Muitas pessoas estão começando novos negócios para vender na internet. Uma das formas de fazer isso é abrir uma loja digital grátis e iniciar seu novo negócio com baixos custos, em um estágio mais preliminar. Mas quais os caminhos e as boas práticas necessárias para utilizar essas ferramentas e prosperar?
Neste texto, falaremos sobre lojas digitais grátis. Como elas funcionam, de que forma você pode abrir uma, as principais opções dentro desse setor e as ações que você pode tomar para ampliar o seu negócio e escalar seu e-commerce ou marketplace. Acompanhe com a gente até o fim!
Sumário
1- Como funciona uma loja virtual grátis?
2- Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual grátis?
3- Vale a pena montar uma loja virtual grátis?
4- Como criar uma loja virtual grátis? Passo a passo
5- Como criar uma loja virtual grátis no Instagram?
6- Shopping virtual: a evolução da loja virtual
7- Conclusão
Como funciona uma loja virtual grátis?
A maioria das lojas virtuais grátis tem um funcionamento bastante simples. O empreendedor deve criar uma conta no sistema da loja e inserir alguns dados. Depois, ele escolhe os templates e outros detalhes em relação à aparência da loja. Boa parte dos sistemas oferecem padrões pré-definidos, caso o usuário não tenha profundo conhecimento em programação.
Em seguida, o usuário monta a sua vitrine e insere as informações dos seus produtos e coloca a loja para funcionar! Assim, ele já pode começar a vender. Muitas opções também permitem a integração com mediadores de pagamento e gateways via API, o que facilita o seu recebimento. Entretanto, os serviços adicionais são cobrados à parte.
Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual grátis?
Veja os principais pontos negativos e positivas das plataformas mais utilizadas do mercado para a abertura de lojas virtuais gratuitas:
Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma com planos gratuitos e pagos. Tem como uma das principais vantagens a praticidade para colocar a loja no ar, sendo uma solução fácil de usar, com design amigável. A loja também tem soluções de cobrança integradas.
Algumas desvantagens da versão gratuita são a ausência de suporte direto com especialistas, disponível apenas na versão paga, além de instabilidade relatada por alguns usuários, que afirmam que a plataforma por vezes fica fora do ar.
Nuvemshop
A Nuvemshop também oferece lojas virtuais gratuitas para quem está começando um novo negócio. Não há limite de anúncios e a plataforma ainda disponibiliza vendas em diversos canais.
Porém, a desvantagem é que a Nuvemshop cobra tarifas de vendas que não são pagas a partir do sistema Nuvempago. Caso queira usar todos os meios de pagamento, é necessário aderir a planos pagos.
Wix
A Wix é uma das mais conhecidas plataformas de lojas virtuais gratuitas. Tem como vantagens a simplicidade e a grande quantidade de templates que você pode adotar para deixar a loja virtual com a sua cara.
Contudo, assim como outras plataformas, na versão gratuita, você não possui domínio próprio (o site vai acompanhado de wix.com) e as restrições limitam a experiência do usuário. Além disso, o gratuito não oferece suporte.
Mercado Shops
O Mercado Shops é uma solução do Mercado Livre para você abrir o seu e-commerce. Dessa forma, ao invés de ter a sua loja dentro do Mercado Livre, você conta com uma página autônoma que pode ser aberta separadamente.
O funcionamento, contudo, é bastante semelhante ao marketplace. Você não paga para abrir ou manter a loja, mas paga comissão na venda.
WordPress Woocommerce
O Woocommerce é um plugin do WordPress para a criação de lojas virtuais. Pode-se adotar uma infinidade de templates de aparência, o que customiza bastante o visual da sua loja e pode ter um ótimo resultado.
Contudo, a configuração do Woocommerce pode ser relativamente complexa para usuários que não sejam tão familiarizados com programação ou linguagem HTML.
Magento
A Magento é uma solução da Adobe para e-commerce que também possui a possibilidade da abertura de lojas gratuitas. Ela é conhecida por oferecer boa experiência ao cliente durante suas compras.
Mas nos bastidores, a Magento é uma solução que exige bastante do servidor. Logo, o seu carregamento pode ser bastante lento. Recomenda-se a contratação de um servidor dedicado para utilizar a plataforma corretamente.
Weebly
O Weebly é muito utilizado para a abertura de lojas digitais gratuitas. É uma ferramenta fácil de usar, que permite a abertura de um e-commerce em menos de cinco minutos. Ele também possui ferramenta de SEO integrada para dar mais relevância à sua loja no Google.
Porém, a versão gratuita não tem suporte, o backup apresenta falhas e os usuários podem ter problemas para fazer upload e edição de fotos.
Prestashop
A Prestashop é uma empresa que disponibiliza gratuitamente o código aberto de sua loja para os usuários. Portanto, você pode baixar e criar a sua loja sem custos. No entanto, se você deseja addons ou interações, precisa comprá-las.
As desvantagens são as poucas opções de temas e templates. Além disso, o uso de addons pode deixar o site bem mais lento.
Open Cart
O Opencart também é uma plataforma gratuita open source de lojas virtuais. Essa é gratuita mesmo, desenvolvida para uso de domínio público. Qualquer um pode usar sem restrições.
Contudo, naturalmente, os recursos são limitados, dependem de conhecimento técnico e você só conseguirá encontrar suporte nos fóruns de usuários. Ela é como se fosse o Linux dos e-commerces.
Vale a pena montar uma loja virtual grátis?
A resposta é depende. Uma loja virtual grátis é uma boa opção para começar o seu negócio, validar teses de mercado e encontrar o seu público-alvo. Ela pode servir como um protótipo do seu negócio antes de se expandir e assumir uma postura mais profissional. Como os recursos são limitados, a tendência é que você deva migrar para uma plataforma paga conforme o negócio cresce.
Mas você também tem outras opções:
Vender em marketplaces
Você pode se tornar um seller de uma plataforma de marketplace. Essa opção é bacana porque você não terá os custos iniciais de abrir a sua própria loja, se aproveitando da estrutura de outra empresa. Além disso, é uma alternativa que possibilita o início imediato do seu negócio. Contudo, você terá que arcar com os custos da plataforma, normalmente cobrado na forma de comissões por venda variando de 5% a 20% do valor total.
Redes sociais
Vender nas redes sociais também pode ser uma opção interessante e sem custos. Anuncie no Instagram e no Facebook, que possuem recursos específicos para isso. Contudo, se você quiser ampliar o alcance das suas publicações e anúncios, será necessário investir no patrocínio de conteúdos.
Dropshipping
O dropshipping é também uma estratégia interessante porque você pode trabalhar sem ter estoque próprio. Ou seja, você negocia as mercadorias que ainda estão com o fornecedor. No momento da venda, você media o pagamento e a entrega sem ter que armazenar estoque no seu espaço.
Criar seu marketplace
A opção mais rentável para o seu negócio seria criar o seu próprio marketplace. Além de não precisar contar com estoque próprio, você teria acesso a um empreendimento com pouca necessidade de pessoal e que, portanto, opera com baixos custos. Isso faz do marketplace um negócio muito mais escalável, ou seja, os lucros crescem em proporções muito maiores do que custos e despesas.
Além disso, você terá toda a autonomia para tomar decisões estratégicas e gerir o negócio exatamente do jeito que você deseja. Em vez de criar uma loja virtual, você será dono(a) do seu próprio shopping online! Muito melhor e mais lucrativo, não é mesmo?
Dica: Quer saber qual é a melhor plataforma de marketplace para você investir? Confira o nosso e-book!
Como criar uma loja virtual grátis? Passo a passo
Veja alguns passos importantes para criar uma loja virtual grátis:
Escolha um segmento de mercado
Em primeiro lugar, é preciso escolher um segmento de mercado. Pense no seu segmento de maneira estratégica. Alguns pontos para escolher o melhor ramo para se atacar:
- Venda produtos que você conhece;
- Escolha nichos específicos;
- Busque setores com baixa concorrência;
- Produtos novos no mercado podem ser uma aposta arriscada, mas muito recompensadora;
- Venda produtos com alto giro.
Conheça sua persona
Além de conhecer seus produtos, também é muito importante conhecer a sua persona. Ou seja, o seu cliente ideal fictício que será utilizado como referência para os esforços de vendas e para as campanhas de marketing.
Crie uma persona alinhada com o seu segmento e atribua a ela idade, classe socioeconômica, gênero, escolaridade, profissão, hábitos de consumo e preferências no uso de mídias.
Encontre fornecedores
Ter bons fornecedores pode fazer a diferença para a sua loja virtual. Encontre fornecedores que sempre tenham o produto a pronta entrega, que sejam pontuais e, de preferência, praticam um preço justo. Assim, você consegue repassar para os clientes também um preço mais atrativo, aumentando as suas chances de sucesso.
Escolha uma plataforma
A escolha da plataforma também é de grande importância para definir os rumos e o sucesso da sua loja virtual. Te apresentamos aqui algumas das opções mais conhecidas. Escolha a que atende melhor às suas necessidades.
Se eventualmente você migrar o seu negócio para o modelo de marketplace, convém também usar uma plataforma pronta, já especializada, como o Ideia no Ar, por exemplo.
Cuide da logística e dos pagamentos
Quem tem loja virtual grátis também precisa cuidar da logística das entregas e o recebimento das compras. Com uma atuação ainda em baixa escala, não será tão difícil operar a sua logística de forma manual. Mas à medida que os negócios crescem, será necessário encontrar parceiros e usar novas tecnologias.
Quanto aos pagamentos, o PIX facilita muito a vida. Mas para receber com outras modalidades será necessário usar um mediador de pagamentos.
Invista em marketing
O investimento em marketing é necessário para tornar o seu negócio mais conhecido, atraindo novos clientes e fidelizando as pessoas que já compram de você. Misture diferentes estratégias do marketing digital de acordo com os canais que os seus clientes mais utilizam. Assim, você certamente fará um uso mais assertivo do orçamento de marketing.
Avalie os resultados
É preciso monitorar e avaliar os seus resultados de maneira constante. Assim, você consegue compreender se o seu negócio está atingindo seus objetivos. Com uma análise consistente, você terá os insights necessários para mudar os rumos e fazer as alterações necessárias, otimizando o desempenho do seu negócio em tempo hábil.
Como criar uma loja virtual grátis no Instagram?
Você também pode criar uma loja virtual no Instagram. Os resultados de quem usa essa plataforma tem sido bastante interessantes, especialmente, se você já tiver uma conta na rede social com bastantes seguidores. Portanto, ao invés de só usar a rede para mostrar os produtos, você também pode vender.
Para criar uma loja no Instagram é bem simples. Você precisa ter uma conta comercial no Instagram e uma página do negócio no Facebook. Depois, é só vincular o perfil do Instagram ao seu Marketplace ou Gerenciador de Negócios do Facebook e fazer a marcação dos produtos nas suas publicações no Instagram. Quando o cliente clicar, já será redirecionado à página do produto.
Shopping virtual: a evolução da loja virtual
O modelo de marketplace representa a evolução das lojas virtuais. Esse modelo também é considerado como um shopping virtual, uma vez que dentro de uma única plataforma o cliente tem acesso a uma infinidade de lojas. Com tantas opções, a concorrência puxa os preços para baixo e o cliente tem muito mais praticidade.
A maioria das empresas que começaram suas operações como uma loja virtual estão migrando para o modelo de marketplace. Mesmo sem deixar de ter vendas próprias, com essa estratégia elas conseguem ter resultados ainda melhores sem demandar grandes investimentos.
Hoje o setor dos marketplaces é responsável por mais de 80% de toda a receita do dinheiro movimentado em compras pela internet. E a tendência é de crescimento, segundo o levantamento Ebit/Nielsen.
Dica: saiba como criar seu próprio marketplace neste checklist completo e gratuito!
Conclusão
Lojas virtuais grátis são uma boa opção para quem deseja abrir um negócio com baixo investimento e começar sem grandes empecilhos. Mas as plataformas gratuitas têm limitações que te forçaram, mais cedo ou mais tarde, a migrar para uma solução paga mais completa. Por isso, durante o período em que você usar uma plataforma como essa, valide suas teses de mercado e fidelize o seu público para dar o próximo passo.
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