Uma das maiores alegrias que alguém pode ter é abrir a embalagem de um produto novo que comprou. Esse prazer tem sido muito bem utilizado por diversas empresas para fazer de seus próprios produtos uma fonte de publicidade orgânica e reputação positiva vinda dos próprios clientes. É disso que se trata o unboxing!
Neste conteúdo, vamos falar de unboxing, o que é isso, como as empresas têm aproveitado esse recurso, dicas para a sua marca também oferecer unboxings positivos e alguns exemplos muito conhecidos de sucesso nesta temática. Vem ver com a gente!
Sumário
1- O que é unboxing?
2- Vantagens do unboxing para o seu e-commerce ou marketplace
3- Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?
4- Como fazer um vídeo de unboxing passo a passo?
5- Exemplos de unboxing de sucesso
6- Relação entre unboxing, omnichannel e pós-venda
7- Conclusão
O que é unboxing?
Unboxing é o ato do cliente de abrir um produto recém adquirido, que pode ser novo ou usado. É o primeiro contato do comprador com o produto em si e é um momento no qual se pode cativar profundamente o gosto do cliente, proporcionando uma experiência positiva desde a primeira impressão. Afinal, “a primeira impressão é a que fica”.
Por anos, a maioria das empresas sempre teve uma atuação muito trivial em relação ao unboxing dos produtos. Desde que o produto fosse entregue seguro e com uma embalagem externa agradável, foi suficiente. No entanto, marcas inovadoras estão indo além, fazendo com que o unboxing seja também uma experiência de conexão.
Vantagens do unboxing para o seu e-commerce ou marketplace
Marcas que investem no unboxing de seus produtos obtém uma série de benefícios que melhoram os negócios a curto e longo prazo:
- Encantar os clientes: uma experiência positiva de unboxing encanta o cliente desde o começo do seu “pós-venda”. Essa é uma ótima forma de fidelizar clientes e gerar mais oportunidades de venda com o mesmo comprador.
- Reputação: empresas que oferecem uma experiência bacana de unboxing ganham uma boa reputação com seus clientes. Afinal, eles também se comunicam e compartilham o encantamento com conhecidos e pessoas da internet.
- “Buzz”: uma boa experiência de unboxing pode ser viral, como você verá adiante neste conteúdo. Se falam bem da sua marca, ela se torna mais conhecida e querida no mercado.
- Mídia orgânica: quando um cliente posta um vídeo de unboxing do seu produto, é como se ele fizesse propaganda gratuita para você. Isso é excelente para a sua marca.
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Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?
Agora, vamos trazer algumas boas práticas de como você pode proporcionar uma experiência positiva de unboxing para os seus clientes. Olha só:
Escolha a embalagem
A escolha da embalagem é o primeiro e mais importante passo. Afinal, ela causará a primeira impressão ao cliente assim que a caixa, envelope ou outro recipiente for retirado do pacote de entrega. Aqui, é preciso se preocupar principalmente com dois aspectos:
Segurança, para garantir que o produto chegue em perfeito estado mesmo se passar por um frete cheio de impactos. E aparência, pois é preciso chamar a atenção do cliente por bons motivos, fazer com que ele fique interessado em abrir aquele produto!
Destaque sua identidade visual
Outro aspecto importantíssimo é valorizar a identidade visual da sua empresa. O cliente precisa lembrar a todo momento de quem ele comprou aquele produto e qual é a empresa que está valorizando a experiência dele. Você verá em exemplos posteriores neste material que muitas empresas fazem isso de uma forma simples e muito eficaz.
Personalize a experiência
Uma experiência personalizada, customizada, traz grandes ganhos para a sua experiência de unboxing. Muitas marcas já estão fazendo isso e há diversas formas de customizar essa experiência. A mais “básica” é colocar o nome do comprador na embalagem. Mas pode-se ir muito além disso!
Inclua brindes e benefícios
Brindes e benefícios também são duas formas de otimizar a sua experiência de unboxing sem muitos custos ou complicações. Os brindes devem ser dados conforme sua disponibilidade de orçamento e também de acordo com o tipo de produto que o cliente compra.
Muitas empresas enviam, por exemplo, adesivos, chaveiros ou similares junto com seus produtos, mas você pode oferecer basicamente qualquer coisa que seja interessante, útil ou atrativa para o seu comprador.
Divulgue seus canais de comunicação
Seus canais de comunicação podem ser muito importantes para se tirar o máximo proveito do unboxing. Uma prática que tem sido muito comum no meio varejista é a seguinte:
A empresa capricha na experiência de unboxing do cliente. Embalagem, brindes, incentivos à postagem da abertura nas redes sociais. Quando o cliente gera o conteúdo fazendo o unboxing do produto, a marca compartilha em seus perfis, aproveitando-se da publicidade gratuita.
É bom porque gera buzz positivo para o seu negócio. Além disso, o cliente que teve seu material compartilhado também tende a ficar muito contente com a visibilidade que conseguiu.
Faça seus próprios vídeos de unboxing
Além de contar com os vídeos dos clientes, você também pode fazer seus próprios vídeos de unboxing. Essa técnica também é interessante porque ela “dá um spoiler” para o cliente que está em dúvida sobre o que exatamente ele receberá quando fizer a compra. Além disso, o custo dessa ação é praticamente nulo.
Contate influenciadores
Contratar influenciadores exigirá um estudo sobre o orçamento e entender qual influenciador é mais conectado com o seu público. No entanto, essa ação também pode ter um resultado excepcional. Há diversos influenciadores que são especializados na criação de conteúdos para unboxings. Os clientes confiam muito nos produtos que esses produtores de conteúdo endossam.
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Como fazer um vídeo de unboxing passo a passo?
Se você vai fazer o seu próprio vídeo de unboxing, o passo a passo que trazemos a seguir pode ajudar. Olha só
- Ainda com o produto fechado: explicar o que é, o que faz a mercadoria, mostrar a parte externa da embalagem e falar sobre ela;
- Abrir a embalagem com cuidado: mostrar tudo o que for relevante sobre ela (aparência, jeito de abrir, partes do pacote, etc);
- Retirar e mostrar para a câmera todos os itens que vêm na embalagem: falando sobre cada um deles e dando destaques aos mais importantes;
- Falar sobre eventuais brindes que possam vir junto com o produto;
- Mostrar o produto em funcionamento (se aplicável) e falar sobre ele;
- Ter uma postura descontraída, falando de acordo com a identidade da marca;
- Na edição: cortar do vídeo tudo o que for desnecessário, a fim de mantê-lo o mais curto possível. Vídeo na horizontal, se for para Youtube, vídeo na vertical se for para reels ou Tik Tok.
Exemplos de unboxing de sucesso
Como mencionamos anteriormente, algumas empresas têm cases de unboxing muito positivos. Veja três exemplos muito bons a seguir:
Tag Livros
A Tag é um clube de leitura. Ao assinar, o cliente recebe todo mês um livro diferente, mas não recebe apenas a obra literária. O kit que o assinante recebe todos os meses têm em uma linda caixa personalizada na entrega. Ao abrir, o cliente recebe o livro e diversos brindes, que podem ser marcadores de páginas, revistas, um segundo livro de brinde, camisetas e outros artigos.
Nas redes sociais, a Tag faz muito sucesso porque os produtos que chegam todo mês são surpresa, o que faz com que o(a) cliente fique ainda mais ansioso para receber seu kit.
Nubank
O Nubank é considerado case de sucesso em muitos quesitos e no que diz respeito à unboxing, podemos dizer o mesmo. O Nu aposta em uma experiência simples, mas intimista e customizada de unboxing. Os cartões vêm em embalagens personalizadas, instagramáveis, com adesivos e outros brindes.
A linguagem das embalagens trata o cliente como um amigo, sempre traduzindo o posicionamento da marca, prezando pela simplicidade e pela modernidade.
Apple
Você já parou para pensar porque os iPhones vêm com uma foto enorme do produto estampada em tamanho real? No caso da Apple, o produto é a experiência. Embora dentro das caixas dos produtos Apple não venha nada de extraordinário, cada elemento é impecavelmente embalado em pacotes que aspiram à sofisticação. É isso que deseja quem compra Apple e a marca sabe disso.
Relação entre unboxing, omnichannel e pós-venda
Embora pareça uma mera ação de abertura de embalagens, o unboxing se relaciona com duas outras esferas que hoje fazem a diferença para a experiência do cliente: o omnichannel e o pós-venda.
Omnichannel diz respeito a um formato comercial no qual a mesma empresa atua em todos os meios possíveis: online e offline. Ao investir em uma boa experiência de unboxing, o seu marketplace ou e-commerce transforma parte da experiência virtual em algo concreto e palpável.
Além disso, um bom unboxing também integra estratégias de pós-venda, nas quais a empresa se preocupa com o consumidor, mesmo depois que o negócio é concretizado. Quando o cliente sente um prazer verdadeiro e uma experiência diferenciada ao acessar e abrir seu produto, ele atribui grande valor à sua marca e isso se transforma em novas compras.
Conclusão
Nunca se falou tanto em unboxing como hoje em dia. Por isso, as empresas devem sempre pensar nessa parte da experiência do cliente que, apesar de curta, pode ser determinante para um comprador fazer ou não novos negócios com esta empresa. Invista nessa estratégia para ter melhores resultados, especialmente, porque ela não exige tantos investimentos e pode ser feita por qualquer negócio.
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