Quando você faz uma busca por um produto e os primeiros resultados no Google são anúncios da própria Google, você está vendo a empresa operar como um marketplace. Ou seja, oferecendo anúncios de lojas em seu espaço virtual. Para operar e administrar estes anúncios, a empresa de pesquisas usa uma ferramenta chamada Google Merchant Center.
Neste texto iremos falar sobre o Google Merchant Center, como ele funciona e de que forma você pode utilizá-lo para ter melhores resultados em seus negócios. Convidamos você para acompanhar conosco este conteúdo!
O que é o Google Merchant center?
O Google Merchant Center é uma plataforma na qual os vendedores de produtos podem atualizar e inserir informações sobre suas mercadorias. Desta forma, quando os anúncios forem exibidos para os clientes que realizam buscas no Google, suas ferramentas e sites parceiros, os dados dos anúncios estarão totalmente atualizados.
O que é o Google shopping?
O Google Shopping é como uma plataforma de marketplace onde diversas lojas oferecem seus produtos. Neste caso, o Shopping não é um marketplace propriamente dito, uma vez que ele apenas replica os anúncios de outras lojas sem vender diretamente estes produtos. Uma vez que o cliente clica, ele é redirecionado para a loja em questão.
Até mesmo diversos marketplaces utilizam o Google Shopping para aumentar o alcance dos seus anúncios e multiplicar suas oportunidades de venda.
Como funciona o Google Merchant center
O Google Merchant Center é como se fosse o painel de controle que o vendedor utiliza para gerenciar os anúncios que o Google e os sites parceiros exibem durante as pesquisas dos usuários. Ou seja, ele se apresenta como uma ferramenta acessória onde o vendedor não apenas controla os anúncios, mas obtém dados sobre seu desempenho e informações sobre o comportamento dos compradores.
A partir do Google Merchant Center, o vendedor pode inserir dados de descrição dos produtos, fotos, alterar valores e condições de pagamento, inserir dados sobre o e-commerce ou marketplace em que atua, palavras-chave, entre outras informações que são de fundamental importância para um anúncio convincente e atrativo para o cliente.
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Vantagens do Google merchant center
Sem dúvida, a principal vantagem que o Google Merchant Center oferece é o ganho de visibilidade que as buscas na plataforma proporcionam para o seu anúncio. Segundo estimativas da própria empresa, cerca de 40% de todos os clientes “dão um Google” antes de comprar algum produto. Logo, seus produtos estarão à disposição para milhares ou até mesmo milhões de clientes em todo o mundo.
Além disso, o Google Merchant Center é uma ferramenta relativamente fácil de usar, não demandando qualquer conhecimento específico em informática para operá-lo. Logo, usuários de quase qualquer plataforma de e-commerce ou marketplace poderão utilizar esta ferramenta com ótimos resultados, uma vez que a integração é bastante prática e abrangente.
O Merchant Center possui termos de uso que convém ler antes de fechar a parceria, no entanto, quase qualquer plataforma ou vendedor pode utilizar esta solução.
E-commerce, marketplace ou Google Merchant?
Diante do cenário em que um empreendedor digital pode escolher entre diversas opções, qual faz mais sentido para a sua operação? Abrir um e-commerce, vender pelo Google e utilizar o Google Merchant Center ou criar ou seu próprio marketplace?
É importante entender que não há uma resposta única para esta pergunta. Especialmente porque isso irá depender das ambições do empreendedor e como se pretende atingir os objetivos. Entretanto, no geral, abrir um marketplace próprio é a opção mais escalável e a que pode trazer mais lucro a médio e longo prazo.
Porque criar seu próprio marketplace
Antes de explicarmos porque criar o seu marketplace, convém entender porque as outras duas opções são menos interessantes do que esta.
E-commerces são bons modelos de negócio, que têm apresentado um crescimento bastante interessante. No entanto, seus resultados são limitados porque o negócio é pouco escalável. Ou seja, para que o seu faturamento possa crescer, a sua estrutura de despesas irá aumentar também, praticamente à mesma proporção.
Além disso, e-commerces comuns precisam de uma sólida operação física. Ou seja: ter estoque próprio e gerenciá-lo, preocupar-se com a logística do despacho e das entregas, contratar pessoal para auxiliar na movimentação das mercadorias, entre outras dificuldades.
Ser vendedor em um marketplace também é uma opção. Contudo, o vendedor terá de pagar comissões por venda que limitam o seu faturamento. Entretanto, é a opção mais “fácil” de operacionalizar.
Criar um marketplace próprio, por sua vez, é muito mais escalável e apresenta um alto potencial de faturamento no longo prazo. Ou seja, as vendas crescem muito mais do que os custos do negócio. Isso porque você lucra ganhando comissão por cada venda realizada, ou por mensalidade cobrada dos vendedores/lojistas cadastrados na sua plataforma.
Além disso, não é preciso se preocupar com logística e entregas, pois essas são responsabilidades dos seus vendedores. Também existem plataformas prontas de marketplace que oferecem integração com empresas de frete, facilitando todo o processo para os lojistas e gerando economia para eles.
Tanto e-commerces como marketplaces podem utilizar o Google Merchant Center. Por isso, não se trata de fazer uma escolha entre eles, mas sim entender se o Google Merchant Center serve às características do seu negócio e do seu público. Como a maioria dos usuários utiliza o Google, você provavelmente irá querer utilizar esta plataforma para replicar seus anúncios.
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Como usar e configurar o Google Merchant Center
O Google Merchant Center é bastante fácil e intuitivo de se utilizar. Veja um passo a passo de como usar esta ferramenta gratuita:
- Acesse o site do Google Merchant Center e leia todas as informações sobre a solução;
- Clique em “Primeiros Passos”;
- Preencha com os dados da sua empresa;
- Insira os dados sobre onde você deseja que seus clientes finalizem as compras;
- Assinale eventuais outras soluções que você utiliza;
- Clique em “Criar Conta”;
- Adicione e edite seus anúncios nos espaços dedicados;
- Leia e concorde com os termos de uso da ferramenta;
- E boas vendas!
Conclusão
Várias ferramentas auxiliam os vendedores de e-commerces e os donos de marketplaces a fazer melhores negócios. O Google Merchant Center está permitindo aos empreendedores potencializar suas oportunidades de vendas no Google Shopping mantendo seus anúncios sempre atualizados e com informações completas.
Conhecer e utilizar estas ferramentas pode ser bastante importante para o seu negócio alcançar melhores resultados. Por isso, aproveite a oportunidade e acesse outros de nossos conteúdos para conhecer outras soluções úteis ao seu marketplace!
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