Não são poucos os casos de marketplaces de sucesso no Brasil e no exterior. Mas alguns cases são bastante significativos e chamam a atenção. É o caso da Shopee, marketplace de Singapura que começou a operar no Brasil nos últimos anos com um crescimento ágil e exponencial.
Mas o que a Shopee fez certo? Qual é a chave para o seu sucesso? Como você também pode replicar os passos desta companhia para ver o seu negócio crescer? Neste texto, iremos tratar sobre estes assuntos e outras dicas importantes para quem quer ter um marketplace de sucesso. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é Shopee Marketplace?
A Shopee é um marketplace B2C, ou seja, um negócio no qual empresas vendem para consumidores finais. A empresa foi fundada em Singapura, em 2015 e pertence ao conglomerado Sea Group. Nos seus primeiros anos de operação, expandiu suas vendas para outros países próximos à sede. O Brasil foi o primeiro lugar em que a empresa começou a operar fora do continente asiático, mas hoje ela já vende para Chile, México e Colômbia.
Apesar de ser um marketplace focado principalmente no mercado B2C, pequenos vendedores e até mesmo produtos usados também podem ser oferecidos na plataforma, fazendo com que ela também tenha uma significativa operação C2C. O negócio apresenta um crescimento estrondoso no mercado brasileiro e mundial, tendo sido reconhecida como uma das empresas de comércio eletrônico mais disruptivas em seu país sede.
Quais as principais vantagens de vender na Shopee?
O sucesso do marketplace não veio à toa. A Shopee oferece uma série de vantagens para os vendedores e também para seus clientes, permitindo um preço final mais atrativo e melhores resultados para quem vende. Veja:
1- Gratuidade para entrar
Um dos pontos que atrai muitos vendedores para a plataforma já impressiona de cada: é grátis! Diferentemente de outras plataformas, que exigem o pagamento de taxas desde o início, os vendedores da Shopee têm a oportunidade de fazer negócio começando sem custos. É um investimento que a plataforma fez e que atraiu milhares de novos sellers.
2- Segurança garantida
Apesar de ser um player novo no mercado, o que naturalmente leva a preocupações com a segurança e a integridade das transações, a Shopee já convenceu o público de que é um marketplace seguro, no qual as compras realmente são entregues, os vendedores são pagos e o suporte ao cliente realmente funciona, quando necessário.
3- Praticidade nas operações diárias
Para o vendedor da Shopee é muito simples operar a plataforma e realizar atividades cotidianas, como iniciar e modificar anúncios, verificar indicadores de vendas, pagamentos e recebíveis, opções de visibilidade, dados de entrega e outros detalhes. A simplicidade e a praticidade tornam a operação diária para o vendedor muito mais ágil.
4- Maior visibilidade
Um dos problemas que muitos vendedores têm em outros marketplaces é a falta de visibilidade. A não ser que o seller pague muito mais caro pelo anúncio, seus produtos ficarão escondidos nas páginas finais sempre que o cliente fizer uma busca. Na Shopee, os algoritmos permitem uma boa visibilidade para os vendedores como um todo.
5- Suporte de vendas
Outra grande vantagem da Shopee é o sofisticado suporte de vendas que a plataforma oferece. Na verdade, não apenas o suporte. A Shopee tem um programa de incubação e de profissionalização de vendedores, para que o pequeno seller que entra como pessoa física na plataforma possa crescer, vender mais e ter mais qualidade em seus serviços. Ganha a plataforma, ganha o vendedor, ganha o cliente.
6- Benefícios para clientes
A Shopee oferece diversos benefícios para os clientes como cupons de desconto, frete grátis e isenções para a primeira compra. Além de parcelamento em até 6x sem juros. E o bacana é que a própria plataforma banca estes benefícios sem que o vendedor tenha custos.
Como a Shopee cresceu tanto?
Vários fatores explicam o crescimento da Shopee no Brasil. Alguns têm conexão direta com a operação da empresa, enquanto outros foram circunstâncias favoráveis do mercado que ajudaram a companhia a crescer em um ritmo ainda mais acelerado.
- Pandemia: crescimento intenso dos marketplaces e do e-commerce a partir de 2020. A Shopee foi uma das que mais cresceu neste período;
- Modelo de marketplace em ascensão: os marketplaces, como um todo, estão apresentando grande crescimento e conquistando a preferência dos clientes;
- Aposta em produtos de baixo valor: a Shopee é um marketplace bastante popular. Os clientes encontram produtos a partir de R$ 1. Clientes compram em mais volume, com tickets crescentes.
- Suporte de qualidade: clientes que têm problemas com as compras são prontamente atendidos. Vendedores não têm prejuízo.
Dica: acesse já o infográfico gratuito com todos os dados do mercado de marketplace!
Estrutura da Shopee conquista sellers
A Shopee recebeu sólidos investimentos para entrar no mercado brasileiro já com uma profunda estrutura de atendimento tanto a clientes como a vendedores. E os esforços valeram a pena. A comissão também: a Shopee tem cobrado apenas 5% de comissão pela venda dos sellers no Brasil, uma taxa menor que a maioria dos outros players do mercado.
Além disso, a Shopee não exige que o vendedor tenha um CNPJ. Apenas com o CPF já é possível oferecer produtos na plataforma.
A estratégia da Shopee Brasil
As operações da Shopee no Brasil começaram por volta de 2018. Desde então, a empresa começou a “jogar pesado” no mercado brasileiro, especialmente com o começo da pandemia da Covid-19.
Além de todos os benefícios que mencionamos anteriormente, a Shopee Marketplace começou uma campanha intensa de publicidade nos meios digitais, espalhando anúncios por toda a internet. A empresa também investiu em propagandas de TV aberta no horário nobre com a participação do ator Jackie Chan, mostrando que a marca realmente estava disposta a estar com os grandes do setor.
Shopee disputa pelo e-commerce brasileiro
Hoje a Shopee já se tornou uma das principais marcas no cenário do e-commerce brasileiro. Segundo o ranking Top E-commerce Reports, a Shopee é hoje a 5ª maior plataforma de marketplace no Brasil. Um feito enorme para uma empresa que tem apenas sete anos. E a tendência é de crescimento.
Por que criar um marketplace como a Shopee?
Como você viu, marketplaces podem escalar para se tornar empresas enormes, de grande relevância para o mercado como um todo. Temos alguns bons motivos pelos quais você também deveria criar um marketplace:
- Alto potencial de lucro: grandes empresas da atualidade, como Amazon, Uber, Mercado Livre e a própria Shopee usam o modelo de marketplace. Embora ele exija um investimento inicial razoável, a médio e longo prazo o potencial de lucro é muito maior do que um e-commerce tradicional.
- Fácil de começar: você pode começar um novo negócio rapidamente. Basta contratar uma plataforma de marketplace especializada que pode ser customizada de acordo com as características do seu negócio.
- Resultados escaláveis: um marketplace de sucesso é um negócio escalável. Ou seja, o seu faturamento pode crescer a um ritmo muito maior do que a estrutura de custos e despesas. O mesmo não acontece com lojas virtuais comuns, por exemplo.
- Modelo inovador e atual: marketplaces são negócios inovadores, que podem atrair a atração de investidores interessados em injetar capital e fazer o empreendimento crescer.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Como criar um marketplace de sucesso
Agora que você entendeu a relevância deste modelo de negócio, daremos algumas dicas iniciais de como você pode colocar a sua ideia no ar e criar um marketplace!
1- Defina o seu nicho de mercado
Uma decisão bacana para o seu marketplace é atacar nichos específicos de mercado. Uma abordagem multi gênero pode ter grande sucesso, mas é desafiadora porque você irá enfrentar a concorrência direta dos maiores players do setor, já consolidados no ramo e difíceis de serem superados em valores e benefícios.
2- Defina as personas e o ICP
Definir a sua persona e o seu perfil de cliente ideal (ICP) são dois passos muito importantes para o seu empreendimento prosperar. Mas cuidado, persona e ICP são coisas diferentes.
O perfil de cliente ideal você encontra a partir do processo de market fit. Ou seja, descobrir qual tipo de cliente a sua empresa atende de forma mais satisfatória. O problema de quem você resolve.
Uma vez descoberto o ICP, você atribui a ele características de hábitos de consumo, interesses culturais e midiáticos para saber que tipo de discurso deve ser utilizado para vendas, marketing e comunicação. Este cliente fictício ideal a quem se direciona o marketing é a persona.
Escolha o seu modelo de negócio e de faturamento
Outro ponto importantíssimo é escolher estrategicamente que tipo de negócio seu marketplace ofertará e qual será a forma de obter receita. Veja as principais opções:
- Marketplace B2B: venda de empresas para empresas;
- Marketplace B2C: venda de empresas para clientes finais;
- Marketplace C2C: venda entre clientes.
Forma de faturar:
- Por comissão: vendedor paga comissão a cada venda realizada;
- Por mensalidade: vendedor paga um valor fixo mensal à plataforma;
- Venda de leads: vendedor “compra” um pacote de leads do marketplace que ele pode contatar.
Escolha uma plataforma que atenda às necessidades
A escolha da plataforma que irá suportar o seu marketplace precisa ser feita com muito cuidado. Escolha uma solução que tenha sido desenvolvida especialmente para funcionar com marketplaces, permitindo fácil operação com baixos custos de desenvolvimento, além de segurança e agilidade. O Ideia no Ar é a opção ideal para você.
Atraia oferta e demanda
Coloque o negócio para funcionar! Utilize marketing e promoções para atrair a demanda, mas também lembre-se que você precisa atrair vendedores. Faça um benchmark para entender as práticas do mercado e pratique condições favoráveis para atrair vendedores de qualidade para seu marketplace.
Conclusão
Este foi o nosso estudo de caso sobre a Shopee! Uma empresa extremamente bem-sucedida com uma trajetória muito interessante de crescimento e decisões acertadas. Inspire-se nos bons exemplos para que o seu empreendimento também possa crescer de maneira sustentável e participar do mercado de marketplaces com relevância e lucratividade.
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