Introdução
O home office ganhou uma maior adesão das empresas após a pandemia, por meio da implementação do trabalho remoto. Com isso, vários colaboradores passaram a ter dificuldade em gerir seu tempo.
Assim, unir as atividades do emprego e as do lar se tornaram desafiantes. Mas não é nada que não possa ser superado com o que iremos te ensinar ao longo deste texto para que você tenha um home office de alta performance. Vem saber mais com a gente!
O que é o home office?
O home office pode ser descrito como um trabalho que você realiza sem precisar se deslocar até a sede ou escritório da empresa. Nesse sentido, há diversas vantagens ao decidir trabalhar de casa.
Dentre elas, podemos citar:
- Trabalhar em empresas que antes a distância não te permitia;
- Não enfrentar o trânsito para ir ao trabalho;
- Diminuição de gastos;
- Qualidade de vida;
- Maior produtividade;
- Flexibilidade de horários;
Assim, para quem opta por uma vaga em home office ou já está em um cargo que permite esse modelo de prestação de serviço, o ideal é buscar ainda mais benefícios, o que pode ser feito com a implementação da alta performance.
Por isso, no próximo tópico nos iremos discutir o porquê da alta performance ser um diferencial positivo quando o assunto é o home office.
Qual a importância da alta performance para o home office?
Antes de falarmos sobre a importância da alta performance, precisamos conceituar o termo. Nesse sentido, ela pode ser entendida como a capacidade que um profissional tem de superar as expectativas da empresa.
Sob esse viés, o desempenho dele pode ser impactado por diferentes motivos. Assim, com o home office, a demora na adaptação e o volume de demandas são vistos como grandes empecilhos à sua produtividade.
Por isso, a importância da alta performance para esse modelo está em entregar todas as suas atividades dentro do tempo estabelecido e o melhor, além do que é esperado. Desse modo, é possível manter a sua eficiência, mesmo em um novo modelo de trabalho.
Além disso, quando você passa a praticar a alta performance em seu trabalho remoto, para de postergar as suas atividades e começa a tomar gosto por entregá-las no prazo.
Portanto, após entender os benefícios da alta performance, que tal aprender como uma boa gestão de tempo pode impulsionar a alta performance? Então, é só conferir abaixo!
Como fazer uma boa gestão de tempo em home office?
Fazer uma boa gestão de tempo em home office é uma das dicas mais preciosas para ter uma alta performance em home office. Por isso, abaixo separamos o passo a passo para que você possa implementá-la:
Liste as suas demandas
Faça uma lista com todas as atividades que precisam ser entregues, a começar pelas diárias, passando pelas mensais e até mesmo, com as metas profissionais do ano. Depois de anotá-las, é hora de ir ao próximo passo.
Cria uma ordem de prioridades
Coloque as tarefas listadas em ordem de prioridade, iniciando pelas que estão em atraso ou que irão vencer logo. Assim, você passará a planeje o seu expediente conforme a prioridade de cada atividade.
Programe o seu expediente
Programe o seu expediente diariamente! Para isso, você pode colocar horários em que deseja iniciar as atividades estabelecidas como prioritárias, bem como o horário em que elas precisam estar prontas.
Cumpra o cronograma
Agora que seu cronograma com as datas e os horários das atividades já foi criado, é hora de segui-lo. Então, tenha em mente que, caso não cumpra o que planejou, o ideal é não desistir, mas se planejar melhor.
Por que fazer uma boa gestão de tempo em home office?
Como visto acima, a boa gestão de tempo em home office tem por prioridade fazer com que você entregue as suas demandas dentro do acordado.
Porém, quando analisamos os benefícios dessa boa gestão de tempo, responder a pergunta desse título fica bem mais interessante.
Isso porque, sem coordenar os seus horários de modo satisfatório, você pode se tornar um profissional ansioso, sem qualidade de vida e com muitas demandas em atraso. Assim, o porquê dessa questão está em te deixar mais calmo quanto ao seu trabalho.
Desse modo, ao fugir do estresse, a sua mente tem uma facilidade maior de focar nas atividades que precisam ser desenvolvidas, o que te deixa mais produtivo e próximo de vencer as suas demandas.
Como manter a qualidade de vida em home office?
Para manter a qualidade de vida em home office é preciso unir a boa gestão de tempo à alta performance. Dessa maneira, você pode fazer os seus horários sem culpa, uma vez que entregar tudo o que foi demandado dentro do tempo estipulado.
Nesse sentido, caso tenha a liberdade para escolher em quais horas iniciar e finalizar o seu expediente, o ideal é que opte por um horário fixo, mesmo que em alguns dias possa flexibilizá-lo.
Isso porque, quando você cumpre a sua jornada todos os dias em um mesmo horário, o seu cérebro entende que aquele é o seu momento de trabalho e, assim, passa a se acostumar melhor com a ideia, o que pode aumentar a sua produtividade.
Conclusão
Em suma, o seu home office de alta performance depende profundamente de como você faz a sua gestão de tempo e como se planeja. Então, para ser um profissional altamente produtivo é só implementar todos os pontos que abordamos ao longo deste artigo.