Um dos vários elementos que interferem positiva ou negativamente na experiência do usuário do seu e-commerce ou marketplace é a velocidade da página, em seu carregamento ou em seu tempo de resposta em relação às ações do cliente durante as compras e a navegação. O Google PageSpeed compreende ferramentas que podem ajudar muito nesse aspecto.
Neste texto, vamos falar sobre o Google PageSpeed, o que é isso, qual a sua importância, tratar sobre os elementos da velocidade de uma página e como você pode fazer para melhorar os resultados do seu site. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é o Google PageSpeed?
2- Importância do Google PageSpeed
3- Como usar o Google PageSpeed Insights?
4- Elementos do Google Page Speed e como analisá-los
5- Qual é uma boa nota no Google PageSpeed?
6- Como melhorar a pontuação no PageSpeed?
7- Conclusão
O que é o Google PageSpeed?
O Google PageSpeed é uma ferramenta do Google criada para ajudar a otimizar a performance de um site. Ele foi apresentado ao público em 2010 e possui diversos módulos que ajudam a encontrar falhas nos sistemas, além de automatizar a formatação da página de acordo com as melhores práticas de web design disponíveis.
O Google PageSpeed é formado por 4 principais ferramentas: PageSpeed Module, PageSpeed Insights, PageSpeed Service e PageSpeed DevToolkit, cada um com atribuições técnicas que não convém se aprofundar no momento. No entanto, você provavelmente terá mais contato com o PageSpeed Insights, que fornece uma nota e indicações do que fazer para melhorar a performance da página.
Importância do Google PageSpeed
O Google PageSpeed pode ser um aliado muito importante do seu negócio porque ele é uma das ferramentas mais precisas de avaliação e diagnóstico web. Os padrões de excelência definidos pelo Google costumam ser os mais abrangentes, compreendendo critérios que realmente são relevantes para os clientes e melhoram a experiência dos sites avaliados.
Para além de uma boa aparência, os clientes valorizam muito a experiência técnica do uso de um site ou plataforma. Ou seja, que essa solução seja ágil, responsiva, que não apresenta bugs, tenha uma lógica de dados eficiente e ofereça um uso fluído pelas diferentes páginas que possui.
Como usar o Google PageSpeed Insights?
O PageSpeed Insights é uma ferramenta bastante fácil de usar e que te dará um resultado preciso para analisar a performance de qualquer site. Veja só:
- O primeiro passo é acessar a ferramenta PageSpeed Insights;
- Depois, insira uma URL qualquer (não precisa ser a home page do site);
- Em seguida, a ferramenta irá analisar o site conforme as principais métricas da web e te trará um resultado;
- Note que, por padrão, o Insights mostra primeiro elementos para páginas de celular. Você pode trocar pelo computador;
- Além de mostrar diversas métricas, o Insights dá uma pontuação geral e um diagnóstico de “aprovado” ou “reprovado”.
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Elementos do Google PageSpeed e como analisá-los
O Google PageSpeed é composto pelos seguintes elementos. Veja como você deve observar cada um deles:
Pontuação de velocidade
A pontuação de velocidade não é algo muito profundo tecnicamente, porque é composta justamente pela média de diversas métricas. Contudo, ela serve bem para comparar diferentes sites sendo avaliados pelos mesmos critérios. Convém deixar a pontuação do seu site sempre a maior possível e, para isso, você precisa atacar os problemas encontrados nos demais elementos.
Dados de campo
O elemento “dados de campo” é composto por uma análise do desempenho do site nos últimos 30 dias. Todo site possui um relatório de experiência que fica gravado nos logs de informações do Google Chrome. Os dados de campos se baseiam nessas informações para mostrar as oscilações de performance da página ao longo do último mês.
Primeira exibição de conteúdo
Esse indicador calcula o tempo que leva desde o momento em que o usuário dá a ordem para acessar uma página até o momento em que o primeiro bit do conteúdo é carregado pela página. São milissegundos, na verdade, mas que são um indicador importante do quão disponíveis e bem configurados estão os elementos de uma página.
Latência de entrada
Já a latência de entrada mede quanto tempo a página demora para responder às ações do usuário. Se o primeiro conteúdo calcula o tempo de resposta, após a ordem ser percebida pela página, a latência de entrada estima quanto tempo a página demorou para “compreender” a ação que o usuário fez. Ou seja, quanto tempo levou entre o usuário clicar em algo e a página perceber esse clique e iniciar um carregamento. Mais uma vez, são frações de segundo, mas cada fração conta.
Dados do laboratório
Se os dados de campo do PageSpeed são baseados em um histórico real orgânico de navegação, os dados de laboratório se referem à conexão simulada que o Google PageSpeed realiza com aquela página apenas para coletar os dados do seu site.
Isso significa que outros usuários em outros contextos de uso podem ter resultados diferentes, quase sempre piores, mas o Google utiliza diversos critérios diferentes de laboratório para estimar uma avaliação mais correta possível.
Primeira exibição importante
Uma página pode ter diversos elementos, como imagens, vídeos, gifs, textos, scripts, entre outros. Quanto mais leve for o primeiro elemento exibido, mais rápida tende a ser a página. Essa é a primeira exibição importante de um site.
Índice de velocidade
O índice de velocidade calcula quanto tempo os elementos da página levam até ficarem totalmente visíveis. Quanto menor o índice, melhor o desempenho do seu site.
Tempo até ficar interativa
Essa métrica calcula o tempo que uma página leva até que seus elementos se tornem interativos para o usuário. É comum que uma imagem, por exemplo, seja carregada antes de se tornar um link ativo. O contrário também pode acontecer. De qualquer forma, a métrica é a mesma: quanto tempo leva até que a interface do usuário esteja disponível.
Possível latência máxima na primeira entrada
Como os dados de uso de uma página podem oscilar de acordo com as circunstâncias do usuário, esse indicador ajuda a medir qual pode ser o delay máximo da primeira exibição de conteúdo em relação à ação de entrada do usuário no site. Ou seja, qual pode ser a demora máxima entre um clique e um elemento começar a ser carregado.
Oportunidades
Essa é uma seção muito importante. Aqui, a ferramenta PageSpeed mostra que ações podem ser tomadas por você para que a sua página tenha um desempenho melhor. São as sugestões baseadas nas análises feitas pelo PageSpeed e você verá que algumas dessas ações podem ser fáceis de se implementar.
Diagnóstico
O diagnóstico é o resultado final da análise, que mostra o que está bom e ruim na página, além de sugestões que podem ser úteis tanto para otimizar a velocidade do acesso, como para oferecer uma experiência mais sólida, dinâmica e segura para o usuário como um todo. Observe cada item para ver o que pode ser melhorado em seu site.
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Qual é uma boa nota no Google PageSpeed?
O Google PageSpeed divide a “nota” em três níveis:
- Baixa: de zero a 49 (vermelha);
- Média: de 50 a 89 (amarela);
- Alta: de 90 a 100 (verde).
Como melhorar a pontuação no PageSpeed?
Veja algumas boas práticas de como você pode melhorar a sua pontuação no Google PageSpeed:
Otimizar o HTML
Se o código HTML de uma página for truncado, tiver erros ou for muito grande, ela tende a demorar mais para carregar. Avalie o código de sua página para entender se não há códigos que podem ser simplificados ou suprimidos.
Comprimir as imagens
Imagens podem ser alguns dos elementos mais “pesados” de uma página. No entanto, elas podem ser comprimidas em até 95% de seu tamanho sem uma perda visível de qualidade. Comprimir as imagens é uma ação muito interessante para a performance do seu site.
Melhorar o tempo de resposta
Ao utilizar o PageSpeed, foque seus esforços em melhorar o tempo de resposta de entrada e de carregamento dos elementos. Isso fará com que a sua nota suba consideravelmente.
Aplicar AMP
AMP é uma estrutura de programação que é bastante otimizada para uso com ferramentas do Google, bem como os demais navegadores. Ao utilizá-la, você poderá ter melhores resultados para o seu site. Entenda mais sobre o que se trata essa tecnologia.
CDN
O CDN é uma rede de distribuição de conteúdo em nuvem que otimiza muito a velocidade e a segurança da transmissão de dados do seu site. Você pode utilizá-la com baixos custos e ótimos resultados.
Cache
Em termos simples, o cache é um pedacinho do seu site que fica temporariamente no dispositivo do usuário. Quando ele vai acessar seu site, o cache orienta o navegador no carregamento das informações, tornando a experiência mais ágil e fluída. Monte um cache eficiente e seus resultados serão incríveis.
Limpar redirecionamentos
É comum que sites mal feitos tenham erros de direcionamentos, às vezes chegando a causar um erro no navegador. “ERR_TOO_MANY_REDIRECTS”. Limpe os seus redirecionamentos para que haja apenas um por link, evitando uma experiência negativa para o usuário.
Conclusão
O Google PageSpeed é uma ferramenta prática e muito simples de usar, mas que pode ter um grande valor para os resultados do seu negócio e a sua experiência do cliente. E o melhor: ela é gratuita. Utilize-a como base para alterações e melhorias em sua página, bem como base de métricas para comparação com feedbacks de usuários. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil a você!
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