Para que um produto chegue até seu cliente final, ele passa por uma série de agentes e parceiros logísticos. Desde a produção da matéria prima, até a venda no varejo, um produto ou um serviço passa por uma cadeia de suprimentos que é operacionalizada por empresas de diferentes modelos de negócio.
Neste conteúdo, vamos falar sobre cadeia de suprimentos, ou supply chain, forma muito utilizada do termo em inglês. Vamos explicar o que é, como funciona, por que é importante e como a sua empresa pode ter um uso otimizado da cadeia de suprimentos. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é cadeia de suprimentos ou supply chain?
2- Importância da cadeia de suprimentos
3- Tipos de cadeia de suprimentos
4- Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
5- Dicas para otimizar a cadeia de suprimentos
6- Como o Marketplace In ajuda a cadeia de suprimentos?
7- Conclusão
O que é cadeia de suprimentos ou supply chain?
Uma cadeia de suprimentos é a rede de empresas, organizações e indivíduos envolvidos na criação e entrega de um produto ou serviço. Isso inclui o fornecimento de matérias-primas, fabricação, transporte, armazenamento e distribuição do produto final ou serviço aos clientes.
O objetivo de uma cadeia de suprimentos é gerenciar de forma eficiente e eficaz o fluxo de bens e serviços de fornecedores para clientes.
Importância da cadeia de suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é muito importante porque garante o fluxo eficiente e eficaz de bens e serviços desde o ponto de origem do insumo até o ponto de consumo do produto final. É feito o gerenciamento de matérias-primas, estoque, transporte e logística, bem como a coordenação de atividades em diferentes departamentos e organizações.
Um supply chain eficiente pode levar a custos mais baixos, tempos de entrega mais rápidos e maior satisfação do cliente. Além disso, um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos também pode melhorar a competitividade geral de uma empresa no mercado, especialmente em um mercado concorrido como o dos e-commerces e marketplaces.
Tipos de cadeia de suprimentos
Quando o assunto é supply chain, existem vários tipos que podem ser implementados, tais como:
- Supply chain de produção para estoque: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos produzidos em antecipação à demanda do cliente, como bens de consumo.
- Supply chain sob encomenda: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos produzidos com base em pedidos específicos de clientes, como produtos sob medida ou produtos sazonais, como panetones e ovos de páscoa.
- Supply chain montada sob demanda: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para produtos que são montados com base em pedidos específicos de clientes, usando componentes pré-fabricados.
- Supply chain reverso: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para coleta, transporte e processamento de produtos devolvidos ou reciclados. O nosso blog tem um artigo sobre logística reversa que está diretamente ligado com esse assunto.
- Green supply chain: esse tipo de cadeia de suprimentos é usado para reduzir o impacto ambiental de um produto durante todo o seu ciclo de vida, reduzindo o desperdício, o consumo de energia e a poluição.
Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
Você pode ter um bom supply chain atuando a favor do seu negócio. O gerenciamento eficaz de uma cadeia de suprimentos envolve várias etapas importantes, incluindo:
Estratégia de produção
Desenvolva uma compreensão clara da demanda do cliente e crie um plano que se alinhe a essa demanda. Isso inclui prever a demanda, definir os níveis de estoque e determinar os cronogramas de produção.
Dessa forma, será possível coordenar e gerenciar o processo de produção para garantir que os produtos sejam fabricados dentro do cronograma e com os padrões de qualidade corretos.
Contato com fornecedores
Um bom e-commerce ou marketplace não é nada sem uma boa carteira de fornecedores. Identifique e selecione empresas que possam fornecer os materiais e componentes necessários com o preço, qualidade e cronograma de entrega certos.
Gestão de estoque
Estoque é fundamental. Em excesso, ele leva a desafios de espaço, produtos vencidos e prejuízos. Em falta, ele deixa seus clientes decepcionados por não poder comprar e receber em tempo hábil. Um aplicativo como um WMS pode ajudar sua empresa a fazer uma boa gestão do estoque.
Logística e transporte
Também é crucial garantir que os produtos sejam entregues no lugar certo, na hora certa e na quantidade correta. Por isso, é preciso ter parceiros estratégicos em cada etapa do gerenciamento de logística, armazenamento e transporte dos produtos ou da prestação dos serviços.
Manutenção frequente
Revise e melhore continuamente os processos da cadeia de suprimentos para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente. Use a tecnologia a seu favor.
Marketing e vendas
A palavra de ordem aqui é integração. Integre os sistemas e áreas comerciais com o supply chain para que a empresa possa ter mais previsibilidade em todos os processos logísticos.
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Aspectos externos
Diversos aspectos externos podem interferir no seu supply chain. Sazonalidade, eventos inesperados, crises políticas e/ou econômicas, guerras, desabastecimentos domésticos ou internacionais, entre outros. É preciso levar tudo isso em consideração.
Dicas para otimizar a cadeia de suprimentos
Além das etapas e passos que sua empresa pode tomar para fazer o supply chain rodar com muito mais eficiência, as dicas a seguir também podem ajudar muito. Dá uma olhada:
Invista em tecnologia
É fundamental investir de maneira estratégica em tecnologia. Alguns sistemas podem ser muito úteis para a cadeia de suprimentos funcionar bem, tais como ERPs (gestão empresarial), CRM (gestão comercial) WMS (gestão de armazéns), entre outros. A sua plataforma de vendas também pode desempenhar um papel fundamental e, por isso, você deve conhecer o Ideia no Ar.
Estruture processos
Processos bem estruturados e documentados jogam a favor do seu supply chain. Por isso, simplifique a comunicação e a colaboração entre todas as partes envolvidas na cadeia de abastecimento. Você também pode fazer a Implementação de técnicas de gerenciamento de estoque, como just-in-time (JIT) e manufatura lean para reduzir o excesso de estoque e melhorar a eficiência.
Treine a equipe
A sua equipe precisa estar bem treinada e preparada para responder aos desafios, utilizar as técnicas e implementar as melhorias necessárias a uma cadeia de suprimentos. Por isso, monitore performances e monte um cronograma de capacitações/atualizações para o seu time.
Mantenha a qualidade
É preciso manter o seu supply chain sempre em evolução. Faça revisões e auditorias regulares da cadeia de suprimentos para identificar e eliminar gargalos/ineficiências. Além disso, monitore e avalie continuamente o desempenho de sua cadeia de suprimentos para identificar áreas de melhoria e fazer os ajustes necessários.
Controle a produção
Quem tem um marketplace pode desenvolver uma relação mais próxima com os fabricantes de seus produtos, de forma a entender características da produção e antecipar bons negócios. Monitore e controle a produção desde o começo para ter previsibilidade em vendas e entregas.
Estude os canais de distribuição
Diferentes canais de distribuição possuem peculiaridades e características próprias. É preciso entender quais canais são os mais relevantes para a sua empresa e que parceiros logísticos podem ser empregados. Por exemplo: Faz mais sentido armazenar produtos em um centro de distribuição, em um armazém ou instalações próprias? Se convém usar os correios ou outra transportadora, entre outras questões.
Como o Marketplace In ajuda a cadeia de suprimentos?
Um Marketplace In ocorre quando um empresário disponibiliza a sua plataforma para que terceiros possam vender. Abrir o seu próprio marketplace pode melhorar a cadeia de suprimentos, dando a você mais controle sobre o fornecimento e distribuição de produtos.
Você poderá trabalhar diretamente com os fabricantes para garantir qualidade e consistência, implementar sistemas de gerenciamento de estoque mais rígidos, simplificar a logística e o atendimento. Além disso, ter um relacionamento direto com os clientes por meio de seu próprio Marketplace In também fornece dados e insights valiosos que podem melhorar as decisões da cadeia de suprimentos.
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Conclusão
Toda empresa, à medida que cresce, precisa ter uma gestão mais apurada de sua cadeia de suprimentos. O supply chain, na medida em que é um desafio, também representa uma grande oportunidade para sua empresa reduzir custos e melhorar resultados a curto, médio e longo prazo.
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