Muitos negócios conseguem obter rapidamente um crescimento exponencial. De forma ágil, obtém grandes resultados e aumentam seu volume de vendas. Empresas que, em pouco tempo, conquistaram valor de mercado na casa dos milhões de reais. Mas, o que faz estas empresas se tornarem um negócio exponencial?
Em primeiro lugar, alguns dos negócios digitais mais bem sucedidos utilizam técnicas similares para crescer. E neste texto iremos falar um pouco mais sobre negócio exponencial e como você pode começar um empreendimento com potencial hoje mesmo. Por isso, acompanhe conosco!
O que é crescimento exponencial?
Crescimento exponencial significa crescer várias vezes. Na matemática, o “expoente” é o número responsável por elevar uma multiplicação. Por exemplo: 2³ = 2 x 2 x 2 = 8. Logo, aplicamos este mesmo conceito ao crescimento do valor de negócio de uma empresa. É crescer com potência.
Logo, um negócio exponencial é aquele que busca multiplicar o seu volume rapidamente em diversas vezes. Portanto, é o caso das startups e boa parte dos modelos de negócios digitais.
Diferenças entre negócio tradicional e negócio exponencial
Porém, pensando nisso, você pode estar se perguntando: “mas todo negócio tem a pretensão de crescer”, não é mesmo?
Sim. Porém existem diferenças nos modelos de crescimento exponencial e os negócios tradicionais. A principal diferença é o tempo: um negócio exponencial quer crescer rapidamente. Busca multiplicar a sua receita em pelo menos 5 vezes ao longo de um ano. Negócios tradicionais podem crescer entre 50% e 100% ao ano, se tiver bastante sucesso.
Portanto, isso implica que um negócio exponencial também tem mais riscos. Como se sabe, no mercado o risco é proporcional ao lucro. Por isso, no mundo das startups, quase sempre a empresa tem dois destinos: cresce muito, recebe investimentos e é vendida. Ou acabam encerrando suas atividades. Salvo exceções que acabam assumindo uma postura mais conservadora.
Além disso, via de regra os negócios exponenciais são empresas inovadoras, com uso de tecnologia. Por isso, um supermercado – mesmo bem sucedido – não costuma ser considerado um negócio exponencial. Um marketplace de delivery de aplicabilidade nacional, por sua vez, pode ter um crescimento exponencial.
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Princípios dos negócios exponenciais
Quase sempre, os negócios exponenciais possuem algumas características em comum. Na verdade, podemos considerar estas características como princípios:
Escalabilidade
Para que um negócio possa ter um crescimento exponencial, é fundamental que ele seja escalável. Ou seja, que ele possa crescer muito em receita sem que os custos e despesas cresçam na mesma proporção.
Um supermercado, ao crescer 100% em receita, provavelmente terá aumento de pelo menos 60% em gastos. O delivery, ao crescer 10%, terá aumento de custos de no máximo 25%, em média.
Replicabilidade
Um negócio só terá crescimento exponencial se ele puder ser replicado em diferentes territórios ou mercados. Fica mais fácil entender se utilizarmos exemplos práticos.
De volta ao supermercado: o alcance deste negócio é local. Seus clientes moram nas redondezas. Se o mercado quiser expandir seu público, terá de abrir uma nova loja em outro local, o que eleva custos consideravelmente.
Um marketplace de delivery, por sua vez, precisa apenas inserir uma nova guia no app e abrir cadastro para novas empresas e entregadores. Fora eventuais impostos municipais novos, o custo disso é quase zero. É um negócio replicável em quase todo o país!
Inovação e tecnologia
Inicialmente, a imensa maioria dos negócios com crescimento exponencial são baseados em inovação e tecnologia digital. Mesmo que parte da cadeia logística do negócio seja composta de serviços convencionais, a gestão das ações é tecnológica. Isso é considerado um princípio justamente para permitir ao negócio ser escalável e replicável.
Especificidade
Seu negócio não precisa ser revolucionário, necessariamente. Entretanto, é muito importante que ele tenha algo de único, de específico. Pode ser o nicho de mercado, os produtos ou serviços oferecidos, o modelo de pagamento, a comunicação visual, etc.
Exemplos de negócios exponenciais
Vamos trazer agora alguns exemplos de negócios exponenciais para que você possa se inspirar. Você irá perceber que eles possuem exatamente os princípios que mencionamos nos tópicos anteriores. Portanto, vamos lá?
Nubank
Usar o Nubank como exemplo já é quase um clichê. Entretanto, este é um grande exemplo de crescimento exponencial. A empresa começou com apenas um produto: o cartão de crédito. Mas veja como este negócio era escalável e replicável: o Nubank mirou em um mercado mal servido pelos grandes bancos. Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam cartões de crédito.
Após crescer em número de clientes, a empresa também expandiu seu portfólio de produtos: hoje também contam com conta bancária e carteira de investimentos.
Mercado Livre
Um marketplace B2C e C2C que também encontrou um modelo com grande capacidade de expansão. A empresa criou uma plataforma de vendas na qual ela apenas atuava como mediadora. Ou seja, um negócio exponencial e extremamente replicável a baixos custos e curto prazo.
Hoje a empresa possui um valor de negócio bilionário. Assim como o Nubank, após a grande expansão do empreendimento, o Mercado Livre também potencializou a sua cadeia logística para oferecer a entrega mais rápida do país. Além de oferecer serviços financeiros por meio do Mercado Pago.
QuintoAndar
O QuintoAndar é um marketplace de venda e aluguel imobiliário. O modelo da startup é bastante rentável e já recebeu pesados investimentos milionários. Apesar de não ser um modelo replicável em todo o país (o QuintoAndar só é lucrativo em grandes cidades), os bens que a empresa negocia são de grande valor, o que aumenta muito a receita da startup.
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Como criar um negócio com crescimento exponencial
Para que o seu negócio seja exponencial, é importante levar alguns aspectos em conta. Em primeiro lugar, leve em conta os princípios que mencionamos anteriormente. Eles serão bem úteis como um norte para você pensar o seu negócio.
Escolha um nicho de negócio rentável. Assim, ele pode ser rentável seja pela quantidade de clientes, pela tendência de crescimento ou até mesmo pelo grande ticket médio de cada venda. O importante é dar lucro.
Monitore a sua concorrência. Possivelmente há outros negócios com potencial de crescimento exponencial no seu setor. É preciso acompanhá-los de perto para fazer o benchmarking. Ou seja, evitar seus erros e se inspirar nos acertos da concorrência.
Portanto, se você abrir um marketplace, convém contratar uma plataforma pronta, que tenha sido desenvolvida especialmente para atender às demandas deste tipo de negócio. Por isso, recomendamos que você conheça o Ideia no Ar. É a melhor escolha para seu custo benefício.
Tenha estratégia no marketing e na comunicação. Ou seja, manifeste o potencial da sua empresa também por meio das suas campanhas de vendas e marketing. Os clientes tendem a confiar mais em empreendimentos que estão em crescimento.
Conclusão
Alguns negócios exponenciais do nosso mercado mudaram a forma como vivemos e tornaram nossa vida mais simples. Assim, você também pode abrir um negócio com crescimento exponencial e expandir o seu patrimônio, além de transformar o mercado. Basta acreditar, planejar e executar.
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