Ao entrar em uma loja física, os clientes não estão procurando apenas bons preços para seus produtos. Eles também querem ter uma experiência positiva e, se possível, marcante, inesquecível. Muitas lojas estão se aproveitando deste Visual Merchandising para superar a concorrência e fidelizar mais clientes.
Neste conteúdo iremos falar sobre o Visual Merchandising, ou VM, e como esta estratégia tem redesenhado as lojas físicas, fazendo da experiência presencial um diferencial. Você também receberá dicas sobre como trabalhar o VM em seu empreendimento. Te convidamos a acompanhar com a gente!
O que é visual merchandising?
Visual Merchandising se refere a uma série de técnicas para tornar o ponto de vendas físico mais atraente ao consumidor. Porém, apesar de o foco ser o ambiente físico, as lojas online também podem (e devem) aplicar o visual merchandising.
O merchandising tradicional já prepara a loja para que a lógica da disposição dos produtos facilite a experiência do cliente. E, permite com que o caminho dele pelos corredores o induza a comprar mais unidades de mais tipos de mercadorias. O Visual Merchandising vai além disso!
Além de ajustar a loja às necessidades e características do cliente, o Visual Merchandising tem a missão de encantar o cliente em toda a sua jornada e proporcionar a ele uma experiência prazerosa de compra. Algo que ele enxergue e sinta de maneira única.
Por que investir em Visual Merchandising?
Estas técnicas têm ajudado empresas a ter melhores resultados. Veja alguns bons motivos pelos quais a sua empresa deve investir em Visual Merchandising:
Aumenta as vendas
No final das contas, esta é a principal finalidade e a principal consequência para empresas que investem em Visual Merchandising: o aumento das vendas tanto em quantidade, como em ticket médio. Ou seja, mais clientes comprando mais produtos e em mais unidades por produto.
Os clientes sentem-se mais à vontade para comprar, o que acaba fazendo com que eles retornem com mais frequência à loja. Isso também gera o ganho de fidelidade.
Melhora a experiência de compra
Trata-se de enxergar a compra mais do que como uma simples troca de produtos por dinheiro. Uma relação que vai para além do simples preço. A ideia é fazer com que o cliente se sinta bem desde que entra no espaço até sua saída com os produtos pagos. Oferecer uma experiência completa e que encante aos compradores.
Gera reconhecimento de marca
O Visual Merchandising também ajuda a sua empresa a ter uma marca mais forte e reconhecida pelos clientes. Tudo isso por ótimos motivos: o cliente se sente bem e feliz de comprar em sua empresa, o que o leva a compartilhar com outras pessoas a boa experiência, gerando reputação e admiração pela sua identidade. Com o VM, você pode transformar seus clientes em propagadores da marca!
Técnicas de visual merchandising
Conheça agora algumas das principais técnicas de Visual Merchandising que a sua empresa pode adotar a fim de aumentar as vendas e o reconhecimento da marca no curto, médio e longo prazo:
Acessibilidade
Um ponto de vendas precisa ser acessível a todas as pessoas: pessoas com deficiência, idosos, gestantes, entre outros. Tome todas as medidas necessárias para que a sua loja seja acessível. Além de permitir aos grupos com mobilidade limitada uma experiência positiva, a sua loja também cria boa reputação junto ao mercado.
Layout da loja
O layout da loja é uma das técnicas mais antigas e efetivas de merchandising. No Visual Merchandising, a sua importância é ainda maior. Veja algumas formas de dispor os seus produtos para ter os melhores resultados:
Layout de grade
O Layout de grade é um dos mais simples possíveis para o merchandising. Nele, as prateleiras são dispostas de maneira paralela, o que dá ao cliente uma noção familiar da disponibilidade dos produtos. Normalmente, as mercadorias são dispostas a partir da sua ordem de rotatividade, incentivando o cliente a comprar determinados tipos de produtos.
A sua simplicidade, no entanto, pode fazer com que o cliente se perca, caso ainda não conheça o empreendimento. Por isso, convém também ter uma boa sinalização para este tipo de disposição de produtos.
Layout de pista
O Layout de pista recebe esse nome porque é como se os corredores da loja formassem uma pista de corrida por onde passam os consumidores. Neste tipo de layout há um caminho único que o cliente percorre desde que entra no estabelecimento até o caixa de pagamento.
Ou seja, ele tem um caminho “forçado” por diferentes setores do empreendimento, o que pode levá-lo a ter interesse em comprar diferentes tipos de mercadorias que, em um layout diferente, ele teria sequer visto.
Layout livre
O Layout livre, como o nome sugere, não segue um único tipo de layout de prateleiras. Os produtos podem ser dispostos de acordo com diferentes layouts, de acordo com os tipos de mercadorias vendidas. É um tipo de layout muito comum em grandes lojas, lojas de departamentos e grandes supermercados, uma vez que há uma variedade imensa de produtos, cujas disposições diferentes podem ter um resultado mais assertivo.
Decoração
A decoração é parte fundamental do Visual Merchandising. Afinal de contas, a decoração de um estabelecimento precisa conversar diretamente com o tipo de produtos que são vendidos ali. Uma loja de artigos esportivos, por exemplo, deve ter uma decoração que remonte ao dinamismo das atividades físicas. Já uma loja de colchões precisa passar a tranquilidade do sono.
Iluminação
Iluminação também é um fator primordial para uma experiência positiva do cliente. E nem sempre uma iluminação forte e muito clara é o ideal: diferentes ambientes pedem iluminações personalizadas para o tipo de compra que se faz ali.
Um supermercado precisa ser bem iluminado. Especialmente considerando que os clientes compram produtos a granel selecionados a partir da sua aparência. Uma adega, por sua vez, pode funcionar melhor com meia luz, dando ao cliente esta sensação de acolhimento e sofisticação para encontrar os melhores vinhos e queijos.
Sonorização
Todos os sentidos devem ser pensados na experiência de compra, incluindo a audição. Deve-se pensar nos tipos de música a serem reproduzidas como som ambiente no seu espaço. É muito comum que supermercados toquem diferentes tipos de música ao longo do dia, dependendo do horário. As lojas de bebidas tocam músicas mais agitadas. Já as lojas de departamento tem sons mais neutros.
Marketing olfativo
O olfato também deve receber atenção especial no seu ponto de vendas. Para algumas empresas, isso é fácil: lojas de perfumes, chocolates e alimentos prontos tem produtos que são cheirosos por natureza. O próprio cheiro do produto já é atrativo para os clientes. Mas que outros cheiros podem ser explorados pelas empresas?
Produtos novos muitas vezes têm cheiros familiares aos clientes. Dão a ideia de qualidade, de padrão de excelência. É o caso de lojas de tecidos, roupas e produtos de plástico. Caso o seu produto não tenha um cheiro bom, capriche nos produtos de limpeza do seu espaço.
Psicologia das cores
Na hora de pensar na decoração e na montagem do seu espaço, convém lembrar da psicologia das cores. Via de regra, as cores também passam sensações por si só. Algumas das sensações mais presentes na psicologia das cores são:
- Vermelho: fúria, paixão, violência, fome e intensidade;
- Laranja: equilíbrio, bom humor e energia;
- Amarelo: alegria, felicidade, relaxamento, ânimo;
- Verde: natureza, perseverança, cura, espiritualidade;
- Azul: paz, leveza, paciência, tranquilidade;
- Roxo: mistério, transformação, inovação, criatividade.
Temas sazonais
E, é claro, use os temas do momento. Datas como natal, páscoa, feriados e datas especiais relacionadas ao seu modelo de negócio são ótimas escolhas para decoração, campanhas temáticas, sonorização e até mesmo cheiros. Apesar de ter um custo de implementação por tempo limitado, os resultados deste tipo de ação para o seu negócio podem ser incríveis!
Como aplicar o Visual Merchandising em 4 passos
Veja os quatro principais passos para aplicar corretamente o Visual Merchandising no seu negócio:
1 Conheça seu público
Como dissemos desde o começo, Visual Merchandising só faz sentido se a sua aplicação está conectada com as características e necessidades do público. Se o merchandising não conversa com os compradores, cria-se um ruído de comunicação que pode espantar os clientes da sua loja.
A ousadia pode ser uma atitude bacana, mas muitas vezes ser mais conservador no seu merchandising pode agradar a mais clientes. Ainda assim, direcione o visual da sua loja para o seu público-alvo!
2 Defina a identidade da sua marca
Uma marca que vende precisa de identidade. Precisa mostrar que está sintonizada com os clientes e seus interesses. Além disso, para muitas marcas, a própria identidade também serve como Visual Merchandising. Basta lembrarmos das redes McDonald’s e Burger King. Sua identidade visual atraem os clientes e já são totalmente únicas. O cliente “bate o olho” e já vê que está em um restaurante destas redes.
Dica: descubra neste e-book como definir a identidade visual do seu negócio de forma simples e atrativa!
3 Selecione os melhores produtos
Merchandising também é escolher os melhores produtos. Os produtos que dão mais giro, que vendem mais. Aí vai da sua estratégia: reunir apenas os produtos com mais vendas, a fim de potencializar sua saída, ou mesclar sua disposição com mercadorias de menor giro, a fim de incentivar os clientes a também levar os produtos que vendem menos. Escolha de acordo com o momento e a necessidade dos seus negócios.
4 Organize os espaços
Pensou em tudo? Mãos à obra! Organize os espaços do seu ponto de vendas de acordo com o seu planejamento e experimente você mesmo andar por sua loja. Veja se a sua lógica faz sentido e tente pensar como um cliente: como você se sente circulando pelos corredores do seu estabelecimento?
Exemplos de visual merchandising
Conheça algumas marcas que usam com bastante sucesso o Visual Merchandising e são exemplos diferentes de como esta estratégia dá certo:
Riachuelo
A Riachuelo é uma loja de vestuário para as classes C e B, tal como Renner, Marisa e outras. Mas ela tem uma decoração diferente: apesar dos valores dos produtos serem similares, as lojas da Riachuelo tem um estilo mais sofisticado, na meia luz, com manequins pretos de traços mais refinados.
Ela tenta captar clientes de classes mais altas, a fim de obter um custo médio mais elevado. A sonorização da loja também tem músicas animadas e excitantes, para uma experiência de seleção e experimentação das peças.
Extra
A rede Extra de hipermercados faz muito bem o seu “dever de casa” com o merchandising de suas lojas. Como lojas muito grandes, que vendem uma infinidade de produtos, o Extra oferece um merchandising atrativo tanto para quem compra uma TV, como para quem compra legumes para a salada do jantar. As cores da identidade visual também passam calor junto à tranquilidade, acolhendo o consumidor.
Sephora
A Sephora é uma tradicional rede de lojas de cosméticos. Para quem não é cliente recorrente deste tipo de produto, o visual das lojas pode parecer caótico com suas cores contrastantes. Mas essa é justamente a ideia: cosméticos também são produtos que chamam a atenção. Esta identidade ajuda os clientes a encontrar seus produtos. Os espelhos facilitam a experimentação para quem quer escolher bem e potencializar sua beleza.
Devo contratar um profissional de visual merchandising?
Quase sempre, quanto maior o investimento, maior o retorno. Se você dispõe de recursos, vale a pena contratar uma consultoria de visual merchandising para trabalhar o seu ponto de vendas e potencializar os seus resultados com uma loja cada vez mais atraente. Se você não tem como investir, estude bastante sobre o assunto e vá experimentando as técnicas que você aprende em conteúdos como este.
Visual merchandising online
E, o que acontece quando lojas físicas abrem um e-commerce ou marketplace? É preciso traduzir esse visual merchandising para o mundo digital! Não adianta oferecer uma boa experiência na sua loja tradicional e não cuidar da estética e da experiência do cliente no seu site.
Inclusive, se você empreende somente no mundo físico, já passou da hora de ter o seu próprio canal de vendas online. O e-commerce vem crescendo cada vez mais, principalmente por meio dos marketplaces, que são responsáveis por quase 80% do faturamento digital.
Hoje em dia, criar uma loja virtual já não é mais uma estratégia tão vantajosa. Mas, lançar o seu próprio marketplace é uma solução que gera alto potencial de lucro e grandes chances de sucesso.
Ao criar o seu shopping virtual, também é importante cuidar do visual merchandising. Note que, por exemplo, o site do Magazine Luiza tem o mesmo estilo de decoração das lojas físicas. O mesmo acontece com as Casas Bahia e as Americanas.
A identidade visual de lojas físicas e digitais precisam estar em sintonia. Assim, a identidade visual da marca se torna mais coesa para o cliente. Também é fundamental pensar na usabilidade do site e não apenas na estética.
Dica: saiba o passo a passo para criar seu marketplace de sucesso neste checklist gratuito!
Conclusão
O visual merchandising ajuda lojas físicas e digitais a serem mais atraentes para seus consumidores. Pensar nestas técnicas é fundamental para o crescimento e para o posicionamento do seu negócio. Por isso, vale a pena dedicar atenção e recursos para esta parte da sua operação.
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