Quando você vai comprar um produto em uma loja física, é muito comum dar uma olhada na vitrine antes, certo? Você deseja conhecer melhor o que está adquirindo. Na internet isso acontece de uma maneira parecida. Por isso, você precisa dedicar bastantes esforços à sua vitrine virtual.
Neste texto, vamos explicar do que se trata uma vitrine virtual, como você pode criar a sua e de que maneira a sua vitrine virtual pode ser decisiva na hora de conquistar um cliente para o marketplace. Quer saber mais? Pois então acompanhe conosco!
O que é uma vitrine virtual?
É o espaço digital no qual você irá dar todos os detalhes possíveis sobre o produto que está vendendo. Assim como em uma vitrine física, o cliente poderá ver o produto, seus detalhes, suas características e muito mais. Os clientes do e-commerce estão cada vez mais exigentes, por isso, eles querem conhecer com o máximo de detalhes possíveis o que estão comprando.
Isto implica, por exemplo, oferecer fotos, descrição completa (com detalhes técnicos), avaliações de outros compradores, perguntas dos clientes que ainda estão indecisos e muitos outros detalhes sobre os produtos anunciados para que os clientes possam tomar as suas decisões de maneira mais clara.
Por que montar uma vitrine virtual?
É muito importante montar uma vitrine virtual. Ainda que você esteja em um marketplace conhecido, anúncios com poucas informações tendem a causar desconfiança no cliente, que acaba comprando o mesmo produto de outro vendedor o qual tenha oferecido uma descrição mais completa desta mercadoria. Vamos entender mais a fundo:
Aproxima seu negócio do público
Uma boa vitrine virtual é uma ferramenta importantíssima para aproximar o seu comprador de você. Uma vitrine virtual bem feita dá a impressão de que aquele produto realmente existe e será entregue rapidamente. Também passa a ideia de que o vendedor possui empatia e fará tudo o que for possível para que o cliente esteja satisfeito com o que comprou.
Aumenta a taxa de conversão
Esta construção de empatia se converte diretamente em negócios. Vitrines virtuais completas apresentam uma taxa de conversão muito maior do que anúncios reticentes ou com informações insuficientes. É um esforço que vale a pena para que o seu cliente se sinta mais confiante e seguro em comprar. Lembre-se que seus concorrentes podem oferecer uma vitrine virtual melhor que a sua, dificultando a sua conclusão de negócios.
Direciona o olhar do cliente
Ter uma boa vitrine virtual não significa necessariamente que o seu espaço digital será igual ao da concorrência. Na verdade, é muito comum que e-commerces e marketplaces utilizem a vitrine virtual para direcionar o olhar do cliente e persuadi-lo a comprar. Isso acontece, por exemplo, quando o preço de um produto é bastante alto, mas a vitrine virtual tenta direcionar o olhar do cliente para a qualidade e a popularidade daquela mercadoria.
Sem uma boa vitrine virtual, casos como este tem o risco de ficarem “encalhados” no estoque porque o cliente acha o produto muito caro e não enxerga o valor agregado daquela mercadoria.
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Como montar uma vitrine virtual?
Você já compreendeu conosco porque as vitrines virtuais são importantes. Mas como, afinal, montar a vitrine virtual do seu marketplace de forma a beneficiar seus negócios? Veja só:
Defina um objetivo
Como dissemos anteriormente, vitrines virtuais precisam ser completas. Mas, via de regra, elas têm objetivos específicos. Elas oferecem os produtos com diferentes argumentos, ainda que de forma indireta.
Uma vitrine virtual pode, por exemplo, vender a partir do preço, da popularidade do produto, da tradição da marca, da beleza da mercadoria ou de outros aspectos. O que importa é entender o que mais se destaca nos produtos que você vende para trabalhar de forma assertiva.
Capriche nas fotos
Independentemente do objetivo da sua vitrine virtual, contar com boas fotos é sempre fundamental. Você pode pegar as fotos padrão do produto (tiradas pelo próprio fabricante se o produto for novo), ou caprichar em fotos customizadas obtidas por você mesmo. Ter fotos próprias é outro fator de credibilidade para o seu e-commerce. Fotos de estoque dos fabricantes podem dar a impressão de que sua empresa não conta com o produto à disposição.
Invista no design
Um bom design também é fundamental. Marketplaces com um design obsoleto ou pouco prático dão a impressão de abandono e tiram a credibilidade da sua marca. Um design moderno e responsivo pode ser decisivo para o seu negócio ter mais vendas e atrair muito mais clientes por meio da vitrine virtual.
Descreva bem os produtos
Uma boa descrição também faz a diferença. Vamos dar um exemplo prático: você está vendendo uma furadeira. Compare as duas descrições:
Descrição 1: “furadeira nova da marca X. Acompanha 3 brocas. Boa para reparos domésticos. 110V.”
Descrição 2: “furadeira nova da marca X, com potência de 60 Watts. Acompanha 3 brocas: uma para alvenaria, uma para madeira e uma para metal. Boa para reparos domésticos e também conta com a função parafusadeira. Garantia de 1 ano pelo fabricante, com possibilidade de expansão. Voltagem de 110V”.
A descrição 2 certamente é mais atraente para quem deseja comprar. Até mesmo porque muitas das pessoas que são clientes entendem bem do produto que estão negociando e querem o máximo de informações possíveis.
Organize os banners e os pop-ups
Uma vitrine virtual não vende apenas o produto aberto no momento. Ela também pode ser importante para a prática de upsell e cross-sell. Ou seja, fechar mais vendas a partir do primeiro negócio fechado. Por isso, pense nos detalhes adicionais da sua tela de forma que eles incentivem o seu cliente a comprar o máximo possível.
Tenha um layout responsivo
Um layout responsivo é fundamental para uma vitrine virtual de marketplace assertiva. Algumas práticas são importantes neste sentido:
- Dar zoom na foto do produto com facilidade;
- Calcular o frete na mesma tela da venda;
- Fácil acesso aos comentários e avaliações de outros clientes;
- Detalhes acessíveis sobre o vendedor e sua reputação;
- Entre outros.
Cuide do tempo de carregamento da página
Quando os clientes estão cotando produtos, eles esperam por um carregamento ágil das páginas. Por isso, pense na estruturação da sua vitrine virtual de forma que ela seja carregada o mais rapidamente possível. Utilizar uma plataforma pronta de marketplace, como a Ideia no Ar, pode ser a melhor opção para o seu negócio.
Quais são as principais estratégias para uma vitrine virtual?
Qual será a abordagem da sua vitrine virtual? Isso é muito importante para que o seu processo de vendas seja mais rentável, lucrativo e previsível. Note que as estratégias de venda variam muito de acordo com o produto que a sua loja está oferecendo.
Ofertas
Selecione um mix de produtos para a realização de promoções. Ao anunciá-los, destaque o fato de que eles estão sendo oferecidos por um valor menor do que o normal. Promoções e ofertas são um bom critério para a definição da sua vitrine virtual.
Lançamentos
O lançamento de um produto é um ótimo apelo para uma vitrine virtual. Por isso, se você deseja dar mais destaque às suas mercadorias e causar maior engajamento, destacar os lançamentos do seu marketplace pode ser uma ótima opção.
Faixa de preço
Esta é uma prática bastante comum no universo dos marketplaces. É muito comum encontrar nestes sites seções especiais para produtos “abaixo dos R$ 10”, ou “ofertas incríveis por R$ 5”. Este é o valor real dos produtos, não é uma promoção. Mas eles são tão baratos, que os clientes acabam fazendo essas compras mesmo que não precisem tanto.
Mais vendidos ou mais procurados
A prova social é um dos maiores gatilhos mentais que os vendedores podem utilizar. Se um produto é o mais comprado ou o mais procurado dentre tantos, é natural que outros consumidores também se interessem por ele. Em sua vitrine virtual, dê destaque aos produtos com maior demanda!
Categorias
No universo das vendas existe um paradoxo bastante curioso: o paradoxo da escolha. Ele diz que “quanto mais escolhas o cliente tiver, menores as chances de ele efetivamente escolher um produto e fechar uma compra”. Por isso, categorizar seus produtos na vitrine virtual pode ser de grande ajuda.
Isso simplifica a escolha do cliente, que encontra mais rapidamente os produtos que deseja sem ficar deslumbrado por uma infinidade de opções.
Volume de estoque
O volume de estoque pode ser utilizado nas duas vias. Você pode, por exemplo, argumentar em sua vitrine virtual que aquelas são as últimas unidades” daquele produto. Ou então afirmar que os produtos estão em condições especiais porque a sua empresa está fazendo uma queima de estoque.
Marketplace e vitrine virtual
O modelo de negócio de marketplace pode servir como uma ótima vitrine virtual. Prático, seguro e lucrativo, o marketplace apresenta grandes vantagens para quem compra, para quem vende e também para quem opera.
- Compradores: maior variedade de produtos; grande oferta por diferentes vendedores; segurança na compra;
- Vendedores: maior visibilidade; custos operacionais reduzidos e simplicidade na operação dos estoques;
- Operadores: negócio escalável; custo operacional reduzido e grandes oportunidades de crescimento sem ter que lidar com estoques.
A plataforma do Ideia no Ar permite criar de maneira simples diversos modelos de vitrine na home page do marketplace, seja com relação à produtos mais vendidos, produtos em destaque, vendedores com melhores avaliações, entre outros. Você deveria conhecer.
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Conclusão
Montar a sua vitrine virtual exige estratégia e boas escolhas. Por isso, pense nas características dos seus clientes e nos principais atrativos do seu mix de produtos antes de definir como esta ação será realizada. Assim, seus negócios podem ser mais lucrativos e gerar grandes oportunidades de venda.
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