Quando um cliente compra um produto ou serviço, ele quer uma estimativa de prazo para ter a sua entrega. O mesmo vale quando uma empresa inicia um projeto: Quando ele vai acabar? O lead time calcula o tempo de duração desses ciclos e traz mais previsibilidade às empresas.
Neste conteúdo, vamos falar sobre lead time, seus tipos, características e como o seu marketplace pode aplicá-lo da maneira correta. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é lead time?
2- Por que o lead time é importante?
3- Quais são os benefícios de medir o lead time?
4- Quais são os tipos de lead time?
5- Como calcular o lead time?
6- Exemplo de cálculo lead time
7- Dicas para reduzir o lead time do seu marketplace
8– Conclusão
O que é lead time?
O lead time é o tempo que decorre entre o início de um processo e a sua conclusão. É frequentemente usado em contextos de e-commerces, marketplaces, cadeia de suprimentos e produção industrial para tratar do tempo que leva para um produto ser fabricado e entregue a um cliente.
Esse termo também pode se referir ao tempo que leva para que um pedido seja recebido e atendido ou para que um projeto seja concluído. O lead time é um fator importante na logística, no comércio e no gerenciamento de operações porque pode afetar os níveis de estoque, vendas e atendimento ao cliente.
Por que o lead time é importante?
O lead time é importante para um marketplace ou outras empresas por diversos motivos. No supply chain, o lead time é crítico para determinar os níveis de estoque e os cronogramas de produção e entrega.
Longos lead times podem resultar em custos de estoque mais altos e na necessidade de planejar todo o processo comercial com bastante antecedência, enquanto lead times curtos podem resultar em falta de estoque e atrasos no atendimento dos pedidos dos clientes.
Já no gerenciamento de projetos, o lead time pode afetar o custo geral e a viabilidade de um projeto. Prazos longos podem resultar em aumento de custos e atrasos na conclusão, enquanto prazos de entrega curtos podem ser desafiadores e exigir esforços adicionais para cumprir o prazo que nem sempre estão disponíveis.
O lead time também é importante para o atendimento ao cliente. Lead times longos podem resultar em clientes insatisfeitos. Nesse caso, o lead time curto é desejável: lead times curtos podem ajudar a construir a fidelidade e a confiança do cliente.
Quais são os benefícios de medir o lead time?
Curtos ou longos, é importantíssimo medir o lead time e ter um controle adequado dele. Veja três bons motivos pelos quais a sua empresa deve fazer isso:
Padronização e melhoria nos processos
Procedimentos padronizados sempre ajudam empresas a se organizar melhor e ter uma boa performance. Ao medir o lead time, as empresas podem, por exemplo, tomar decisões mais inteligentes sobre cronogramas de produção, níveis de estoque e alocação de recursos.
Maior produtividade
Gargalos são inimigos da produtividade e da eficiência. Quando se mede o lead time, o seu time pode identificar gargalos em seus processos operacionais e realizar medidas para resolvê-los. Isso pode ajudar a melhorar a produtividade geral e reduzir custos ao longo de toda a operação do seu marketplace.
Melhora a experiência do cliente
Na ponta do cliente também pode-se perceber uma melhoria. Medindo o lead time, seu marketplace oferece uma previsão de prazos de entrega mais precisos aos clientes, ajudando a gerenciar a expectativa do comprador. Isso pode ajudar a construir a fidelidade e a confiança do cliente.
Quais são os tipos de lead time?
O conceito de lead time é o mesmo sempre: o tempo decorrido desde um momento determinado. Mas ele é aplicado de maneiras diferentes. Veja alguns tipos muito usados em e-commerces, marketplaces e outras empresas:
Lead time de compra
Empresas de comércio, como e-commerces e marketplaces, precisam ter uma gestão precisa das compras que realizam de fornecedores. Por isso, esse lead time é o tempo que uma empresa leva para receber mercadorias ou serviços de um fornecedor, desde o momento em que o pedido de compra é feito até o seu recebimento.
Lead time de produção
Esse é o lead time que considera desde o momento em que a empresa inicia um processo produtivo de determinada mercadoria até que ela esteja concluída, pronta para venda. Empresas podem considerar também o tempo decorrido desde a chegada dos insumos até a conclusão da manufatura, se houver.
Lead time de entrega
Algumas empresas podem alterar o momento zero, mas via de regra, esse lead time é o tempo que leva para um produto ser entregue ao cliente, desde o momento em que o produto é enviado até o momento em que é recebido pelo comprador.
Como calcular o lead time?
Vai calcular o lead time da sua empresa? Veja um passo a passo com algumas etapas importantes para realizar um cálculo adequado.
1º Liste todos os recursos necessários
Você precisará ter as informações corretas. Por isso, cheque seus sistemas de gestão ou registros de dados, após definir o tipo de lead time que deseja aplicar. Nesse caso, trata-se de um lead time de entrega.
2º Verifique o tempo de entrega para compra de cada item
É preciso entender junto a parceiros logísticos qual é o tempo previsto de entrega para produtos não vendidos ainda e qual tem sido o lead time dos produtos já vendidos. Veja um país como o Brasil. Um produto pode ter lead times muito diferentes de acordo com o local da entrega do cliente.
3º Identifique o item com maior prazo de entrega
Os itens com o maior prazo de entrega, por vezes, podem ter algum tipo de gargalo ou processo aprimorado. Geralmente, os problemas estão neles. Por isso, convém monitorá-los para entender se é possível agilizar o lead time.
4º-Defina o tempo necessário para produção e entrega
De posse das informações dos produtos já vendidos, dos ainda não vendidos e também do estoque que sua empresa precisa comprar, faça as aferições dos lead times. Com isso, você poderá estimar o prazo desde que uma mercadoria é feita pelo fabricante até que ela seja entregue ao cliente, passando pelo seu marketplace.
5º Coloque o prazo para o cliente receber o produto
Com o lead time definido, divulgue os prazos corretos para o cliente. Note que em muitas empresas isso é feito de maneira automatizada e o cliente, ao logar na plataforma com seus dados de entrega, já recebe uma previsão de entrega que muitas vezes é até mesmo adiantada pelo vendedor.
Dica: Para melhorar o seu lead time é preciso ser eficiente na sua logística. Assista este webinar para saber como!
Exemplo de cálculo lead time
O lead time é um indicador bastante simples, por tratar de tempo concreto. Mas para consolidar o entendimento, veja o exemplo a seguir, pensado para o mercado B2B:
- Um cliente faz um pedido de 100 unidades de um produto em 1º de janeiro.
- A empresa recebe a matéria-prima para iniciar a produção no dia 5 de janeiro.
- A empresa finaliza a produção e embarca o produto no dia 20 de janeiro.
- O cliente recebe o produto no dia 25 de janeiro.
Para calcular o lead time desse processo:
- Prazo de entrega do pedido: 1º de janeiro (pedido feito) – 5 de janeiro (matéria-prima recebida) = 4 dias
- Prazo de entrega da produção: 5 de janeiro (recebimento de matérias-primas) – 20 de janeiro (produto enviado) = 15 dias
- Prazo de entrega: 20 de janeiro (produto enviado) – 25 de janeiro (produto recebido) = 5 dias
- Ciclo de lead time: 4 dias (lead time de pedido) + 15 dias (lead time de produção) + 5 dias (lead time de entrega) = 24 dias
Ou seja, quando o cliente fizer o pedido, nesse caso, a empresa já pode adiantar a ele um prazo de 24 dias para que o pedido seja entregue.
Dicas para reduzir o lead time do seu marketplace
Agora que você pode entender melhor o que é e como funciona o lead time, ainda trazemos algumas dicas úteis para você aplicar em seu marketplace. Veja:
Desenvolva fluxos de trabalho
É muito importante desenvolver fluxos de trabalho que contemplem todas as ações que a sua empresa realiza. Nós, inclusive, temos um artigo sobre workflows que pode ser muito útil. Não deixe de ler. Simplifique também o processo de compra, automatizando o máximo possível e reduzindo o número de etapas necessárias para fazer uma compra.
Construa padrões
É importante que todos os fluxos de trabalho que mencionamos no item anterior sejam padronizados. Ou seja, os fluxos precisam não apenas ser definidos, mas ser comunicados a toda a equipe, ter sua documentação disponível para consulta e ser cumprida com rigor. Sempre que possível, revise os padrões para assegurar melhoria contínua.
Invista em tecnologia
Invista em tecnologia, como automação de armazém e software de gerenciamento de estoque, para aumentar a eficiência e reduzir o tempo de entrega. Busque também otimizar a sua logística, incluindo o transporte e gerenciamento do supply chain, para reduzir tempo e custos.
Mantenha boas conexões com fornecedores
Faça com que a sua conexão com os fornecedores (vendedores ou prestadores de serviço) seja sempre clara, transparente e ágil. Melhore também a comunicação e a coordenação entre fornecedores e compradores para garantir que os pedidos sejam atendidos o mais rápido possível de forma satisfatória.
Identifique fatores que podem comprometer a produção
Como dissemos anteriormente, um dos objetivos e atributos do lead time é permitir a identificação de gargalos. Sempre que os gargalos forem identificados, realize as alterações necessárias para otimizar a performance do seu marketplace.
Dica: Quer conhecer as principais tendências do mercado de vendas online? Confira este e-book!
Conclusão
O lead time é um de muitos indicadores que devem ser observados e calculados para aferir a performance de um e-commerce ou marketplace. Como você viu neste texto, ele é importante e não tão difícil de se aferir, mas pode trazer grandes contribuições para os seus processos operacionais e comerciais. O Ideia no Ar é um Marketplace as a Service que facilita ao seu negócio o cálculo do lead time. Conheça.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!