O franchising é um modelo de negócio bastante consolidado no mercado brasileiro. As franquias movimentam milhões de reais todos os anos e são bastante visadas pelos empreendedores. Neste texto você poderá compreender melhor como estes negócios funcionam.
Neste conteúdo será possível compreender os prós e contras, além das lógicas de empreendedorismo por trás do franchising. Se você pretende investir neste tipo de negócio, convidamos a acompanhar conosco até o fim. Vamos lá!
O que é franchising
Franchising é um modelo de negócio nos quais os empreendedores compram o direito de negociar os produtos ou serviços de uma marca já existente. Eles não são filiados, conveniados ou sócios, mas franqueados. Em troca do prestígio, da clareza do negócio e de um mercado consumidor já existente, os empreendedores pagam royalties, direitos de uso de marca e outras taxas. Mesmo assim, conseguem obter grandes lucros. Como isso acontece, na prática?
Como funciona o franchising
Nem todo mundo compreende a fundo como funciona o formato de franchising. Mas, na verdade, ele é bastante simples. Existem dois agentes principais neste tipo de negócio: o franqueador e o franqueado.
O franqueador é o dono da franquia. Ou seja: o titular da marca, da tecnologia, da identidade visual, dos produtos e serviços que os franqueados irão comercializar. Seu papel é vender o direito de uso da franquia, gerenciar o modelo central de negócios da marca, cuidar das campanhas de marketing e da reputação da franquia, desenvolver novos produtos e serviços, acompanhar a performance dos franqueados e prestar todo tipo de suporte necessário.
Os franqueados, por sua vez, são os agentes que compram o direito de negociar os produtos e serviços da franquia. Eles realizam os investimentos locais em seus negócios e operam o empreendimento localmente, guardando os lucros para si, com exceção de custos, despesas e das contrapartidas cobradas pelo franqueador.
Se estas definições ainda parecem abstratas para você, provavelmente será possível compreender com mais clareza quando trouxermos nossos exemplos.
Formatos de Franquias
O franchising no Brasil e no mundo possui diversos formatos diferentes. Vamos compreender alguns destes modelos mais praticados nos itens a seguir:
Lojas físicas
Um dos modelos mais elementares de franquias: lojas físicas. Neste caso, os franqueados cuidam de toda a cadeia logística macro, desenvolvendo produtos, distribuindo estoques, gerenciando a marca, desenvolvendo parcerias e delineando padrões de boas práticas aos franqueados. Estes, por sua vez, utilizam a marca, vendem os produtos da franquia e cuidam da logística do estoque em um nível micro.
Exemplos: Cacau Show e Brasil Cacau.
Quiosques
O modelo de negócio dos quiosques é bem similar ao das lojas físicas. A diferença é que os quiosques precisam operar dentro de outros empreendimentos, como shoppings e galerias, ou ainda em locais muito específicos de grande movimento, como praias e estações de metrô. No que diz respeito ao modelo de negócio, franqueados e franqueadores costumam desempenhar as mesmas funções.
Exemplos: Quiosques das Havaianas e iStore em shoppings e Monster Dog no Metrô de São Paulo.
Food trucks
Com o mesmo modelo de negócio do franchising, food trucks também podem ser negociados como franquias. O grande diferencial deste tipo de negócio é a possibilidade de ser itinerante e rodar em diversos lugares. Ainda que você precise dos alvarás de funcionamento das respectivas prefeituras, será possível atuar em mais de uma cidade em diferentes momentos.
Exemplos: Açaí no Ponto e Big X.
Containers
Containers podem ser um tipo de franquia bastante interessante, pois sua instalação é simplificada e eles podem ser posicionados anexos a outros empreendimentos de grande movimento, o que potencializa suas oportunidades de negócio. Um exemplo bastante comum são os containers da Ambev anexos a lojas de conveniência de postos de gasolina. Nestes locais, os clientes acessam containers refrigerados para comprar suas bebidas.
Home based
Franquias home based são aquelas às quais o franqueado pode operar o negócio sem sequer sair de casa. Na grande maioria das franquias home based, o franqueado comercializa seus serviços ou o seu know-how mediante mediação do franqueador. Por isso, as franquias home based são mais comuns na área da educação, consultoria, corretagem, serviços digitais e similares.
Exemplos: Biup Educação e Go Next Serviços.
Franquias virtuais
As franquias virtuais também são hoje muito populares. Neste caso, grandes franquias, apesar de já operarem de forma digital, não contam com uma equipe própria suficiente para comercializar seus serviços em todo o país. Neste caso, elas contam com franqueados que ajudam a distribuir estes serviços pelo mercado.
É o caso da Serasa Experian, que conta com uma rede de revendedores franqueados em todo o país, mas que comercializam as consultas da empresa também pela internet.
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Vantagens
O modelo de negócio do franchising possui diversas vantagens para quem deseja investir nele. Vamos conhecer algumas delas:
Credibilidade
A imensa maioria das franquias são empresas conhecidas e bem quistas pelo público. Isto significa que, automaticamente, o franqueado empresta a credibilidade que a franquia tem para o seu próprio negócio. Esta credibilidade pode fazer a diferença, porque uma marca muito bem reconhecida pode convencer até mesmo um cliente que venha de outro local e tenha poucos contatos locais. Ele sabe da qualidade e já conhece os produtos e serviços prestados.
Apoio do franqueador
Além de vender o direito da marca e outros produtos, costuma estar incluso nos custos do franqueador o apoio logístico, administrativo, estratégico e comercial. Ou seja, se você é um empreendedor inexperiente ou ainda não domina bem o negócio da franquia que está negociando, você não estará sozinho neste desafio.
Existência de um plano de negócios
Para além do suporte e do apoio do franqueador, quem contrata uma franquia quase sempre também pode contar com um plano de negócios já bem definido. Em muitos casos, o negócio já foi testado e consolidado no mercado, logo, você provavelmente poderá colocá-lo em prática com menores riscos e maiores chances de sucesso.
Maior garantia de mercado
A credibilidade e a boa reputação da franquia que você está contratando, logo, ajudam o seu novo negócio a também contar com maiores garantias de mercado. São negócios de sucesso já comprovados no mercado, os quais podem ser replicados em quase todo tipo de público consumidor local (com algumas ressalvas). Falaremos disso adiante.
Melhor planejamento dos custos de instalação
Quem contrata uma franquia sabe exatamente o quanto irá gastar em seus esforços iniciais e ao longo do mercado. Isto porque o contrato de uso de marca define exatamente os custos com royalties, taxas e outras despesas. Ele também especifica o valor inicial que os franqueados costumam investir para colocar este novo empreendimento em prática.
Economia com propaganda
Quem é franqueado quase sempre não precisa gastar com propaganda própria. Isto porque a sede da franquia já costuma investir em marketing próprio de uma maneira centralizada. Pense no Habibs, por exemplo: quando a franquia compra anúncios na Globo em rede nacional, as lojas de todo o país são beneficiadas, ainda que não tenham comprado o anúncio diretamente.
Independência jurídica e financeira
Uma vez que a unidade da franquia atinja o equilíbrio financeiro, o empreendedor conta com total independência. Isto porque o franqueador não é sócio e não possui qualquer parcela de propriedade sobre o negócio dos franqueados e, logo, não tem direito às cotas de lucro líquido.
Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento
Franqueadores estão sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento para tornar seus produtos e serviços mais atrativos, acessíveis e competitivos. Logo, você franqueado não precisará investir por conta própria neste tipo de implementação. Em alguns casos, há custos para o franqueado passar a oferecer novas mercadorias, mas ainda assim o custo é menor do que desenvolver, por conta própria, produtos e serviços inovadores.
Desvantagens
Assim como todo e qualquer negócio, o franchising também possui as suas fragilidades que precisam ser levadas em conta. Olha só:
Pouca flexibilidade
O franqueado não é dono da marca. Logo, ele está sujeito às diretrizes comerciais, administrativas e estratégicas do franqueador. Ainda que estas decisões sejam tomadas de forma pensada e após profundos estudos, o empreendedor franqueado goza de pouca flexibilidade para decidir os rumos do seu negócio.
Risco de falhas no sistema
Mesmo nas franquias mais bem sucedidas, falhas e erros podem acontecer. E quando falamos de falhas, nem sempre se tratam de sistemas eletrônicos: pode haver, por exemplo, falhas nos parceiros logísticos que deixam toda uma porção dos franqueados sem acesso ao novo estoque de produtos e, portanto, impossibilitados temporariamente de fazer negócio. Como as franquias têm acordos de exclusividade, o franqueado fica refém em caso de falhas.
Localização forçada
Muitas franquias não permitem a instalação em toda localidade. É o caso, por exemplo, de McDonalds, Burger King e Subway: estes restaurantes só podem ser instalados em localidades nas quais exista um número mínimo de clientes em potencial. Outras franquias, por sua vez, precisam ser instaladas em shoppings ou postos de gasolina. Ou seja: diversas destas cadeias forçam suas localidades e resta ao franqueado aceitar as condições.
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Franchisings de sucesso
Vamos contar para você agora um pouco da história de algumas franquias de bastante sucesso. Curiosidade: nem todas elas já nasceram franquias. Algumas delas se tornaram franquias depois de crescer enquanto empreendimentos de outro modelo. Veja:
Habib’s
O Habib ‘s nasceu como um restaurante comum de comida árabe em São Paulo, como diversos que existem na capital paulista. Contudo, na década de 1990, os empreendedores começaram a comercializar a franquia para os shoppings paulistanos e, posteriormente, vender a marca também para empreendedores de outros estados. Hoje, a cadeia está presente em todo o país.
Bibi
A Bibi nasceu como uma marca de produtos de vestuário infantil. Contudo, o apelo da marca fez com que seus acionistas a transformassem em uma franquia de lojas físicas e quiosques que hoje está presente em quase todo o Brasil. A Bibi também opera de maneira mais tradicional, distribuindo seus produtos para lojas do ramo.
Cacau Show
A Cacau Show já nasceu com o intuito de se tornar uma franquia. Isso fica claro quando percebemos que a marca busca oferecer uma experiência diferenciada na venda, distribuição e no consumo de chocolates, um produto não tão incomum. É considerada uma franquia de custo relativamente baixo e simples operação.
Havaianas
Todo mundo conhece, todo mundo usa. As Havaianas nasceram como uma marca simples e singela de sandálias. Após conquistar o seu mercado, a empresa também decidiu investir em franquias de quiosques e lojas físicas. A diferença é que em uma loja das Havaianas você encontra produtos exclusivos e também tem a possibilidade de customizar seus chinelos.
Imaginarium
A Imaginarium também nasceu como uma franquia, voltada a oferecer produtos geek e artigos para presentes em shopping centers. Em suma, seus produtos não têm nada de extraordinário: são rádios, mochilas, almofadas e outras mercadorias. Porém, a roupagem da marca e as abordagens de venda são especializadas no público jovem descolado.
Subway
O Subway nasceu nos Estados Unidos nas estações do Metrô de Nova Iorque. A marca acabou percebendo que seu modelo de negócio era facilmente replicável, mas que seria mais lucrativo vender franquias do que abrir lojas próprias. Hoje, o Subway tem centenas de lojas no Brasil e outras em todo o planeta.
Conclusão
O franchising é um modelo bastante interessante de neǵocio. Ainda que seu núcleo quase sempre não se altere no que diz respeito ao formato do empreendimento, existem infinitas possibilidades de investimento para se apostar. Não se prenda aos exemplos de franquias que mencionamos aqui. Até mesmo porque existem diversas outras marcas em crescimento que valem a sua atenção.
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