Por que algumas empresas simplesmente se destacam e se tornam líderes absolutas em seus mercados? Por que alguns negócios cativam tanto seus públicos a ponto de deixá-los apaixonados? São muitos porquês. É disso que se trata a metodologia Golden Circle dentro do mundo empresarial.
Neste texto, iremos falar sobre a filosofia Golden Circle, o que ela é e como funciona, Além disso, vamos dar alguns exemplos de empresas que a utilizam com grande eficiência e de como o seu negócio também pode prosperar ao utilizar algumas dessas técnicas. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é e como funciona o Golden Circle?
2- Como surgiu o Golden Circle?
3- Para que serve o Golden Circle?
4- Exemplos de Golden Circle
5- Como aplicar o Golden Circle?
6- Dicas para criar o Golden Circle
7- Golden Circle e a lei da difusão da inovação
8- Golden Circle no e-commerce
9- Conclusão
O que é e como funciona o Golden Circle?
O Golden Circle (círculo dourado) é uma metodologia de construção e de comunicação de marcas utilizadas por muitas das maiores e melhores empresas do mundo. Ele se baseia em uma analogia de um círculo dourado com três camadas: por quê? como? e o quê?, sendo que o porquê das marcas é o primordial, pois servirá como o fator mais decisivo para o seu sucesso.
Por quê?
O Por quê? Está no centro do Golden Circle e, em tese, ele funciona como o mote, a razão de existir de um negócio. Negócios não existem apenas para gerar renda e lucro, mas existem por algum bom motivo. Para atender a uma demanda, para solucionar uma dor ou um problema. É a partir do porquê que as empresas devem começar a elaborar e conceber suas marcas, um novo projeto, um produto ou serviço.
Como?
Uma vez que o porquê seja bem validado pelo negócio, é preciso entender e definir como essa motivação será satisfeita. Como a empresa fará para solucionar aquele problema ou aquela dor dos clientes. Aí entra a segunda principal camada do Golden Circle: como as empresas farão para atingir aquele objetivo de mercado.
O quê?
O “quê” é, finalmente, o que a empresa efetivamente oferece para atingir o porque da maneira que o planejamento foi definido e atendendo aos critérios elaborados no “como”. É o produto ou serviço final que os clientes têm acesso ao fazer negócio com a sua empresa.
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Como surgiu o Golden Circle
Essa ideia surgiu a partir de um livro chamado “Starts with Why”, escrito pelo inglês Simon Sinek. Esse livro foi lançado no Brasil com o título “Por quê – como grandes líderes inspiram ação”. E, desde então, tem sido aplicado pelas maiores empresas do mundo e também por novos negócios inovadores com crescimento exponencial.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um autor britânico com formação em Direito e Antropologia Cultural, mas que atua principalmente como coach inspirador e consultor no mercado da propaganda. Além do Golden Circle, Sinek também escreveu outros quatro livros com o intuito de inspirar empreendedores a tomar melhores decisões e ter um olhar mais estratégico sobre os negócios.
Para que serve o Golden Circle?
O Golden Circle serve principalmente para inspirar apoiadores e clientes a se juntar às ideias que uma nova marca, conceito, produto ou serviço carregam consigo. Não se trata apenas de um argumento de convencimento de venda, mas sim de um propósito mais profundo de engajamento e de adesão a causas.
É esse engajamento, por exemplo, que faz milhares de clientes ficarem à fila das Apple Stores toda vez que um novo produto é lançado. “As pessoas compram o porquê você faz, e não o que você faz”, afirma Simon Sinek.
Exemplos de Golden Circle
Olha só alguns exemplos de empresas que adotaram o Golden Circle em seus processos com bastante êxito:
Apple
Como já mencionamos anteriormente, a Apple é uma empresa que utiliza muito Golden Circle, com ótimos resultados. Mas nem sempre foi assim. Até o fim dos anos 80, a empresa era uma fabricante de computadores conhecida por ter produtos de boa qualidade, mas com altíssimo preço e dedicados principalmente para uso profissional.
A visão estratégica de Steve Jobs levou ao lançamento do Iphone, em 2007. A fala de lançamento deste dispositivo é uma aula de Golden Circle. Basicamente, o iPhone veio para revolucionar a telefonia móvel, unindo diversos dispositivos dentro de um único aparelho. Embora a ideia não fosse nova ou original da Apple, Jobs usou o Golden Circle para mostrar como a empresa estava conectada com este propósito.
Nike
A Nike é referência na qualidade de produtos esportivos para amadores e para profissionais. Mas como a Nike existem diversas outras empresas de materiais esportivos de igual qualidade. O que faz a Nike ser a maior entre elas? O propósito.
A Nike existe porque ela quer incentivar as pessoas a fazer. Haja vista o slogan “Just do It” – apenas faça. Um propósito que tem sido exibido em suas propagandas, no design de seus produtos, no rol de embaixadores e na escolha de patrocinados que a empresa realiza. Ela existe para ajudar os melhores, mas também para fazer você melhor no que você faz.
Nubank
Esse é um dos cases de sucesso mais bem conhecidos do mercado de startups brasileiro. Quando o Nubank chegou, ele abalou as estruturas do mercado financeiro de varejo com um porquê bastante simples: livrar o cliente de burocracias, papeladas e complicações causadas pelos bancos tradicionais. Com isso, veio o aplicativo otimizado, o atendimento humanizado e o cartão sem taxas que até hoje são marcas registradas do roxinho.
O “quê” e o “como” do Nubank já são ativos bastante atrativos para os clientes. Mas o “porquê” comunicado pela marca foi matador.
Natura
A Natura também utiliza o Golden Circle em sua comunicação em diversas de suas campanhas. Um exemplo recente é a criação da assistente virtual Nat, uma personagem digital negra de cabelos cacheados que serve de embaixadora para a marca nas redes sociais.
O propósito da Natura, além de oferecer produtos cosméticos de alta qualidade, é empoderar as pessoas, fazendo-as se sentir mais bonitas e melhorar sua auto estima.
Há muitos anos, o Google deixou de ser uma mera ferramenta de buscas. O Google criou um portfólio de produtos que, além de bastante eficientes, está diretamente conectado com o seu porquê: ajudar as pessoas todos os dias. Seja na vida pessoal, no trabalho, no aprendizado, na localização, no lazer, no transporte público. Dá um Google.
Coca-Cola
A Coca-Cola é uma de milhares de companhias de refrigerantes existentes no mundo. Mas a sua comunicação de marca é especial. A Coca passa um arquétipo de amigo, de união, de fraternidade. Diferentemente da Pepsi, que tem uma abordagem mais “descolada”, a Coca-Cola baseia o seu propósito na união das pessoas. No “tomar uma Coca” com amigos e familiares. No amor e na companhia. E isso tem pautado boa parte das campanhas da marca de maior sucesso.
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Como aplicar o Golden Circle no seu negócio
A principal forma de aplicar o Golden Circle é começar pelo porquê sempre. Tanto na criação da sua marca, de toda a sua identidade visual, nos slogans e comunicações institucionais e também na criação do seu portfólio de produtos e serviços.
Muitas vezes, isso pode ser um desafio, especialmente em mercados nos quais já existe uma concorrência bastante consolidada e a maioria dos empreendimentos oferece basicamente as mesmas coisas para os clientes. Ainda assim, é possível se diferenciar dos outros players com uma comunicação única ou com meros detalhes no atendimento ao cliente, por exemplo.
Dicas para criar o Golden Circle
Ao sentar-se para conceber novas marcas e projetos, lembre-se de algumas destas dicas para criar um Golden Circle que contribua para uma marca mais promissora e atraente para clientes, investidores e, no caso de marketplaces, também para vendedores.
Conheça sua persona
O primeiro passo é conhecer a sua persona e entender bem que tipos de produtos e serviços ela deseja. Mas, mais do que isso, entender suas dores e quais as suas prioridades para resolvê-las.
Vale lembrar que a persona é o cliente fictício ideal, uma figura que possui idade, gênero, classe socioeconômica, profissão, hábitos de consumo, preferências midiáticas e culturais, entre outras características.
Cada palavra importa
No Golden Circle, cada palavra importa. Por isso, ao criar seus discursos e as delimitações de sua marca, tome o cuidado para assegurar que a sua mensagem seja clara, que esteja conectada com a cultura do seu público-alvo e que, a partir dela, não se possam inferir conclusões ambíguas. Isso pode ser um verdadeiro tiro no pé para quem deseja trabalhar um bom Golden Circle.
Seja específico
Seja específico. O seu Golden Circle não terá bons resultados se parecer um discurso genérico, pouco específico e orientado meramente para parecer bonito. Você não quer enganar ao público, mas sim, convencê-lo de forma sincera de que a sua marca, seus produtos e serviços estão aptos a atender às necessidades e dores dos clientes.
Por isso o bacana é que a sua própria marca seja também mais específica, voltada para nichos mais específicos de mercado. Isso facilita a sua aproximação com um público cujos interesses estão alinhados aos seus.
Golden Circle e a lei da difusão da inovação
A lei da difusão da inovação diz que a inovação não começa a todas as pessoas simultaneamente. Estima-se que as pessoas são formadas por grupos de:
- Inovadores: confiam na inovação e investem nela (~3%)
- Adotadores iniciais: seguem o exemplo dos inovadores após ver que funciona (~14%)
- Maioria Inicial e Maioria final: o grosso da população (~70%)
- Atrasados: adotam a inovação por falta de escolha (~13%)
Ideias inovadoras não serão compradas por todos, pois sempre há riscos. Por isso, o fundamental é conquistar os inovadores, as pessoas que “dormem na frente da loja” para comprar o lançamento. Mas essas pessoas são guiadas principalmente por propósito, mais do que por custos. É por isso que o “porquê” é tão primordial.
Golden Circle no e-commerce e marketplace
O e-commerce e o marketplace são dois exemplos de tipos de empreendimentos que já possuem uma concorrência considerável e que, portanto, precisam se atentar bem à comunicação do Golden Circle para não cair na mesmice.
Uma estratégia possível, por exemplo, é basear o “porquê” do seu Golden Circle em limitações e dores que outros players do segmento ainda submetem o cliente. Por exemplo: a Amazon que, com seu serviço Prime, teve como porquê otimizar totalmente os serviços já existentes de marketplace e uni-los a serviços de streaming, leitura e jogos.
Conclusão
Empreendimentos devem existir para atender a propósitos reais e relevantes para seus clientes. É por isso que a filosofia Golden Circle possui tantos cases de sucesso de empresas que se tornaram dominantes em seus segmentos, não só por sua qualidade, mas também por engajar os clientes em um discurso que os convence do porquê.
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