A computação em nuvem, também chamada em inglês de cloud computing, é um tipo de computação que se baseia em servidores online acessados por dispositivos conectados à internet. O cloud hoje já não é nenhuma novidade, mas seu potencial é constantemente expandido.
Neste texto, vamos falar sobre cloud computing, o que é, para que é utilizado, suas vantagens e desafios, bem como dar dicas sobre como a sua empresa pode usar a computação em nuvem de maneira estratégica. Acompanhe conosco.
Sumário
1- O que é cloud computing?
2- Importância da cloud para e-commerces e marketplaces
3- Para que serve a cloud computing?
4- Vantagens da cloud computing
5- Tipos de cloud computing
6- Modelos de serviços de cloud computing
7- Exemplos de computação em nuvem
8- Como usar o cloud computing na sua empresa?
9- Conclusão
O que é cloud computing?
Cloud computing é uma categoria de navegação que se baseia em arquivos hospedados em servidores online, gravados em data centers especializados espalhados pelo mundo todo. Dessa forma, a principal característica do cloud computing é que os dispositivos não precisam armazenar dados em sua memória própria, mas acessam constantemente os dados da nuvem por meio da internet.
Importância da cloud para e-commerces e marketplaces
O cloud computing hoje é simplesmente indispensável para pessoas que trabalham em diversas funções dentro do comércio eletrônico, seja em plataformas de vendas convencionais ou marketplaces. Os exemplos são muitos:
Com a centralização dos dados na nuvem, todos os entes envolvidos na cadeia de suprimentos podem ter acesso aos mesmos dados sem que seja necessário baixá-los. Isso inclui fornecedores, vendedores, parceiros logísticos, gestores, distribuidores e clientes.
Nos marketplaces, especificamente, o cloud é muito importante para manter todos os vendedores conectados ao mesmo sistema. A plataforma de vendas também costuma ser operada em cloud, de maneira que os envolvidos com o negócio não precisam instalar nada no computador e têm um acesso muito mais fácil a partir de dispositivos móveis.
Para que serve a cloud computing?
A tecnologia de computação em nuvem tem sido utilizada para grande variedade de usos em diversos mercados. Mas alguns de seus principais usos sustentam diversos modelos de negócio. Veja só:
- Armazenamento e acesso a arquivos: as soluções hoje mais usadas de cloud para uso pessoal e empresarial estão no armazenamento de dados. Ferramentas como Drive, Dropbox e OneDrive são alguns dos exemplos.
- Acesso remoto a sistemas: o teletrabalho se tornou uma realidade cada vez mais presente na pandemia. Com isso, o acesso remoto e o uso de softwares fora do escritório fez com que os sistemas cloud se desenvolvessem ainda mais.
- Internet of Things (IoT): se hoje podemos contar com sistemas e dispositivos como a Alexa, boa parte disso é possibilitada pela tecnologia da computação em nuvem. É ela que permite que esses dispositivos funcionem praticamente sem armazenamento próprio.
- Plataformas de Marketplace: plataformas de marketplace conectam milhões de clientes a milhares de vendedores em diferentes locais. Isso demanda um sistema de acesso remoto que permita a negociação sem que essas pessoas tenham toda a base de dados em seus computadores. A computação em nuvem também está aqui.
Dica: Quer saber qual é a melhor plataforma de marketplace? Acesse o nosso e-book comparativo!
Vantagens da cloud computing
Uma tecnologia tão amplamente utilizada hoje no mercado só chegou a esse patamar por oferecer diversas vantagens a seus usuários. Veja algumas das principais:
- Acesso remoto: acesse as informações importantes de qualquer lugar do mundo. Basta ter um dispositivo conectado à internet. Isso se tornou especialmente mais importante após a pandemia, com tantos profissionais trabalhando de casa.
- Arquivos online: isso também tem uma consequência muito positiva, que é o seu dispositivo não precisar baixar com frequência arquivos pesados que irão comprometer a memória e o desempenho do computador, tablet ou celular.
- Segurança de dados: as plataformas em nuvem possuem diversos níveis de segurança, criptografia e até mesmo tecnologia blockchain para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às informações. Dessa forma, todos os envolvidos nos negócios têm mais segurança.
- Backups de segurança: mesmo em sistemas seguros pode haver problemas que façam os dados se perderem. Na tecnologia cloud há diversos backups que asseguram a redundância e a rápida recuperação das informações.
- Melhorias contínuas: as empresas de hospedagem e que mantém servidores estão sempre investindo em melhorias na segurança, na agilidade e na confiabilidade de seus sistemas em nuvem, fazendo com que haja melhorias contínuas na tecnologia.
Tipos de cloud computing
Neste vasto universo chamado computação em nuvem há alguns tipos de “nuvens” que são utilizadas de formas distintas. Dá só uma olhada na definição que traremos a seguir:
Nuvem pública
As nuvens públicas são espaços cloud criados em uma infraestrutura de dados que não é de propriedade de quem as utiliza. Acaba sendo o tipo de nuvem mais utilizado por usuários comuns para fins pessoais. Alguns provedores desse serviço são: Alibaba Cloud, Amazon Web Services (AWS), Google, IBM e Microsoft.
Nuvem privada
Já na nuvem privada, por sua vez, o acesso aos dados é totalmente restrito a usuários determinados por meio de um firewall. Apenas uma organização ou um grupo de usuários, que tenha contratado determinado serviço, pode utilizá-la. A segurança dos dados, dessa forma, pode ser personalizada e intensificada de acordo com as necessidades dos usuários.
Nuvem híbrida
Como o nome sugere, uma nuvem híbrida mescla características de ambas as estruturas. Ao passo que a estrutura da nuvem pode ser aberta e pública, ela pode também conter restrições de dados pré-definidas conforme a aplicação dos usuários. Isso é utilizado em sistemas que hospedam dados em nuvens públicas, mas aplicam paywalls ou outras formas de restrição para controlar o acesso das informações.
Nuvem comunitária
Uma nuvem comunitária é uma estrutura criada por uma agremiação ou junção de diferentes responsáveis por nuvens privadas para serem usadas para o mesmo fim. Isso é muito comum em universidades e entidades do terceiro setor.
Modelos de serviços de cloud computing
Alguns modelos de serviços digitais a empresas e pessoas físicas se aproveitam da computação em nuvem para operar. Veja os três principais casos:
IaaS
IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço. Trata-se de serviço de cloud que oferece os recursos essenciais de computação, armazenamento e rede sob demanda, com pagamento conforme o uso.
Migrar a infraestrutura de sua empresa para o IaaS ajuda a reduzir a manutenção de servidores locais, economizar dinheiro em equipamentos e obter insights de negócios em tempo real. As soluções IaaS têm flexibilidade para dimensionar seus recursos de TI conforme a demanda.
PaaS
Já PaaS é a sigla para Platform as a Service – Plataforma como Serviço. São serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente on demand para desenvolvimento, teste, entrega e gerenciamento de software.
Os serviços PaaS foram projetados para tornar mais fácil para os desenvolvedores criar rapidamente aplicativos da web ou mobile, sem se preocupar em configurar ou gerenciar a infraestrutura nativa de servidores, armazenamento, rede e databases usadas para o desenvolvimento.
SaaS
Software as a Service é também um exemplo muito popular de uso em computação em nuvem. Aqui, uma empresa desenvolvedora permite que clientes assinem seus softwares por pagamentos recorrentes, sem que seja necessário ao usuário comprar uma licença definitiva do programa. A pessoa usa os serviços de software enquanto quiser, mediante o pagamento periódico.
Exemplos de computação em nuvem
Vamos trazer agora alguns exemplos de computação em nuvem que são bastante interessantes. Veja:
- Netflix: extremamente popular em todo o mundo, a Netflix nada mais é do que um SaaS na nuvem. Clientes assinam o serviço de streaming e, sem ter que baixar nada, assistem os filmes e séries que desejam. Todo o conteúdo está na nuvem.
- Sistemas ERP em cloud: a maioria dos maiores sistemas de gestão empresarial ERP do mercado funcionam na nuvem. Ainda que alguns exijam o download de um client no dispositivo, os dados estão todos na nuvem.
- Ideia no Ar: o nosso MaaS (Marketplace as a Service) também é uma solução em nuvem na qual você pode construir, gerenciar e operar o seu marketplace a partir de qualquer lugar do mundo usando servidores seguros.
Dica: Antes de contratar sua MaaS, você precisa organizar a sua ideia de marketplace. Confira este checklist para saber como!
Como usar o cloud computing na sua empresa?
A sua empresa também pode usar serviços cloud. Veja um passo a passo de como escolher e implementar a melhor tecnologia disponível.
- Faça um diagnóstico: o primeiro passo é entender o que a sua empresa precisa. Isso demanda um diagnóstico do que já é feito e do que pode ser feito para aprimorar os seus resultados. O diagnóstico pode ser feito de maneira autônoma, em colaboração com a equipe ou até mesmo com consultores terceirizados.
- Consulta ao mercado: depois, é hora de entender o que o mercado tem a oferecer na área relacionada ao seu negócio. Hoje, há uma infinidade de opções no mercado e que podem servir bem ao seu propósito sem custar uma fortuna ao orçamento. Para ter resultados melhores, não deixe também de olhar para a concorrência e entender seus erros e acertos.
- Contratação e implementação: contratada a solução, é hora de se esforçar para que a implementação também seja completa e eficaz. Treine a equipe e assegure que todos estejam aptos a utilizar as soluções de maneira plena.
- Monitore os resultados: quase toda ferramenta cloud também gera uma variedade de insights estratégicos. Monitore estes resultados para entender gargalos e pontos de melhoria.
- Altere o que for necessário: as soluções em nuvem tem como característica o alto nível de customização e configuração. Por isso, realize as alterações necessárias sempre que sentir a oportunidade de evolução.
Conclusão
Atualmente, é inevitável utilizar soluções cloud em sua empresa, especialmente, se ela estiver na área da tecnologia e das vendas digitais. Cabe a você, como empreendedor ou gestor empresarial, compreender quais e como as soluções podem aprimorar os seus resultados. Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido dúvidas. Conte sempre com o Ideia no Ar!
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!