Quando um produto é comercializado, o cliente espera que ele chegue até o destino em plenas condições de uso, exatamente do jeitinho que dizia o anúncio escolhido. Para isso ser possível, a sua empresa precisa cuidar muito bem do packing e assegurar técnicas eficientes para embalar as mercadorias.
Neste conteúdo, vamos falar sobre packing, o que é, as suas diferenças para picking, importância e como o seu negócio também pode ser o mais assertivo na montagem dos pacotes. Convidamos você a acompanhar a gente!
Sumário
1- O que é packing?
2- Qual é a diferença entre picking e packing?
3- Qual é a importância do packing?
4- Passo a passo para fazer o packing
5- Dicas para fazer um bom packing
6- Etapas do processo logístico de um e-commerce ou marketplace
7- Conclusão
O que é packing?
Packing é um termo logístico usado para descrever o ato de se embalar mercadorias prontas para serem entregues, transportadas ou armazenadas. A sua principal finalidade é assegurar que os produtos sejam entregues nas condições contratadas e anunciadas, protegendo-os de água, umidade, substâncias corrosivas, temperaturas extremas, choques e outros.
O packing também pode ter duas outras principais finalidades: “padronizar” a embalagem externa das mercadorias, para que ela não desperte o interesse de ladrões, além de proporcionar uma experiência mais bacana para o cliente uma vez que ele receba o produto.
Qual é a diferença entre picking e packing?
Packing e picking são dois processos distintos dentro da cadeia logística, mas são diferentes apesar das palavras serem semelhantes. Enquanto packing, que no português significa “embalar”, diz respeito à preparação dos pacotes para entrega, o picking, no português “pegar” se refere à etapa anterior, em que a equipe ou máquinas coletam o produto nos depósitos da empresa.
Qual é a importância do packing?
O packing é importante por todas as medidas que mencionamos dois tópicos atrás. Mas não é só isso. O packing também pode servir para otimizar os resultados da empresa: é preciso encontrar a forma mais barata possível de se embalar um produto sem que haja perdas de qualidade ou riscos ao produto. Isso causaria benefício financeiro e de reputação.
Mais do que apenas proteger o produto, o packing também pode enriquecer a experiência do cliente, encantando-o no momento que ele abre a mercadoria. Muitas empresas, como o Nubank e a Amazon, capricham no packing para que o(a) cliente dê um sincero sorriso quando recebe a mercadoria.
Além disso, hoje, é muito importante que packing também leve em consideração aspectos do meio ambiente. Isso proporciona certificações de qualidade para o negócio, além de demonstrar que ela se preocupa com a sustentabilidade. É por esse motivo, por exemplo, que cada vez menos empresas utilizam peças de isopor em suas embalagens.
Passo a passo para fazer o packing
Veja um passo a passo super interessante de como você pode fazer um bom packing para o seu negócio:
- Leve em consideração o produto que foi adquirido: assim que chegar a ordem de compra, leve em consideração as características físicas e químicas do produto para entender de que forma ele deve ser embalado.
- Selecione as embalagens corretas: formas, caixas, materiais de conter impactos. Tenha todas ferramentas à mão para realizar um embalamento rápido e eficiente.
- Cole as etiquetas necessárias: sem identificação, dificilmente, os operadores logísticos conseguirão fazer a entrega dos produtos, mesmo que estejam bem embalados. Cole todas as etiquetas necessárias com muita atenção.
- Insira os dados no sistema: quase toda empresa utiliza algum tipo de sistema de gestão para packing e outras ações do estoque. Insira os dados trabalhados neste sistema. Se não existe um sistema, insira os dados manualmente na planilha ou papel que seu negócio utiliza.
Dicas para fazer um bom packing
Para fazer um bom packing, além do passo a passo que mencionamos acima, você também pode aplicar boas práticas para que seus produtos sejam sempre embalados corretamente, com o menor índice de erros possível.
- Contratar um sistema de gestão: contrate um sistema de gestão que ajude no gerenciamento do seu estoque. Há diversas opções no mercado, para uma infinidade de portes de operação. Você certamente encontrará o sistema que melhor te atende.
- Unifique a gestão: essa dica vale, especificamente, para marketplaces, locais que vendem produtos de diversos vendedores para milhares de clientes. Nem sempre será viável fazer com que o produto volte às suas instalações físicas para então ser despachado ao cliente. Mas o que você pode fazer é unificar o sistema de emissão de etiquetas e de gestão de dados para todos os sellers.
- Revise seus resultados: assim como qualquer ação dentro de um processo logístico, o packing também resulta em despesas e gastos. Monitore de perto os indicadores para ter a certeza de que o packing não está levando ao prejuízo e que nada deva ser alterado.
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Etapas do processo logístico de um e-commerce ou marketplace
As etapas do processo logístico de um e-commerce ou marketplace não possuem necessariamente tantos passos, mas cada etapa deve ser feita com rigor. Veja só:
- Inserção do produto na plataforma: dentre os vários detalhes que um vendedor pode colocar em sua plataforma de e-commerce ou marketplace, estão as dimensões e características químicas do produto. Para a maioria dos produtos, é possível encontrar essas informações na internet, caso você não consiga medir.
- Compra: quando o(a) cliente compra o produto, esse entra para uma fila de processos logísticos. Vários são os critérios para estabelecer a ordem entre uma entrega e outra, mas, normalmente, tem um prazo pré-definido para enviar o produto à transportadora.
- Picking e packing (nesta ordem): os produtos são coletados dos estoques e embalados para a entrega.
- Consolidação: é muito comum que, se o(a) cliente comprar mais de um produto, ele seja embalado e entregue junto para pagar apenas uma taxa de entrega. Isso nem sempre é possível, entretanto.
- Entrega à transportadora: tudo pronto, produto nas mãos do transportador.
- Feedback de entrega: quando o produto é finalmente entregue, o entregador registra no sistema de gestão logístico para mostrar ao vendedor quando, onde e para quem foi entregue a mercadoria.
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Conclusão
Processos obrigatórios e triviais da cadeia logística podem esconder bastantes desafios e peculiaridades. É o caso do packing. Por isso, se você tiver um e-commerce ou marketplace, convém estudar a realidade, as alternativas e as características das estratégias que você está disposto a utilizar.
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