OKR: objetivos e resultados-chave. Palavras muito fortes que fazem parte da realidade de milhões de empreendedores no Brasil e no exterior. Estes indicadores são muito importantes para a trajetória de um empreendimento. Entretanto, será que você sabe utilizar os OKRs em favor do seu negócio?
Em primeiro lugar, é super importante saber quais indicadores usar. Isso pode fazer a diferença para definir os caminhos da sua empresa a curto, médio e longo prazo. Por isso, neste conteúdo falaremos de OKR e como o seu negócio digital pode utilizá-lo. Para saber mais, acompanhe conosco até o fim!
O que é OKR?
OKR é uma sigla. Em inglês, Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados Chave, em tradução livre. Isto é, como o nome sugere, estamos falando da definição e do monitoramento de objetivos. Contudo, é importante não confundir objetivos e metas. Falaremos sobre esta diferença adiante.
Além disso, alguns dos principais benefícios do método OKR é a sua simplicidade. Logo, mensurá-lo é bastante simples. Além disso, o OKR permite uma visão bastante estratégica sobre o desempenho do negócio e das atividades indispensáveis ao crescimento da empresa.
O método OKR foi desenvolvido pelo consultor Andrew Grove, que introduziu o método à Intel no fim dos anos 1970. Entretanto, Grover também “bebeu da água” de outros pioneiros, como o filósofo Edwin Locke. Posteriormente, a técnica foi amplamente adotada no mercado de tecnologia.
Como funciona o método OKR?
Em primeiro lugar, o método OKR é composto por dois grandes elementos: os objetivos e os resultados-chave.
Em síntese, objetivos são pontos qualitativos onde sua empresa deseja chegar no longo prazo. Objetivos precisam ser desafiadores, porém, ao mesmo tempo, tangíveis. Um exemplo: ter o objetivo de “captar um investimento SEED até o fim do próximo ano”. Não estabelece valores, mas é um objetivo bastante claro.
Em contrapartida, os objetivos chave são metas mais a curto prazo necessárias para se alcançar o objetivo. Seguindo o mesmo exemplo: para se conquistar o investimento, será necessário crescer ao menos 15% a receita por trimestre, além de alcançar pelo menos R$ 500 mil de receita trimestral – assim, será possível chamar a atenção de investidores.
Um aspecto importante dos objetivos chave: eles são quantitativos. Assim, pode-se mensurá-los em graus de completude ou sucesso. Exemplo: se a empresa conquistou R$ 300 mil de receita trimestral, ela obteve 60% de sucesso em um dos seus objetivos chave.
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Importância do OKR
O método OKR pode ser muito importante para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Ou seja, um desenvolvimento sólido, rápido, mas que seja previsível e também mensurável. Crescimento desordenado pode resultar em uma hipertrofia da empresa que leva à má gestão dos negócios.
Além disso, o OKR pode ser muito importante para ajudar a gestão empresarial a tomar melhores decisões. Primeiramente, muitos negócios ainda realizam sua tomada de decisão de uma forma bastante intuitiva. Especialmente empreendimentos mais incipientes. Isso não é nada recomendável. Portanto, o OKR é uma maneira de tomar decisões com mais consciência.
Exemplos de aplicação do OKR
Vamos conhecer algumas grandes empresas globais que utilizam o método OKR!
Dispensa apresentações. O Google é uma companhia que utiliza o OKR basicamente desde o início de suas atividades, ainda nos anos 90. Sabe qual era o objetivo da empresa na época?
“Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”
Parece que eles conseguiram, não é mesmo?
Amazon
Em segundo lugar, outro grande exemplo de companhia que utiliza o OKR desde o início: o maior marketplace do mundo. Neste caso, o objetivo era “tornar compras e vendas online mais fáceis, rápidas, baratas e seguras”. Outro exemplo muito bem sucedido de resultados chave e objetivos alcançados.
Adobe
A Adobe também utilizou o método OKR, mas com uma abordagem ligeiramente diferente. Enquanto as outras empresas que mencionamos usavam o método de forma mais macro, a Adobe implementou OKRs parciais específicas para suas equipes. Assim, a empresa consegue mais agilidade e desempenho em vários de seus times misturando Scrum e OKR.
Por fim, o sistema OKR também foi implementado com grande sucesso no LinkedIn. A maior rede social corporativa do mundo. Aqui também houve uma adaptação no uso do OKR. No caso da rede social, diferentes objetivos eram traçados a cada semestre, tornando as decisões da empresa mais ágeis, urgentes e assertivas.
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Como aplicar o OKR em um negócio
Vamos trazer agora um passo a passo sobre como você pode aplicar o OKR em seu negócio. Detalhe: este não é o único caminho possível. Utilize o método da maneira que mais se encaixa à sua empresa!
Diagnóstico situacional
O primeiro passo é entender o patamar em que se encontra sua empresa. Faça um diagnóstico situacional dos principais aspectos: gestão, vendas, produto, desenvolvimento, concorrência, RH ou qualquer outra esfera. Pode parecer meramente filosófico, mas é preciso saber onde se está para descobrir onde se quer chegar.
Definição do objetivo
Em segundo lugar, é hora de definir um bom objetivo. O ideal é que ele seja:
- Qualitativo;
- Tangível;
- Desafiador;
- Bem delimitado;
- Com prazo definido;
- Conectado à realidade.
Exemplos: se tornar líder do mercado; ser um bom lugar para trabalhar; conquistar certificações internacionais, etc.
Definição dos resultados chave
Posteriormente, sempre conectado ao seu objetivo, defina resultados chave e prazos específicos. Lembre-se que eles serão obrigatórios para que a sua empresa consiga chegar ao objetivo com plenitude. Lembre-se que os objetivos chave são quantitativos e devem ser totalmente mensuráveis.
Monitoramento sistemático
Definidos os resultados e objetivos, é preciso monitorar de maneira sistemática seus resultados. Lembre-se que o monitoramento leva em conta a porcentagem de sucesso de cada objetivo chave. Estabeleça uma periodicidade para a realização do monitoramento. Você pode usar diversas ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Ou seja, ferramentas de gestão, planilhas e outras.
Ajustes
Por fim, o monitoramento te levará a feedbacks. O que seu negócio está fazendo de bom e de ruim para atingir objetivos. Com esses inputs em mãos, tome as decisões e realize os ajustes necessários
Conclusão
A definição de objetivos e resultados chave pode ser o ponto de partida para a transformação do seu negócio. Entretanto, é importante seguir os passos certos para que a sua tomada de decisão seja ainda mais assertiva. Enfim, temos certeza que estas dicas podem ser muito úteis para o seu empreendimento digital!
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