À medida que empresas de venda digital começam a ter operações de mais volume e estrutura, elas passam a precisar contar com os serviços de um centro de distribuição que dê conta de armazenar, receber e expedir as cargas no tempo e na quantidade correta.
Neste texto, vamos falar de centros de distribuição. O que são eles, como funcionam, quais suas características e importância, entre outros conceitos. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é um centro de distribuição?
2- Quais são os tipos de centro de distribuição?
3- Vantagens do centro de distribuição
4- Como funciona um centro de distribuição?
5- Organização do centro de distribuição
6- Diferença entre centro de distribuição e armazém
7- Cross Docking no centro de distribuição
8- Dicas para um centro de distribuição eficiente
9- Conclusão
O que é um centro de distribuição
Um centro de distribuição é uma estrutura onde produtos são recebidos, armazenados e distribuídos aos clientes ou a outros distribuidores. Os centros de distribuição normalmente fazem parte de uma cadeia de suprimentos maior e são usados para gerenciar com eficiência o fluxo de mercadorias em toda essa rede.
Eles podem ter vários formatos, desde um simples depósito até uma instalação complexa de vários níveis com armazenamento automatizado IoT. Eles são usados em muitos setores do varejo e do atacado, além de e-commerces e marketplaces.
Quais são os tipos de centro de distribuição?
Existem principalmente três tipos de centro de distribuição utilizados no marketplace. Veja:
Canal de distribuição direta
Esse centro de distribuição despacha produtos diretamente para o cliente final. Normalmente, ele é a última etapa de “armazenamento” de um produto antes que vá para o entregador ou o ponto de retirada. É amplamente usado por e-commerces e marketplaces.
Canal de distribuição indireta
Esse centro de distribuição, por sua vez, conta como um intermediário. Ele não tem estrutura capilarizada o suficiente para enviar milhões de remessas para clientes diferentes, mas ele tem o espaço suficiente para armazenar cargas até que elas sejam expedidas para outro centro de distribuição direta.
Canal de distribuição múltiplo ou híbrido
Esse, por sua vez, atende nos dois modelos. Pode servir como um armazenamento final ou como um intermediário. Mas sua gestão é altamente desafiadora e pode ser mais custosa do que contratar centros diferentes.
Vantagens do centro de distribuição
Utilizar um centro de distribuição atrelado à cadeia de suprimentos da sua empresa pode trazer diversas vantagens para a sua operação. Veja algumas das principais:
Facilitação da gestão do estoque
A vantagem mais perceptível é a melhoria na gestão do estoque. Os centros de distribuição podem ajudar as empresas a gerenciar seus níveis de estoque com mais eficiência, fornecendo um local central, onde as mercadorias podem ser recebidas, armazenadas e distribuídas conforme necessário.
Otimização dos recursos
Os centros de distribuição são projetados para receber, armazenar e distribuir mercadorias da forma mais rápida e eficiente possível. Isso ajuda a reduzir os prazos de entrega e melhorar os prazos de entrega para os clientes, além de, é claro, otimizar o uso dos recursos e gerar mais receita.
Agilidade na entrega
Ao permitir que as empresas gerenciem com mais eficiência seus estoques e prazos de entrega, os centros de distribuição tornam a entrega mais rápida, melhorando o atendimento e a satisfação do cliente.
Gestão da sazonalidade
Muitos produtos possuem um ciclo de vendas sazonal. Os centros de distribuição podem ser usados para dar suporte a uma variedade de diferentes modelos de cadeia de suprimentos, de forma que num momento de vendas mais baixas de determinada mercadoria, os recursos são mais alocados para a circulação de outra.
Atendimento de qualidade
Embora o cliente não tenha contato direto com o centro de distribuição, uma cadeia de suprimentos bem gerida de ponta a ponta faz com que o atendimento seja também mais eficiente. Se o cliente quiser, por exemplo, saber onde está e qual a previsão de sua mercadoria, fica mais fácil respondê-lo com precisão.
Dica: Quer montar um sistema logístico eficiente? Temos um webinar que vai te ajudar nessa missão!
Como funciona um centro de distribuição?
O centro de distribuição funciona com diferentes etapas. Veja as mais comuns entre as empresas de e-commerce:
Recebimento
Quando as mercadorias chegam ao centro de distribuição, elas são recebidas e inspecionadas quanto à qualidade e quantidade. Também passam por uma triagem de validade (se houver) e eventuais necessidades especiais de armazenamento. As mercadorias recebidas são então registradas em um sistema e direcionadas para a área de armazenamento apropriada.
Movimentação interna
A movimentação interna pode ser feita de maneira manual (apenas com o trabalho dos colaboradores), mecanizada (com o uso de máquinas) ou automatizada (gerenciada pelo computador e operacionalizada com máquinas).
Armazenagem
As mercadorias são então armazenadas no centro de distribuição, muitas vezes usando uma variedade de métodos de armazenamento, como armazenamento em prateleiras, armazenamento em paletes ou armazenamento a granel. As mercadorias podem ser armazenadas em uma área específica com base em fatores como tamanho, peso, fragilidade ou data de validade.
Separação
Quando os pedidos são recebidos, os funcionários do centro de distribuição selecionam os itens necessários do armazenamento e os embalam em caixas ou outros contêineres de remessa. Os pedidos podem ser atendidos em lote ou individualmente, dependendo do tipo de centro de distribuição e do tipo de cliente com quem faz negócio.
Expedição
Os pedidos embalados são enviados aos clientes ou outros centros de distribuição como parte de uma rede maior de cadeia de suprimentos. Eles podem ser enviados usando uma variedade de métodos de transporte, incluindo terrestre, aéreo ou marítimo.
Organização do centro de distribuição
A organização de um centro de distribuição é um dos principais fatores de gestão e operação destas instalações. Veja o que pode ser feito:
Layout baseado no fluxo de produtos
Esse layout é projetado para permitir o fluxo eficiente de mercadorias pelo centro de distribuição, desde o recebimento até a expedição. Isso pode incluir o uso de sistemas de transporte, armazenamento automatizado e sistemas de recuperação, além de outros tipos de equipamentos de manuseio de materiais.
Layout baseado no giro dos produtos
Nesse layout, o espaço de armazenamento é dividido em blocos com base no giro de saída dos produtos. Os blocos podem ter um produto só ou um mix de produtos que saem com frequência juntos. Assim, esse formato permite um armazenamento eficiente e organizado, mas também requer um planejamento cuidadoso e coordenação da gestão de estoque.
Layout fluxo em U
O layout fluxo em U pensa no fluxo das máquinas e/ou dos operadores do estoque de forma que o acesso aos produtos seja contínuo. A máquina sempre inicia a sua movimentação em uma ponta e acaba na outra ponta do ‘U’, pegando os produtos necessários durante o processo.
Layout fluxo em L
A exemplo do Layout em U, o layout em L pensa na movimentação das máquinas pelo estoque. Colocando as prateleiras em L, uma máquina pode facilmente acessar determinado ponto do estoque, buscar o produto necessário e retornar de maneira ágil. É um layout no qual máquinas podem ter que ir e voltar às prateleiras várias vezes em um mesmo pedido.
Layout fluxo modular
O layout de fluxo modular pensa na distribuição dos produtos em pequenos módulos, de forma que a separação do produto siga uma ordem lógica. Os módulos podem ser divididos por diversos critérios, desde o volume do produto, sua forma de armazenamento ou até mesmo sua marca e valor.
Diferença entre centro de distribuição e armazém
Um centro de distribuição e um armazém são instalações usadas para armazenamento e movimentação de mercadorias, mas possuem algumas diferenças importantes.
Armazéns são usados por fabricantes, importadores, exportadores, atacadistas, empresas de transporte, alfândegas, etc. Eles normalmente têm a função principal de fornecer uma grande quantidade de espaço para o armazenamento de mercadorias e podem ter alguns recursos limitados para classificação, embalagem ou envio de mercadorias. Em alguns armazéns, inclusive, é feita também a venda direta de produtos.
Um centro de distribuição, por outro lado, concentra-se na distribuição eficiente de mercadorias como parte de uma rede maior supply chain. Os centros de distribuição geralmente são maiores que os armazéns e são projetados para receber, armazenar e distribuir mercadorias aos clientes ou a outros centros de distribuição.
Eles também costumam usar tecnologia de automação, como sistemas de transporte e sistemas robóticos de coleta, para otimizar o manuseio e a movimentação de mercadorias. Os centros de distribuição podem ser usados em diferentes indústrias e assumir várias formas, podendo ser um simples depósito ou uma instalação complexa de vários níveis.
Cross Docking no centro de distribuição
Os centros de distribuição também podem ser utilizados com um modelo logístico chamado cross docking. É um modelo ágil, baseado no não armazenamento ou em um armazenamento muito breve por parte do centro de distribuição entre o recebimento e a remessa dos produtos.
Cross docking de movimentação contínua
Esse tipo de cross-docking envolve a movimentação de mercadorias diretamente do caminhão de entrada para o caminhão de saída, sem qualquer armazenamento intermediário. Esse tipo de cross-docking é frequentemente usado para produtos sensíveis ao tempo, como produtos perecíveis ou fabricação just-in-time.
Cross docking de movimento de distribuição
Esse tipo de cross-docking envolve a manutenção de mercadorias em uma área de armazenamento temporário, geralmente chamada de “escalonamento”, antes de movê-las para o caminhão de saída. É usado quando os produtos precisam ficar parados no centro de distribuição, seja para acompanhar o movimento do estoque ou quando as mercadorias precisam ser consolidadas, classificadas e reembaladas antes de serem despachadas.
Cross docking de movimentação híbrida
Esse modelo mistura um ou mais modelos de cross docking, podendo ser os dois mencionados anteriormente ou até mesmo um cross docking reverso, usado na devolução de troca de produtos.
Dicas para um centro de distribuição eficiente
As dicas a seguir também podem ser muito úteis para que o seu centro de distribuição opere com os melhores resultados.
Escolha do layout
Alguns tópicos antes desse, falamos sobre os layouts que o seu centro de distribuição pode assumir. Escolha o que mais se adequa às suas necessidades de acordo com a característica e o volume dos negócios.
Implemente tecnologia
Utilize a tecnologia para otimizar processos e melhorar a eficiência, como leitura de código de barras ou QR Codes, sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), sistemas automatizados de armazenamento e recuperação, sistemas de transporte e sistemas robóticos de coleta baseados em IoT são algumas opções possíveis.
Faça inventários cíclicos
Mesmo uma boa gestão do centro de distribuição pode “deixar passar” alguma mercadoria. Por isso, periodicamente é importante realizar inventários em parte ou em todo o estoque para encontrar gargalos e assegurar a precisão dos sistemas em relação ao estoque real.
Faça gestão de entregas
Implemente também um sistema de gerenciamento de estoque e de entregas para rastrear os níveis de estoque, identificar itens de baixa ou alta rotatividade e evitar falta de estoque ou excesso de estoque. Ou seja, sempre que um novo produto sai para a entrega, a baixa no sistema precisa ser imediata.
Defina e acompanhe KPIs
Monitore e meça regularmente o desempenho do centro de distribuição a partir de Indicadores-chave (KPI). Alguns indicadores úteis são taxa de giro de estoque, tempo de atendimento de pedidos (SLA) e taxa de retorno. Use essas informações para melhorar continuamente os processos e operações do centro de distribuição.
Crie um time qualificado
Selecione profissionais capacitados com certificações e experiência na área logística. Além disso, treine seus funcionários nas melhores práticas e técnicas adequadas para manusear e movimentar mercadorias com segurança e eficiência.
Dica: Já pensou em tercerizar a sua logística? Criar um marketplace é uma ótima opção. Saiba como neste checklist!
Conclusão
Para muitas empresas, a operação de um centro de distribuição é simplesmente inevitável. Os negócios crescem a ponto de não ser possível operar com outros depósitos. Mas mesmo que esse não seja o caso do seu negócio, considere a possibilidade de utilizar um centro de distribuição que possa otimizar os seus resultados. Temos certeza que as informações deste conteúdo serão úteis para sua tomada de decisão. Conte com o Ideia no Ar!
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!