Quem vende pela internet, seja para mercados B2B, seja para mercados B2C, precisa ter uma logística apurada para atender seus clientes com qualidade, eficiência, bons resultados e custos competitivos. O WMS é um sistema que auxilia diretamente nessa árdua missão.
Neste texto, vamos falar sobre WMS, as funcionalidades, as características, os benefícios que ele traz para o seu negócio e de que forma a sua empresa pode aproveitar todo o seu potencial. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é WMS?
2- Qual a diferença entre WMS e ERP?
3- Como funciona o WMS?
4- Quais são os principais benefícios?
5- Exemplos de WMS
6- Como escolher um WMS para o seu marketplace b2b?
7- Conclusão
O que é WMS?
WMS é a sigla para Warehouse Management System – Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português. É um software que ajuda as empresas a gerenciar e otimizar as operações de um depósito ou dos seus centros de distribuição.
Os sistemas WMS, geralmente, se integram a outros sistemas, como sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) e sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), para proporcionar uma visão e uma gestão completa do supply chain, além de oferecer suporte logístico de ponta a ponta.
Dica: Quer saber como ser eficiente na logística do seu marketplace? Confira este webinar!
Qual a diferença entre WMS e ERP?
O sistema de gerenciamento de armazém (WMS) e os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) são softwares que auxiliam negócios a otimizar suas operações. Porém, eles têm focos e finalidades diferentes:
O WMS é um sistema projetado especificamente para gerenciar e otimizar as operações de centros de distribuição. Ele traz funcionalidades como recebimento e armazenamento, coleta, embalagem, despacho e gerenciamento de estoque.
Já o ERP, por outro lado, é um sistema mais amplo que oferece um conjunto de ferramentas para gerenciar a empresa como um todo, incluindo finanças, RH, produção e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Um sistema ERP costuma incluir módulos para gestão de estoque, mas seu foco principal é gerir a empresa inteira e não apenas o depósito/distribuição.
Embora os sistemas WMS e ERP possam operar de forma independente, eles costumam ser integrados para fornecer uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos e dar suporte à logística. Um sistema ERP pode fornecer uma visão de alto nível do negócio de forma mais abrangente, enquanto o WMS fornece informações mais detalhadas sobre as atividades de armazenamento.
Como funciona o WMS?
Geralmente, os sistemas WMS oferecem funcionalidades para:
- Recebimento e armazenamento: rastreamento de mercadorias à medida que são recebidas no depósito e armazenadas em seus devidos locais.
- Picking e embalagem: seleciona e reúne itens para os pedidos e os prepara para a coleta.
- Expedição: processamento de pedidos para coleta e coordenação da movimentação de mercadorias para fora do centro de distribuição.
- Gerenciamento de estoque: calcula os níveis de estoque no depósito e seus respectivos locais.
- Gestão de mão de obra: otimiza e gerencia o trabalho da equipe que opera o armazém.
Quais são os principais benefícios?
Veja alguns dos benefícios que um sistema WMS pode proporcionar à sua empresa, especialmente, em operações mais estruturadas:
Agilidade nos processos
O WMS pode ajudar a otimizar as operações do armazém, fornecendo visibilidade em tempo real dos níveis e locais de estoque, além de automatizar tarefas como separação e embalagem. Isso pode ajudar a reduzir erros e melhorar a velocidade e a precisão do atendimento de pedidos.
Melhor experiência ao cliente
Um sistema WMS ajuda a melhorar a precisão do pedido, a velocidade de atendimento e a comunicação com o consumidor sobre a localização e as datas de entrega de seus produtos, levando a uma melhor experiência e maior satisfação do cliente.
Dica: Quer entregar a melhor experiência aos seus clientes? Conheça eles mais profundamente usando a ferramenta de personas!
Maior controle logístico
O seu sistema WMS proporciona um maior controle logístico em todas as etapas, da chegada do produto à entrega ao cliente. Ele ajuda a rastrear e gerenciar os níveis de estoque em tempo real, fornecendo alertas quando o estoque precisa ser reabastecido e ajudando a evitar faltas ou excesso de estoque.
Acompanhamento em tempo real
O software WMS permite o acompanhamento simultâneo das operações do centro de distribuição, incluindo dados como status do pedido, informações de remessa e níveis de estoque. Isso ajuda a melhorar a comunicação e a colaboração dentro do depósito com as outras equipes da empresa.
Exemplos de WMS
Trouxemos três exemplos de WMS que oferecem soluções e funcionalidades interessantes para o nosso mercado. Veja:
Senior WMS
A Senior é uma das maiores e mais tradicionais fábricas de software para gestão empresarial do mercado brasileiro. Dentre suas soluções encontram-se sistemas de RH, ERPs e, é claro, softwares WMS. O WMS da Senior promete otimizar a gestão dos armazéns, trazer automação e atuar de maneira versátil em diferentes tipos de negócios.
Easy WMS
O Easy WMS é uma solução desenvolvida pela produtora Mecalux, outro grande player dos softwares de gestão. Essa solução promete flexibilidade, integração com qualquer ERP e a criação de fluxos de trabalho para tornar a rotina do armazém mais lógica e eficiente.
HighJump
O HighJump é um sistema utilizado por algumas das maiores empresas de logística, transporte e vendas do mundo, produzido e distribuído pela Körber. Segundo o site da solução, o HighJump está presente em mais de 78 países e atende a mais de 4.400 empresas. O argumento de autoridade fala por si só.
Como escolher um WMS para o seu marketplace b2b?
Veja alguns critérios que precisam ser levados em consideração antes de contratar um bom sistema WMS. Lembre-se que ele precisa atender às especificidades e necessidades do seu marketplace B2B.
Integrações com outros softwares
Como dissemos anteriormente nesse conteúdo, será necessário integrar o seu sistema com outros softwares. Por isso, veja nas propostas comerciais qual solução oferece possibilidades de integração mais flexíveis, customizáveis e que permitam uma operação nativa via API.
Interações também podem ter custos. Por isso, avalie quanto será necessário investir no eventual desenvolvimento de novos módulos para integrar seu marketplace ao WMS. Sistemas de Marketplace as a Place, como o Ideia no Ar, tornam esse processo mais fácil ao otimizar a integração na sua ponta.
Facilidade de implementação
A facilidade de implementação também é um critério que precisa ser considerado seriamente. Quando falamos de empresas que oferecem sistemas para operações estruturadas, não estamos tratando de investimentos de baixo volume. São parceiros de negócios que podem ter um peso importante dentro do seu orçamento e, por isso, é preciso “começar com o pé direito”.
Se você utilizava outro WMS antes, planilhas ou outras formas menos sofisticadas de gestão, a implementação pode ser custosa e demorada, principalmente, devido à transferência e parametrização dos dados na nova plataforma. Converse com os representantes dos WMS sobre esse assunto antes de decidir.
Funcionalidades básicas
Ainda pensando no investimento que será feito nesta ferramenta, muitos WMS possuem uma estrutura modular. Ou seja, um rol de funcionalidades básicas que podem ser acrescidas de módulos adquiridos de maneira independente.
Leve em conta as funcionalidades básicas, ainda que a sua empresa esteja disposta a contratar funcionalidades avulsas. Aqui, vale lembrar, não quer dizer que a sua corporação deva contratar a empresa que mais oferece funcionalidades básicas, uma vez que quantidade não é sinônimo de qualidade.
Mas que leve em consideração tanto os módulos oferecidos e suas características, bem como o que terá de ser adquirido separadamente.
ROI
A maioria dos sistemas WMS estima um Retorno Sobre o Investimento (ROI), que a sua solução é capaz de proporcionar. Muitas dessas empresas ainda estão em estágio de startup e nem sempre podem estimar com precisão. Mas vale pesquisar a fundo o quanto de economia e ganho de resultados a sua organização pode ter em comparação com o investimento que será necessário para contratar a solução.
Dica: Quer saber como criar o seu marketplace B2B? Temos um e-book que vai te ajudar!
Conclusão
Marketplaces que estão estruturando suas operações ou empresas que já possuem uma logística de volume precisam contratar um sistema WMS. Não se pode negligenciar a necessidade de se ter eficiência em centros de distribuição e armazéns, bem como nas outras pontas do processo de supply chain. Tudo está integrado.
Independentemente do WMS que você contrate, o Ideia no Ar é o melhor marketplace as a service para ser integrado e utilizado de maneira combinada em prol dos resultados do seu negócio.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!