Negócios digitais de diferentes formatos têm sido fonte de renda e até de riqueza para muitas pessoas. Ser um seller (vendedor) de um marketplace é uma das formas de ganhar dinheiro pela internet e entrar para um novo negócio de maneira relativamente simples e pouco custosa.
Neste texto, vamos falar sobre o seller: quem são, como trabalham, suas vantagens e responsabilidades e algumas dicas de como se sair bem nesse negócio. Se você pretende vender em um marketplace, convidamos a acompanhar o nosso conteúdo até o fim!
Sumário
1- Como funciona um marketplace
2- O que é um seller?
3- Responsabilidades de um seller
4- Quais as vantagens de ser um seller?
5- E os desafios?
6- Passo a passo: como se tornar um seller
7- As melhores estratégias de marketing para sellers
8- Principais marketplaces para vender seus produtos
9- Como criar o seu próprio marketplace
10- O que é um seller center?
11- Conclusão
Como funciona um marketplace
Marketplaces são empresas que fazem a mediação entre compradores e vendedores de produtos e serviços. Dessa forma, ele permite o anúncio de mercadorias e de serviços em uma plataforma que oportuniza mais vendas, reúne mais opções para o cliente e “terceiriza” para o marketplace a necessidade do vendedor de ter um site próprio de e-commerce.
Como reúne um grande volume de clientes, os marketplaces facilitam a rotina de vendas dos sellers, que precisam apenas gerenciar seus anúncios e cuidar do estoque. A contrapartida é que a cada venda realizada, os sellers dão algum tipo de remuneração ao marketplace, na grande maioria na forma de comissões e/ou taxas fixas por venda.
Na prática, um marketplace é praticamente como se fosse um shopping virtual: vários vendedores (sellers) disponíveis para fazer negócios com os clientes. Além disso, os marketplaces,normalmente, também prestam suporte na comunicação entre as pontas, na mediação de pagamentos e até mesmo na gestão da logística, do transporte, além da entrega dos produtos, embora isso não seja uma regra.
O que é um seller?
O seller é um vendedor de um marketplace. Ele está na ponta da oferta, seja como um vendedor de produtos ou um prestador de serviços. O que ele oferece fica disponível na plataforma do marketplace para os clientes. Sempre que o cliente realiza um pedido, o seller recebe a notificação da plataforma para providenciar o que o cliente comprou.
É muito comum que os sellers atuem em várias frentes. Muitos deles vendem para diversas plataformas, além de possuir um e-commerce próprio e, em muitos casos, possuir também uma loja presencial. Pode-se montar diversas estratégias de vendas para atingir melhor os clientes.
Quando o marketplace é de serviços, o seller atua como um prestador. No Airbnb, são os proprietários de hospedagens. Nos apps de transporte e entrega, os motoristas, nos marketplaces de freelancers, os profissionais. E assim sucessivamente.
Responsabilidades de um seller
Como qualquer vendedor, o seller tem diversas responsabilidades. Cada marketplace tem o seu próprio regulamento, devidamente definido pelos termos de uso. Contudo, a maioria dos marketplaces possui algumas regras em comum:
- Atender dentro do prazo: marketplaces determinam prazos para respostas, despachamento de produtos, prestações de serviços e afins. É fundamental respeitar todos os prazos com rigor.
- Entregar o produto conforme anunciado: o seller precisa ser fiel ao que anunciou no marketplace. Caso ofereça produtos que não atendam às expectativas, pode haver prejuízos com trocas ou devoluções.
- Cortesia: o seller deve ser cortês, ser gentil com clientes e com funcionários do marketplace. Além disso, deve estar disponível e aberto a negociar sempre que necessário, especialmente, porque ser seller significa, por vezes, resolver problemas.
- Prestar serviços com agilidade e qualidade: no caso de prestadores de serviços, pede-se o mesmo que para quem vende produtos, siga o que foi acordado no marketplace e respeite os clientes. Em síntese: o combinado não sai caro.
Quais as vantagens de ser um seller?
Ser um seller também tem as suas vantagens. A principal delas é a facilidade de se trabalhar. O seller não precisa criar seu próprio site, pois já conta com a estrutura completa do marketplace para anunciar e vender seus produtos.
Além disso, o seller tem a vantagem de também já contar com uma base de clientes numerosa, uma vez que se vale da carteira de compradores que o marketplace possui. Isso aumenta consideravelmente as chances de vendas.
Dessa forma, um seller também não precisa de uma estrutura tão robusta para trabalhar. Tendo estoque, ele pode operar sem funcionários ou sem possuir um espaço físico dedicado exclusivamente ao negócio, podendo trabalhar de casa. É isso que faz com que muitas pessoas escolham ser sellers para investir em sua primeira experiência em um negócio digital.
E os desafios?
Assim como as vantagens, também há os desafios. Eles são intensos, mas não tão numerosos.
O primeiro deles é o custo quanto à plataforma. Como você estará vendendo utilizando serviços de outra empresa, será necessário pagar comissões, taxas ou outros custos, dependendo do contrato de serviço assinado. É preciso levar isso em conta na hora de vender, integrando os custos da plataforma aos seus custos de venda para não ter prejuízo.
Além disso, quando se é seller de um marketplace, você também pode enfrentar concorrência interna. Ou seja, outros vendedores na mesma plataforma vendem produtos parecidos com os seus. O cliente, como em um shopping, certamente escolherá a mercadoria de menor preço. É preciso sempre observar o valor usado por outros sellers.
O marketing também pode ser um desafio. Anunciar os seus produtos dentro de outra plataforma pode ser complicado, dependendo de como o site funciona. Veja como funciona o redirecionamento para fazer campanhas de vendas para os seus produtos. Isso evita problemas, como acabar fazendo links para outros produtos por acidente.
Passo a passo: como se tornar um seller
Tornar-se um seller de um marketplace é um processo relativamente simples. Veja o passo a passo:
- Tenha estoque: antes de abrir a sua loja em um marketplace, tenha certeza que você terá os produtos certos para vender, na quantidade correta, e fornecedores adequados para suprir sempre que for necessário oferecer mais mercadorias.
- Pesquise os melhores marketplaces: diferentes plataformas operam com diferentes condições. Conheça os custos, comissões, condições e regras de cada plataforma para escolher a que melhor se encaixa às suas possibilidades.
- Insira seus dados e assine o contrato: depois de escolher as plataformas que irá vender, é necessário cuidar de burocracias. Insira seus dados na plataforma e assine os documentos necessários para começar a vender.
- Se necessário, contrate soluções de apoio: especialmente, se você comercializa em vários marketplaces, pode ser necessário utilizar um sistema de gestão para centralizar e unificar as operações, principalmente, no que diz respeito à gestão de estoque, de receitas e de notas fiscais.
- Avalie métricas: quando começar a vender, é sempre importante estar atento aos números dos teus negócios. As performances podem variar de acordo com cada plataforma e estar ligado permite melhores decisões.
As melhores estratégias de marketing para sellers
Como dissemos, as estratégias para vendedores de marketplace podem ser um desafio, mas elas são possíveis e devem sim ser empreendidas por quem vende nesse formato. Veja algumas ações que você pode tomar para otimizar seus resultados sendo um vendedor:
- Patrocinar links: você consegue redirecionar vendedores para a sua loja mesmo em um marketplace. Isso é muito visto no Mercado Livre, Amazon, eBay e até mesmo em marketplaces de lojas, como Magalu e Americanas.
- Criar uma marca interna: quando um vendedor tem ótimos resultados em um marketplace, é comum que seu nome e sua marca fiquem em evidência. Utilize essa marca forte para criar mais vendas ou até mesmo gerar outras fontes de receita em plataformas próprias.
- Investimento interno: boa parte dos marketplaces dão mais visibilidade para sellers que realizam anúncios e investimentos internos. Você também pode se aproveitar disso. Se seus produtos vendem bem ou se há uma boa margem de lucro, assegurar os primeiros resultados na busca interna trazem grandes resultados.
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Principais marketplaces para vender seus produtos
Olha só alguns marketplaces que podem ser ótimos locais para anunciar suas mercadorias:
- Mercado Livre: o maior marketplace do Brasil. Consolidado diante do público, já faz parte da vida dos brasileiros. Vende-se de tudo. Possui lojas oficiais de grandes redes, mas ainda é um ótimo lugar para pequenos sellers se consolidarem.
- Amazon: o maior marketplace do mundo tem uma operação muito sólida no Brasil. Você também pode vender e fazer parte deste ecossistema.
- Shopee: ficou conhecida por vender produtos acessíveis e mercadorias populares. As taxas são atrativas e você pode começar um novo negócio vendendo nessa plataforma praticamente qualquer coisa.
- Facebook Marketplace: gratuito, o Facebook Marketplace opera principalmente como uma plataforma C2C, em que usuários comuns vendem produtos usados, artesanatos e produtos de segunda mão. Ainda assim, pequenos negócios podem começar com grandes resultados nessa plataforma.
Como criar o seu próprio marketplace
Ficar submetido às regras de uma outra plataforma pode não ser a decisão mais encaixada com os seus objetivos. Nesse caso, pode ser uma ótima opção abrir o seu próprio marketplace. Veja aspectos que precisam ser levados em conta antes de se tomar esta decisão:
Por que criar um marketplace?
Criar um marketplace significa ter total independência em relação às decisões que você tomará sobre o seu negócio. Taxas, segmentos de mercado, estratégias de venda, tudo. O marketplace será o seu empreendimento e você irá dirigi-lo com total liberdade.
Naturalmente, isso cria algumas responsabilidades. É preciso pensar com estratégia para ter bons resultados e se diferenciar em relação à concorrência. É preciso buscar por nichos de mercado lucrativos e conquistar novos sellers para a sua plataforma em grande volume.
A boa notícia é que criar um marketplace é uma decisão totalmente escalável. Se o seu negócio tiver êxito, a sua empresa terá muito mais receita do que custos, o que aumenta a sua margem de lucro consideravelmente. Por conta disso, será possível atrair sócios e investimentos, crescer o bolo e tornar a sua empresa realmente relevante no mercado.
Como atrair sellers para o seu marketplace
Atrair sellers para o seu negócio também pode ser desafiador. Afinal, os vendedores querem oferecer seus produtos em uma plataforma sólida. Ter a certeza de que irão receber corretamente, além, é claro, de saber que seus produtos estão sendo visualizados e pesquisados por diversos clientes.
Há algumas estratégias que podem ajudar nisso:
- Campanhas de marketing: mostram que a plataforma é sólida, segura, ágil e lucrativa. Use para atrair e manter vendedores em seu negócio.
- Comunicação transparente: dê atenção e resolva os problemas dos vendedores. Seja transparente e disponível na comunicação. Seja um parceiro dos seus sellers.
- Termos atrativos: o que atrai um seller é uma boa condição de venda. Especialmente, nos estágios iniciais, pratique comissões e taxas atrativas. Conquiste seus vendedores e clientes antes de crescer os olhos para o lucro.
- Facilidades e suportes: sellers gostam de facilidade para trabalhar. Se você oferecer suporte logístico e de mediação de pagamentos, são pontos valiosos para seu marketplace.
- Integridade de dados: hoje, a segurança de dados também faz a diferença para quem quer vender na internet. Assegure que o seu marketplace forneça as condições para os vendedores fazerem negócios sem medo de ameaças.
- Use uma plataforma especializada: para obter tudo isso que mencionamos aqui, é importante usar uma plataforma especializada. Ideia no Ar é uma ótima escolha de software que proporcionará a robustez e as condições necessárias para vender e fazer bons negócios.
Dica: Quer saber como criar o seu marketplace? Temos um checklist para te ajudar!
O que é um seller center?
Um seller center é uma solução utilizada para gerir uma plataforma de marketplace. Ela admite e gerencia vendedores, administra taxas e comissões, determina padrões de uso, verifica indicadores e métricas, gerencia pagamentos e oferece outras funções.
Para quem possui ou quer possuir um marketplace, ter acesso a um seller center é fundamental. Esse é mais um motivo pelo qual você deveria conhecer o Ideia no Ar.
Conclusão
Ser seller de um marketplace pode ser uma decisão muito acertada. Você empreende a baixos custos e tem facilidades logísticas. Mas, para obter realmente todo o resultado que seu negócio pode ter, o ideal é abrir um marketplace para você. Tome a experiência de vendedor como referência para começar um negócio e evoluir para um e-commerce ou marketplace. Você não irá se arrepender.
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