As franquias são um modelo de negócio que têm feito bastante sucesso no mercado brasileiro. Elas proporcionam uma relação de ganha-ganha para os envolvidos, e têm proporcionado grande evolução profissional e financeira para a maioria dos empreendedores que investem nesse formato.
Neste conteúdo, iremos falar com mais detalhes sobre o modelo de negócio de franquias, suas características, prós e contras e diversas dicas. Também traremos algumas boas práticas sobre como você também pode entrar para esse mercado com ótimos resultados. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é franquia e como funciona?
A franquia é um modelo de negócio baseado na cessão onerosa dos direitos de se utilizar uma marca, produtos, serviços e modelos de negócio.
Não entendeu? É bastante simples. Basicamente, o detentor dos direitos de uma marca de franquia (franqueador) cede os direitos de uso desta marca para um terceiro (franqueado) mediante o pagamento de taxas e comissões.
Franquias podem existir nos mais variados modelos de negócio. Desde uma lanchonete que opera em um quiosque de shopping, até mesmo uma franquia de plataformas de e-commerce com operação segmentada. As oportunidades e interesses variam de acordo com os segmentos de mercado.
Vamos entender um pouco mais sobre os agentes envolvidos neste tipo de negócio.
Franqueador(a)
O franqueador é o agente detentor dos direitos e da propriedade da franquia. Note que essa pessoa jurídica é dona da marca, das patentes, dos produtos e dos serviços comercializados em todas as unidades da franquia. No entanto, essas pessoas não são donas dos bens móveis e imóveis usados pelos franqueados. Exemplo: imóveis, automóveis, maquinários e etc.
Para o franqueador, a grande vantagem é a possibilidade de crescer de maneira escalável, à medida que os franqueados proporcionam ganho de faturamento sem haver o ganho de despesas na mesma medida. No entanto, criar uma franquia de sucesso tem desafios relacionados à concorrência e à consolidação da sua marca no mercado.
Além disso, quem detém uma franquia precisa ter em mente que terceiros estarão utilizando aquela marca. É preciso ter um grande cuidado com a gestão, especialmente com a fiscalização da qualidade e dos padrões de operação que os franqueados realizam. Para além da fiscalização, também é fundamental prestar suporte e apoio aos franqueados.
Franqueado(a)
O franqueado, por sua vez, é a pessoa física ou jurídica que adquire junto ao franqueador o direito de utilizar aquela marca para gerar faturamento para si. Para tanto, ele arca com diversos custos, iniciais e recorrentes, que dão a ele o direito de utilizar aquela marca legalmente em sua operação legal.
O franqueado tem diversos benefícios: ele estará vendendo produtos e serviços de uma marca já conhecida e consolidada, o que auxilia na prospecção de clientes. Além disso, o franqueado tem diretrizes claras de operação e padrões de qualidade a seguir, o que evita gargalos no trabalho diário da empresa e ajudam o cliente a se satisfazer mais.
No entanto, os custos da franquia podem ser bastante consideráveis. É um investimento que exige planejamento e estudo. Falaremos disso adiante.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
A COF é um documento no qual o franqueador estabelece e esclarece todos os detalhes relacionados à transação de cessão de direitos da franquia. É como um contrato de negócio. Estabelece condições como:
- Custos e condições da contratação;
- Direitos e deveres do franqueado;
- Sanções em caso de irregularidades;
- Detalhes da operação da franquia;
- Padrões de qualidade;
- Aspectos técnicos;
- Fatores jurídicos;
- Entre outros.
Vantagens e desvantagens de uma franquia
Como qualquer negócio, o modelo da franquia tem vantagens e desvantagens. Como vantagens, podemos destacar o seguinte:
- Clientela: a marca é conhecida e a base de cliente normalmente já é bastante consolidada. Começar a fazer negócios fica muito mais fácil;
- Padrões pré-definidos: não será necessário desenvolver produtos ou novos serviços. As definições já vem da sede franqueadora. Basta seguir os padrões de qualidade;
- Suporte: a maioria das franquias oferece suporte aos franqueados, até mesmo em assuntos relacionados à gestão do negócio. Riscos a menos.
Em contrapartida, as principais desvantagens são:
- Custos: abrir uma franquia pode exigir um bom investimento inicial. Nem toda franquia custa caro, mas as mais sucedidas tem um investimento inicial e rotativo considerável;
- Falta de autonomia: muito da gestão da franquia está na mão do franqueador, reduzindo consideravelmente a autonomia do franqueado na tomada de decisões sobre o negócio;
- Falta de escalabilidade: empreendedores podem ter grande sucesso vendendo para franquias. No entanto, esse sucesso sempre estará condicionado ao aumento da estrutura de despesas.
Quais são os tipos de franquias?
Existem diferentes tipos de franquias sobre as quais você pode investir. Os principais tipos são:
Microfranquia
O que define uma microfranquia é o seu investimento inicial. Elas possuem custos iniciais e recorrentes geralmente menores do que uma franquia tradicional. São marcas cujo investimento inicial não costuma ultrapassar os R$ 20 mil.
Franquia unitária
A franquia unitária é um dos modelos mais tradicionais deste negócio. É o modelo no qual o franqueado pode abrir uma unidade da marca que está contratando. Quando um empreendedor, por exemplo, abre uma unidade do Subway, ele está contratando uma franquia unitária. Naturalmente, nada impede que esta pessoa tenha mais de uma unidade da mesma franquia.
Franquia virtual
As franquias virtuais são aquelas marcas que o franqueado opera o negócio por meio da internet. Isso significa que este empreendedor não precisa, necessariamente, ter um ponto físico para contratar a franquia. Nesse caso, ele pode se tornar um distribuidor de produtos ou serviços ou operar localmente com plataformas de franchising que atuam em todo o país.
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Formatos de franquia
Você também pode classificar as franquias a partir do formato físico que suas unidades possuem. Os tipos mais comum que você irá encontrar por aí são:
Loja física
Uma loja física, tradicional. Um estabelecimento presencial como qualquer outro, mas que é uma unidade franqueada de uma grande rede. Isso inclui marcas como McDonald’s, Subway, Boticário, Apple Store e similares. São lojas posicionadas em locais públicos.
Quiosque
Um quiosque é uma loja reduzida, quase sempre dentro de outro estabelecimento, como uma galeria ou um shopping. Você encontra, por exemplo, contêineres das Lojas Havaianas, Água de Cheiro, Chiquinho Sorvetes e correlatos.
Container
Os containers são híbridos, praticamente, entre quiosques e lojas físicas. Eles ficam em espaços públicos, como ruas ou postos de combustível, mas são lojas com espaço relativamente reduzido e operação simplificada. Além de, é claro, estarem dentro de um container adaptado.
Home office
As franquias de home office são aquelas que operam apenas digitalmente. São uma opção que cresce consideravelmente, especialmente durante a pandemia, quando mais pessoas precisavam ficar em casa. Algumas das franquias digitais são a IP School Idiomas, a Vaapty e a Viaprevseg.
Quanto custa uma franquia?
Essa é uma pergunta sem uma única resposta. Existe uma infinidade de franquias voltadas a diferentes bolsos. Você pode investir a partir de R$ 10 mil, mas o custo inicial de uma franquia extremamente consolidada pode ultrapassar o milhão de reais. Veja mais detalhes:
Taxas de franquia
Estas são algumas das taxas praticadas pelos franqueadores para permitir a abertura de novas unidades de suas marcas aos franqueados. Veja:
Investimento inicial
O investimento inicial quase sempre é regulado pelo franqueador. Mesmo que o dinheiro não vá totalmente diretamente para o franqueador, essa é uma garantia que a marca tem de que o franqueado terá condições de arcar com as condições e padrões de qualidade estabelecidos por ela. Costuma envolver:
- Compra ou aluguel de imóveis;
- Aquisição de maquinário;
- Material de ponto de vendas;
- Compra de estoque;
- Entre outros.
Taxa de franquia
A taxa de franquia é, efetivamente, o valor que o franqueado paga ao franqueador pela cessão do direito de uso da marca. É a compra do direito de utilizar a logo, a identidade visual e tudo o que a marca representa a seu favor. Quanto mais conhecida for a marca da franquia, maior o valor.
Capital de giro
O capital de giro é o valor que o empreendedor precisa ter em mãos para a gestão diária da empresa. Envolve gastos como troco, pagamento de salários, gastos cotidianos, compra de estoque, pagamento de contas e despesas, entre outros.
Taxa de royalties
A maioria da franquia cobra royalties dos franqueados, mas não são todos. Os royalties são como uma comissão. Em toda venda que o franqueado fizer, uma porcentagem daquele valor irá para o franqueado. Como já há diversos custos relacionados à franquia além desse, os royalties normalmente têm porcentagens reduzidas (mas que ainda custam ao seu orçamento).
Taxa de instalação
Essa é outra taxa que costuma ser abatida ou descontada em franquias que desejam atrair novos franqueados. Ela é similar a uma taxa de inscrição. Ou seja: se você é um franqueado, essa é a taxa que você irá pagar para começar a operar este novo negócio. Ela costuma custear a implementação, o suporte e a inclusão da sua unidade na franquia.
Como escolher a melhor franquia?
Essa é outra pergunta cuja resposta não é tão simples assim. A melhor franquia para você pode não ser a melhor franquia para outro empreendedor. Mas existem alguns fatores que ajudam a pensar melhor sobre isso:
- Qual é o público ao qual você tem alcance?
- Qual é o seu capital inicial disponível?
- Qual é o seu capital humano pronto para operar agora?
- Que tipos de produtos e serviços mais se consomem em sua região?
- O quanto você está disposto a arriscar e crescer?
Naturalmente, é sempre recomendável que você invista em algum segmento de mercado com o qual já tenha familiaridade. Mas isso não é uma regra. É necessário estudo, planejamento e estratégia.
Como abrir uma franquia?
Como se tornar um franqueado nós já explicamos. Mas, sabia que também é possível que você abra a sua própria franquia e comece a oferecer o direito de uso de sua marca a terceiros? O modelo de marketplace é um exemplo de como isso pode ser colocado em prática.
- Pesquise seu mercado: encontre um mercado com potencial de crescimento. Escolha pelo volume, tendência de expansão, especificidade, ticket alto de compra, presença geográfica ou outros fatores.
- Defina a persona dos franqueados: em uma franquia, os franqueados também precisam ser escolhidos “a dedo”. Afinal, eles precisam estar de acordo com os seus padrões. Pense nisso ao definir a sua persona franqueada. Ou seja, o seu franqueado ideal.
- Defina a persona dos compradores: assim como franqueados, você também precisa entender quais são as características dos seus principais compradores. Entender como a sua marca ajuda a solucionar suas dores. Assim, a sua franquia terá estratégias de marketing muito mais assertivas.
- Defina o modelo de receita: como a sua franquia irá ganhar dinheiro? É preciso definir taxas, comissões e royalties de forma a manter a competitividade do mercado sem prejudicar o seu lucro como detentor da franquia.
- Defina sua plataforma de marketplace: se você está abrindo um marketplace enquanto franquia digital, é importantíssimo realizar uma escolha estratégica da plataforma. O ideal é pegar uma plataforma já pronta, especializada para esse modelo de negócio, como a Ideia no Ar. Sai muito mais em conta do que, por exemplo, contratar um programador.
- Adotar estratégias de marketing: uma responsabilidade que o proprietário de franquias possui é a de definir estratégias de marketing para seu negócio. Isso é crucial, tanto para se prospectar clientes, mas também para expandir uma rede sólida e rentável de franqueados.
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Conclusão
A franquia é um modelo bastante interessante de negócio para quem deseja investir com riscos calculados e marcas já consolidadas. Com planejamento, conhecimento e estratégia, você pode tomar as decisões mais acertadas quanto à franquia que deseja abrir ou se tornar franqueado dentro de uma rede já consolidada de unidades físicas ou digitais.
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