Nos últimos 10 anos, o e-commerce evoluiu mais do que em qualquer outro período de toda sua história. Criado em meados dos anos 60, nos Estados Unidos, como uma simples troca de arquivos que continha solicitação de pedidos, algo ainda muito básico e que apenas indicava quando alguém tinha interesse em adquirir a sua mercadoria.
Entretanto, isso inegavelmente, por ser feito 100% online, já indicava que o futuro da comercialização, ou grande parte dele, seria realizado virtualmente.
No início dos anos 90, houve uma grande modernização com a entrada, principalmente, da Amazon e do eBay, que se estabeleceram rapidamente não apenas no mercado norte-americano, mas fora dele também.
Já no final dos anos 90, o e-commerce começa a chegar para outros países, como o Brasil, tendo o Submarino como um dos principais players. E, na Argentina surgia o Mercado Livre, que desde seus primórdios investiu no modelo de marketplace.
Passados alguns anos do início desse mercado, muita coisa mudou e ele cresceu junto com a evolução tecnológica em si. A pandemia, no entanto, acabou acelerando e concretizando a participação e protagonismo dos marketplaces no cenário brasileiro.
Isso ocorreu pois esse modelo se mostrou o mais financeiramente viável para os lojistas do país, tanto aqueles que queriam levar seus produtos para o digital quanto para aqueles que desejam montar o próprio negócio na internet.
Com essa demanda relativamente nova de precisar escalar as vendas nesses canais de venda separados, surgiram ferramentas com o propósito de auxiliar toda a parte operacional das vendas, como o ERP e o hub de integração.
Quando o assunto é buscar soluções para gestão e otimização da comercialização de produtos online, essas duas ferramentas são as soluções mais indicadas e procuradas por todos os lojistas.
Caso você esteja pensando em ter uma dessas ferramentas integradas ao seu empreendimento é melhor conhecê-las melhor antes de tomar qualquer decisão. Sendo assim, no artigo de hoje vamos explicar de forma detalhada quais as funções e as diferenças de ambos, para que você consiga escolher com sabedoria qual solução pode auxiliar e agregar mais para as suas vendas.
Sumário
1- O que é um ERP?
2- O que é um hub de integração?
3- Diferença entre o hub de integração e ERP?
4- Conclusão
O que é um ERP?
ERP é a sigla que significa Enterprise Resource Planning, que em português podemos traduzir como Planejamento de Recursos Empresariais. É um sistema que permite o acesso a dados e setores da sua operação. Ele funciona em um conjunto de módulos, ou seja, são várias ferramentas que ao se conectarem vão te fornecer a visão geral e uma administração mais otimizada do seu negócio.
Mas afinal de contas, o que exatamente um ERP pode fazer?
- Emitir nota fiscal e boletos;
- Receber e pagar contas;
- Maior controle do seu estoque;
- Despachar os produtos via transportadora e ajudar com o picking e packing;
- Centralizar toda a gestão de vendas do seu e-commerce;
- Controlar o movimento de dinheiro em caixa do seu negócio;
- Dar uma visão maior da operação com relatórios de performance.
Geralmente, essa ferramenta pode ser achada em formato de nuvem, pois assim não precisa atualizar periodicamente o software e a contratação dele é via assinatura, como se fosse um tipo de serviço.
Entretanto, o ERP sempre acaba estando integrado a outros sistemas utilizados pela empresa, ele por si só não consegue abranger todas as áreas sozinho. Logo, é muito comum ter ele ligado a plataformas de e-commerce, gateways, integradores de marketplaces e o CRM, que é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento dos clientes.
O que é um hub de integração?
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, um dos relatórios mais amplos sobre os hábitos do e-commerce brasileiro produzido pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, os marketplaces representam cerca de 48% do faturamento do setor.
E quando o assunto é anunciar os produtos em canais gigantes e de catálogo amplo como:
- Mercado Livre
- Amazon
- Shopee
- Americanas
- Magazine Luiza
Ou até mesmo os mais nichados, como:
- Netshoes
- Dafiti
- MadeiraMadeira
- Cobasi
- Fast Shop
Podemos afirmar que o hub de integração é a ferramenta responsável por colocar o seu negócio em todos os lugares e canais que você precisa para escalar suas vendas.
Esse software tem como principal característica unificar e centralizar todas as informações da sua operação em uma única aba por meio de integrações e diversas soluções que facilitam o seu processo de venda.
O que exatamente um hub de integração é capaz de fazer?
Esses integradores são plataformas que, além de colocar ao dispor do lojista algumas funções básicas para gerenciamento das vendas em si, também auxiliam bastante na parte administrativa. Confira algumas das vantagens:
- Integração com diversos marketplaces ao mesmo tempo;
- Emissão de Danfe e NFe de forma automática, em massa e até ilimitada;
- Unificação e automatização do estoque;
- Gerenciamento de todos os pedidos e vendas realizadas em uma única página;
- Ferramentas que viabilizam a criação de kit de produtos e campanhas nos marketplaces;
- Dashboard com dados e estatísticas do negócio;
- Cadastro rápido e em massa de produtos para múltiplos canais.
É importante levar em consideração que o integrador é um investimento de peso para o seu negócio, afinal de contas, ele vai estar ligado diretamente às suas vendas.
Dica: Para acabar com qualquer dúvida, leia o artigo O que é um hub de integração e quanto custa? Vale a pena mesmo?
Diferença entre o hub de integração e ERP
Como você pode perceber, o objetivo do ERP está mais relacionado com finalidades administrativas e que não dizem respeito exatamente a uma ajuda em estratégica para aumentar as vendas, muito diferente do que o hub de integração apresenta.
Ele, por sua vez, ao reunir todos os dados e fatores cruciais da sua operação em um único painel, oferece um nível de controle e automatização consideravelmente maior do que a solução que os ERPs proporcionam.
Porém, na hora de decidir qual escolher, você deve fazer algumas ponderações sobre as principais necessidades ou demandas do seu negócio atualmente.
- Tem o objetivo de estar presente em mais canais para escalar as suas vendas?
- Quais processos manuais mais atrasam a sua operação?
- Liste as atividades que você ainda não tem integradas a algum tipo de sistema.
- Está tendo dificuldade em realizar o atendimento por não ter as informações dos marketplaces centralizadas?
Todas as questões devem ser analisadas com muito cuidado para conseguir escolher aquela ferramenta correta, que vai agregar para o seu negócio e não apenas ficar de enfeite.
Dica: caso você tenha se interessado pelo hub de integração e pretende começar uma pesquisa de mercado, temos um e-book que pode te ajudar nesse processo.
Conclusão
A tecnologia deve ser uma das suas principais aliadas, pois ela torna a sua gestão mais eficiente, por meio da otimização dos seus recursos e entrega de dados que dão uma base para tomar decisões mais assertivas. Porém, para a sua aliança funcionar, vai precisar entender muito bem como funciona cada um dos tipos de ferramentas existentes no mercado.
Nesse artigo, você pode aprender o que é ERP e Hub de integração, além das diferenças entre esses dois tipos de ferramentas, para saber exatamente como você, empreendedor(a), pode explorá-las da melhor maneira possível dentro da sua operação.
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