Todo o processo logístico por trás de e-commerces e marketplaces possui diversos procedimentos que muitas vezes ficam ocultos ao olhar dos clientes, mas fazem a diferença para quem está na operação do negócio. O picking é um desses processos cruciais para a eficiência e os resultados desse tipo de negócio.
Neste conteúdo, iremos falar sobre o picking, como ele funciona, quais suas características e a sua importância. Vamos dar dicas também de como você pode implementar e potencializar a logística da sua empresa a partir desta prática tão comum nas vendas digitais. Acompanhe!
Sumário
1-O que é picking?
2- Qual a diferença entre picking e packing?
3- Tipos de picking
4- Vantagens do picking na logística do e-commerce
5- Desvantagens do picking
6- Como aplicar o picking em 5 passos
7- Parceiros logísticos para e-commerce
8- Dicas para fazer um picking eficiente
9- Logística no e-commerce X logística no marketplace
10- Conclusão
O que é picking?
Picking é o nome de um dos processos de coleta e montagem de pedidos no depósito de um e-commerce ou marketplace. O termo vem do inglês “pick” e significa, literalmente, “pegar”. No entanto, o picking se refere ao processo de montar um pedido que não seja unitário. Ou seja, um pedido que contenha mais de uma mercadoria diferente.
Há duas formas de fazer picking: do homem ao produto ou do produto ao homem. Como o nome sugere, no primeiro tipo, um funcionário precisa ir até o local do produto no estoque e coletar cada unidade dos pedidos. No segundo tipo, há instrumentos mecanizados que levam as mercadorias até o operador responsável pela montagem do pedido.
Qual a diferença entre picking e packing?
Picking e packing são dois procedimentos distintos dentro do mesmo processo. Na verdade, eles acontecem um após o outro. No picking, os produtos do pedido são coletados e reunidos para a fase seguinte. Essa fase é o packing, na qual os pedidos são embalados e preparados para o envio.
Tipos de picking
Há quatro principais tipos de picking dentro dos processos logísticos: discreto, por onda, por lote e por zona.
Picking discreto
O picking discreto é a forma mais simples de se fazer picking. Possui uma incidência reduzida de falhas, porém, também tem uma capacidade reduzida de volume de produtos. Nesse procedimento, o funcionário fica responsável por separar um pedido por vez.
Ou seja, ele opera na linha de produção pelo estoque montando um único pedido. Quando esse pedido acaba, o processo se inicia novamente. Nesse procedimento, como se vê, leva-se bastante tempo para montar cada pedido.
Picking por onda
O picking por onda, ou wave picking, é um tipo de organização do armazém. São criadas ondas (grupos) de produtos de acordo com os critérios logísticos que a empresa define. Os critérios podem ser baseados em categorias de produtos, produtos com maior rotatividade, urgência no despacho, entre outros.
Dessa forma, cada operador fica responsável por uma onda, percorrendo um mesmo percurso e coletando os produtos que, posteriormente, serão consolidados e unificados em um outro espaço.
Picking por lote
Já o picking por lote acontece, como o nome sugere, com o operador coletando lotes de produtos. Ou seja, a cada ida ao estoque, o mesmo operador coleta produtos suficientes para uma série de pedidos que serão, posteriormente, organizados e separados provavelmente por outro funcionário.
Ou seja, ele vai ao estoque e coleta 20 unidades do produto X, 30 do produto Y e 25 do produto Z. A partir dessas mercadorias, na fase seguinte serão montados os pedidos com sua respectiva combinação de produtos.
Picking por zona
O picking por zona acontece quando a empresa separa o espaço do estoque a partir do tipo de produtos presentes em cada uma. Assim, o operador sabe exatamente qual prateleira visitar para coletar os produtos necessários.
A diferença entre o picking por zona e por onda é que nesse caso, por zona, a separação por cada produto é bem clara e os produtos de cada zona não necessariamente têm ligação um com o outro. No picking por onda, dentro de cada onda, o operador encontra diversos tipos de produtos que podem ser coletados sequencialmente.
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Vantagens do picking na logística do e-commerce
O picking tem diversas vantagens quando operado da maneira correta:
- Agilidade na montagem de pedidos: seus pedidos estarão prontos para ser despachados mais rapidamente.
- Mais eficiência: com a correta definição de produtos, operadores, funções e estoques, a eficiência logística do seu e-commerce ganha muito.
- Redução de custos: uma operação de picking bem projetado reduz custos para a sua empresa em todo o processo logístico.
- Facilita a gestão do estoque: com o picking, você monitora constantemente o estoque e entende se os dados armazenados sobre ele são realmente precisos, evitando imprevistos.
Desvantagens do picking
Se bem aplicado, o picking não possui desvantagens, uma vez que se trata de um procedimento obrigatório para o e-commerce. Mas erros em sua operação podem ser catastróficos para o resultado de um negócio:
- Erros humanos ou técnicos: falhas nos procedimentos de coleta podem se tornar um pedido enviado errado, causando insatisfação do cliente e gargalos na logística.
- Mal planejamento que eleva custos: para muitas empresas, um bom picking é uma das chaves não só do sucesso, mas como da sobrevivência. A escolha do processo errado de picking pode levar a custos impraticáveis para a empresa.
- Demanda de pessoal: picking invariavelmente demanda trabalho humano. Esse é um custo que precisa ser gerenciado com cuidado e estratégia.
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Como aplicar o picking em 5 passos
Utilize os passos a seguir como diretrizes para fazer um picking assertivo e adaptado ao seu modelo de negócio!
1 Organize o estoque
É impossível fazer um bom picking se você não tiver pleno controle do seu estoque. Organize o estoque e armazene dados sobre cada entrada e saída de produtos que estão sob posse da sua empresa. Utilize ferramentas de gestão especializadas para esse segmento, o que proporciona dados mais atualizados.
2 Padronize o recebimento
O recebimento dos produtos no seu estoque precisa ser tão eficiente quanto a saída de mercadorias. Estabeleça datas e horários assertivos, se possível, para receber seus estoques, faça essa negociação com o(a) fornecedor(a).
Além disso, não perca tempo. Assim que novos estoques forem recebidos no seu armazenamento, já dê o devido destino para cada lote de mercadorias, assegurando a organização e a agilidade dos seus processos.
3 Foque nos produtos de maior giro
Em todos os tipos de picking que mencionamos neste conteúdo é possível aplicar uma regra de ouro: focar nos produtos que possuem mais giro dentro do seu estoque. Afinal de contas, serão eles os principais responsáveis pela receita do seu negócio. Priorize-os.
Dessa forma, as possibilidades são muitas: colocar os produtos com mais giro próximos uns dos outros e/ou próximos à área de packing, fazer ondas ou zonas apenas com produtos de alto giro, entre outros.
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4 Automatize os processos
Para ter mais eficiência, é fundamental também investir em tecnologia. Algumas ferramentas automatizam e dão melhores resultados não só ao processo de picking, mas a todos os procedimentos logísticos de um e-commerce. Veja dois exemplos:
Voice pick
O voice pick funciona por meio de um sistema integrado de comunicação por rádio. Os operadores do estoque ficam conectados e recebem em uma espécie de walkie-talkie as instruções dos produtos que precisam coletar. Assim, eles não precisam retornar até o posto inicial para receber novas instruções.
Pick by light
Essa é uma tecnologia já bastante aplicada em grandes armazéns. Todas as zonas do armazém possuem lâmpadas conectadas a um sistema central. As luzes dos produtos a serem coletados ficam acesas, indicando ao operador quais mercadorias devem ser alcançadas. Assim, a movimentação do operador pelo armazém é agilizada e otimizada.
5 Acompanhe a operação
Acompanhe a sua operação. Monitore os indicadores e fique atento a possíveis falhas. Sempre que erros acontecerem, tenha planos de contingência para mitigar efeitos negativos e evitar que os seus compradores sejam afetados. Realize alterações nos procedimentos sempre que necessário.
Parceiros logísticos para e-commerce
Você pode também contar com o apoio de alguns parceiros logísticos para diversos de seus procedimentos. Veja algumas corporações bastante conhecidas nesse meio:
Melhor Envio
A Melhor Envio é uma empresa que realiza a gestão da frente para e-commerces e marketplaces. Ela realiza a mediação do seu negócio com transportadoras e integradoras logísticas para que os seus produtos cheguem rapidamente a todo o Brasil a custos reduzidos.
CargoBR
A CargoBR também é um parceiro logístico interessante conveniado com centenas de transportadoras. Ao fazer uma cotação de frete, você poderá encontrar as condições e valores mais atrativos para enviar as suas mercadorias a qualquer lugar.
Frenet
A Frenet também pode ajudar a reduzir os custos do frete dos seus produtos. A empresa possui convênio com os Correios e a Jadlog para oferecer os diversos tipos de serviços que estas transportadoras disponibilizam.
Dicas para fazer um picking eficiente
A primeira dica para fazer um picking eficiente é, sem dúvida, modelar o seu picking à sua operação. Não tem sentido realizar um picking sofisticado e automatizado para uma empresa ainda pequena. Os custos são inviáveis. Para esse caso, a sua operação manual será a mais eficiente. Contudo, à medida que a empresa cresce, será necessário investir na qualidade operacional.
Além disso, a outra dica é mesclar algumas das técnicas que mencionamos aqui. Assim, você pode, por exemplo, realizar a disposição do estoque por zonas, mas fazer a coleta dos itens de maneira discreta, com um pedido por vez. Por consequência, você consegue melhores resultados a custos mais baixos.
Logística no e-commerce X logística no marketplace
O picking bem feito pode ser um diferencial para o seu e-commerce. Mas como seria esse processo se você tivesse um marketplace?
Bem, esse processo não existiria. Quem opera um marketplace puro, ou seja, apenas com vendedores afiliados, não possui estoque próprio e não precisa se preocupar com toda a logística da operação.
Os marketplaces mais consolidados oferecem suporte logístico para que os vendedores parceiros possam ter mais facilidade e reduzam a incidência de erros. Mas isso não é obrigatório. Nos marketplaces, você orienta, oferece padrões e gerencia as vendas, mas o armazenamento e a entrega são responsabilidade do vendedor.
Conclusão
Quem opera com estoque físico precisa dedicar planejamento e recursos para todos os processos logísticos, especialmente à medida que as vendas crescem e a operação não pode ser prejudicada pelo ganho de volume. Por isso, cuidar do picking é um passo fundamental para se chegar mais longe nas vendas virtuais. Nesse momento, usar as técnicas e ferramentas certas fará a diferença para o seu negócio.
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