O Marketing é peça fundamental dentro do crescimento e das vendas de qualquer negócio digital. Mas para ser bem feito, é necessário planejamento. Neste contexto, um bom plano de marketing se faz fundamental para que a empresa tenha um crescimento mais escalável e previsível. Sem isso, a empresa pode se perder em suas estratégias de vendas.
Por isso, neste conteúdo falaremos sobre plano de marketing. Como você pode fazer o do seu marketplace e algumas dicas de que formas agir para que este planejamento seja palpável, rentável e lucrativo para seu negócio. Acompanhe com a gente!
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é uma ferramenta de uso tático, estratégico e operacional para colocar em prática campanhas de marketing, calcular seus custos e prováveis resultados, estabelecer objetivos, delimitar práticas e recursos, escolher estratégias e atribuir responsáveis por tarefas, entre outras ações.
Planos de marketing são utilizados em todo tipo de empreendimento. Mas em um negócio digital, como um marketplace, eles adquirem uma importância ainda maior. Especialmente, se o empreendimento ainda está se consolidando perante o público. Ele pode ser apresentado na forma de relatórios, gráficos, planilhas e tabelas.
O que é um marketplace?
Se você ainda não entende o que é um marketplace, vamos explicar com uma analogia bem simples. Marketplace é uma modalidade de comércio eletrônico em que vários vendedores ou prestadores de serviços (sellers) estão reunidos em uma única plataforma, na qual os consumidores encontram seus produtos e serviços.
Se um e-commerce é uma loja virtual, um marketplace é como um shopping virtual, em uma comparação simples. É um mercado em crescimento no país e já é responsável por cerca de 80% de todo o dinheiro que circula no comércio eletrônico nacional!
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso!
Importância do plano de marketing para seu marketplace
Mercado Livre, Amazon, eBay, Shopee, Uber, AirBnb. Você conhece essas marcas? Provavelmente sim. Mas já parou para pensar como essas empresas chegaram até o seu conhecimento?
Possivelmente a partir de outros usuários. Ou pela televisão. Talvez um anúncio no Google? Não importa por onde. Se essas marcas chegaram até você, boa parte da responsabilidade sobre isso é do marketing. E um marketing bem sucedido é quase impossível sem um planejamento estratégico coerente. Por isso os planos de marketing são tão importantes: eles são a chave das vendas de uma empresa.
Tipos de plano de marketing
Existem diferentes tipos de planos de marketing, com base em algumas segmentações úteis. Veja:
Plano de marketing por níveis
Quando falamos de níveis de atuação, falamos principalmente de 3 segmentações: estratégico, tático e operacional. Entenda:
- Estratégico: definição de objetivos, budget, expectativas de resultados e benchmarking;
- Tático: escolha dos melhores recursos, técnicas e ferramentas para cumprir com os objetivos almejados;
- Operacional: se refere às ações operacionais. Ou seja, a definição (data, hora, local, quem faz) de aspectos práticos das ações.
Plano de marketing por canal
A definição de canais de marketing é parte fundamental de qualquer plano nesse sentido. Quais canais a empresa vai usar para atingir seu público? É importante lembrar que diferentes tipos de público acessam canais diferentes e que cada um desses canais tem suas próprias estruturas de custo. Veja alguns dos canais mais recorrentes nos planos de marketing:
- Blogs e outros canais de conteúdo;
- Landing pages;
- E-mail marketings;
- Posts patrocinados;
- Anúncios em sites de pesquisa;
- Mídia offline (rádio e TV);
- Mídia impressa;
- Telefone;
- Entre outros.
Plano de marketing por campanha
Definidos os canais de comunicação a serem utilizados, é preciso pensar a campanha. Qual o seu mote, sua mensagem, o que dela se espera, quanto será investido em cada campanha, as palavras-chave, entre outros fatores.
Como criar um plano de marketing para marketplace
E de que maneira você pode delimitar e designar esta campanha de forma que seja condizente com as suas necessidades? Veja algumas dicas de boas práticas para implementar no seu plano de marketing!
Faça um diagnóstico da empresa
O primeiro passo é entender, de fato, qual é o momento e quais são as características da sua empresa. Utilize diferentes critérios para isso: tipos de produtos e/ou serviços que você vende; modelo de negócio; estágio de validação da empresa; características dos clientes, entre outros.
Analise a concorrência
A sua concorrência é um termômetro bastante interessante de como tem sido realizadas as campanhas de marketing no segmento. O benchmarking é uma prática recorrente no mercado e serve para buscar referências de erros e acertos em outros players do seu segmento e nichos correlatos.
Defina a persona dos vendedores e compradores
A persona é o agente ideal fictício do seu negócio. Ele serve para que a sua empresa tenha um norte de público-alvo na hora de realizar o plano de marketing. Entretanto, os marketplaces têm a peculiaridade de ter dois tipos de personas: personas para compradores e para vendedores.
Tanto a persona de comprador como a de vendedor possui características semelhantes que devem ser definidas pela sua equipe após estudos: idade, gênero, classe socioeconômica, hábitos de consumo (compradores), profissão e formação, consumo de mídia, entre outros.
Delimite objetivos
Definir objetivos e metas para as suas campanhas no plano de marketing também é fundamental. Afinal, o seu crescimento será otimizado se a empresa tiver clareza de onde quer chegar e quais os passos necessários para isso. Mas não confunda objetivo com meta, ok?
- Objetivo: conquistas e patamares que a empresa almeja a médio e longo prazo.
- Metas: ações, marcos e métricas parciais necessárias para que o objetivo seja cumprido.
Uma dica é definir suas metas conforme a metodologia SMART. Ou seja, metas que sejam: Específicas (S), Mensuráveis (M), Atingíveis, Relevantes (R) e Temporais (T).
Escolha os KPIs
Os KPI são os indicadores chave de performance. Toda ação gera uma infinidade de indicadores e métricas, mas alguns indicadores são mais importantes que outros, a depender dos objetivos e características do esforço realizado. Por isso, convém definir alguns KPIs para acompanhar com mais atenção e entender se a campanha tem tido sucesso.
Quase sempre, em planos de marketing, os KPIs costumam girar em torno de:
- Custo por Aquisição de Cliente (CAC);
- Custo por Lead (CPL);
- Custo por Venda (CPV);
- Taxa de conversão;
- Taxa de churn (Abandono);
- Lifetime Value (LTV);
- Entre outros.
Dica: acesse já o webinar gratuito sobre métricas para marketplace!
Defina as estratégias de marketing
Definidos os objetivos, está na hora de escolher as estratégias. Lembrando que podemos combinar diversas estratégias para obter resultados mais assertivos. Veja:
Inbound Marketing
O Inbound Marketing também é chamado de “marketing de atração”. Ele tem a finalidade de atrair o cliente por meio de sua confiança e credibilidade, mantendo uma relação duradoura com compradores (e vendedores, no marketplace). Por isso ele se vale principalmente de conteúdos relevantes que são úteis para as personas e, por meio da aproximação, tende-se a fazer melhores negócios.
Outbound Marketing
O outbound marketing é o contrário: ele busca causar impacto imediato e levar o lead a realizar uma ação. Por isso, ele é composto de anúncios, posts patrocinados e similares. No entanto, ele pode ser combinado com o inbound marketing para a obtenção de ótimos resultados.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento pode ser considerado uma estratégia “guarda-chuva”. Porque ele é baseado no relacionamento duradouro com o cliente, para além das transações. Por isso, ele se vale de inbound marketing, redes sociais, SEO (otimização de ferramentas de pesquisa), relações públicas e campanhas de posicionamento de marca, entre outros.
Marketing de nicho
O marketing de nicho também é uma estratégia interessante que se vale de diversos tipos de ferramentas de marketing, mas visando um nicho específico de consumidores e vendedores, totalmente focado em suas características, interesses, anseios e dores. As ferramentas utilizadas aqui, naturalmente, irão variar de acordo com o nicho. Uma das vantagens dessa estratégia é reduzir consideravelmente o alcance das campanhas a leads não qualificados.
Marketing social
O marketing social está baseado na ideia de que empreendimentos, para além do lucro, também precisam gerar contrapartida à sociedade. Dessa forma, empresas utilizam diversas estratégias para mostrar que ao crescer e fazer negócios, esses empreendimentos estão beneficiando a si mesmo e também às causas que defendem.
Por exemplo: a campanha publicitária na qual a Natura produziu esteticamente com seus produtos algumas mulheres no dia das audiências de divórcio, com a ideia de que as mulheres sejam empoderadas.
Marketing Sazonal
O marketing sazonal, como o nome sugere, é o tipo de campanha que só faz sentido em determinadas épocas ou temporadas do ano. Época de natal, páscoa, carnaval, inverno, verão, etc. Um exemplo bastante claro do marketing sazonal são os esforços dos varejistas em explorar ao máximo possível a Black Friday, ocorrida sempre aos fins de novembro.
Escolha os canais de marketing
Selecionadas as estratégias, também é importante definir quais canais de marketing e vendas serão utilizados para atingir os objetivos. Aqui, naturalmente, também é possível utilizar mais de um canal simultaneamente.
Mídia paga
Há diferentes tipos de mídias pagas que seu negócio pode utilizar. Quase sempre são mídias de grande alcance, mas impacto pouco duradouro:
- Links patrocinados em pesquisas;
- Posts patrocinados em redes sociais;
- Publieditoriais;
- Anúncios em mídia offline;
- Entre outros.
Busca orgânica
Também é possível investir em mídia orgânica. Ou seja, SEO e redes sociais. Com as técnicas certas, seus conteúdos irão aparecer nos primeiros resultados do Google ou terão um alcance orgânico maior nas redes sociais, ou seja, sem patrocínio. Considere contratar uma consultoria neste setor.
Nem todo mundo sabe, mas ainda hoje o e-mail pode ser uma ótima ferramenta de vendas! Disparos de e-mails tem baixo custo e podem sempre trazer novos leads com campanhas de e-mail marketing em listas bem feitas, com diversas mensagens acompanhando os momentos da jornada de decisão.
Redes sociais
As redes sociais são um grande trunfo para que as empresas prospectem novos clientes e compradores ou fidelizem os leads já convertidos. Entretanto, é preciso considerar na estratégia que diferentes públicos utilizam diferentes plataformas. Assim, é indicado gerar conteúdos específicos para cada rede com base nas características das suas personas. As redes mais utilizadas hoje são: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.
Referência
O marketing de referência é aquele que se aproveita do “boca a boca” para levar a marca adiante. Clientes muitas vezes consultam amigos, familiares ou comunidades online antes de comprar. Faça campanhas que incentivem o debate público sobre seus produtos e serviços para pautar as conversas das pessoas e, possivelmente, conquistar novos clientes e compradores. Influenciadores de redes sociais também estão inseridos nessa estratégia.
Indicação
O marketing de indicação é similar ao marketing de referência. Mas a diferença aqui é que as empresas dão recompensas explícitas em troca de indicações comprovadas. Por exemplo: traga 5 amigos para nosso marketplace e ganhe um cupom de 50% de desconto.
Eventos
Eventos são uma forma particularmente interessante de atrair bons vendedores para o seu marketplace. Agora, com a vacinação, a pandemia recuou a níveis bastante consideráveis, o que permite o retorno de eventos presenciais em quase todo lugar. É uma boa possibilidade de fazer um network estratégico.
Crie o plano de ação
Tudo definido. É hora de colocar tudo no papel e elaborar o plano de ação, efetivamente. Lembre-se de validar o plano junto à sua equipe.
Delimite o orçamento
Marketing não é feito de graça. Por isso, é preciso definir um budget razoável para o plano a ser executado. Embora o marketing seja totalmente estratégico para o seu negócio, lembre-se que o orçamento dedicado também não pode ser alto o suficiente a ponto de prejudicar as operações do seu negócio. Em caso de desequilíbrio, a campanha pode sair excessivamente cara, derrubando a lucratividade do negócio.
Faça um cronograma com responsáveis
Um plano não tem valia nenhuma se não for atrelado ao tempo. Faça um cronograma de ações-chave e delegue funções para os diversos responsáveis e líderes do seu empreendimento. Tudo precisa ser muito claro, bem definido e, preferencialmente, sem atrasos. Por isso, comunique-se com abertura e certifique-se de que todo mundo compreendeu suas funções e prazos.
Monitore os resultados e ajuste
Planos de marketing podem não dar totalmente certo e isso é bastante normal. Afinal, uma vez confrontadas com a realidade, algumas ações podem apresentar resultados menores que o esperado. Nesse caso, a sua atribuição é manter um monitoramento sistemático e realizar ajustes e alterações à medida que gargalos e limitações são descobertas.
Conclusão
Um bom plano de marketing pode ser decisivo para a sua empresa escalar de maneira mais sustentável, em menos tempo e com maior lucratividade. Mas ele não deve ser feito com base em intuição. Aqui você pode compreender diversos critérios, fatores e estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as chances de êxito do seu plano de marketing. Tome decisões sempre com consciência dos riscos.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido!
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe.