No dia 15 de setembro é celebrado o dia do cliente. Uma oportunidade de nos lembrarmos com carinho das pessoas que são o foco e a razão de existir dos nossos negócios. E, é claro, mais uma oportunidade para fazer ações especiais de conquista e fidelização de compradores.
Neste material, falaremos sobre o dia do cliente, porque ele surgiu, qual a sua importância e que tipos de ações podem ser realizadas para que o seu negócio digital faça vendas ainda melhores se apoiando nessa data especial. Acompanhe!
Sumário
Por que aproveitar o Dia do Cliente?
Ideias de ações para fazer no Dia do Cliente
Canais para fazer campanhas de Dia do Cliente
Dicas para criar uma boa campanha de Dia do Cliente
O que é o Dia do Cliente?
O dia do cliente é uma data comemorativa celebrada todos os anos no dia 15 de setembro no Brasil. Sua intenção é, justamente, permitir às empresas aproximar seus laços com os clientes e oferecer ofertas especiais para quem é a verdadeira finalidade do negócio: o(a) comprador(a).
Além de ações promocionais de aquisição e fidelização de clientes, essa data também costuma ser usada para que as empresas façam melhorias em seus produtos e serviços voltados à experiência do cliente.
Como surgiu o Dia do Cliente?
O dia do cliente, na verdade, surgiu como uma jogada de marketing mesmo. O empresário João Carlos Rego, do Rio Grande do Sul, teve a ideia de criar essa data para celebrar a felicidade dos clientes e oferecer vendas com valores especiais aos compradores.
A data, que nasceu local, acabou ganhando abrangência nacional. Após ter sido reconhecida oficialmente pelo governo do Rio Grande do Sul em 2003, a data também já foi oficializada por outros 14 estados brasileiros e mais centenas de outras cidades.
Por que aproveitar o Dia do Cliente no seu negócio?
O dia do cliente, assim como muitas outras datas comemorativas, representa uma oportunidade sazonal que a sua empresa tem de aumentar as suas vendas e ter melhores resultados com base em uma data específica. As ações especiais do dia do cliente atraem mais compradores e podem ser a oportunidade perfeita, por exemplo, para limpar um estoque parado e aumentar o seu volume de vendas.
Mas, além disso, o dia do cliente deve ser aproveitado por você porque ele já é utilizado por milhares de outras empresas para fazer negócios. Se não aproveitar essa oportunidade, você está sendo deixado para trás pela concorrência.
Dia do Cliente no e-commerce
O e-commerce, particularmente, é um segmento de negócios que tem o histórico de ter muitas ações para o dia do cliente, sendo uma data inclusive aguardada pelos compradores para aproveitar as melhores promoções e oportunidades de negócio. Os maiores players do ramo dos e-commerces e dos marketplaces já são conhecidos por realizarem grandes promoções de vendas que atraem milhares de clientes.
Nessa data, é muito comum que compradores que sejam pouco recorrentes no e-commerce acabem comprando, tornando-se novos clientes para o setor. Ou ainda clientes que gostam de fazer compras programas que acabam esperando por essa época para aproveitar as melhores promoções antes da Black Friday.
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Ideias de ações para fazer no Dia do Cliente
Vamos te dar agora algumas ideias de ações que o seu marketplace pode fazer no dia do cliente para atrair mais compradores. Veja só:
Ofereça promoções
Clássicas, mas nunca obsoletas. Faça promoções dos seus produtos! Encontre os produtos que têm maior potencial de circulação ou aqueles que estão há muito tempo em seu estoque e reduza o valor para torná-los mais atrativos. Lembre-se que para essa ação ter sucesso, a divulgação também precisa ser bem feita a fim de atingir mais clientes.
Recompense os clientes fiéis
Fidelização é um ativo muito importante para qualquer negócio. Os seus clientes fiéis precisam de valorização para continuar fazendo negócios com sua empresa no médio e no longo prazo. Uma opção, por exemplo, é oferecer cupons de desconto para os clientes que já compram com você há mais de um ano.
Faça concursos
Essa também é uma boa oportunidade para fazer concursos culturais que, além de recompensar os clientes, criam engajamento orgânico e promovem a interação entre diversos compradores. Sempre tem a clássica: “o cliente que fizer a melhor frase sobre tal assunto leva um prêmio”. Mas essa não é a única possibilidade. Pode-se utilizar stories e outras ferramentas das redes sociais para fomentar seu concurso!
Crie sorteios
Os sorteios também se tornaram uma boa opção de ação para o dia do cliente, especialmente, usando as redes sociais como uma ferramenta de divulgação. Mas ao fazer um sorteio, assegure-se de que a contrapartida dos participantes seja vantajosa para o seu negócio. Senão, você tem o custo do prêmio, mas não tira qualquer vantagem nisso.
Lance produtos
Vai lançar um novo produto ou serviço do seu negócio? O dia do cliente pode ser uma ótima época para fazê-lo. Além de atrair a atenção do público pelo seu novo produto, você também usa uma data em que os clientes estão mais propensos a comprar. Naturalmente, pode-se combinar estratégias e já lançar o seu produto com condições especiais de preço e pagamento!
Crie experiências únicas
O dia do cliente é uma ótima oportunidade também para criar uma experiência única de compra. As opções, no entanto, são maiores para quem opera um negócio presencial. Os clientes podem consumir petiscos e outros tipos de consumação, apresentações musicais e coisas desse tipo. Mas quem está no e-commerce também tem boas opções.
Fazer lives nas redes sociais, ajustar o site ou o app, para uma interface especial para esse dia, são algumas das opções possíveis.
Dê desconto progressivo
O desconto progressivo também é interessante para quem deseja aproveitar bem o dia do cliente. Ele, basicamente, consiste em dar cada vez mais descontos ao cliente à medida que ele compra mais.
Você pode fazer por quantidade de itens ou por valor. Por exemplo: se o cliente compra mais de R$ 100, ganha desconto de 5%. Se compra R$ 200, 8% e assim sucessivamente. Esse é um ótimo estímulo para que o cliente tenha um ticket médio mais alto especialmente durante esta data.
Ofereça frete grátis
O frete grátis também é outra opção clássica, mas muito útil para o dia do cliente. Apesar de seus custos, o frete grátis é simples de implementar e de operacionalizar. Durante a semana do cliente, ele pode ser uma ótima escolha para influenciar o/a seu/sua comprador(a) a se decidir e fechar logo o negócio.
Capriche no atendimento
Não é só preço que pega cliente. O atendimento também faz a diferença, tanto no presencial, como no e-commerce. Certifique-se de oferecer um atendimento de qualidade aos seus compradores no pré, durante e também no pós-venda. Assim, o seu negócio pode fidelizar mais clientes e ampliar as oportunidades de negócio.
Forneça amostras e brindes
Amostras e brindes sempre são um atrativo que chamam a atenção dos clientes. No presencial, isso pode ser feito de forma simples, literalmente, dando os brindes e amostras à mão dos clientes. No online, entretanto, você pode enviar brindes e amostras surpresa para os clientes. Certamente, a surpresa será agradável quando o(a) comprador(a) abrir a embalagem e encontrar algo a mais.
Prolongue o Dia do Cliente
Não se restrinja apenas ao dia do cliente. Normalmente, as empresas fazem a semana do cliente, em que as ações promocionais acontecem durante toda a semana do dia 15 de setembro. Essa é uma boa forma de capturar todas as suas oportunidades de negócio e não deixar ninguém de fora, além de trabalhar o seu branding.
Canais para fazer campanhas de Dia do Cliente
A divulgação das ações de dia do cliente são tão importantes quanto as campanhas em si. Veja os principais canais que você pode utilizar para rodar as suas ações com assertividade.
Redes sociais
Hoje, dificilmente, são feitas ações do dia do cliente sem passar pelas redes sociais. Use essas ferramentas para engajar o seu público e também para promover a interação da sua marca com os clientes. Se bem utilizadas, as redes sociais potencializam e muito o alcance das suas campanhas de dia do cliente e de outras datas comemorativas.
O WhatsApp é um ótimo canal de divulgação e de execução de campanhas do dia do cliente. Especialmente, porque praticamente todas as pessoas possuem uma conta neste aplicativo de comunicação. Assim, fica mais fácil chegar a um número maior de clientes, principalmente se a sua campanha se tornar viral e os usuários encaminharem ela adiante por conta própria.
Google Ads
As propagandas do Google são muito úteis para divulgar e atrair mais clientes para as suas campanhas. Lembre-se que nesta data muitas outras empresas também farão ações desse tipo, portanto, você deve ter uma boa estratégia de palavras-chave para assegurar que o seu negócio não seja prejudicado nos investimentos em anúncios.
Facebook Ads
O mesmo vale para os anúncios de Facebook. Com a diferença que aqui você tem acesso a posts patrocinados. Ou seja, o seu post provavelmente já terá algum alcance orgânico, que será potencializado pelo patrocínio. É uma boa oportunidade para criar um conteúdo realmente interessante e aumentar o engajamento por meio do anúncio.
E-mails ainda são ótimas formas de se conquistar mais clientes ou promover up selling. Com o seu mailing, faça disparos para chamar às ações do dia do cliente. Faça cadência de emails para enviar cinco, sete ou até mais mensagens para clientes que abrirem sua mensagem pela primeira vez. Assim, você pode atrair um cliente que esteja em dúvida sobre acessar ou não o seu site.
Site
Prepare o seu site para o dia do cliente. Tanto do ponto de vista da aparência, dando uma noção de ser uma data especial, como também da perspectiva técnica. Afinal de contas, caso o seu marketplace experimente um volume de acessos acima do normal, certamente não queremos que ele apresente lentidão ou problemas técnicos.
Ponto de venda
Para empresas que possuem atuação presencial, a preparação do PDV também é fundamental. Faça enfeites e capriche na disposição dos produtos a fim de incentivar o cliente a visualizar os produtos que você realmente deseja colocar em evidência. Trata-se de um processo implícito: o cliente é guiado por caminhos com produtos os quais possa se interessar.
Dicas para criar uma boa campanha de Dia do Cliente
Olha só algumas dicas úteis para você montar uma boa campanha de dia do cliente com resultados acima dos esperados.
Conheça seu público
Clientes querem ter suas necessidades e vontades atendidas. Logo, é fundamental entender quem são as pessoas que compram e as que têm mais chances de fazer negócio com a sua empresa. Assim, você oferece os produtos certos aos clientes certos, usando também um discurso de venda adequado para as pessoas que acompanham a sua empresa.
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Segmente sua audiência
A segmentação é muito útil para quem deseja vender mais. Ao manter uma audiência muito generalista, você corre o risco de realmente não chamar a atenção de seus clientes com suas campanhas ou ainda ser “engolido(a)” por grandes players desse setor que possuem uma estrutura muito mais sofisticada para realizar esse tipo de ação.
Planeje as campanhas
O planejamento é fundamental. Tanto nos termos das ações, como na designação de que tipo de campanha será realizada (promoções, sorteios, etc). É necessário também entender qual o custo da ação e que tipo de retorno ela poderá trazer para o seu negócio. Afinal, se a campanha não for rentável, é preciso repensar o seu funcionamento.
Execute as ações
Uma vez que a campanha tenha sido bem delimitada, é hora de colocá-la em prática pelo período definido pela sua gestão. Faça de acordo com o planejado e, sempre que possível, colete dados profundos e detalhados sobre cada venda, cada desconto, os dados de todo cliente que passa pela ação.
Analise os resultados
Com os dados capturados durante a execução da ação, será possível fazer uma análise bastante precisa e profunda dos resultados do negócio. É preciso entender se as campanhas entregaram o resultado desejado, quais foram os erros e acertos e quais os insights a serem aplicados para as ações do dia do cliente do ano seguinte, entre outras ações sazonais.
Conclusão
Toda empresa deveria aproveitar o dia do cliente para fazer bons negócios. Afinal de contas, o(a) cliente é o motivo da existência de qualquer negócio. Mas ações do dia do cliente precisam ser bem pensadas do começo ao fim para realmente trazer lucro e bom engajamento para a sua marca. A falta de cuidado pode transformar o dia do cliente em um tiro no pé. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para o seu negócio!
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