Marketplaces são empreendimentos que estão em pleno crescimento em nossa economia. É um modelo bastante versátil, no qual os empreendedores podem tomar diferentes abordagens na hora de investir e operar. Duas possibilidades de abordagem são chamadas de marketplace in e marketplace out.
Neste conteúdo, você poderá entender o que são essas duas estratégias, além de receber algumas dicas de como começar a trabalhar nesse mercado. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é um marketplace?
Os marketplaces são plataformas digitais de vendas. São sites que unem a oferta (vendedores e prestadores de serviços) à demanda, ou seja, clientes. Diferentemente de um e-commerce tradicional, que opera como uma loja, os marketplaces funcionam como shoppings virtuais. Ou seja: centenas ou até milhares de vendedores entregando produtos e serviços aos compradores.
Marketplaces são o futuro do e-commerce no Brasil e no mundo. Esse modelo já representa cerca de ¾ de todo o dinheiro movimentado por meio de comércio virtual, segundo estimativas da consultoria eBit/Nielsen. Por isso, grandes e pequenos empreendedores têm investido pesado nesse segmento.
O que é marketplace out?
A estratégia marketplace out é a mais comum. Ela é mais barata de implementar e também mais simples de operar no dia a dia. Contudo, ela tem uma lucratividade mais restrita em relação ao marketplace in. Em resumo: marketplace out significa vender ou prestar serviços em uma plataforma já consolidada pertencente a terceiros.
Essa abordagem permite, hoje em dia, que qualquer pessoa possa vender em um marketplace. Em muitas plataformas, não é necessário sequer ter uma empresa constituída, tornando-se vendedor apenas com um CPF válido. Os desafios aqui são seguir as regras da plataforma, gerenciar o estoque e garantir a precisão dos anúncios e a qualidade dos produtos vendidos.
Como dissemos, a lucratividade aqui é reduzida porque o vendedor paga comissões e taxas ao detentor do marketplace. Além disso, este não é um modelo de negócio escalável, à medida que os custos crescem conforme o negócio se desenvolve.
Exemplos de marketplace out
Aqui não tem muito segredo. Toda conta de vendedor dentro de uma plataforma de marketplace pode ser considerada um marketplace out. Acontecem até mesmo casos nos quais as próprias marcas criam lojas oficiais dentro de plataformas. Isso é muito comum no Mercado Livre, por exemplo.
O que é marketplace in?
Marketplace in é outra abordagem possível para se crescer dentro desse mercado. Apesar de menos recorrente, ela tem sido realizada tanto por grandes empresas que já possuem bases de clientes consolidadas, como por empreendedores que desejam se inserir nesse segmento com uma proposta totalmente própria.
Aqui a ideia é criar uma plataforma de marketplace e disponibilizá-la para que outros vendedores possam fazer negócios. Dessa forma, você é proprietário e gestor de um marketplace. A grande vantagem aqui é que seu potencial de lucratividade é mais alto e também é escalável, haja vista que suas despesas não crescem na mesma proporção que o faturamento.
Os desafios, no entanto, estão na gestão. Você não terá estoque próprio, mas precisará gerir as experiências de clientes e de vendedores, além de manter a plataforma em pé, definir taxas e comissões competitivas, projetar estratégias de marketing, entre outras ações para a gestão do negócio.
Exemplos de marketplace in
Tivemos vários exemplos de empresas que recentemente ampliaram seus horizontes do varejo tradicional e também abriram marketplaces. É o caso de corporações com Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, Netshoes, Centauro e outras.
Marketplace 1p, 2p e 3p
Essa classificação de marketplace 1p, 2p e 3p tem um caráter majoritariamente logístico. Ela diz respeito ao formato de entrega dos produtos no marketplace. Veja:
- 1p: Nesse caso, o varejista vende o produto para a plataforma de marketplace, que realiza a venda e a entrega;
- 2p: A venda é realizada pelo varejista, mas o marketplace se encarrega da estrutura de entrega;
- 3p: O varejista realiza todo o processo de venda e entrega. Cabe ao marketplace apenas a divulgação dos anúncios.
Qual escolher: marketplace in ou out?
Essa decisão depende das pretensões do empreendedor. Se ele busca um modelo mais simples de gerir, mas com menos potencial de crescimento, ele pode ficar com o marketplace out.
No entanto, se há o desejo de crescer de forma mais exponencial e tomar totalmente as rédeas do seu negócio, a decisão certa é criar um marketplace in. Apesar dos desafios gerenciais, se bem sucedida, a sua empresa pode valer milhões de reais e proporcionar oportunidades para milhares de outros vendedores.
Como começar a estratégia de marketplace out
Veja algumas práticas interessantes para que você comece a vender em marketplaces já consolidados:
Conheça as opções
Um aspecto extremamente importante é conhecer as opções de marketplaces. Mas, principalmente, conhecer suas condições de negócio. Ou seja: termos do contrato, taxas e comissões, regras, direitos e deveres, condições de pagamento e etc.
Criar anúncios relevantes
Como vendedor de um marketplace já consolidado, você provavelmente terá muito pouco controle sobre estratégias de marketing. Contudo, você pode montar anúncios que passam credibilidade e geram o interesse dos clientes. Capriche nas definições dos produtos, utilize boas imagens, responda as perguntas de possíveis clientes e venda mais.
Cuidado especial no despacho
Se no marketplace que você vende a responsabilidade da entrega é sua, garanta ter na mão as melhores parcerias com transportadoras e agentes logísticos. Além disso, capriche na embalagem dos produtos e garanta que tudo dê certo com a coleta.
Como fazer marketplace in
Por fim, veja como criar o seu próprio marketplace in e colocá-lo em operação definitivamente:
Faça uma pesquisa de Mercado
O primeiro passo é pesquisar bem o seu nicho de mercado. Para isso, você pode usar notícias, dados de associações e ferramentas como o Google Trends e Google Keyword Planner. É fundamental saber o tamanho do mercado, qual segmento dentro dele será seu foco, e qual é a sua tendência de crescimento nas trends.
Além disso, é recomendável que você opte por um mercado no qual já tem experiência e contatos, preferencialmente. Até porque, de nada adianta escolher um nicho que esteja na moda, se ele não der lucro no longo prazo para você.
Defina o seu modelo de negócios
Em segundo lugar, é preciso definir o seu modelo de negócios. Existem diferentes tipos de marketplace para você escolher. Avalie bem as possibilidades e use um marketplace canvas para organizar a sua estratégia.
Cada vez mais as pessoas buscam serviços online, além de que a venda de produtos no digital já tem marcas muito consolidadas, como Americanas e Mercado Livre. Já o mercado B2B está em expansão devido ao alto orçamento das empresas em comparação com pessoas físicas.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Prospecte vendedores para a plataforma
Depois, é preciso prospectar oferta (vendedores) para o seu marketplace. Pois, de nada adianta atrair clientes, caso os serviços e produtos oferecidos não sejam de qualidade.
Para isso, defina a persona dos seus vendedores ou prestadores de serviço. Isto é, pesquise e avalie qual é o perfil dos profissionais que você quer atrair. Assim, fica mais fácil identificar quais canais de comunicação você deve usar para atraí-los.
Além disso, outro aspecto importante para conquistar oferta para o seu marketplace é o pitch de vendas. Ou seja, elabore um discurso objetivo e convincente sobre os benefícios de participar da sua plataforma. Tenha em mente que as vantagens precisam ficar evidentes para os profissionais que você abordar.
Crie a estratégia de marketing para atrair clientes
Para conquistar clientes para o seu marketplace, defina boas estratégias de marketing digital. Aqui, também é importante definir a persona dos clientes e também o perfil de cliente ideal (ICP), pois isso facilita a execução e a concepção da estratégia.
Escolha bem os canais de aquisição de consumidores. Uma dica é começar com mídia orgânica e, após os primeiros testes, investir em ads. Por exemplo, é possível iniciar usando a sua rede de contatos e depois expandir para o marketing de conteúdo e anúncios nas redes sociais.
Dica: acesse já o Guia Completo de Marketing Digital para marketplace!!!!
Escolher uma boa plataforma de Marketplace
Finalmente, uma das etapas mais importantes da criação do seu marketplace é escolher uma boa plataforma. Contratar uma plataforma especializada nesse modelo de negócios já pronta é muito mais vantajoso do que contratar um programador.
Existem opções no mercado, com diferentes focos. Por isso, é importante que você avalie as opções, com base no seu modelo de negócios. Ainda, análise o suporte, os planos, preços e os benefícios oferecidos em cada opção.
Por exemplo, a plataforma do Ideia no Ar é especializada em marketplace de serviços. Também oferece licenciamento do código fonte para startups, módulo de vendas B2B e versão WebApp (PWA), que funciona como um aplicativo
Conclusão
Quem ainda não é familiarizado com o universo dos marketplaces provavelmente não sabia a fundo sobre os conceitos de marketplace in e out. Por isso, agora você pode escolher melhor suas decisões sobre empreender nesse mercado que já é grande, mas está se tornando cada vez maior!
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