, o conglomerado investe pesado no e-commerce. Portanto, o faturamento da Via Varejo é de cerca de R$ 12 bilhões por ano.
Magazine Luiza
Acima de tudo, a Magalu é hoje o maior exemplo de e-commerce do Brasil. Ou seja, um verdadeiro conglomerado de empresas que continua realizando aquisições. Posteriormente, a companhia começou com lojas de móveis e foi uma das pioneiras a investir em loja virtual no país, ainda nos anos 1990.
Sobretudo, a rede conta com lojas presenciais, virtuais e também marketplace. Por exemplo, o faturamento anual do Magalu é de cerca de R$ 45 bilhões.
NetShoes
A Netshoes é pioneira no e-commerce e no marketplace de produtos esportivos. Em primeiro lugar, a empresa também integra o portfólio do grupo Magalu, tendo sido adquirido em 2019 por R$ 115 milhões. Além disso, o faturamento do marketplace anual é de cerca de 8,6 milhões de reais – o único marketplace de nicho que mencionamos até agora.
Máquina de Vendas
A Máquina de Vendas também é uma gigante do e-commerce nacional, mas que faz mais sucesso na região nordeste. Ela é resultado da fusão do grupo Ricardo Eletro com o grupo Insinuante e outras varejistas locais. A empresa ainda não atende no modelo de marketplace. Portanto, o faturamento anual do grupo é de cerca de R$ 3 bilhões.
Saraiva
Além disso, a Saraiva é mais um exemplo de e-commerce de nicho. Voltada principalmente ao mercado livreiro e de outros bens culturais. Em primeiro lugar, a empresa também comercializa itens de eletrônicos e similares. Apesar de ter fechado algumas de suas lojas presenciais, o grupo continua firme na internet.
Portanto, é a menor entre as empresas mencionadas aqui e também opera no modelo marketplace. Seu faturamento anual gira em torno dos R$ 56 milhões.
Conclusão
Enfim, você pode conhecer neste conteúdo diversos exemplos de e-commerce que movimentam o mercado. Se você pensa em abrir o seu negócio digital, este pode ser um momento muito positivo. Portanto, o ideal é segmentar seu mercado e crescer de maneira sustentável.
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