Todo investimento feito em seu marketplace precisa ser constantemente avaliado para entender sua viabilidade e resultado. Isso também se aplica às campanhas de anúncios pagos por meio da métrica ROAS. Você já deve conhecer diversos aspectos do marketing digital, mas se ainda não está familiarizado com o ROAS, esse conteúdo pode ser bastante útil.
Aqui vamos falar sobre o ROAS, o que é, qual é a sua importância, como calculá-lo e de que maneira incrementar seus resultados. Convidamos você a acompanhar o nosso conteúdo até o fim!
O que é ROAS?
ROAS é a sigla para Return Over Advertisement Spend, ou Retorno Sobre os Gastos com Anúncios, em tradução livre. Como o nome sugere, é uma métrica utilizada para entender como os valores investidos em anúncios pagos retornam na forma de leads, compras e receita. Ele é útil para determinar a viabilidade e a eficiência das diferentes plataformas de anúncios pagos utilizados pelos negócios digitais em retorno financeiro.
Diferença entre ROAS e ROI
Ao pensar em retorno sobre gastos, é possível que muitos leitores se recordem de outro indicador: o ROI (Return Over Investment – Retorno Sobre Investimento). Entretanto, eles não são a mesma coisa. O ROI compreende o investimento em geral, tanto em mídia, como em outros aspectos. O ROAS é um indicador voltado apenas às campanhas de anúncios pagos. Ou seja, o ROAS está dentro do ROI.
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Importância do ROAS para um negócio digital
O ROAS é muito importante como métrica estratégica e gerencial. Em síntese, ele é a balança da rentabilidade dos seus investimentos em mídia paga. Basicamente, ele determina se está ou não valendo a pena realizar os investimentos da maneira que têm sido feitos.
Se o ROAS de uma campanha não dá o resultado esperado, essa campanha deve ser interrompida ou alterada para que o retorno possa ser maior. Isso demanda, naturalmente, um acompanhamento sistemático do ROAS do seu negócio.
Como calcular o ROAS
Calcular o ROAS é bastante fácil. A fórmula é a seguinte:
ROAS = receita das campanhas x 100
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custo com anúncios
Logo, você chegará a um índice. Vamos dizer que você tenha tido uma receita por campanhas de R$ 10 mil no mês. Os custos da campanha foram de R$ 7 mil. Então:
ROAS = 10000 x 100
ROAS = 1000000/7000
ROAS= 142%
Ou seja, para cada R$ 1 investido em campanhas, foram retornados R$ 1,42 em resultados. Um lucro de 42%.
O que é um bom ROAS?
Isso irá depender das metas e objetivos que a sua empresa define para si! Via de regra, se o seu ROAS é superior a 100%, já é um ótimo sinal, porque isso significa que suas campanhas trouxeram lucro! Menos que isso representa perda de dinheiro e deve ligar um sinal de alerta sobre suas campanhas de marketing.
Contudo, é comum que empresas determinem certas metas de ROAS para os próximos períodos. As metas podem ser mais ou menos ousadas. Como dissemos, irá depender das pretensões das empresas.
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Como melhorar o ROAS do seu negócio
Veja a seguir algumas boas práticas que podem otimizar o ROAS das suas campanhas de marketing até mesmo a curto prazo.
Entenda sua persona
Um ponto fundamental é entender sua persona a fundo. Muitas empresas cometem o erro de criar personas arbitrariamente, sem uma real pesquisa de mercado para entender quem, de fato, serão as pessoas mais interessadas em fazer negócios com a marca. Entenda a sua persona a partir de dados reais que podem ser extraídos da internet.
Quanto mais detalhes a sua persona tiver, melhor ela atenderá às demandas de planejamento de marketing, aprimorando o resultado das campanhas.
Otimize seu site para mobile
Hoje no mercado brasileiro, os clientes já fazem mais compras pela internet usando dispositivos móveis do que em um computador desktop ou laptop. São 240 milhões de aparelhos ativos apenas no Brasil e 87% da população realiza o smartphone para fazer compras. Por isso, otimizar o seu site para mobile é uma ação praticamente obrigatória se você quiser vender bem.
Faça testes e experimentos
Uma das limitações no ROAS é que ele apenas mostra, efetivamente, o retorno sobre os investimentos em campanhas, mas não permite saber muito mais detalhes sobre isso. É um indicador bastante genérico. Por isso, é importante acompanhar e monitorar de maneira individualizada as campanhas, bem como comparar com outras métricas para ter um retrato mais fidedigno do que está certo e do que está dando errado em seus esforços de marketing.
Segmente suas ações de marketing
Pelo mesmo motivo mencionado no item anterior, é importante segmentar as suas ações de marketing e aplicar individualmente a fórmula do ROAS sobre cada uma. Assim, será possível apurar os diferentes graus de sucesso que cada campanha tem apresentado, permitindo tomar as ações necessárias para cada uma de forma individualizada.
Ou seja, um ROAS para Facebook Ads. Um para Google Ads, um para Ads no Instagram, e assim sucessivamente.
Faça benchmarkings
A realização de benchmarks é uma prática bastante recorrente no mercado. Ela se baseia em tirar referências positivas e negativas do mercado, seja de empresas da concorrência direta ou de players do mesmo segmento. Até mesmo companhias de outros mercados também podem servir de inspiração.
Como funciona o ROAS em um marketplace
Há duas formas de observar o ROAS dentro de um marketplace. E isso varia de acordo com o papel que o empreendedor possui dentro da plataforma.
Quem possui um marketplace irá entender o ROAS como qualquer outro negócio. Considerando os custos das diferentes campanhas de marketing e comparando-os com a receita que estas campanhas geram. É fácil de fazer a conta.
Para quem é vendedor de marketplace, a situação é um pouco diferente. Alguns marketplaces permitem que o vendedor faça anúncios por fora da plataforma para obter leads. Outras, por sua vez, permitem que o vendedor pague um pouco a mais de comissão à plataforma para ter seu anúncio colocado em posição de evidência.
Nesses dois casos, basta segmentar as campanhas e calculá-las de maneira separada. Depois, na consolidação dos valores, basta fazer uma operação de média simples.
Conclusão
O ROAS, como você pode perceber, não funciona sozinho. Mas ele é um bom indicativo geral do grau de sucesso das suas campanhas de marketing, que podem levar a análises mais profundas para uma boa tomada de decisão. Por isso, aplique-o no dia a dia do seu negócio e faça anúncios pagos com mais eficiência em seu marketplace!
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